Autor Tópico: Artigo recente validando o paranormal!!!  (Lida 22702 vezes)

rizk

• Visitante
Re: Artigo recente validando o paranormal!!!
« Resposta #75 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 21:34:49 »
As ciências sociais têm seus próprios métodos. Agora, as pessoas que estudam tais coisas não têm PREVISÕES pra fazer.

É como disse outro dia a respeito do camarada Adriano: ele pode falar que tem um teórico da ciência "favorito", ele pode dizer que "discorda" do que quiser, porque, na área dele (e minha), não faz diferença. A gente pode ir ao congresso e dizer "não posso concordar com uma visão de mundo pós-estruturalista como a do senhor", a gente grita lá um bocadinho e depois vai tomar cerveja junto. Porque não faz diferença, na verdade: os dados estão lá e cada um faz o que achar melhor com eles. As nossas ciências são, com a devida vênia aos colegas que discordam, de cunho INTERPRETATIVO.

É muitíssimo diferente de estudar coisas que estão lá sorrindo para nós no laboratório, só esperando o cientista ir lá cutucá-la e arrancar dela a verdade :D

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #76 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 21:57:59 »
As ciências sociais têm seus próprios métodos.

Exatamente. Assim, o certo é adequar o método ao objeto de estudo, e não o contrário, como Popper queria fazer. É isso que tento explicar pra Suy mas ela não entende...

rizk

• Visitante
« Resposta #77 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 22:31:46 »
As ciências sociais têm seus próprios métodos.

Exatamente. Assim, o certo é adequar o método ao objeto de estudo, e não o contrário, como Popper queria fazer. É isso que tento explicar pra Suy mas ela não entende...

Victor, você entendeu o PORQUÊ de as ciências sociais terem seus próprios métodos? Expliquei tão didaticamente... tento novamente:

Não é questão de "adaptar" nada. O método científico vale pra todo mundo - só que as pessoas das Humanas têm que tentar contornar isso que você chama de "falta de laboratório". O Popper ele mesmo escreve sobre isso. Eu aqui não posso "recriar" o Diderot, o único jeito que eu tenho pra saber sobre o Diderot é INTERPRETANDO o que ele me deixou. Entenda, eu não tenho um "coeficiente revolucionário" pra usar, não tenho uma fórmula para calcular qual a porcentagem que cada fator tem numa declaração de guerra, nada disso.

É diferente dos cientistas que têm os cérebros alheios e os aparelhos pra medir. Por que? Porque eles vão COLETAR as informações e SISTEMATIZAR as informações colhidas. O cientista de Humanas trabalha com o que já é DADO (tirando os antropólogos, porque, afinal, eles fazem menos ciência e mais inventário).

Salvo um grande engano, você quer que as ciências naturais (que estudam o cérebro) fundamentem os seus espíritos carecas. Já existe, e está consolidado, um método para estudar cérebros.

E eu tento explicar pra você, mas você não entende...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 00:25:45 »
Veja nestes topicos que as mais variadas refutações foram apresentadas por colegas foristas muito mais competentes que eu para isso, todas bem balizadas, ao contrario de seus argumentos que são variações das mesmas desculpas (foi um nobel que disse, um cientista provou sem usar metodo cientifico, etc...)

Além de vc ter feito um espantalho sobre meus argumentos, teria algo mais útil, menos falacioso e de maior substância para acrescentar à discussão?
Tenho: Todos os argumentos apresentados aqui contra suas "evidencias"...

Então é pouco. Muito pouco, aliás.

E voce? teria algo real, alem de suas interpretações tendenciosas e forçadas de barra?!?!??!?

Lógico, aquilo que é o máximo em ciência: replicação independente com os mesmos resultados. Isso ocorre tanto com casos de reencarnação, quanto com mediunidade.

Apresente algo alem das coisas que só sua fé permite ver...

Como mostrar algo para alguém que possui cegueira mental?

Ok vitor, voce ganhou...todos os que usam o metodo cientifico estão errados, pois só os que usam os metodos "cientificos" espiritas podem ver a verdade...pois só voces espiritas foram beneficiados pela verdadeira sabedoria, pois voces são obviamente espiritos mais evoluidos, e o restante dos cientistas do mundo são uns tapados totais...É verdade, vendo agora pela sua optica de fé todos podem ver suas evidencias...tão solidas como um prego cravado na areia...e salve o espiritismo...
Não vou mais discutir...contra sua crença cega não ha argumento que sirva
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 00:27:44 »
E é verdade...cegueira mental é fogo...sinto muito por seu fanatismo religioso ter atingido esse nivel!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #80 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 07:41:45 »

É diferente dos cientistas que têm os cérebros alheios e os aparelhos pra medir. Por que? Porque eles vão COLETAR as informações e SISTEMATIZAR as informações colhidas. O cientista de Humanas trabalha com o que já é DADO (tirando os antropólogos, porque, afinal, eles fazem menos ciência e mais inventário).

