Autor Tópico: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?  (Lida 22582 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?
« Resposta #150 Online: 20 de Julho de 2008, 10:32:17 »
Opa, desta vez até que o United Colours of Orelix saiu bonitinho. Ficou parecendo bandeira de país africano, estamos evoluindo  :ok:

Bom, querer que além de bonito o post ficasse sensato já seria demais:
Citação de: Orelix
Ora amigo, então, se a pessoa morrer, já que a vida é fruto do cérebro (matéria), então basta trocar de cérebor para ela voltar a viver?
Não, não se faz transplante de cérebro assim como, há menos de 50 anos, não se fazia transplante de coração. O que nunca colocou em xeque o fato de que a função de bombear o sangue nos animais fosse do coração. Ou seja: o que você acaba de dizer (prepare-se para a novidade) não faz o menor sentido!

e se a vida fosse um simples fruto do cérebro,
Eu não estou acompanhando o tópico. Pra falar a verdade nem gostei muito da proposta inicial... mas alguém aí atrás falou em algum momento que a vida existe por causa do cérebro  :susto: ? Quem disse isso deve mesmo ser uma besta quadrada, nisto o Orelix está coberto de razão :ok:

A vida não está localizada em uma parte física de nosso corpo
Certo de novo, Orelix: está em todas... em conjunto...

A alma é aquilo que nos faz pensar, agir, sentir...A alma existe porque sentimos.
Os sentimentos não são coisas do corpo físico. Os sentimentos estão na alma. A alma é sua consciência. A alma abrange o intelecto e as emoções do ser humano. Todo o nosso conhecimento está na alma. Sem alma não seríamos nada, apenas um corpo sem nenhum propósito.
Duendes não nascem do pé, duendes não brotam do chão... ::)

Desculpem-me por jogar banana para o troll, mas se não fisesse eu ia morrer de desejo :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?
« Resposta #151 Online: 20 de Julho de 2008, 18:00:00 »
Pelo que me lembro, ninguém sugeriu que a vida dependesse unicamente do cérebro durante todo o tópico, como se cérebros fossem um tipo de bateria de "energia vital" ou algo assim. Mas não posso me assegurar pelos posts do Adriano.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem céreb
« Resposta #152 Online: 20 de Julho de 2008, 18:42:33 »

Citação de: Buckaroo
Pelo que me lembro, ninguém sugeriu que a vida dependesse unicamente do cérebro durante todo o tópico, como se cérebros fossem um tipo de bateria de "energia vital" ou algo assim. Mas não posso me assegurar pelos posts do Adriano.
Relaxa Buckaroo, era só pra ser irônico. Eu espero realmente que ninguém além do Orelix tenha cogitado isto por aqui  ::)

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #153 Online: 20 de Julho de 2008, 22:10:02 »
cérebro... corpo... vida... só é vida porque pensamos partindo do ponto que tem que ser orgânico, a mente deve estar muito acima dum pedaço de carne, da mesma maneira que não deve estar dentro de um emaranhado de conexões de neurônios...
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #154 Online: 20 de Julho de 2008, 23:22:15 »
?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #156 Online: 21 de Julho de 2008, 14:50:19 »
O cara tá querendo dizer que há um homem incorpóreo, que pensa, decide e age e coisa e tal. Pelo que entendi, ele acha que o corpo é apenas um veículo para o espírito (esse ser incorpóreo). Ele deve ser espírita. No meio evangélico há uma corrente que pensa assim tb, em oposição a outra que acha que que o homem é só corpo e sem o corpo não há consciência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem céreb
« Resposta #157 Online: 22 de Julho de 2008, 07:52:28 »
É verdade, famado, agora reli e entendi isso também. Acho.  :stunned:

Muito obrigado pela tradução simultânea.  :D

Para ele vale a pergunta do tópico.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #158 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 22:52:55 »

Esse é um exemplo típico de mente sem substrato imaterial, que volita e atravessa até paredes.

Além de tudo isso ainda é um amiguinho caramada.  ::)

:biglol:

E já que estamos na área de crenças mesmo, vou revelar a minha, que é de ter um grande amigo filósofo, o maior do século XX, sempre em contato comigo. E claro, ele como fantasma, sendo um grande camarada para comigo  :lol:
Caramba, nessa época estava muito louco :what: :crazy:

Eu acreditava que estava em contato com o Popper através da "técnica" da pangrafia. Assim ele postava no fórum através de mim.  :histeria:

Cômico e trágico.  :vergonha:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 23:31:07 »

Esse é um exemplo típico de mente sem substrato imaterial, que volita e atravessa até paredes.

