Autor Tópico: Os dois motivos que me levam a não ser ateu.  (Lida 35321 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Os dois motivos que me levam a não ser ateu.
« Resposta #200 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:32:44 »
A proposta do topico é dar oportunidade que sejam apresentados argumentos que corroborem sua adesão ao teismo.
Voce pode expressar sua opinião pessoal aqui, sem problemas...mas não dá pra usá-las como argumento.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #201 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:35:28 »

Não, a proposta inicial do tópico era simplesmente demonstrar porque não sou ateu.

Aconteceram tantas coisas nesse tópico que ele ficou totalmente desvirtuado...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #202 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:35:33 »
Porque eu deveria considerar mais as suas exp´licações de experiencias queas de um evangélico que diz que sentiu satanás entrar no corpo dele?

Porque a sua definição de "verdade" e "o que é "real" " deve ser levada mais em consideração do que um espírita?

Perceba que a mesma coisa que você diz, de que devemos sentir e ver para entender é o que um crente diz a respeito do espírito santo.

Você não deveria considerar nenhuma das minhas explicações, é por isso que eu não declaro as minhas experiências pessoais, eu procuro ver as coisas de forma mais impessoal e neutra possiveis. No mais, eu estou falando de coisas que estão presentes e podem ser verificadas aqui e agora por qualquer um. Não estou interpretando um fato e traduzindo de acordo com as minhas crenças, a auto-observação não depende de nada disso.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:36:31 »

Não, a proposta inicial do tópico era simplesmente demonstrar porque não sou ateu.

Aconteceram tantas coisas nesse tópico que ele ficou totalmente desvirtuado...

Foi mal....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #204 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:37:38 »

Que é isso, tranquilo :ok: . Não me importo com isso, continuem.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:38:12 »
Porque eu deveria considerar mais as suas exp´licações de experiencias queas de um evangélico que diz que sentiu satanás entrar no corpo dele?

Porque a sua definição de "verdade" e "o que é "real" " deve ser levada mais em consideração do que um espírita?

Perceba que a mesma coisa que você diz, de que devemos sentir e ver para entender é o que um crente diz a respeito do espírito santo.

Você não deveria considerar nenhuma das minhas explicações, é por isso que eu não declaro as minhas experiências pessoais, eu procuro ver as coisas de forma mais impessoal e neutra possiveis. No mais, eu estou falando de coisas que estão presentes e podem ser verificadas aqui e agora por qualquer um. Não estou interpretando um fato e traduzindo de acordo com as minhas crenças, a auto-observação não depende de nada disso.
Se voce não se baseia em experiencias pessoais, quais são os fatos?
O que está presente e pode ser verificado?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #206 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:45:35 »

"Em relação a uma forma vista com o olho, com à essa percepção surge esse pensamento." ou "Em relação a um som percebido pelo ouvido, surgiu essa sensação em mim", "Em relação a um objeto mental visto com a mente, o desejo e a cobiça por esse objeto surgiram em mim."
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #207 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:02:38 »

"Em relação a uma forma vista com o olho, com à essa percepção surge esse pensamento." ou "Em relação a um som percebido pelo ouvido, surgiu essa sensação em mim", "Em relação a um objeto mental visto com a mente, o desejo e a cobiça por esse objeto surgiram em mim."

E todos vão ver e ouvir a experimentar as mesmas coisas?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:05:58 »

Voce está falando de sensações e emoções do individuo. Não entendi, qual seria a evidencia?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #209 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:06:06 »

Não.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #210 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:09:21 »

Não.

Então é uma coisa real , mas que cada pessoa ve de uma meaneira diferente?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:11:35 »
Então... muito subjetivo, depende das ideias pré-concebidas do individuo, seu estado emocional, se está usando algum tipo de psicotropico ou não, etc....
Não tem nenhum fato? Evidencia? Temos que acreditar em sua interpretação?
Porque sua interpretação estaria mais correta que a de um muçulmano, um espirita ou budista que atingisse esse alegado auto-conhecimento?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #212 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:18:41 »
Então é uma coisa real , mas que cada pessoa ve de uma meaneira diferente?

Os fenomenos são diferentes porque as condições são diferentes, eu levei a vida assim e assado, agora quando eu olho o mundo eu o interpreto assim e assado, isso é uma interpretação, não é real, ser "teista" ou "ateu" não quer dizer absolutamente nada, assim como não quer dizer nada ser palmeirense ou corintiano, essas coisas em relação a verdadeira natureza das coisas são insignificantes.