Salvo um grande engano, você quer que as ciências naturais (que estudam o cérebro) fundamentem os seus espíritos carecas. Já existe, e está consolidado, um método para estudar cérebros.

Estudar cérebros é diferente de estudar mentes. Vários aspectos da psicologia igualmente não é possível de se usar Popper. Cientistas estudaram médiuns e chegaram à conclusão de que de fato uma mente sobrevivente à morte se comunicava através do médium, fornecendo informações altamente precisas sobre si, apresentando as mesmas características de personalidade e habilidades quando encarnada. Nada mais, nada menos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 09:00:03 »
Do jeito que você fala quase parece que é verdade, Vitor... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #82 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 09:14:15 »
Eu sou a favor de, em nome da ciência sem método nem ética, dissecar os médiuns VIVOS.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #83 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 15:43:49 »
Pera lá, quem sai afirmando que existem espíritos, reencarnação, mediunidade, energia de num sei quê são os os espíritas pseudocientistas ::)

Se isso existe ou não, só uma forma de saber: testando :ok:

E só há uma forma de testar: usando o método científico :wink:

Vitor, não tente se safar comparando com as ciências sociais pq não cola. Aliás, a Risk já te mostrou a diferença.

[]s

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 16:10:27 »
Prova disso é que com relação ao seu desafio ele mesmo disse que "sempre tem uma saída", ou seja, não está nem um pouco a fim de pagar o prêmio.

Essa citação de "sempre tem uma saída", qual é o seu verdadeiro contexto?

Era algo como "sempre tem uma saída para ocultar as realidades paranormais que nós não podemos admitir que existem porque eu não quero perder um milhão", ou algo como "sempre tem uma saída, sempre há como descobrir as fraudes"?

APODman

• Visitante
« Resposta #85 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 19:10:11 »

Estudar cérebros é diferente de estudar mentes. Vários aspectos da psicologia igualmente não é possível de se usar Popper. Cientistas estudaram médiuns e chegaram à conclusão de que de fato uma mente sobrevivente à morte se comunicava através do médium, fornecendo informações altamente precisas sobre si, apresentando as mesmas características de personalidade e habilidades quando encarnada. Nada mais, nada menos.

Estes espíritas,

Quando é útil afirmar que espíritos foram validados pelo método científico então eles adoram citar isto. Porém quando demosntrado que estas demonstrações pouco demonstram então é o método científico que está errado e não as premissas deles.

Afinal eles tem fé de que TEM que existir vida após a morte da mesma forma que um cria tem fé que a bíblia é verdadeira LOGO o Universo foi criado pelo "Puf !" mágico de Deus !

Não por acaso já discuti com diversos evangélicos que tb dizem que uma nova ciência deveria ser criada para estudar seu objeto de estudo.

Mas não apenas o Vitor aplica este discurso dúbio e esta saida pela tangente quando contestado, Kardec já fazia isto. Este discurso conveniente e escapista é uma prática inerente ao Espiritismo.

[ ]´s

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #86 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 19:38:56 »
CONTEXTO

James Randi has established himself as the most uncompromising debunker of psi. This makes it all the more extraordinary that his interviewer for The Psi Researcher should have allowed him to make what in effect was a protracted public relations job for himself, in the course of which he was not challenged to account for some of his actions - or inactions. For example:

Randi was a founder-member of CSICOP. Why did he not resign over the scandal of CSICOP's admission that following its first investigation (into Gauquelin's work) it published a report so wildly at variance with its findings that it eventually had to admit the deception?

Randi carries around a cheque for $10,000 which he claims he will give to anybody who provides proof of psi; why will he not deposit it with some independent body, rather than claim the right to adjudicate himself? Could it be that, as his friend Dennis Rawlings has disclosed, Randi privately admits 'I always have an out?

Why did Randi, having gone on television to claim he could show how Ted Serios produces thoughtographs, back down when Jule Eisenbud accepted the challenge?

