Autor Tópico: Artigo recente validando o paranormal!!!  (Lida 22700 vezes)

rizk

• Visitante
Re: Artigo recente validando o paranormal!!!
« Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:19:33 »
Outra coisa, respondendo já ao rizk (que me acusou de má fé não sei do quê, já que o que disse é que Persinger encontrou evidências do paranormal):

(...)

Você sabe de que "tipo" de má-fé eu te acusei, não se faça de desentendido.

Ler um artigo desses, em que se evidencia tão fortemente que a experiência mística é reproduzível em laboratório, e daí dizer que "o cérebro tem capacidade de perceber o paranormal", quando a ÚLTIMA COISA NO MUNDO A SER PARANORMAL é campo magnético, ou é má-fé ou é ANALFABETISMO FUNCIONAL.

Escolha. :)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:41:23 »
Ler um artigo desses, em que se evidencia tão fortemente que a experiência mística é reproduzível em laboratório, e daí dizer que "o cérebro tem capacidade de perceber o paranormal", quando a ÚLTIMA COISA NO MUNDO A SER PARANORMAL é campo magnético, ou é má-fé ou é ANALFABETISMO FUNCIONAL.

Escolha.  :)

:histeria: :histeria:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:41:46 »
A fé desses crentes spiritas é incrivel...A má interpretação deste testo fechou com chave de ouro. Soou desonesto até, ou na melhor das hipóteses ingenuo!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:45:22 »
Outra coisa, respondendo já ao rizk (que me acusou de má fé não sei do quê, já que o que disse é que Persinger encontrou evidências do paranormal):

(...)

Você sabe de que "tipo" de má-fé eu te acusei, não se faça de desentendido.

E o tipo que vc me acusou não se encaixa em absolutamente NADA do que eu disse.

Escolha. :)

Bom, agora que vc já deu a segunda patada (a primeira foi me acusar de má-fé), posso dizer: no seu caso acho que vc atende às duas possibilidades, tanto má fé quanto analfabetismo funcional . Um monte de gente diz que as características das EFCs também são reproduzíveis em laboratórios - e de fato são - e nem por isso deixamos de ter casos fortemente paranormais acontecendo e mesmo fortemente sugestivos de uma consciência sobrevivente à morte. Não é porque existe a peruca que o cabelo de verdade não existe. Assim seu raciocínio é meramente falacioso.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:50:32 »
Sim. Eu não tenho fé. Eu analiso as evidências e a partir delas concluo. Concluir é muito diferente de acreditar. Para crer, vc não precisa nem faz uso de base racional alguma. Para concluir, sim

O único problema é que vc costuma tirar conclusões acima e além daquelas que são possíveis de  serem obtidas pelas evidências.

[ ]´s

Está enganado. É que enquanto vc enxerga apenas uma evidência isolada, por exemplo, a evidência fornecida por 1 único caso de reencarnação, eu vejo a evidência de 2500 casos de reencarnação, MAIS a evidência de casos de EQMs, MAIS a evidência de casos mediúnicos etc. , e concluo que TODOS esses fenômenos e suas respectivas evidências são convergentes à hipótese de uma mente sobrevivente à morte.  Assim, enquanto vc tem uma visão local, eu tenho uma visão global, e esse é o motivo de nossas divergências nas conclusões.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #30 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:52:12 »
Mas eu não acredito, Fabulous. Eu simplesmente concluo que estas coisas existem.

Mas, Vitor, se você tem tanta convicção assim da sua fé espírita, porquê sempre insiste em tentar nos convencer dos seus pontos de vista vomitando artigos da literatura, teses acadêmicas e quetais? Para mim você só consegue se convencer dos conceitos espíritas abrindo posts como esses e levando pancadas de tudo quanto é lado. São posts quilométricos, cansativos de ler, e que nunca levam a nada. Pelo que me lembro, o último deles levantou uma discussão tão desconexa que foi até fechado pelos moderadores?
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:53:43 »
Sim. Eu não tenho fé. Eu analiso as evidências e a partir delas concluo. Concluir é muito diferente de acreditar. Para crer, vc não precisa nem faz uso de base racional alguma. Para concluir, sim

O único problema é que vc costuma tirar conclusões acima e além daquelas que são possíveis de  serem obtidas pelas evidências.