Quando eu vejo alguma coisa, o objeto pode ser o mesmo, mas a reação é diferente em cada um, observar essas reações acontecendo sem interpretar é estar atento. O problema é que nós damos vazão a uma serie infinita de reações a todos os momentos da nossa vida, um pensamento leva a outro, uma sensação leva a um pensamento, um som leva a uma sensação que produz outra reação etc etc. Estamos falando aqui de estar conscientes desse "processo", não se trata de nenhum misticismo ou algo que está além, isso está presente AGORA, só que a maioria acha que compreender o processo é irrelevante e simplesmente são levados daqui pra lá sem nunca conseguir PARAR.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:25:21 »
A interpretação não é real...então o objeto interpretado tambem não o é?

Qual a verdadeira natureza das coisas?

Qual a ligação de se estar "conciente" dos processos mentais e a existencia de um alegado deus?

Para compreender um processo então não é necessaria nenhuma metodologia? Basta achar sua interpretação pessoal dele?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #214 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:33:07 »
A interpretação não é real...então o objeto interpretado tambem não o é?

Depende do que nós consideramos como "real", tudo o que nós percebemos é uma interpretação e essa interpretação é totalmente limitada pelos sentidos e pela mente. Pra mim a única coisa REAL é a TOTALIDADE.

Qual a verdadeira natureza das coisas?
Eu não sou o "iluminado" pra te responder isso, e mesmo que eu fosse não faria diferença, é o individuo que tem que ter a experiência direta disso e não ouvir a interpretação dos outros.

Qual a ligação de se estar "conciente" dos processos mentais e a existencia de um alegado deus?
Diretamente nenhuma, indiretamente fica claro que a palavra deus não quer dizer nada e as pessoas que falam a respeito disso são iludidas e ignorantes.

Para compreender um processo então não é necessaria nenhuma metodologia? Basta achar sua interpretação pessoal dele?

Não, não existe uma metodologia especifica, ou uma "receita de bolo", existe a observação e nessa observação há compreensão.

Ps: Essas são opniões minhas e também não devem ser levadas tão a serio, só estou expondo alguns pensamentos.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #215 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:43:10 »
groselha.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #216 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:46:12 »
groselha.

Aonde está a groselha exatamente?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:49:50 »
Ou seja...Nenhum fato, nenhuma evidencia... tudo relativo, tudo depende...Relativo a uma interpretação pessoal, depende da maneira de se ver. Esse argumento corrobora que tudo isso que voce descreveu é baseado em sua interpretação  pessoal e em nada é diferente de uma experiencia de auto-conhecimento do pagé, do cara dos cristais e etc...

Perguntas:
O que é essa totalidade? Descreva objetivamente, sem interpretações pessoais.

Voce afirma que seu auto-conhecimento é ineficaz para responder minha pergunta, ou seja, só serve para suas interpretações pessoais, ora, isso se aplica aos outros casos de alegado auto-conhecimento que eu já citei. Qual a diferença do seu auto-conhecimento para a do pagé e outros citados?

Se diretamente não há relação entre um alegado deus e a conciencia dos processos, qual é a ligação indireta?

Se existe apenas a observação e a compreenção, o que garante que se compreendeu corretamente?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #218 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:53:29 »
Bom, leia o que eu escrevi antes denovo, e denovo, porque pelo visto você não entendeu nada.

Depois dizem que eu sou chato, mas chato mesmo é discutir esse tipo de coisa aqui, nossa senhora ...
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:15:24 »
Bom, leia o que eu escrevi antes denovo, e denovo, porque pelo visto você não entendeu nada.

Depois dizem que eu sou chato, mas chato mesmo é discutir esse tipo de coisa aqui, nossa senhora ...

Desculpe, mas eu entendi sim, é uma interpretação pessoal e que se faz sentido para voce, não necessariamente tem que fazer sentido para outros.
Agora, se não existe um "elo comum" baseado em fatos, fica tudo na base da opinião pessoal!!

Tipo voce observar uma vaca e dizer que é um cavalo e eu que é um cachorro grande! Se pra mim é um cachorro grande, pois eu interpreto assim e não apresento nenhuma evidencia pra me suportar, só posso dizer que essa é a verdade pra mim, mas não para o cara que acha que a vaca é um cavalo!  E apesar de ser uma verdade pra mim, aquilo continua sendo uma vaca...

Voce apresentou seu alegado processo de auto-conhecimento como um motivo para não ser ateu...nessa base o mesmo processo de auto-conhecimento poderia justificar eu ser ateu, vai depender de minha interpretação, pois npo fundo é só isso, opinião pessoal...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #220 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:25:12 »
Desculpe, mas eu entendi sim, é uma interpretação pessoal e que se faz sentido para voce, não necessariamente tem que fazer sentido para outros.
Agora, se não existe um "elo comum" baseado em fatos, fica tudo na base da opinião pessoal!!