Why did Randi pretend that his two accomplices had exposed the researchers at the McDonnell laboratory as dupes when he knew, as he later admitted, that this was untrue?

You say that Randi has resigned from CSICOP. Surely he should explain why?

Brian Inglis

RESPOSTA DE RANDI:

Brian Inglis has often been informed at length of the facts behind his oft-resurrected gripes and accusations about me, but he has published them here in The Psi Researcher yet again, as if nothing had ever been offered in refutation. I cannot allow him to perpetuate this nonsense. First, there was no 'deception' by CSICOP in the Gauquelin matter. The error was in not taking the report seriously enough, and a full admission of that fact and an apology was made by the late Professor George Abell, who also expressed his profound regret.    CSICOP made an error, and admitted it. I don't recall that Mr Inglis has ever admitted having seriously erred in any of the cases where I have shown him to have been wrong and careless.

Second, Mr Inglis knows full well that I always "deposit [my cheque] with some independent body" prior to engaging in tests of any claim. This is done in accordance with my standard rules of the challenge, published widely. If Mr Inglis is suggesting that I give over that cheque to someone else before the rules of any test have been agreed upon, he must think me a total ass. Third, the statement, "I always have an out" is not, as Mr Inglis chooses to call it, an "admission" by me of anything. What he fails to points out, in spite of his having been told several times, is that I followed that statement by explaining that the 'out' was the fact that these claims were false in the first place, and would not be supported by the test. That statement was made many years ago, before I was fully aware of how some persons could take it out-of-context and ignore total meaning.
Fourth, Mr Inglis well knows that Jule Eisenbud did not answer my challenge, but instead chose to make a silly offer involving my getting drunk, dressing up in a rubber suit in a metal room and duplicating the Serios effect. Serios was only once ever in a metal room, and then he failed to produce his miraculous pictures, but that fact is not brought up by Eisenbud nor by Inglis. Eisenbud never accepted my challenge.

Fifth, I will quote the entire astonishing canard (new to me, I must admit) that Mr Inglis has invented for your readers: 'Why did Randi pretend that his two accomplices had exposed the researchers at the McDonnell laboratory as dupes when he knew, as he later admitted, that this was untrue?' Shaw and Edwards showed clearly, in Project Alpha, that the McDonnell parapsychologists were incompetent at their work. The scientists were completely fooled by the two inexperienced, amateur conjurors, to the point that they issued a very positive report on their "experiments" and were prepared to publish it when the whole thing began to unravel—at my insistence, and the urging of the boys. I have in my files a copy of the original paper, before it was toned down to be non¬committal. I will not publish it, but I am willing to show it to a responsible person, such as Susan Blackmore, who will not reveal the exact contents. I will award Mr Inglis my $10,000 cheque immediately upon his producing evidence that the statement of his quoted above, is true.  It is untrue, and he knows it.
Finally, Mr Inglis, if he has troubled to read any of the news items on my resignation from CSICOP, would have had an answer to the question with which he closed his tirade. CSICOP was named as co-defendant in the lawsuits brought against me. I resigned in order to spare CSICOP the burden of having to defend itself in those suits. In closing, let me correct the paragraph by Jane Henry, headed "Geller v Randi". Mr Geller is not suing me and CSICOP "in a number of different countries", though he has threatened to do so. The only remaining lawsuit is being brought in the USA, and presiding judge has now ruled that Mr Geller must prove his claims of psychic power in the court-room.   I can hardly wait.

James Randi

TRÉPLICA DE INGLIS

May I take Randi's points one by one?

He claims 'there was no deception by CSICOP in the Gauquelin matter1. If the claim in the Humanist in 1977 that CSICOP's investigation had demolished Gauquelin's case, when it had done precisely the opposite, did not constitute deception, the term has lost all meaning. Anybody who is unfamiliar with this disgraceful episode can find it described in detail in Fate, October 1981, and Zetetic Scholar, March 1982. CSICOP did indeed eventually 'admit error but not until the deception had been exposed.

Eisenbud, he claims, 'never accepted my challenge' in connection with Ted Serios's thoughtography. The challenge I referred to was issued by Eisenbud, and Randi publicly accepted it, only to back down. But I will leave it to Jule to reply in detail.

If Randi thinks that Uri Geller has abandoned the idea of suing him in countries other than America, he is in for a rude shock. As for Randi's claim that the judge in the case in the USA has ruled that Geller must prove his claim of psychic power in court, as Randi must know only too well the case does not hinge on whether or not Geller has psychic powers, and no such demand could be made, or has been made, on him.