Além de tudo isso ainda é um amiguinho caramada.  ::)

E já que estamos na área de crenças mesmo, vou revelar a minha, que é de ter um grande amigo filósofo, o maior do século XX, sempre em contato comigo. E claro, ele como fantasma, sendo um grande camarada para comigo  :lol:

Eu acreditava que estava em contato com o Popper através da "técnica" da pangrafia. Assim ele postava no fórum através de mim.  :histeria:

Cômico e trágico.  :vergonha:

Você quer dizer que fazia o registro consciencial avançado produzido pela vivência paraperceptiva multidimensional de vários fenômenos parapsíquicos simultaneamente e não contou nada prá ninguém na época? Sacanagem da sua parte... :olheira:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #160 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 01:05:50 »

Além de tudo isso ainda é um amiguinho caramada.  ::)

E já que estamos na área de crenças mesmo, vou revelar a minha, que é de ter um grande amigo filósofo, o maior do século XX, sempre em contato comigo. E claro, ele como fantasma, sendo um grande camarada para comigo  :lol:

Eu acreditava que estava em contato com o Popper através da "técnica" da pangrafia. Assim ele postava no fórum através de mim.  :histeria:

Cômico e trágico.  :vergonha:

Você quer dizer que fazia o registro consciencial avançado produzido pela vivência paraperceptiva multidimensional de vários fenômenos parapsíquicos simultaneamente e não contou nada prá ninguém na época? Sacanagem da sua parte... :olheira:
Eu até tentei mas daí que descobri melhor as hierarquias das organizações conscienciais e suas influências na deteminação do que era realmente fenômeno válido ou não.  <_<

Situação semelhante aconteceu comigo em algumas religiões...  Teve uma época em que eu fui na universal com toda a fé possível e crente de que estava com deus e num alto patamar de espiritualidade através do seguimento da doutrina e veio um moleque de lá tirar o demônio de mim, eu até ri na hora, o cara assoprava e mandava o demônio sair desse corpo. Sorte que essa fase foi muito rápida.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #161 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 02:15:52 »
Essa do Popper eu achei engraçada...

Aqueles debates com o DDV, então era DDV x Popper?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 02:42:29 »
Está sim. É meio como uma pessoa que perde as mãos e consegue aprender se virar só com os pés, como acontece com diversas pessoas, só que numa versão mais "caixa preta". Não quer dizer que na verdade os braços não sirvam para nada, ou que o corpo não esteja em 100% do corpo, apenas que é possível aprender a se virar com o que se tem, seja de cérebro, ou de corpo.

São coisas diferentes. A criança só tem 50% mais tem 100% DE TUDO QUE TINHA quando tinha 100% do cerebro.
Como pode isso? O cerebro não é mapeado por funções?
E agora?

Não conheço o caso, mas não é tão simples afirmar que a criança tenha 100% de tudo que tinha antes, pois não se tem a criança na versão com 100% do cérebro para comparar. Quem fez as "medidas" disso, e qual foi o método?

De qualquer forma, como já foi mencionado, se não me engano nesse fórum mesmo, há também a possibilidade do cérebro ter se desenvolvido priveligiando o hemisfério que não foi removido, desde antes da remoção, talvez devido à condição que motivou a remoção impedir o aproveitamento pleno do hemisfério afetado. Mas não é apenas isso que possibilitaria que algo mais próximo de "100%" se mantivesse, principalmente nos casos de crianças.

Ouvi recentemente que meninas que sofrem remoção de um dos hemisférios cerebrais se recuperam/desenvolvem melhor do que meninos por alguma razão. Talvez tenham hemisférios menos "especializados" (nem os dos homens são totalmente especializados); lembro que são mais conexos, menos "isolados", e também de vez em quando homens e mulheres fazem as mesmas coisas com áreas diferentes do cérebro.

Não que isso seja necessário para descartar qualquer suposto suporte à conclusão lógica videomakeriana de que se 50% a menos não parece fazer falta, então se poderia remover 100% que daria na mesma.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #163 Online: 04 de Março de 2010, 13:44:29 »
Se mentes podem existir independentemente de cérebro, porque existem cérebros? Para fazer lobotomia e tomar eletrochoque!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #164 Online: 04 de Março de 2010, 13:49:13 »
Não adianta buscarmos sentido para explicar a natureza. Se mentes existissem separados dos cérebros seria um fato que teriamos que aceitar. Mesmo que fosse dura a realidade e não fizesse sentido algum.