[ ]´s

Está enganado. É que enquanto vc enxerga apenas uma evidência isolada, por exemplo, a evidência fornecida por 1 único caso de reencarnação, eu vejo a evidência de 2500 casos de reencarnação, MAIS a evidência de casos de EQMs, MAIS a evidência de casos mediúnicos etc. , e concluo que TODOS esses fenômenos e suas respectivas evidências são convergentes à hipótese de uma mente sobrevivente à morte.  Assim, enquanto vc tem uma visão local, eu tenho uma visão global, e esse é o motivo de nossas divergências nas conclusões.
Voce e os demais espiritas veem as "evidencias" de reencarnação... A ciencia não...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #32 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:02:24 »
Mas eu não acredito, Fabulous. Eu simplesmente concluo que estas coisas existem.

Mas, Vitor, se você tem tanta convicção assim da sua fé espírita,

Não tenho fé de espécie alguma.

porquê sempre insiste em tentar nos convencer dos seus pontos de vista vomitando artigos da literatura, teses acadêmicas e quetais?

Porque eu amo a ciência e acho que os céticos simplesmente destroem algo maravilhoso que é a construção do conhecimento cientíico negando as evidências de tais fenômenos por puro preconceito e mente fechada e/ou ignorância.

Para mim você só consegue se convencer dos conceitos espíritas abrindo posts como esses e levando pancadas de tudo quanto é lado.

Já dizia o Rocky no último filme: "não importa o quanto vc bate, e sim o quanto vc aguenta"

São posts quilométricos, cansativos de ler, e que nunca levam a nada.

Paciência. Eu não acho nem um pouco cansativo, tanto que além d eler, TRADUZO.  Se eu tenho saco para ler e traduzir, porque diabos vcs reclamam de ler algo que é dado de mão beijada?

Pelo que me lembro, o último deles levantou uma discussão tão desconexa que foi até fechado pelos moderadores?

Isso é porque neguinho acha que se me derem patada, eu não vou revidar. Ledo engano... :)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 21:15:55 por Vitor Moura »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:07:17 »
Voce demonstra uma fé exarcebada, apesar de negar...

Quem vê o que não existe e não é esquisofrenico (não acho que seja o seu caso) só consegue ver pela fé...Quem tem fé "entende" os sinais...

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:13:17 »
Voce e os demais espiritas veem as "evidencias" de reencarnação... A ciencia não...

Outra besteira fruto de ignorância ou preconceito. Lester S. King, o Redator de Revisão de Livro da JAMA: The Journal of the American Medical Association, UMA DAS REVISTAS DE MAIOR FATOR DE IMPACTO DO MUNDO, escreveu que “a respeito da reencarnação [Stevenson] tem esmerada e impassivelmente colecionado uma série detalhada de casos da Índia, casos em que a evidência é difícil de explicar em qualquer outra base.” Ele também adicionou, “Ele registrou uma quantidade grande de dados que não pode ser ignorada.”

Em 1977, o Journal of Nervous and Mental Disease  dedicou a maior parte de uma edição para o trabalho de reencarnação do Dr. Stevenson. Incluiu um artigo pelo Dr. Stevenson e comentários sobre ele de vários outros. O Dr. Harold Lief, uma figura bem respeitada no campo da psiquiatria, escreveu um dos comentários. Descreveu o Dr. Stevenson como “um investigador metódico, cuidadoso, mesmo cauteloso, cuja personalidade vai para o lado obsessivo.” Ele também escreveu, “Ou ele comete um erro colossal, ou ele será conhecido. . . como ‘o Galileu do século vinte.’ “

Carl Sagan, UM DOS MAIORES DIVULGADORES DA CIÊNCIA, escreveu em seu livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios":

"No momento em que escrevo [1994-1995], acho que três alegações no campo da percepção extra-sensorial merecem estudo sério: (1) que os seres humanos conseguem (mal) influir nos geradores de números aleatórios usando apenas o pensamento; (2) que as pessoas sob privação sensorial branda conseguem receber pensamentos ou imagens que foram nelas 'projetados'; e (3) que as crianças pequenas às vezes relatam detalhes de uma vida anterior que se revelam precisos ao serem verificados, e que não poderiam ser conhecidos exceto pela reencarnação. Não apresento essas afirmações por achar provável que sejam válidas (não acho), mas como exemplos de afirmações que poderiam ser verdade. Elas têm, pelo menos, um fundamento experimental, embora ainda dúbio. Claro, eu posso estar errado."

