Autor Tópico: Os dois motivos que me levam a não ser ateu.  (Lida 35320 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: Os dois motivos que me levam a não ser ateu.
« Resposta #175 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:10:40 »
Maurício, desculpe minha falta de percepção. Segue, no entanto:
Sim, considero que estamos matando nosso ego.Pense bem:se existisse um clone seu, com memórias ligeiramente diferentes,ele já não seria você.Quando alteramos ligeiramente nosso ego, destruímos uma parte pequena de nossa personalidade,assim não somos quem eramos a pouco tempo:somos técnicamente outro ego.

Certo, mas foi mais ou menos isso que eu quis dizer, só que na minha opnião vc não mata o ego no sentido de torna-lo inexistente, vc o transforma, e essa transformação acontece em relação ao condicionamento passado em contato com a experiência presente.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Prion

• Nível 10
  • *
« Resposta #176 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:14:42 »
Bem, e o que é uma transformação se não a inexistência do estado passado e o aparecimento do estado presente?
O motivo pelo qual não me preocupo tanto com a morte é que eu já morro todo dia.

[edit]
exemplo: cinzas são o estado atual de algo que já não é mais o que foi, por combustão
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 11:17:52 por Prion »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #177 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:19:52 »
Bem, e o que é uma transformação se não a inexistência do estado passado e o aparecimento do estado presente?
O motivo pelo qual não me preocupo tanto com a morte é que eu já morro todo dia.

Isso é a transformação, o passado não está morto, ele está presente, mas modificado pelas novas circunstâncias. Existem maneiras de dissolver completamente o ego, e ai não é algo que veio daquilo e se tornou isso, porque nessa ocasião, todo o condicionamento desapareceu e na minha opnião é só ai que reside a liberdade.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #178 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:25:58 »
Existem as formas que independem do observador, mas a BELEZA, por definição, depende dele. Se você fosse uma mosca, poderia achar a merda uma beleza e ficar extasiado em sua presença. Já não tenho mais paciência para argumentar com você, então paro por aqui...

A mosca não vê a Beleza porque está imersa na própria ignorância, as pessoas não vêem a Beleza, porque estão imersas da mesma maneira na própria ignorância. Em algum momento a vastidão do infinito, a ordem e a perfeita harmonia do universo deixam de existir porque não há alguem para contempla-la?

No mais, a mosca não fica extasiada com um monte de merda, isso não é uma coisa que ocorre.

A beleza é simplesmente uma forma de análise positiva de certa estrutura, normalmente relacionada a algum atributo que aumente as chances de sobrevivência e/ou reprodução (mesmo que no subconsciente, pois no ser humano há uma grande distorção cultural). Por quê gostamos de um céu estrelado e sem nuvens? Porque sabemos que não vai chover em breve. Por quê gostamos do verde? Promessa de alimento. Por quê achamos as mulheres bonitas? ...

A beleza sofre uma certa racionalização, e como o homem é um ser que procura sempre as relações causa-efeito, mesmo onde não existem, tende a torná-la uma explicação para a vida, ou mesmo um objetivo... Não julgo se isto é certo ou errado, apenas não é verdadeiro e não vale como argumento para nada.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Prion

• Nível 10
  • *
« Resposta #179 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:31:21 »
Existem as formas que independem do observador, mas a BELEZA, por definição, depende dele. Se você fosse uma mosca, poderia achar a merda uma beleza e ficar extasiado em sua presença. Já não tenho mais paciência para argumentar com você, então paro por aqui...

A mosca não vê a Beleza porque está imersa na própria ignorância, as pessoas não vêem a Beleza, porque estão imersas da mesma maneira na própria ignorância. Em algum momento a vastidão do infinito, a ordem e a perfeita harmonia do universo deixam de existir porque não há alguem para contempla-la?

No mais, a mosca não fica extasiada com um monte de merda, isso não é uma coisa que ocorre.

A beleza é simplesmente uma forma de análise positiva de certa estrutura, normalmente relacionada a algum atributo que aumente as chances de sobrevivência e/ou reprodução (mesmo que no subconsciente, pois no ser humano há uma grande distorção cultural). Por quê gostamos de um céu estrelado e sem nuvens? Porque sabemos que não vai chover em breve. Por quê gostamos do verde? Promessa de alimento. Por quê achamos as mulheres bonitas? ...

A beleza sofre uma certa racionalização, e como o homem é um ser que procura sempre as relações causa-efeito, mesmo onde não existem, tende a torná-la uma explicação para a vida, ou mesmo um objetivo... Não julgo se isto é certo ou errado, apenas não é verdadeiro e não vale como argumento para nada.
Concordo.
Sim, foi exatamente por isso que escolhi felicidade e natureza humana para comentar, entre outros assuntos aqui tratados.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #180 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:40:46 »
Os dois motivos que me levam a acreditar em lobisomens:

1 - Não consigo entender o funcionamento do elevador do meu prédio.

