Autor Tópico: Espíritas que acham que Medicina não é ciência  (Lida 22868 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Espíritas que acham que Medicina não é ciência
« Resposta #175 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 21:14:59 »
Eu??? evidência??? que chique, pessoal. Eu sou apenas uma materialização luminosa, apesar dos panos sórdidos, meio amarelados pelo uso, das costuras meio rotas pela manipulação, e da cara feia que deus me deu...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 18 de Novembro de 2008, 14:16:28 »
Ou atualmente o Chalmers:

Chalmers quase provoca um calafrio na espinha do leitor ao dizer: “Devo frisar que as conclusões deste trabalho são conclusões, no sentido mais forte. De acordo com o meu temperamento, sou fortemente inclinado em direção a uma explicação materialista reducionista, e eu não tenho fortes inclinações espirituais ou religiosas. Por alguns anos, eu ansiava achar uma teoria materialista; quando abandonei esta esperança, foi bem relutantemente. No final pareceu claro para mim que estas conclusões eram inevitáveis a qualquer um que queira levar a consciência a sério. O materialismo é uma visão bela e convincente do mundo, mas para explicar a consciência, nós temos que ir além dos recursos que ele fornece”. (The Conscious Mind, 1996, página xiv). E mais para frente em: “Quando alguém toca C médio no piano, uma cadeia complexa de acontecimentos ocorre. O som vibra... para o meu ouvido. A onda é processada... dentro do ouvido... no córtex auditivo (do cérebro). (...) Tudo isto não é tão difícil de entender em princípio. Mas por que isto deveria ser acompanhado por uma experiência”? (The Conscious Mind, página 5).

Também não é bem o caso, Chalmers não defende que exista nada exatamente como um fantasma, ou que as memórias não estejam no cérebro, mas que todo tipo de coisa física com alguma informação talvez tenha algum tipo de "consciência", que seria um tipo de propriedade física da matéria de um tipo que ainda não se conhece direito. Algo meio como "gravidade" ou "energia".

Se TUDO tem consciência, então a consciência NÃO É UM PRODUTO CEREBRAL. Assim o que eu disse está certo.

Comentando apenas esse trecho brevemente. Não necessariamente, de certa forma. Continuando a analogia com a gravidade, tudo tem gravidade, mas a gravidade como a experimentamos de forma "relevante" só existe com massa significativa/planetária, é produto dela; assim, ainda que estivesse talvez correto dizer que tudo tem gravidade, não faria sentido ainda se pensar em uma espécie de "gravidade fantasma", "desencarnada" do corpo celeste.

De forma parecida, a consciência como a experimentamos, a relevante para essas questões "fantasmagóricas", possivelmente ou até provavelmente é apenas produto de algo com uma organização e funcionamento (ou talvez até substrato, não se pode saber) suficientemente parecido com o do nosso cérebro, em vez de existir "independentemente" ao mesmo tempo em que notoriamente não é independente, é afetada por danos estruturais e alterações fisiológicas.

(Isso se a hipótese do Chalmers for mesmo correta, o que não se tem meios de saber)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #177 Online: 18 de Novembro de 2008, 20:32:36 »

Tem gente que diz que a própria consciência é inútil. Ou até que ela não existe, seríamos na verdade zumbis. Eu pelo menos penso que temos consciência, mesmo ela sendo inútil.

Essa ai mato à pau.  :biglol:

Mêdo, a única expressão que me vem é Mêdo!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #178 Online: 19 de Novembro de 2008, 04:22:09 »
* Eremita pega um cigarro, acende... dá uma baforada e diz:
--Gente, é o seguinte. Querem discutir se medicina é ciência, dêem
1. A definição de ciência.
2. A definição de medicina.

Então, vejam se 2 está contido em 1. E pronto. Não precisa passar oito páginas discutindo o sexo dos centauros.
* Eremita edita o post...
É só uma dica, de resto, nem li o tópico por ter posts pra dedéu. E não tô a fim de pegar o bonde andando pra discutir semanticagem.

* Eremita dá mais uma baforada no cigarro, clica no "Enviar", e vai pra área de Papo Furado.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 04:26:12 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #179 Online: 19 de Novembro de 2008, 04:29:36 »
Um fumante desmerecendo a medicina... que coinscidência!!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #180 Online: 19 de Novembro de 2008, 12:31:07 »
Um detalhe: Por que no plural? Por que "Espíritas"? O texto fala apenas do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira!  :hein:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #181 Online: 20 de Novembro de 2008, 00:19:50 »
Porque existem ateus e céticos preconceituosos.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #182 Online: 20 de Novembro de 2008, 01:55:34 »
O "que" já seleciona unicamente o tal grupo, não acho que seja preconceito... e porque "ateus"? Outras religiões não tem preconceitos com o espiritismo?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #183 Online: 20 de Novembro de 2008, 01:58:12 »
Um fumante desmerecendo a medicina... que coinscidência!!
Esqueceu a legenda de novo, Foxes??? :biglol:

Não tô desmerecendo a Medicina, de forma alguma. É uma ferramenta poderosa.

Só tô achando que esse tópico não vai dar em nada. Hehe.

(BTW, conheço uma porrada de médico que fuma X-D )

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #184 Online: 20 de Novembro de 2008, 02:07:21 »
Obviamente eles não são médicos de verdade...