I am pleased to hear that Randi now deposits his $10,000 cheque with an 'independent body' when he issues a challenge. He says that he will award me the cheque if I can produce evidence upsetting his account of the 'Project Alpha' affair. The evidence has already been produced by Michael Thalbourne in his 1983 paper. Randi now claims that he has evidence which, I take it, he believes would rebut Thalbourne. If he has, why not publish it?

On the more general issue, whether Randi's claims are to be trusted, I would recommend anybody who can get hold of the CSICOP journal, Skeptical Inquirer, for Winter 1992, to study Paul Kurtz's editorial. The heading — 'On being sued: the chilling of freedom of expression' is clearly designed to suggest that the court actions with which CSICOP has become involved as a defendant are a threat to CSICOP's freedom to continue as 'often the lone voice defending rationality'. In fact, as Kurtz is compelled to admit, the threat has come not from Geller and the others who are bringing the actions. CSICOP is in trouble because Randi has claimed that he was acting as a CSICOP's agent, and had been explicitly authorized by the Executive Council, when he made the statements. These statements are false, Kurtz insists; but Randi's attorneys have refused to withdraw them.

Brian Inglis, London

COMPLEMENTO DE JULIE EINSENBUD

It is beyond me why anyone should allow himself to be drawn into a tangle Randi.

For the record, at any rate, the only challenge Randi ever made in relation to the Serios data was one which he used to draw attention to himself on a nationally televised broadcast on October 4,1967. He backed out of this as soon as the broadcast was concluded, at the same time declining my challenge to him referred to (loosely) in his letter. In 1982 he declined my offer to wager $10,000 that he could not duplicate the Serios "effect" even with the aid of a prop in which a gimmick could be housed.

As to Randi's claim that "Serios was only once ever in a metal room, and then he failed to produce his miraculous pictures," Serios is on record in my book The World of Ted Serios (first and second editions) as having twice produced distinct anomolous images in "metal rooms", once in a Faraday cage, another time in a whole radiation body counting chamber, where his images corresponded closely to a target image chosen after he was installed in the chamber.

Dr Julie Eisenbud, Denver, Colorado

COMENTÁRIO DE AMIGO DE RANDI

Telephoned apology

Mike Hutchinson, 'a friend of Randi', left the following telephone message.

In his letter to Psi Researcher 3 Randi should have said that Mr Geller must prove his psychic powers 'in desposition' not 'in court'. Randi apologies for this error.

Mike Hutchinson

Pronto. Esse é o contexto. Várias declarações demonstradas falsas, e a atitude de Randi de considerar  a alegação falsa desde o princípio mostra que ele não está nem um pouco a fim de pagar o prêmio mesmo.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2008, 19:42:13 por Vitor Moura »

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #87 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 19:48:05 »

Estes espíritas,

Quando é útil afirmar que espíritos foram validados pelo método científico então eles adoram citar isto. Porém quando demosntrado que estas demonstrações pouco demonstram então é o método científico que está errado e não as premissas deles.

Onde foi demonstrado que pouco demonstram? Os casos Piper e Osborne continuam os mais fortes e não derrubados até hoje, provando a existência de espíritos, ao menos como sendo a hipótese mais parcimoniosa!

Afinal eles tem fé de que TEM que existir vida após a morte da mesma forma que um cria tem fé que a bíblia é verdadeira LOGO o Universo foi criado pelo "Puf !" mágico de Deus !

Falácia da falsa comparação. As provas de vida após a morte foram publicadas até em revistas do mainstream, da existência de Deus ou do criacionismo não (exceto uma, que não passou por peer review e cujo editor foi deposto em seguida).

Não por acaso já discuti com diversos evangélicos que tb dizem que uma nova ciência deveria ser criada para estudar seu objeto de estudo.

Eu não disse para se criar nova ciência nenhuma. O que a ciência já produziu de provas já é mais do que suficiente no mínimo para provar sem sombra de dúvida a existência de poderes paranormais, e sugerir de forma muito forte a existência de espíritos.

Mas não apenas o Vitor aplica este discurso dúbio e esta saida pela tangente quando contestado, Kardec já fazia isto. Este discurso conveniente e escapista é uma prática inerente ao Espiritismo.

Nossa, que viagem...

[ ]´s
[/quote]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 20:01:43 »

Eu não disse para se criar nova ciência nenhuma. O que a ciência já produziu de provas já é mais do que suficiente no mínimo para provar sem sombra de dúvida a existência de poderes paranormais, e sugerir de forma muito forte a existência de espíritos.