(Puts, agora eu fui verificacionista no último  :lol:)

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #165 Online: 08 de Março de 2010, 10:55:19 »
Para o espiritismo o cérebro existe para limitar a capacidade do espírito, ou seja, os espíritos são sinistrões no mundo espiritual mas quando encarnados ficam limitados pela matéria. A medida que os espíritos vão evoluíndo eles vão reencarnado em corpos menos densos, mais etéreis que limitam menos a capacidade intelectual do espírito.

No final das contas, esses espíritos fodões conversam com kardec e falam as mesmas boçalidades  que kardec pensava.
vai entender entender essa gente...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #166 Online: 08 de Março de 2010, 16:57:26 »
Adriano

já que estamos na área de crenças mesmo, vou revelar a minha, que é de ter um grande amigo filósofo, o maior do século XX, sempre em contato comigo. E claro, ele como fantasma, sendo um grande camarada para comigo 

........................................................... ............................

Bom, e vc se anima a responder a sério a pergunta ? Se a santa consciência, moto-perpétuo da máquina biológica, imaterial mas que interfere no material, existe havendo ou não um cérebro, por que ainda há cérebros ?

........................................................... ...............................

Então tá, mas não ria...

Os cérebros servem para dinamizar o desenvolvimento das consciências, sendo na existência biológica (cerebral) mais fácil o desenvolvimento mental. E digo isso por considerar que a espécie humana evoluiu no decorrer do tempo.

Acho isso uma resposta muito razoável. :ok:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #167 Online: 08 de Março de 2010, 17:15:39 »
VideoMaker

-----------

Excelente pergunta. :ok:

VideoMaker, um radio utiliza uma caracterísitca do meio físico de transmissão de ondas, cada um em certa frequência. Essas ondas electromagnéticas existem porque o universo existe dessa forma. E são detectáveis, num mundo físico, E não há um por quê.

Mas a pergunta do tópico seria: se o espirito já estava aí , para que ele precisava que houvesse um cérebro para manifestá-lo no mundo material ?

........................................................... ............................

Porque o mundo material requer este instrumento para que o espirito se manifeste.
Vc esta entrando em uma questão de mérito.

Animistas doutra freguesia, dariam uma resposta muito diferente da sua.

Seria como perguntar porque deus então criou um mundo material pra que o espirito possa exercitar?

Supõe que essa pergunta não deve ser feita? Parece-lhe que ele não responderia?  

Teriamos que entrar na intimidade do planejamento da criação. E como isso NÃO É POSSIVEL.Ficamos com o que temos.

Volto a dizer-lhe que profetas doutra freguesia, tem uma opinião diferente da sua.

Um mensageiro de "deus" bastante recente, escreveu em "conversas e amizade com "deus", que ele não se importa nada de responder a perguntas desse tipo. O nome desse mensageiro é: Neale Donald Walsch e é de nacionalidade norte-americana.  

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 08 de Março de 2010, 17:16:13 »
Alguém aqui pode citar um exemplo de um caso comprovado de uma mente que exista independentemente de um cérebro?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #169 Online: 08 de Março de 2010, 17:27:33 »
Buckaroo Banzai

Apesar de não ter lugar na comunidade cientifica, as ideias de Reich sobrevivem entre um grupo de devotos liderados pelo Dr. James DeMeo do The Orgone Biophysical Research Laboratory, Inc., localizado em Ashland, Oregon. DeMeo continua a defender Reich e a orgonomia. Reich viu-se como um génio perseguido e os seus criticos como palhaços e loucos. DeMeo concorda. Ambos esquecem o aviso de Carl Sagan: riram-se de Galileu mas tambem se riram de Bozo o Palhaço.

:ok: :arrow: :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #170 Online: 08 de Março de 2010, 17:32:23 »
Buckaroo Banzai

...

A mesma argumentação poderia ser feita em favor de uma "alma" para computadores, por exemplo. Que na verdade todos os circuitos que os engenheiros inventam são na verdade antenas para captar um processamento que vém do além, que não ocorre de verdade no que se "imagina" serem os processadores.

Sim a alma dos utilizadores. :arrow: :idea:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 08 de Março de 2010, 17:33:41 »
Para o espiritismo o cérebro existe para limitar a capacidade do espírito, ou seja, os espíritos são sinistrões no mundo espiritual mas quando encarnados ficam limitados pela matéria. A medida que os espíritos vão evoluíndo eles vão reencarnado em corpos menos densos, mais etéreis que limitam menos a capacidade intelectual do espírito.