Ou seja, meu caro, o que você falou é de uma estupidez sem tamanho. :)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 21:56:31 por Vitor Moura »

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:15:46 »
Isso é porque nenguinho acha que se me derem patada, eu não vou revidar. Ledo engano... :)

É essa uma das razões pelas quais nunca perco a paciência nessas discussões. O galho, Vitor, é que nem sempre a gente encontra paciência para discutir sempre as mesmas coisas. Citar autores pode ajudar numa discussão, mas nem sempre é suficiente. Vou te dar um exemplo: Freeman Dyson é um dos maiores físicos teóricos vivos (quase Nobel junto com Feynman e outros). Ele defende em seus livros algumas teses que você adoraria, como a de que a ciência não pode explicar tudo, e que talvez a consciência seja um fenômeno emergente etc. Esse tipo de especulações é perfeitamente natural, só que (até o momento) tudo indica que são apenas especulações. Você dizer que o Ian Stevenson tem milhares de relatos sugestivos de reencarnação infelizmente não leva a quase nada, a não ser convencer aqueles que já acreditam em reencarnação. A imensa maioria da comunidade científica não compartilha dessa opinião e não considera conclusivos os estudos de Stevenson. Ele (e você) tem todo o direito de acreditar no que quiser, mas não tente nos convencer nessa base que não vai dar pé, ok?
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #36 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:24:56 »

porquê sempre insiste em tentar nos convencer dos seus pontos de vista vomitando artigos da literatura, teses acadêmicas e quetais?

Porque eu amo a ciência e acho que os céticos simplesmente destroem algo maravilhoso que é a construção do conhecimento cientíico negando as evidências de tais fenômenos por puro preconceito e mente fechada e/ou ignorância.

Vítor , você está confundindo a negação do fenômeno com a negação da causa extracerebral do fenômeno.
Como disse em um post anterior o artigo do Persinger é muito bom já que mostra evidências científicas de que os  ditos fenômenos paranormais são na verdade oriundos do cérebro , não tendo causa em uma consciência extra-cerebral ou na existência de espíritos, Aliás fenômenos considerados fortemente relacionados a entidades espirituais , como as experiências-fora- do-corpo , visualizações e as experiências místicas têm todos evidências científicas consistentes ( o que significa reprodutìveis) que se originam no cérebro.

A clarividência e a psicometria , também como disse no post anterior , certamente terão o seu mecanismo cerebral elucidado com o aperfeiçoamento do armamentário tecnico-instrumental. Observe que não nego a existência do fenômeno , mas a hipótese dualista para explicá-lo , já que as evidências atuais amparam a hipótese monista.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:27:12 »
Isso é porque nenguinho acha que se me derem patada, eu não vou revidar. Ledo engano... :)

É essa uma das razões pelas quais nunca perco a paciência nessas discussões. O galho, Vitor, é que nem sempre a gente encontra paciência para discutir sempre as mesmas coisas. Citar autores pode ajudar numa discussão, mas nem sempre é suficiente. Vou te dar um exemplo: Freeman Dyson é um dos maiores físicos teóricos vivos (quase Nobel junto com Feynman e outros). Ele defende em seus livros algumas teses que você adoraria, como a de que a ciência não pode explicar tudo, e que talvez a consciência seja um fenômeno emergente etc. Esse tipo de especulações é perfeitamente natural, só que (até o momento) tudo indica que são apenas especulações.

Discordo. De tudo que já li - e não foi pouca coisa - tudo leva á conclusão, e não crença, d eque são fenômenos reais.

Você dizer que o Ian Stevenson tem milhares de relatos sugestivos de reencarnação infelizmente não leva a quase nada, a não ser convencer aqueles que já acreditam em reencarnação.

Isso não é verdade. Por exemplo, um dos pesquisadores de tais casos, Junger Keil, não era crente inicialmente em reencarnação, pensando que os casos seriam melhor explicados por percepção extra-sensorial. No entanto, notei que nos últimos artigos ele tem adotado uma postura mais reencarnacionista.

A imensa maioria da comunidade científica não compartilha dessa opinião e não considera conclusivos os estudos de Stevenson. Ele (e você) tem todo o direito de acreditar no que quiser, mas não tente nos convencer nessa base que não vai dar pé, ok?

Á base que eu uso é a replicação independente. E isso tem sido feito.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #38 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:33:13 »

Vítor , você está confundindo a negação do fenômeno com a negação da causa extracerebral do fenômeno.
Como disse em um post anterior o artigo do Persinger é muito bom já que mostra evidências científicas de que os  ditos fenômenos paranormais são na verdade oriundos do cérebro , não tendo causa em uma consciência extra-cerebral ou na existência de espíritos, Aliás fenômenos considerados fortemente relacionados a entidades espirituais , como as experiências-fora- do-corpo , visualizações e as experiências místicas têm todos evidências científicas consistentes ( o que significa reprodutìveis) que se originam no cérebro.