Tipo voce observar uma vaca e dizer que é um cavalo e eu que é um cachorro grande! Se pra mim é um cachorro grande, pois eu interpreto assim e não apresento nenhuma evidencia pra me suportar, só posso dizer que essa é a verdade pra mim, mas não para o cara que acha que a vaca é um cavalo!  E apesar de ser uma verdade pra mim, aquilo continua sendo uma vaca...

Voce apresentou seu alegado processo de auto-conhecimento como um motivo para não ser ateu...nessa base o mesmo processo de auto-conhecimento poderia justificar eu ser ateu, vai depender de minha interpretação, pois npo fundo é só isso, opinião pessoal...

Não cara, você não entendeu nada, isso eu vejo pelas respostas que você dá.

Pra mim esse negocio de se limitar a ver o mundinho de uma maneira estreita é horrivel, tudo bem tudo bem, é uma opnião pessoal, as coisas que eu exponho também são pessoais, bla bla bla. Nego fala aqui de pajés e de cristais mas nem base tem pra falar dessas coisas. Qual sua relação com isso mscontini? O que você sabe profundamente sobre cristais e sobre rituais xamanicos? Já foi pro meio da floresta ver o que os indios pensam? Como eles vivem? O que eles sentem quando estão em transe?

As pessoas aqui já estão prontas, tem uma resposta definitiva pra tudo e acham que a vida é isso, que a vida é lógica e cientifica e que tudo que foge do racional deve ser visto com aversão. Coitadinhos, vivem a vida inteira moldados pelos próprios condicionamentos e nem fazem idéia do que signifique realmente se libertar de tudo. Mas é isso ai, é tudo besteira, é groselha.

É por isso que eu digo que a maior mestra de todas é a morte, porque é só ela que ensina que todo esse condicionamento ridiculo em que os seres humanos estão imersos não passa de uma ilusão infantil.

Me retiro desse tópico.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:29:35 »

Não cara, você não entendeu nada, isso eu vejo pelas respostas que você dá.

Pra mim esse negocio de se limitar a ver o mundinho de uma maneira estreita é horrivel, tudo bem tudo bem, é uma opnião pessoal, as coisas que eu exponho também são pessoais, bla bla bla. Nego fala aqui de pajés e de cristais mas nem base tem pra falar dessas coisas. Qual sua relação com isso mscontini? O que você sabe profundamente sobre cristais e sobre rituais xamanicos? Já foi pro meio da floresta ver o que os indios pensam? Como eles vivem? O que eles sentem quando estão em transe?

As pessoas aqui já estão prontas, tem uma resposta definitiva pra tudo e acham que a vida é isso, que a vida é lógica e cientifica e que tudo que foge do racional deve ser visto com aversão. Coitadinhos, vivem a vida inteira moldados pelos próprios condicionamentos e nem fazem idéia do que signifique realmente se libertar de tudo. Mas é isso ai, é tudo besteira, é groselha.

É por isso que eu digo que a maior mestra de todas é a morte, porque é só ela que ensina que todo esse condicionamento ridiculo em que os seres humanos estão imersos não passa de uma ilusão infantil.

Me retiro desse tópico.

Abraços.
Ok, desculpe se te irritou eu não compartilhar de sua interpretação pessoal.

Mas não resisto, são tantas alegações sem embasamento!!!
Maior mestra é a morte?? Ela ensina o que? Depois de morto vai servir pra que esse suposto conhecimento se o individuo não mais vive para aproveitá-lo??

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #222 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:31:25 »
Novamente, groselha.

Nego toma uns ácidos, da uma viajada e diz que viu a verdade.......... (não que esse seja o caso do Maurício,nem sei se ele usa drogas), mas normalmente é esse o círculo de pesoas que vem com essa conversinha.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #223 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:34:15 »
Numa coisa tenho de dar razão ao Maurício Rubio: muita coisa é real e no entanto também subjetiva.

O que isso significa no contexto do argumento maior dele, não sei.  Eu não consigo acompanhá-lo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 05 de Setembro de 2008, 13:07:40 »
Numa coisa tenho de dar razão ao Maurício Rubio: muita coisa é real e no entanto também subjetiva.

O que isso significa no contexto do argumento maior dele, não sei.  Eu não consigo acompanhá-lo.

...voce tem razão....
Mas mesmo algo subjetivo deve ter algum "elo" em comum na interpretação de diferentes pessoas, não? Mesmo que essa coisa subjetiva seja interpretada de forma diferente para diferentes pessoas, ela deve ter efeitos consistentes entre ambas, ou não??

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!