[/quote]

Em que "mundo espirita alternativo" a ciencia produziu essas provas??? ´

Acho que não estamosa falando a mesma lingua, crendiçe, na lingua do vitor é ciencia!!

E sempre voltando pras "provinhas" furadas que só espirita acredita...tá no mainstream, foi um nobel que disse, "casos irrefutáveis" somente na opinião dos espiritas, etc....  Falta de argumento....

APODman

• Visitante
« Resposta #89 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 20:10:16 »
Citação de: Vitor Moura
Onde foi demonstrado que pouco demonstram? Os casos Piper e Osborne continuam os mais fortes e não derrubados até hoje, provando a existência de espíritos, ao menos como sendo a hipótese mais parcimoniosa!

Partindo do pressuposto que vc acredita neles e na pesquisa ( shows na verdade). Estas pesquisas fundamentam-se unicamente em  um "in dubio pro réu".

Hipótese mais parcimoniosa apenas aqueles que crêem nela.

Citação de: Vitor
Falácia da falsa comparação. As provas de vida após a morte foram publicadas até em revistas do mainstream, da existência de Deus ou do criacionismo não (exceto uma, que não passou por peer review e cujo editor foi deposto em seguida).

Pois é, veja que perseguição da ciência contra os criacionistas ! Tudo feito para se esconder a verdade ! 

( Me lembro de vc citar o mesmo argumento para explicar o pq a NATURE se tornou mais rigorosa quanto a publicações: a influência do pessoal de organizações céticas dentro da NATURE impedem tais publicações.Coitadinhos dos espiritistas.  )

Quanto as suas publicações em revistas científicas apenas demonstra que os espíritas são mais espertos do que crias, valeram-se sutilmente de uma brecha possível: publicar estudos de casos e propaga-los ao resto do mundo como provas científicas da existência da vida após a morte.

Muito espertos.

Mudou o discurso de novo Vitor ?

Curiosamente nem mesmo o Zangari que teria um interesse absurdo nestas "provas sem sombra de dúvida" dedicando-se a anos a estudos psi não é tão assertivo quanto vc.

Citação de: APOD

Nossa, que viagem...

Pois é Vitor, não se trata de uma viagem mas de um pensamento último que vcs espiritistas recorrem quando tudo mais falha.

"A Ciência, propriamente dita, é, pois, como ciência, incompetente para se pronunciar na questão do Espiritismo: não tem que se ocupar com isso e qualquer que seja o seu julgamento, favorável ou não, nenhum peso poderá ter. O Espiritismo é o resultado de uma convicção pessoal, que os sábios, como indivíduos, podem adquirir, abstração feita da qualidade de sábios. Pretender deferir a questão à Ciência equivaleria a querer que a existência ou não da alma fosse decidida por uma assembléia de físicos ou de astrônomos. Com efeito, o Espiritismo está todo na existência da alma e no seu estado depois da morte. Ora, é soberanamente ilógico imaginar-se que um homem deva ser grande psicologista, porque é eminente matemático ou notável anatomista.."

fonte: Livro dos Espíritos

A mesma dificuldade, a mesma saida pela tangente

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #90 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 20:36:03 »

Acho que não estamosa falando a mesma lingua, crendiçe, na lingua do vitor é ciencia!!

E sempre voltando pras "provinhas" furadas que só espirita acredita...tá no mainstream, foi um nobel que disse, "casos irrefutáveis" somente na opinião dos espiritas, etc....  Falta de argumento....

O detalhe é que NENHUM dos artigos prova nada ::)

Ou são estudos de casos, ou não são conclusivos ou simplesmente possuem resultados inválidos e/ou "não-testáveis" (o que na boa linguagem da ciência diferencia crença de teoria, já que teorias podem ser testadas e consequentemente, corroboradas ou descartadas e as crenças não)

Se bem que agora ele deu pra falar que a ciência precisa mudar sua metodologia né? :hihi:

A vontade de acreditar já está beirando o desespero...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 21:43:40 »

O detalhe é que NENHUM dos artigos prova nada ::)

Ou são estudos de casos, ou não são conclusivos ou simplesmente possuem resultados inválidos e/ou "não-testáveis" (o que na boa linguagem da ciência diferencia crença de teoria, já que teorias podem ser testadas e consequentemente, corroboradas ou descartadas e as crenças não)

Se bem que agora ele deu pra falar que a ciência precisa mudar sua metodologia né? :hihi:

A vontade de acreditar já está beirando o desespero...
Pois é...foi o que eu quiz dizer...Ele acreditar desesperadamente não vai transformar aquela papagaiada em prova...qualquer um (que não seja espirita) tem capacidade de ver isso!!

