Maurício,
A felicidade definitiva (ou pelo menos duradoura) realmente existe? Ou felicidade é algo que se sente quando se alcança algum objetivo?
Depende de o que chamamos de felicidade, mas é óbvio que se minha felicidade depende de uma condição, principalmente uma condição externa que está fora do meu controle, quando essa condição se alterar, a felicidade pode se transformar em sofrimento, isso é bastante comum, não?
Quando alcançamos um objetivo, conquistamos algo, fazemos algo que gostamos, sentimos prazer, e chamamos esse prazer de felicidade, mas essa é uma felicidade que também depende de condições para existir, é algo efemero e limitado.
Podemos conquistar o mundo, ter todas as coisas, experimentar os mais diversos tipos de prazer, mas a felicidade que se irá experimentar estará dentro de um certo limite, muitas vezes as pessoas veem algumas situações que experimentaram como o "dia mais feliz da minha vida", para uma mãe pode ser o nascimento do filho, para uma mulher pode ser o casamento, etc etc. Então imagine só, toda a felicidade que a pessoa poderia experimentar durante a vida, se limitou a um certo nível e depois voltou ao estado normal, e as pessoas muitas vezes passam o resto da vida sem experimentar felicidade maior, tamanho é o desperdicio com que conduzem as próprias vidas. Além disso os conflitos continuam existentes após a experiência de felicidade condicionada, os problemas surgem, o desespero, a preocupação em não perder aquilo que foi conquistado, a preocupação em conseguir aquilo que ainda não conquistamos, etc etc etc.
Isso é o que chamamos de felicidade, mas será que isso é a FELICIDADE?
Suponha que você harmonize a humanidade inteira e consiga igualar tudo e todos em termos materiais. Haverá alguma chance desta estabilidade se manter? NÃO. E sabe por quê? Porque no fundo, o ser humano não quer ser igual (não quando pode estar por cima). O aumento de potência é o objetivo principal e a felicidade é apenas um marcador que diz ao ser quando ele o consegue.
Claro, é impossivel existir uma estabilidade externa enquanto existir instabilidade interna, isso é muito claro, além disso, eu não estou propondo que todos sejam iguais, isso seria horrivel, além de ser algo que está longe da realidade das coisas. Somos diferentes, mas não sabemos lidar com as diferenças, não queremos ser quem somos, queremos ser "alguem", queremos ser "felizes", queremos ser "melhores", e lutamos a vida inteira atrás de ilusões tolas, de imagens, de fugas, e depois morremos, e todo o conflito, todo o esforço, toda a luta, todo o sofrimento, serviu para que?
Eu não acho que exista um caminho como "o budismo", "o cristianismo", "o hinduismo". Isso são apenas nomes, são nomes que criam separação. Eu sou budista e você é hinduista, portanto somos diferentes. Eu sou assim, eu não sou assim, eu sou isso, não aquilo, isso é meu, tudo isso está apenas na mente, é a mente que cria a separação. Existe uma enorme diferença entre seguir uma doutrina, e VER AS COISAS POR SI MESMO, não depender de absolutamente ninguem, mas observar as coisas como elas são por si próprio, investigar a realidade e ter uma consciência do mundo mais abrangente, isso não está vinculado a nenhuma doutrina especifica.
Mesmo entre os budistas, existem os theravadins, os mahayanas, os isso, os aquilo, os catolicos apostolicos romanos, os evangélicos, os comunistas, os petistas, os palmeirenses, você vê? Essa é uma das fontes do conflito. Não se trata de ser isso ou aquilo, se trata de dissipar completamente a ignorância, e ai então surge naturalmente a ação correta, sem esforço, sem conflito, e quando não existe conflito, quando não existe sofrimento, é ai que se encontra a fonte da verdadeira Felicidade, e essa, não depende de nenhuma circunstância especial, e por isso não está sujeita aos limites e as mudanças que estão presentes em todos os fenomenos do mundo.