2 - Acho muito improvável o efeito estufa.

Offline Prion

• Nível 10
  • *
« Resposta #181 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:56:58 »
Os dois motivos que me levam a acreditar em lobisomens:

1 - Não consigo entender o funcionamento do elevador do meu prédio.

2 - Acho muito improvável o efeito estufa.

1: O funcionamento do seu elevador está intimamente relacionado a uma criatura denominade de mesmo.Repare:"Antes apertar o botão do elevador,verifique em que andar está o mesmo", ou "Não entre pelo vão do elevador sem verificar a posição do mesmo".Recomendo a comunidade "Eu tenho medo do mesmo", no orkut, para mais detalhes.
2-O efeito estufa existe,ele acontece devido à constante emissão de gases,principalmente metano,pelo seres que vivem na terra.É por isso que volta e meia sentimos cheiro de ovo com brócolis e feijoada estragada no ar.

Falando sério, desviou um pouco do assunto em?

Quanto ao último coment do maurício:
Considero que quando ocorre uma transformação, o estado passado deixa de existir, dando lugar ao estado presente, que nesse caso é uma versão ligeiramente modificada mas semelhante do ego no passado ,mas que não é, como foi definido acima, o estado passado
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 12:15:01 por Prion »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #182 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:00:55 »
Quanto ao último coment do maurício:
Considero que quando ocorre uma transformação, o estado passado deixa de existir, dando lugar ao estado presente, que nesse caso é uma versão ligeiramente modificada mas semelhante do ego no passado ,mas que não é, como foi definido acima, o estado passado

Que não é a mesma coisa que o passado é óbvio, mas o ego é o ego independente das crenças possa ter, quais opniões, quais experiencias, quais ideais, etc etc. Não estou falando de transformar o EGO para uma coisa ligeiramente diferente, estou falando em DISSOLVER POR COMPLETO todo e qualquer vestigio do ego, dissipa-lo completamente, ai então outra coisa se manifesta, não uma coisa que estava no passado e se transformou, mas uma coisa que esteve sempre presente, mas que não era visivel pela espessura da fumaça que a encobria.

Foi falado ali pelo Galthaar:

Em certo sentido isso é verdade, mas não é dessa beleza que eu estou falando. Além disso eu não gosto do céu estrelado e sem nuvens porque sei que não vai chover em breve, na verdade eu amo a chuva, e gosto do céu porque ele dá uma noção da pequenez do individuo diante da imensidão que é a realidade, assim como eu aprecio a beleza de uma montanha, de uma flor, da agua, da vida, isso se chama contemplação, não tem nada a ver com promessa de alimento.

O problema é que quando eu falo em BELEZA, ORDEM, IMENSIDÃO e HARMONIA do cosmos, eu não estou falando da definição, eu estou falando da coisa-em-si, que existe independente do observador percebe-la ou não.

Quando existe o silencio completo da mente, não existe mais nenhum eu, nenhum ego, não existe passado, nem futuro, não há mais nenhuma dualidade, e então só existe a eternidade, mas isso são só palavras =)
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 17:10:07 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Prion

• Nível 10
  • *
« Resposta #183 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:24:19 »
Bem, vou me ater a não comentar exortações poético-filosóficas.
Também não quero comentar beleza e harmonia, como expus em post anterior.
Assim, encerro por aqui.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 04 de Setembro de 2008, 21:39:08 »
Agora você entendeu porque disse que é inutil Prion
Saca só a resposta para a próxima pergunta:

Citação de: Mauricio
Que não é a mesma coisa que o passado é óbvio, mas o ego é o ego independente das crenças possa ter, quais opniões, quais experiencias, quais ideais, etc etc. Não estou falando de transformar o EGO para uma coisa ligeiramente diferente, estou falando em DISSOLVER POR COMPLETO todo e qualquer vestigio do ego, dissipa-lo completamente, ai então outra coisa se manifesta, não uma coisa que estava no passado e se transformou, mas uma coisa que esteve sempre presente, mas que não era visivel pela espessura da fumaça que a encobria.

Mauricio,

A fumaça é o que e cobria o que? Sem metáforas por favor.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #185 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:44:45 »
Mauricio,

A fumaça é o que e cobria o que? Sem metáforas por favor.

O Silêncio.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:24:20 »
E quando eu atinjo o silência eu vejo o que mesmo?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 05 de Setembro de 2008, 07:09:32 »
Quando existe o silencio completo da mente, não existe mais nenhum eu, nenhum ego, não existe passado, nem futuro, não há mais nenhuma dualidade, e então só existe a eternidade, mas isso são só palavras =)
Nesse momento, estamos mortos.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #188 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:39:12 »
E quando eu atinjo o silência eu vejo o que mesmo?