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #92 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 21:56:32 »

Infelizmente, no mesmo que vc vive.

Desde quando artigos publicados no mainstream científico são "crendice"?

Olha quem fala! :)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #93 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 22:01:33 »
 :D

rizk

• Visitante
« Resposta #94 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 22:04:59 »
Olha, gentes, dane-se o Vitor. Deixem ele ficar aí fazendo beicinho. O fato é que esse artigo é MUITO LEGAL. Caso pesquisas desse tipo continuem, gente, com resultados como esse, GENTE, é a total e definitiva PÁ DE CAL, compreendem?

E aí que quero perguntar pra vocês que têm as manhas: como é que a gente faz pra encontrar artigos semelhantes? Onde é que estão replicando isso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #95 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 22:08:06 »
Eu queria entender O QUE motiva o Vitor a vir aqui apanh, digo, expor idéias pouco convincentes com argumentação de honestid, digo, credibilidade duvidosa.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #96 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 22:25:49 »
Citação de: Vitor Moura

Partindo do pressuposto que vc acredita neles e na pesquisa ( shows na verdade). Estas pesquisas fundamentam-se unicamente em  um "in dubio pro réu".

Estas pesquisas baseiam-se em altíssima replicação independente. E o réu foi considerado CULPADO desde o início, mas conseguiu provar sua inocência.

Hipótese mais parcimoniosa apenas aqueles que crêem nela.

Que CONCLUEM nela. Não é questão de crença, mas de raciocício, de lógica, de base.

Pois é, veja que perseguição da ciência contra os criacionistas! Tudo feito para se esconder a verdade!

Como pode ser perseguição, se por muito tempo, antes de Darwin, os cientistas eram criacionistas, como Isaac Newton? Não terá sido porque as evidências de uma teoria melhor se acumularam, revertendo o jogo?

( Me lembro de vc citar o mesmo argumento para explicar o pq a NATURE se tornou mais rigorosa quanto a publicações: a influência do pessoal de organizações céticas dentro da NATURE impedem tais publicações.Coitadinhos dos espiritistas.)

Mas isso é reconhecido até por gente que não é espírita! Será que está todo mundo louco?

A ciência questiona seu sensacionalismo

Estudos polêmicos publicados em grandes revistas atraem a atenção do mundo, mas expõem críticas de cientistas preocupados com os exageros

Herton Escobar

Um cientista coreano que foi o primeiro a produzir células-tronco embrionárias clonadas de pacientes. Um pica-pau considerado extinto que renasceu das cinzas em uma floresta alagada dos Estados Unidos. Um homem tetraplégico capaz de controlar um braço robótico apenas com o poder do cérebro.

Uma fraude completa, um bicho que ninguém nunca mais viu e um experimento de resultados limitados, obtidos com um único paciente. Três estudos publicados em grandes revistas científicas internacionais e que viraram notícia no mundo inteiro, mas deixaram muitos pesquisadores descontentes.

Críticas ao conteúdo e ao processo de revisão das principais revistas científicas do mundo ganharam fôlego recentemente com a publicação de alguns trabalhos controversos e de mérito científico duvidoso. O caso das células-tronco na Coréia do Sul (publicado pela Science e depois retratado, após investigação) é certamente o mais escandaloso de todos. Mas não o único.

Pesquisas nem sempre tão fantásticas e nem sempre tão relevantes são muitas vezes divulgadas com estardalhaço pelas revistas, ao mesmo tempo em que trabalhos aparentemente de melhor qualidade estariam sendo ignorados ou nem sequer publicados. No foco das atenções - e das críticas - estão a britânica Nature e a americana Science, os dois periódicos científicos de maior influência no mundo.

Entre os críticos está o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que há quase dez anos dirige o Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, nos EUA, e que já publicou diversos trabalhos nas duas revistas. Segundo ele, as grandes publicações científicas estão seguindo o caminho dos grandes conglomerados de mídia, onde o entretenimento e os interesses de anunciantes têm prioridade sobre o conteúdo e a notícia - ou, nesse caso, a ciência.

