Na idade média, haviam muitas pessoas que acreditavam em bruxas e demônios. Como não acreditar? Haviam evidências e mais evidências! Milhares de pessoas alegavam terem visto bruxas voando e demônios andando por aí. Existiam aqueles que viam demônios em seus quartos logo após despertarem e quando os demônios estavam, as pessoas não conseguiam se mover. Milhares de mulheres chegaram a confessar serem bruxas após investigações sérias feitas pelo respeitabilíssimo tribunal da santa inquisição. Em um mosteiro, freiras apareceram grávidas e alegam serem obras de íncubos que surgiram à noite. E além disso, existiam muitas figuras famosas e de autoridade que alegavam que bruxas existiam. Como elas estariam todas erradas?
Mas... Agora estamos no século XXI. Onde estão as bruxas? Onde estão os demônios? Por que eles não aparecem mais para nós? Será que abandonaram a Terra e foram habitar um mundo diferente? Ou será que eles nunca existiram e todas aquelas milhares de pessoas da idade média estavam todas erradas? A segunda hipótese me parece muito mais provável.
Apesar das milhares de evidências que as pessoas alegavam quando estavam na idade média, todas elas, sem excessão, apresentam problemas e são de qualidade duvidosa. Para todas elas, existem explicações muito mais simples que não envolvem bruxas e demônios.
Milhares de relatos de visões de bruxas? Alucinações! Pessoas que viam demônios ao despertar e viam-se paralisadas? Paralisia do sono! Freiras molestadas por um íncubo que se parecia muito com um padre local? Talvez o íncubo na verdade fôsse o padre! Milhares de mulheres confessaram serem bruxas? Talvez elas estivessem apenas querendo parar com as torturas!
Eu acho muito semelhantes as milhares evidências da existência de coisas paranormais que temos hoje com as milhares de evidências de existência de bruxas e demônios da idade média. Para todas elas, é possível encontrar explicações muito mais simples que não envolvem fantasmas ou outras hipóteses fantásticas. Mas por quê isso? Não me parece tão difícil provar que o paranormal existe caso ele realmente exista. Algumas alegações são extremamente fáceis de serem provadas definitivamente para que não haja margem de dúvidas! E aquele que provar uma coisa destas sem dúvida merecerá um Nobel.
Eu fico feliz em saber que hoje em dia, modernas pesquisas em neurociência estão começando a desvendar o mistério que existe por trás de milhares de relatos de experiências envolvendo bruxas, demônios, extraterrestres e fantasmas. Cada vez mais, estamos mais próximos de compreender estes fenômenos e cada vez mais fica claro que eles não envolvem nada sobrenatural ou externo ao cérebro. Por um lado, é uma pena saber que os seres humanos são os únicos seres racionais que existem neste planeta. Seria interessante se o mundo fôsse habitado por outros seres inteligentes como fantasmas, demônios, alienígenas, bruxas ou elfos. Mas por outro lado, não vale à pena trocar a realidade por um mundo de fantasia. A realidade ainda é muito mais bizarra, complexa e fantástica que qualquer coisa que o nosso cérebro é capaz de produzir. Uma pena que muitas pessoas não percebem isso e deixam-se enganar por explicações e evidências de pouco impacto. Coisas do tio "Uma figura de autoridade disse isso, logo é uma evidência forte de que isso seja verdade." ou "Aquelas pessoas dizem ter super-poderes. Elas parecem serem tão honestas! Devem estar falando a verdade." ou ainda "Como milhares de pessoas podem estar erradas?".