Obs: legenda é cançativo...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #185 Online: 20 de Novembro de 2008, 03:31:30 »

:chorao: :chorao: :chorao: :chorao: :chorao: :o :o :o :o :o :hihi: :hihi: :hihi: :D :D :histeria: :histeria:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #186 Online: 20 de Novembro de 2008, 03:59:53 »
Nem sempre eu confio no corretor ortográfico do Firefox, o filho da puta aceita "Adicionar ao dicionário", mas quando clica sem querer não tem como voltar atrás.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #187 Online: 22 de Novembro de 2008, 09:52:34 »
Nem sempre eu confio no corretor ortográfico do Firefox, o filho da puta aceita "Adicionar ao dicionário", mas quando clica sem querer não tem como voltar atrás.
Eu desativei essa birosca... dá muito erro à toa, p.ex. ele não conhece a palavra "birosca"... só ligo de novo quando preciso lembrar da ortografia de uma palavra em específico.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #188 Online: 01 de Dezembro de 2008, 19:30:39 »

É mesmu...!!!
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 01 de Dezembro de 2008, 22:24:52 »
Se medicina não for ciência... pode parar né...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #190 Online: 04 de Dezembro de 2008, 21:57:22 »
Putz... ok, não vou usar analogias que vi que são de dificil entendimento....

p.s.2... quanto ao meu ultimo p.s....foi isso que eu quiz dizer com regulamentado...e isso derruba aquela sua colocação confusa de que medicina não é ciencia!!! Tanto é que é através dela que se constata, por exemplo, a inexistencia de espiritos...

Então me diga como que a Lancet, uma revista médica, publicou um artigo em 2001 que diz:

Na falta de evidências para quaisquer outras teorias relacionadas à NDE, o conceito até aqui assumido, mas nunca provado, de que a consciência e memórias estão localizadas no cérebro, deveria ser discutido. Como poderia uma clara consciência externa a um corpo ser sentida no momento que o cérebro não mais funciona durante um período de morte clínica com o EEG [eletroencefalograma] plano ?
(…)
A pesquisa deve ser concentrada no esforço para explicar cientificamente a ocorrência e conteúdo das NDE. A pesquisa deve ser focalizada em certos elementos específicos da NDE, tal como experiências-fora-do-corpo e outros aspectos verificáveis. Finalmente, a teoria e cenário de transcendência devem ser incluídos como uma parte de uma estrutura explanatória para estas experiências.”

Por transcendência entenda espíritos e paranormalidade. Se a Lancet publicou isso, é porque não ficou provada a inexistência de espíritos. O artigo diz que a hipótese de espíritos/paranormalidade deve fazer parte como explicação para estas experiências.

Estava tentando acompanhar o tópico, mas tava me cansando, se o que disse já tiver sido dito por alguem me desculpa!
Bem a morte encefálica é grande terreno de incertezas dentro da ciência médica, querer usar isso como ponto de partida para provar uma preposição que existe uma conciência extra corporea, que sobrevive ao corpo é bem delicado. Não seriam publicações em resvista ciêntificas que partem desde conceito de morte encefálica um tanto questionável que tornaria ela valida.
Mas para fechar a questão eu convidaria vôce a ir a uma enfermaria de neurologia de qualquer hospital, visitar paciente com agnosias de todos os tipo. Isto não é nada dificil se vôce quiser ver com seu próprios olhos, claro se não quiser há infinitos casos de relatos de agnosias em revistas indexadas se não quiser se dar ao trabalho de ir ao hospital. Também existe um livro muito bom por sinal de Oliver Sacks que relata muitos casos semelhantes se quiser ver O homem que confudiu sua mulher com seu chapeu . Não sou neurologista, mas para exemplificar estava trabalhando numa emergência quando atendi uma senhora de 80 anos, ela foi trazida pelos familiares que estavam relatando que ela tinha acordado naquela manhã e não estava reconhecendo mais ninguem, estava batendo nas coisas, mas por incrivel que parece ela a paciente achava que estava tudo bem com ela. Ela não estava se dando conta que que tinha perdido a visão, vc pedia para ela dizer quantos dedos tinha na mão e ela inventava um número, parecia que a visão nunca tinha existido para ela, ela tinha perdido total conciência da visão. Isto acontece com muitos pacientes, que apresentam lesões do lobo occipital do cerebro, e que significa que a nossa conciência pode ser dividida em varias "conciências", conciências da visão, do olfato, da audição. A pergunta é,se existe uma consciência extracorporea? Por que essa conciência não detectou isso naquela idosa, ou seja, por que não percebeu pra ela que ela não estava mais vendo ? Já que nas relatadas experiências extracorporeas ela não precisou do cortex occipital para relatar experiências visuais? Essa mesma conciência é dividade em partes, cada uma ocupando seu lugar na massa cinzenta?
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #191 Online: 05 de Dezembro de 2008, 22:06:05 »
Phineas Gage.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #192 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:12:46 »
Prática médica é tecnologia (aplicação de conhecimento científico). 

Pesquisa médica já é ciência.

Agora, "arte" e "profissão"... sinceramente.

Por fim, toda ciência se apóia em outras. QUALQUER cientista de verdade sabe disso.

Hããã....Toda, não. Matemática e Lógica são ciências e totalmente independentes. QUALQUER cientista de verdade sabe disso.

Perdão Vitor você comete um erro fundamental de filosofia da ciência, mas matemática nunca foi nem nunca será ciência, ela é sim um método descritivo e quantitativo dos postulados científicos, a matemática não tem objeto de estudo e é o único método na ciência que gera conjecturas, algo que está bem distante da idéia de ciência, entretanto a matemática bem como a linguagem se equivalem no que diz respeito a facilitar a compreensão das exposições científicas portanto ela é um meio e não um fim.

Cordialmente, Dr. Jekyll.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!