"Há uma crise muito grande na área de publicações científicas", disse Nicolelis ao Estado. "Não há transparência e o sistema de revisão virou uma guerra. Ninguém mais entende qual é o critério dessas revistas para aceitar ou rejeitar trabalhos."

CRITÉRIOS DUVIDOSOS

Ao ler um estudo recente sobre o controle cerebral de próteses - uma das áreas com a qual trabalha - publicado na capa da revista Nature, Nicolelis disse ter ficado "enojado". "Quando um trabalho fraco como esse sai na capa da Nature, é a prova cabal de que a integridade das revistas está comprometida por interesses comerciais", disse. "Minha impressão é de que elas entraram na onda de fazer publicidade delas mesmas. O que importa agora é sair nas manchetes."

O trabalho em questão, assinado por cientistas de universidades renomadas como Harvard e Brown, relata o desenvolvimento de uma "interface cérebro-computador": um programa que permitiu a um paciente tetraplégico mover um cursor digital e um braço mecânico por meio de comandos cerebrais. A tecnologia está sendo desenvolvida junto a uma empresa americana chamada Cyberkinetics.

Na avaliação de Nicolelis, o estudo apresenta resultados extremamente fracos e já demonstrados por outros grupos de pesquisa - inclusive o dele. "Não sei quem revisou esse estudo para ser publicado na Nature, mas certamente não foi nenhum pesquisador de ponta na área."

INFLUÊNCIA COMERCIAL

Nas revistas médicas, como New England Journal of Medicine, Lancet e Journal of the American Medical Association, a principal preocupação é com relação a influência da indústria farmacêutica sobre dados científicos que são ou deixam de ser publicados.

"A comercialização da medicina vem substituindo de maneira assustadora o rigor científico de trabalhos publicados por revistas de alto impacto", diz o cientista Antonio Carlos Martins de Camargo, diretor do Centro de Toxinologia Aplicada (CAT) do Instituto Butantã, que pesquisa novas drogas a partir de moléculas naturais da biodiversidade. "Os trabalhos freqüentemente contêm resultados não reproduzíveis, deixam de citar trabalhos pioneiros, omitem dados conclusivos depositados em bancos de dados oficiais, tudo para manter a reputação do grupo ou algum interesse econômico que o favoreça."

Ele cita o exemplo do Vioxx, antiinflamatório da Merck que teve de ser retirado do mercado após a constatação de que aumentava o risco de doenças cardiovasculares, inclusive enfarte e derrame. A apuração do caso, segundo Camargo, indica que evidências de risco foram omitidas na publicação dos ensaios clínicos. "Mesmo em estudos que comprovadamente tenham mostrado o risco do uso de certos medicamentos, publicações 'encomendadas' em revistas especializadas de alta reputação substituem o rigor científico", critica o pesquisador.

E aí? Hummmmm?

Quanto as suas publicações em revistas científicas apenas demonstra que os espíritas são mais espertos do que crias, valeram-se sutilmente de uma brecha possível: publicar estudos de casos e propaga-los ao resto do mundo como provas científicas da existência da vida após a morte.

Muito espertos.

Estudos de casos SÃO provas empíricas. Eles permitem avançar o conhecimento, alguns são usados como indicadores que uma teoria não está bem formulada ou não é tão abrangente, outros têm o caráter exploratório.

Mudou o discurso de novo Vitor ?

Curiosamente nem mesmo o Zangari que teria um interesse absurdo nestas "provas sem sombra de dúvida" dedicando-se a anos a estudos psi não é tão assertivo quanto vc.

Pois veja o que disse recentemente Dean Radin (mil vezes mais relevante na parapsicologia contemporânea que o Zangari):

Em 19 de janeiro [de 2008] eu dei uma palestra numa conferência intitulada "Investigações da Consciência e o Mundo Invisível: Prova de uma Vida após a Morte?" Abordei sobre as implicações de psi, especificamente telepatia, na possibilidade da sobrevivência após a morte corporal. Outros palestrantes foram Loyd Auerbach sobre assombrações, Jim Tucker a respeito da reencarnação, Bruce Greyson em EQMs, Fred Alan Wolf sobre uma possível relação entre a sobrevivência da Consciência e o campo quântico, Dianne Arcangel em contatos com o Além, Arthur Hastings no psychomanteum [uma sala configurada para induzir um estado alterado da consciência com o objetivo de pôr em contato um sujeito com seus entes queridos que já faleceram], e Gary Schwartz sobre pesquisa de mediunidade. Houve também demonstração de dois médiuns bem conhecidos.

