Putz... ok, não vou usar analogias que vi que são de dificil entendimento....
p.s.2... quanto ao meu ultimo p.s....foi isso que eu quiz dizer com regulamentado...e isso derruba aquela sua colocação confusa de que medicina não é ciencia!!! Tanto é que é através dela que se constata, por exemplo, a inexistencia de espiritos...
Então me diga como que a Lancet, uma revista médica, publicou um artigo em 2001 que diz:
Na falta de evidências para quaisquer outras teorias relacionadas à NDE, o conceito até aqui assumido, mas nunca provado, de que a consciência e memórias estão localizadas no cérebro, deveria ser discutido. Como poderia uma clara consciência externa a um corpo ser sentida no momento que o cérebro não mais funciona durante um período de morte clínica com o EEG [eletroencefalograma] plano ?
(…)
A pesquisa deve ser concentrada no esforço para explicar cientificamente a ocorrência e conteúdo das NDE. A pesquisa deve ser focalizada em certos elementos específicos da NDE, tal como experiências-fora-do-corpo e outros aspectos verificáveis. Finalmente, a teoria e cenário de transcendência devem ser incluídos como uma parte de uma estrutura explanatória para estas experiências.”
Por transcendência entenda espíritos e paranormalidade. Se a Lancet publicou isso, é porque não ficou provada a inexistência de espíritos. O artigo diz que a hipótese de espíritos/paranormalidade deve fazer parte como explicação para estas experiências.
Estava tentando acompanhar o tópico, mas tava me cansando, se o que disse já tiver sido dito por alguem me desculpa!
Bem a morte encefálica é grande terreno de incertezas dentro da ciência médica, querer usar isso como ponto de partida para provar uma preposição que existe uma conciência extra corporea, que sobrevive ao corpo é bem delicado. Não seriam publicações em resvista ciêntificas que partem desde conceito de morte encefálica um tanto questionável que tornaria ela valida.
Mas para fechar a questão eu convidaria vôce a ir a uma enfermaria de neurologia de qualquer hospital, visitar paciente com agnosias de todos os tipo. Isto não é nada dificil se vôce quiser ver com seu próprios olhos, claro se não quiser há infinitos casos de relatos de agnosias em revistas indexadas se não quiser se dar ao trabalho de ir ao hospital. Também existe um livro muito bom por sinal de Oliver Sacks que relata muitos casos semelhantes se quiser ver
O homem que confudiu sua mulher com seu chapeu . Não sou neurologista, mas para exemplificar estava trabalhando numa emergência quando atendi uma senhora de 80 anos, ela foi trazida pelos familiares que estavam relatando que ela tinha acordado naquela manhã e não estava reconhecendo mais ninguem, estava batendo nas coisas, mas por incrivel que parece ela a paciente achava que estava tudo bem com ela. Ela não estava se dando conta que que tinha perdido a visão, vc pedia para ela dizer quantos dedos tinha na mão e ela inventava um número, parecia que a visão nunca tinha existido para ela, ela tinha perdido total conciência da visão. Isto acontece com muitos pacientes, que apresentam lesões do lobo occipital do cerebro, e que significa que a nossa conciência pode ser dividida em varias "conciências", conciências da visão, do olfato, da audição. A pergunta é,se existe uma consciência extracorporea? Por que essa conciência não detectou isso naquela idosa, ou seja, por que não percebeu pra ela que ela não estava mais vendo ? Já que nas relatadas experiências extracorporeas ela não precisou do cortex occipital para relatar experiências visuais? Essa mesma conciência é dividade em partes, cada uma ocupando seu lugar na massa cinzenta?