A clarividência e a psicometria , também como disse no post anterior , certamente terão o seu mecanismo cerebral elucidado com o aperfeiçoamento do armamentário tecnico-instrumental. Observe que não nego a existência do fenômeno , mas a hipótese dualista para explicá-lo , já que as evidências atuais amparam a hipótese monista.

Na verdade foi publicado recentemente um artigo, embora tenha falhas, que não encontrou essas evidências de que os fenômenos paranormais são na verdade oriundos do cérebro. Assim, me parecem que são exteriores ao cérebro:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18095790?ordinalpos=2&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum

Abstract Parapsychology is the scientific investigation of apparently paranormal mental phenomena (such as telepathy, i.e., "mind reading"), also known as psi. Despite widespread public belief in such phenomena and over 75 years of experimentation, there is no compelling evidence that psi exists. In the present study, functional magnetic resonance imaging (fMRI) was used in an effort to document the existence of psi. If psi exists, it occurs in the brain, and hence, assessing the brain directly should be more sensitive than using indirect behavioral methods (as have been used previously). To increase sensitivity, this experiment was designed to produce positive results if telepathy, clairvoyance (i.e., direct sensing of remote events), or precognition (i.e., knowing future events) exist. Moreover, the study included biologically or emotionally related participants (e.g., twins) and emotional stimuli in an effort to maximize experimental conditions that are purportedly conducive to psi. In spite of these characteristics of the study, psi stimuli and non-psi stimuli evoked indistinguishable neuronal responses-although differences in stimulus arousal values of the same stimuli had the expected effects on patterns of brain activation. These findings are the strongest evidence yet obtained against the existence of paranormal mental phenomena.

Repito que o estudo tem falhas. Mas se for melhorado, e continuarem não encontrando a ocorr~encia psi no cérebro, isso reforça muito uma hipótese dualista.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #39 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:33:52 »

Como pode haver replicação independente para evidências anedóticas, como os tais "casos sugestivos de reencarnação"? E, por favor, respostas objetivas (sem citar mais autores e posts quilométricos).

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:52:46 »

Como pode haver replicação independente para evidências anedóticas, como os tais "casos sugestivos de reencarnação"? E, por favor, respostas objetivas (sem citar mais autores e posts quilométricos).

Por que nem marcas ou defeitos de nascença que combinam com os ferimentos fatais do falecido, nem fobias que combinam com o modo de morte do falecido, nem desordem de gênero que combinam com o sexo do falecido são evidências anedóticas. Respondido objetivamente sem citar autores ou fazer posts quilométricos :)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 21:55:32 por Vitor Moura »

rizk

• Visitante
« Resposta #41 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:55:50 »
Os crentes são mais legais que os espíritas porque eles NEM TENTAM jogar fora de casa, quanto menos tentam jogar, tomam goleada e dizem que o juiz que é ladrão.

Convenhamos, que peruca que nada - a minha analogia é mais legal.  :D

A peruca pode até existir, mas o ARTIGO não está falando dela. Que o cérebro humano tem capacidade de "captar paranormalidade" não é novidade pra ninguém, colega. É coisa fartamente documentada. O grande barato é que, progressivamente, a gente vai descobrindo que o cérebro reage de maneiras esquisitas a fenômenos NORMAIS.

posso dizer: no seu caso acho que vc atende às duas possibilidades, tanto má fé quanto analfabetismo funcional
Aparentemente, você "acha" muita coisa e se engana em todas elas. :)

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #42 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:59:22 »
Os crentes são mais legais que os espíritas porque eles NEM TENTAM jogar fora de casa, quanto menos tentam jogar, tomam goleada e dizem que o juiz que é ladrão.

