(Daniboy)
O "motivo racional" de realizar um desejo?
Belíssima pergunta!
Faço outra...
Há racionalidade (ordem, estrutura, leis, regras) no desejo!? Se há, devo considerar o desejo (ele pode acertar) um possível erro de pensamento, pois o desejo não pode ser algo diferente de um motivo racional. Na racionalidade sempre há motivos racionais e nada pode fugir disso (é imperativa). (Desejo = “irracionalidade”. Tenho sem planejar e pensar. Ex: quero um vídeo-game sem nem mesmo pensar se é o melhor para mim) (Fui meio confuso aqui!!!!!)
Se tudo que acontece e existe é racional (tem sua razão de ser), então o desejo também deve ter suas razões. Mas há um problema... de certa forma... as razões HUMANAS (um ser que não alcança a perfeição) que são "MAIS RACIONAIS" (devido à limitada capacidade humana de pensar) que outras.
Ex: Tenho um desejo de comer (que foi útil aos meus descendentes) que entra em conflito com meu desejo de estar magro e me sentir "em forma" (exigência da vida atual).
(Assim... visamos uma “RAZÃO SUPREMA”. Mas não chegamos a ela. E isso cria razões que são mais racionais que outras. Que nascem e morre com “”a mudança””: o tempo.)
Se não há razões... tudo se torna ainda mais difícil! Entramos no Reino do Caos e nele não há certo ou errado e tudo é potencialmente possível. E como poderia usar a razão (minha linguagem) para descrever e entender aquilo que é caótico!?
Obs: Espero não ter sido confuso... eu nem pretendia responder a sua pergunta agora!
Aos outros.. perdão...
Tempo Limitado!!! Fico devendo uma resposta depois...
Obrigado pelas respostas!!! (adoro uma resposta!
Sou carente por natureza. Críticas duras são muito bem-vindas tb)
Felicidade para todos!
(Sim... tentei revisar... nem sei mais do que estou falando.. hehehe... Talvez mudo o ponto vista depois) fui....