Cara, quantas vezes eu vou ter que repetir que VER não é olhar? Você pensa que eu estou falando de enchergar formas ou ter alucinações?

É tão chato discutir como você cara, é sempre a mesma ladainha, você projeta seus próprios condicionamentos em cima do que eu estou falando e a discussão não sai do lugar, se eu falo em metaforas é porque eu sei que as coisas tem que ser experimentadas diretamente para serem compreendidas, mas eu não me refiro a uma coisa especifica, me refiro a compreensão total do movimento da vida que só é possivel com uma observação e atenção plenas.

Em suma, é "ver as coisas como elas são" e não segundo nosso condicionamento, as coisas que nós pensamos e expressamos por palavras e ideias são interpretações da mente discriminativa, do intelecto e da razão. Quando eu digo que existe esse SILENCIO e que nele o ego e as interpretações estão ausentes é porque eu mesmo já pude comprovar que esse estado existe realmente, não porque eu acreditei em alguma coisa que disseram. Mas se para você isso parece inutil, tudo bem cara, é uma escolha sua, cada um é cada um, mas não fique dando uma de "o senhor da razão" querendo provas e argumentos e dizendo que eu não falo nada com nada, porque para você pode parecer isso, mas eu sei bem ao que eu me refiro.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 08:42:20 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:42:36 »
E como são as coisas como ela são?
E o que a você se refere?
E o que você VIU?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #190 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:43:27 »
E como são as coisas como ela são?
E o que a você se refere?
E o que você VIU?

Ai ai ...
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:46:56 »
Mas Mauricio, meu caro, há que se comunicar algo, não tem essa de ficar fazendo poesia, não afirmar nada, e achar que disse algo.
Fiz 3 perguntas simples, baseado em afirmações suas, deveria haver respostas simples.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #192 Online: 05 de Setembro de 2008, 09:33:02 »
Mas Mauricio, meu caro, há que se comunicar algo, não tem essa de ficar fazendo poesia, não afirmar nada, e achar que disse algo.
Fiz 3 perguntas simples, baseado em afirmações suas, deveria haver respostas simples.

Eu poderia tentar comunicar, mas eu sei que isso é idiotisse, se você não tem a experiência direta não tem como você compreender. Ainda mais falando em um forum com pessoas que eu mal conheço e que projetam todos os condicionamentos em cima de qualquer coisa que eu diga, ou seja é inutil.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #193 Online: 05 de Setembro de 2008, 09:43:31 »
Sem falar no Silencio e na dissipação do ego, podemos falar na atenção plena e no "ver as coisas como elas são" no momento presente. Estando completamente atento em todos os instantes, quando surge uma sensação voce está consciente de que "uma sensação surgiu", quando a sensação cessa você está consciente de que "a sensação cessou", ou "esse pensamento surgiu", ou quando eu vejo alguma forma com o olho e surge uma sensação em decorrencia da percepção, você está consciente que "uma sensação surgiu em decorrencia dessa percepção".

Isso é importante para que possamos estar totalmente conscios de nós mesmos, e para que possamos dissipar nossas delusões. Mas isso só pode ser feito quando você está "só" e desapegado em relação a si mesmo.

E isso é uma parte muitissimo pequena desse processo. Mas na minha opnião, é o começo.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 05 de Setembro de 2008, 09:57:36 »
Pelo que entendi, é uma experiencia pessoal, ou seja ocorre sem relação com o mundo fisico, pois se o tivesse poderia ser avaliado por seus efeitos.
Isso pode ser uma experiencia profunda para o individuo, mas é só isso. Não prova nada, não quer dizer absolutamnete nada para outras pessoas.
Por exemplo, os pagés entram em transe e tem tambem experiencias que pra ele são profundas e misticas de estar em contatos com seus deuses e outras divindades, podemos colocar na mesma categoria de experiencia pessoal...
Por experiencias do tipo muitos acreditam em deuses, criaturas misticas, energias misteriosas, cristais e alienigenas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #195 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:05:44 »
Por experiencias do tipo muitos acreditam em deuses, criaturas misticas, energias misteriosas, cristais e alienigenas.