Convenhamos, que peruca que nada - a minha analogia é mais legal.  :D

Pode ser mais legal, mas continua sendo uma falácia :)

A peruca pode até existir,

Pode, não, ela existe. Vá em qualquer salão de beleza que vc a encontra. E cabelo de verdade é facilmente encontrado também :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:07:37 »
Louvado seja o Lanterna Verde! :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #44 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:16:55 »
Na verdade foi publicado recentemente um artigo, embora tenha falhas, que não encontrou essas evidências de que os fenômenos paranormais são na verdade oriundos do cérebro. Assim, me parecem que são exteriores ao cérebro:

Vítor , este é um estudo apenas que não achou correlação , por outro lado há vários , como os citados no artigo que iniciou este tópico ( sem contar os que estão nas referências) e em outros tópicos que acharam a correlação entre os fenômenos e uma origem cerebral.
../forum/topic=13864.0.html
../forum/topic=13770.0.html

As evidências até o momento são claramente favoráveis à hipótese monista , e como disse , o aperfeiçoamento técnico vai permitir ampliá-las.

rizk

• Visitante
« Resposta #45 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:29:30 »
A peruca pode até existir,

Pode, não, ela existe. Vá em qualquer salão de beleza que vc a encontra. E cabelo de verdade é facilmente encontrado também :)
O espírito que reencarnou em você era careca?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 10:58:07 »

Outra besteira fruto de ignorância ou preconceito. Lester S. King, o Redator de Revisão de Livro da JAMA: The Journal of the American Medical Association, UMA DAS REVISTAS DE MAIOR FATOR DE IMPACTO DO MUNDO, escreveu que “a respeito da reencarnação [Stevenson] tem esmerada e impassivelmente colecionado uma série detalhada de casos da Índia, casos em que a evidência é difícil de explicar em qualquer outra base.” Ele também adicionou, “Ele registrou uma quantidade grande de dados que não pode ser ignorada.”

Em 1977, o Journal of Nervous and Mental Disease  dedicou a maior parte de uma edição para o trabalho de reencarnação do Dr. Stevenson. Incluiu um artigo pelo Dr. Stevenson e comentários sobre ele de vários outros. O Dr. Harold Lief, uma figura bem respeitada no campo da psiquiatria, escreveu um dos comentários. Descreveu o Dr. Stevenson como “um investigador metódico, cuidadoso, mesmo cauteloso, cuja personalidade vai para o lado obsessivo.” Ele também escreveu, “Ou ele comete um erro colossal, ou ele será conhecido. . . como ‘o Galileu do século vinte.’ “

Carl Sagan, UM DOS MAIORES DIVULGADORES DA CIÊNCIA, escreveu em seu livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios":

"No momento em que escrevo [1994-1995], acho que três alegações no campo da percepção extra-sensorial merecem estudo sério: (1) que os seres humanos conseguem (mal) influir nos geradores de números aleatórios usando apenas o pensamento; (2) que as pessoas sob privação sensorial branda conseguem receber pensamentos ou imagens que foram nelas 'projetados'; e (3) que as crianças pequenas às vezes relatam detalhes de uma vida anterior que se revelam precisos ao serem verificados, e que não poderiam ser conhecidos exceto pela reencarnação. Não apresento essas afirmações por achar provável que sejam válidas (não acho), mas como exemplos de afirmações que poderiam ser verdade. Elas têm, pelo menos, um fundamento experimental, embora ainda dúbio. Claro, eu posso estar errado."

Ou seja, meu caro, o que você falou é de uma estupidez sem tamanho. :)
Vitor, tem dó!!! Essa não que essa não cola mais, já falaram sobre isso, e nem vem com a estorinha de que um nobel falou tambem que essa é ainda pior....
Arranje outro argumento para defender sua crença que isso já tá chato!
 Debater com religioso dá nisso, os cristãos interpretam a biblia como querem, os espiritas a pseudo-ciencia e "livre interpretações" de obras serias as vezes, só não saem do dominio da fé pra debater...!!

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #47 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 11:48:40 »
Na idade média, haviam muitas pessoas que acreditavam em bruxas e demônios. Como não acreditar? Haviam evidências e mais evidências! Milhares de pessoas alegavam terem visto bruxas voando e demônios andando por aí. Existiam aqueles que viam demônios em seus quartos logo após despertarem e quando os demônios estavam, as pessoas não conseguiam se mover. Milhares de mulheres chegaram a confessar serem bruxas após investigações sérias feitas pelo respeitabilíssimo tribunal da santa inquisição. Em um mosteiro, freiras apareceram grávidas e alegam serem obras de íncubos que surgiram à noite. E além disso, existiam muitas figuras famosas e de autoridade que alegavam que bruxas existiam. Como elas estariam todas erradas?

Mas... Agora estamos no século XXI. Onde estão as bruxas? Onde estão os demônios? Por que eles não aparecem mais para nós? Será que abandonaram a Terra e foram habitar um mundo diferente? Ou será que eles nunca existiram e todas aquelas milhares de pessoas da idade média estavam todas erradas? A segunda hipótese me parece muito mais provável.