Minha impressão desta conferência foi que a preponderância da melhor evidência disponível sugere que algo persiste após a morte. Enquanto a procura por sobrevivência, como graciosamente documentada no livro "Ghost Hunters" de Deborah Blum, foi turvada por oportunistas fraudulentos reivindicando falar com os mortos, depois de separar a boa, a má e a desagradável evidência, um resíduo evidencial permaneceu o qual as melhores mentes não conseguiam explicá-lo muito bem. O mesmo é verdade hoje. Muitas das evidências de hoje podem provavelmente ser explicadas por uma ou mais razões ordinárias. Mas não todas. E os pedaços restantes, a melhor evidência, fornecem pistas muito interessantes e sugestivas de sobrevivência.

Isso [a sobrevivência] poderia ser uma "alma" desencarnada, ou talvez a persistência da memória embutida no ambiente de algum modo desconhecido, ou um aspecto de psi, etc. Exatamente o que pode ser não é conhecido, mas em minha opinião a probabilidade de explicar a melhor evidência como sendo coincidência, ou um pensamento tendencioso, ou um ou mais viéses cognitivos, é sumamente pequena.

Dada a importação da mera possibilidade que algo sobrevive à morte, poderia se pensar que isso seria uma área quente de pesquisa. Mas da mesma forma que a pesquisa em psi nos vivos, existem talvez 5 a 10 cientistas no mundo que ativamente estão estudando este tópico. A limitação sobre o assunto é em razão dos investimentos, e não o interesse.

Poderia se pensar por curiosidade que o Departamento de Defesa Americano poderia alocar, por exemplo, 0,1% de seu orçamento anual para estudar o que acontece depois da morte, no lugar das centenas de bilhões gastas todos os anos em tecnologias projetadas para produzir a morte: 99,9% dedicados à máquina da morte, 0.1% para à questão seguinte, ou então quanto? Parece-me razoável.

Citação de: APOD

Nossa, que viagem...

Pois é Vitor, não se trata de uma viagem mas de um pensamento último que vcs espiritistas recorrem quando tudo mais falha.

"A Ciência, propriamente dita, é, pois, como ciência, incompetente para se pronunciar na questão do Espiritismo: não tem que se ocupar com isso e qualquer que seja o seu julgamento, favorável ou não, nenhum peso poderá ter. O Espiritismo é o resultado de uma convicção pessoal, que os sábios, como indivíduos, podem adquirir, abstração feita da qualidade de sábios. Pretender deferir a questão à Ciência equivaleria a querer que a existência ou não da alma fosse decidida por uma assembléia de físicos ou de astrônomos. Com efeito, o Espiritismo está todo na existência da alma e no seu estado depois da morte. Ora, é soberanamente ilógico imaginar-se que um homem deva ser grande psicologista, porque é eminente matemático ou notável anatomista.."

fonte: Livro dos Espíritos

A mesma dificuldade, a mesma saida pela tangente
[ ]´s

Mas aí o que ele está falando é para um matemático não se pronunciar sobre Física, um biólogo não se pronunciar sobre Química, um químico não falar sobre História, ou seja, sobre assuntos que não entendem, que não dominam...vc discorda disso?

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #97 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 22:29:59 »
Eu queria entender O QUE motiva o Vitor a vir aqui apanh, digo, expor idéias pouco convincentes com argumentação de honestid, digo, credibilidade duvidosa.

O que adoro no Luis é o telhado de vidr, digo, o modo que ele me permite virar o jogo em cima dele :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #98 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 00:40:50 »
Como queira :)

Esse seu marketing repetitivo de blefes transparentes não me parece bom para encher barriga de ninguém, mas você é quem sabe das suas necessidades.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 13:34:22 »

Infelizmente, no mesmo que vc vive.

Desde quando artigos publicados no mainstream científico são "crendice"?

Olha quem fala! :)

Viajou legal...muda a tecla que toda essa baboseira religiosa já foi refutada... Aqui é um forum cetico, não é apropriado para voce expor suas crenças e religião como se fosse cientifico...

As "verdades" que só voce vê, pela força de sua imensa fé, não são evidencias só por que voce quer que sejam...
Se voce não tem nenhum argumento ou evidencia real, pois não apresentou um unico até agora (não vale aquela ladainha de tá no mainstrein, o nobel disse, etc) então sua pregação religiosa está muito fraca. mesmo que voce fosse carismatico e muito eloquente não é aquiu que voce conseguiria conversões......

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!