Pois é, isso é verdade, mas também acho que é um erro jogar todas essas experiências no mesmo saco e dizer que não tem importancia alguma, existe uma coisa chamada discernimento que na minha opnião é importante não só em relação a esses assuntos, mas em todos os momentos da vida.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:14:46 »

Pois é, isso é verdade, mas também acho que é um erro jogar todas essas experiências no mesmo saco e dizer que não tem importancia alguma, existe uma coisa chamada discernimento que na minha opnião é importante não só em relação a esses assuntos, mas em todos os momentos da vida.
Desculpe, não estou menosprezando sua opinião. Eu não disse que sua experiencia não tem importancia nenhuma...eu disse que não tem importancia para mim, assim como a minha não deveria ter importancia para voce, pois são só isso, opiniões. A opinião do pagé é importante pra ele e pros que acreditam na mesma coisa que ele, isso é argumento para que eu acredite em curupira, cristais e et's?

Porque é um erro por essas coisas no mesmo saco??
Voce falou em dicernimento, para ser correto o discernimento tem que ser baseado em logica e fatos ou pode ser baseado em preceitos errados, todos as "realidades" acima tem em comum que não tem nenhuma prova de sua existencia, são baseadas em experiencias pessoais.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #197 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:22:27 »
Desculpe, não estou menosprezando sua opinião. Eu não disse que sua experiencia não tem importancia nenhuma...eu disse que não tem importancia para mim, assim como a minha não deveria ter importancia para voce, pois são só isso, opiniões. A opinião do pagé é importante pra ele e pros que acreditam na mesma coisa que ele, isso é argumento para que eu acredite em curupira, cristais e et's?

Voce falou em dicernimento, para ser correto o discernimento tem que ser baseado em logica e fatos ou pode ser baseado em preceitos errados, todos as "realidades" acima tem em comum que não tem nenhuma prova de sua existencia, são baseadas em experiencias pessoais.

Elas são baseadas em experiências pessoais porque são experiências "internas". São experiências que o próprio ser experimenta, o que não é diferente da utilização de nenhum dos sentidos, visto que todas as nossas experiências, mesmo as externas, na verdade são interpretações da própria mente.

Você disse que essas experiências não tem importancia para você, ok tudo bem, mas se você nunca experimentou tais coisas, como você pode dizer se são ou não importantes? Você já entrou em transe para ver como é realmente? Já silencio a mente a ponto do ego se dissolver completamente e viu o que acontece?

Em relação ao meu post anterior, como você pode dizer que essas coisas não são reais? Todos nos temos sensações, percepções, consciência, isso está presente e é um fato. Não estou falando de nenhum currupira nem em poder de cristais, estou falando de auto-conhecimento. É um erro pensar que todas as experiências internas devam ser desconsideradas como algumas pessoas insistem em fazer.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 10:28:13 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #198 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:30:18 »

Elas são baseadas em experiências pessoais porque são experiências "internas". São experiências que o próprio ser experimenta, o que não é diferente da utilização de nenhum dos sentidos, visto que todas as nossas experiências, mesmo as externas, na verdade são interpretações da própria mente.

Você disse que essas experiências não tem importancia para você, ok tudo bem, mas se você nunca experimentou tais coisas, como você pode dizer se são ou não importantes? Você já entrou em transe para ver como é realmente? Já silencio a mente a ponto do ego se dissolver completamente e viu o que acontece?

Em relação ao meu post anterior, como você pode dizer que essas coisas não são reais? Todos nos temos sensações, percepções, consciência, isso está presente e é um fato. Não estou falando de nenhum currupira nem em poder de cristais, estou falando de auto-conhecimento. É um erro pensar que todas as experiências internas devam ser desconsideradas como alguns pessoas insistem em fazer.

Porque eu deveria considerar mais as suas exp´licações de experiencias queas de um evangélico que diz que sentiu satanás entrar no corpo dele?

Porque a sua definição de "verdade" e "o que é "real" " deve ser levada mais em consideração do que um espírita?

Perceba que a mesma coisa que você diz, de que devemos sentir e ver para entender é o que um crente diz a respeito do espírito santo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:30:49 »

Em relação ao meu post anterior, como você pode dizer que essas coisas não são reais? Todos nos temos sensações, percepções, consciência, isso está presente e é um fato. Não estou falando de nenhum currupira nem em poder de cristais, estou falando de auto-conhecimento. É um erro pensar que todas as experiências internas devam ser desconsideradas como alguns pessoas insistem em fazer.
Tudo que voce descreveu é baseado em experiencias internas...opinião pessoal.
E porque o auto-conhecimento do pagé, do adepto do poder dos cristais e tantos outros é menos importante que o seu auto-conhecimento??
Que bom se voce atingiu algo que pra voce representa auto-conhecimento, mas assim tambem o pagé lá na amazonia conseguiu o dele, o carinha dos cristais tambem...
Voce tem algum fato, não uma opinião baseada em sensasões e emoções, que prove que seu auto-conhecimento é mais valido que o do pagé ou de qualquer outro?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!