Apesar das milhares de evidências que as pessoas alegavam quando estavam na idade média, todas elas, sem excessão, apresentam problemas e são de  qualidade duvidosa. Para todas elas, existem explicações muito mais simples que não envolvem bruxas e demônios.

Milhares de relatos de visões de bruxas? Alucinações! Pessoas que viam demônios ao despertar e viam-se paralisadas? Paralisia do sono! Freiras molestadas por um íncubo que se parecia muito com um padre local? Talvez o íncubo na verdade fôsse o padre! Milhares de mulheres confessaram serem bruxas? Talvez elas estivessem apenas querendo parar com as torturas!

Eu acho muito semelhantes as milhares evidências da existência de coisas paranormais que temos hoje com as milhares de evidências de existência de bruxas e demônios da idade média. Para todas elas, é possível encontrar explicações muito mais simples que não envolvem fantasmas ou outras hipóteses fantásticas. Mas por quê isso? Não me parece tão difícil provar que o paranormal existe caso ele realmente exista. Algumas alegações são extremamente fáceis de serem provadas definitivamente para que não haja margem de dúvidas!  E aquele que provar uma coisa destas sem dúvida merecerá um Nobel.

Eu fico feliz em saber que hoje em dia, modernas pesquisas em neurociência estão começando a desvendar o mistério que existe por trás de milhares de relatos de experiências envolvendo bruxas, demônios, extraterrestres e fantasmas. Cada vez mais, estamos mais próximos de compreender estes fenômenos e cada vez mais fica claro que eles não envolvem nada sobrenatural ou externo ao cérebro. Por um lado, é uma pena saber que os seres humanos são os únicos seres racionais que existem neste planeta. Seria interessante se o mundo fôsse habitado por outros seres inteligentes como fantasmas, demônios, alienígenas, bruxas ou elfos. Mas por outro lado, não vale à pena trocar a realidade por um mundo de fantasia. A realidade ainda é muito mais bizarra, complexa e fantástica que qualquer coisa que o nosso cérebro é capaz de produzir. Uma pena que muitas pessoas não percebem isso e deixam-se enganar por explicações e evidências de pouco impacto. Coisas do tio "Uma figura de autoridade disse isso, logo é uma evidência forte de que isso seja verdade." ou "Aquelas pessoas dizem ter super-poderes. Elas parecem serem tão honestas! Devem estar falando a verdade." ou ainda "Como milhares de pessoas podem estar erradas?".

Suyndara

• Visitante
« Resposta #48 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:00:46 »

Por que nem marcas ou defeitos de nascença que combinam com os ferimentos fatais do falecido, nem fobias que combinam com o modo de morte do falecido, nem desordem de gênero que combinam com o sexo do falecido são evidências anedóticas. Respondido objetivamente sem citar autores ou fazer posts quilométricos :)

:histeria:

Eu prefiro acreditar que o Vitor é tão ingênuo quanto os jovens "castos" da RCC ::)

Vou contar uma estorinha pra mostrar o quanto a ingênuidade da fé pode cegar a racionalidade:

Minha avó morreu de parto, aos 27 anos (a artéria uterina dela arrebentou e ele teve uma hemorragia).

Quando minha mãe estava grávida, meu avô inventou de pedir uma "psicografia" dela e na tal cartinha disseram que ela não podia responder pq estava se preparando para reencarnar.

Claro, a família inteira ficou fazendo especulações. Minha mãe começou a sonhar com a sogra pedindo o filho dela, ficou com medo e resolveu viajar para o interior e colocar rosas no túmulo dela. Fez muito esforço na viagem e eu acabei nascendo antes da hora ::)

De todas as netas, eu sou a mais parecida com a avó cigana :lol:

Quando engravidei (aos 27 anos), tive que fazer uma cesariana pq a artéria uterina estava muito "esticada" e poderia arrebentar em um parto normal.

Conclusão: minha família, em peso tem certeza absoluta que sou a reencarnação da minha avó :ok: (até o palhaço do Divaldo Franco confirmou isso....)

Viram como é fácil transformar uma evidência anedota em um estudo de caso estilo Stevenson? :hihi:

[]s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:03:05 »
Debater com religioso dá nisso, os cristãos interpretam a biblia como querem, os espiritas a pseudo-ciencia e "livre interpretações" de obras serias as vezes, só não saem do dominio da fé pra debater...!!

Religiosidade não é teimosia cega.  Ou pelo menos não deveria ser...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!