No final das contas, esses espíritos fodões conversam com kardec e falam as mesmas boçalidades  que kardec pensava.
vai entender entender essa gente...

O curioso é que parece decorrer o contrário do esperado de lesões cerebrais.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #172 Online: 08 de Março de 2010, 18:00:32 »
West

Não conheco ninguém que goste de sofrer, a menos que seja masoquista.

Logo, podemos concluir o seguinte: ou (1) deus não existe, ou seja, ele não é onipotente, onisciente, onipresente; e em consequência, não existem mentes sem cérebros (espiritos também não existem), nos moldes da fé teísta;

:|

ou (2) Deus pode existir e, em consequência,  também podem existir mentes sem cérebros, nos moldes da fé teísta; mas esse deus, se existeir, é tremendamente mal e injusto, tendo-se por base nossos padões de bondade e justiça.

:( :arrow: Pura e simplesmente horrível. :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #173 Online: 08 de Março de 2010, 18:04:42 »
Adriano

Associar o teísmo com a existência de uma alma ou espírito é fazer um espantalho da mesma, já que o conceito de deus não tem sustentabilidade lógica alguma. Claro que o tópico também demonstra a não aceitação lógica de uma consciência extrabiológica, extracorpórea. Mas não vamos confundir alhos com bugalhos.

Eu pergunto-lhe: Qual é a sua concepção de "deus"?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #174 Online: 08 de Março de 2010, 21:08:17 »
Buckaroo Banzai

Ou seja, o corpo anula as capacidades do fantasma.

Queria saber como supõem que teria se dado a evolução dessa "simbiose" de fantasma "imaterial" e corpo biológico material, segundo os que aceitam a evolução biológica defendida pela ciência. Qual seria a vantagem reprodutiva em se ter cérebros que reduzissem as capacidades de um sistema sensorial-cognitivo hiper-avançado, ao mesmo tempo em que gradualmente evoluiram contrapartes materialistas frágeis e inferiores, para as mesmas funções executadas pelo fantasma com perfeição?

Ou será que essa "redução" não existe, o bloqueio das capacidades do fantasma seria na verdade uma necessidade mecânica da conexão dos fantasmas com o mundo material, ou seja, não haveria possibilidade física (ou talvez "afísica") para que fantasmas se conectassem a corpos materiais e ao mesmo tempo usufruissem de todas suas capacidades sensoriais e cognitivas de quando estão desencarnados? (acho que novamente é algo que conflita com a idéia de poltergeists, ectoplasma e "fenômenos físicos")

Talvez, do ponto de vista biológico os organismos tivessem alguma vantagem em de alguma forma criar receptáculos que capturassem os fantasmas; talvez eles confiram a eles capacidades que os sistemas meramente materiais não pudessem ter sozinhos, e que lhes seriam, do ponto de vista materialistas, vantajosas, mesmo que fossem uma redução extrema das capacidades dos fantasmas desencarnados.

Assim, a vida animal seria essencialmente uma forma de "parasitismo" da vida/material aos seres espirituais/imateriais, só que o explorado não é o "hospedeiro" (vida animal), mas o "hóspede". De alguma forma foi vantajosa às máquinas reprodutivas biológicas a evolução/"invenção" de sistemas materiais capazes de conter seres imateriais que de outra forma são praticamente deuses - "viajam" mais rápido que a luz, são teoricamente indestrutíveis, e não possíveis de se conter por qualquer outra coisa além de um cérebro vivo, podem atravessar paredes de chumbo, ou até planetas inteiros.

Por que haveria, então, a necessidade espiritual da vida material? Para a vida o espírito seria útil, mas para o espírito a vida não serve de nada, apenas lhes restringe. As almas acabaram sendo vítimas da evolução dos seres vivos e de repente se viram "presas" nessa situação em que alguns fantasmas valorizam esse período em que são parasitados pela biologia - talvez até uma adaptação dos parasitas biológicos. Alguns fantasmas foram "capturados" nesse ciclo de parasitismo que lhes é nocivo, e se vêem apegados a ele, pelas experiências proporcionadas pelos parasitas. A vida, e a reencarnação é um vício espiritual, glamurizado pelos espíritos viciados, que inventaram a necessidade de reencarnar, e as doutrinas reencarnacionistas seguidas pelos espíritos. Interessante.

Caríssimo - o seu questionamento - é muitíssimo pertinente e interessante. :ok: Em termos espiritualistas da minha freguesia, afianço-lhe o seguinte: A palavra “deus”, é apenas o designativo, com que se nomeia o “homo-sapiens” ideal.

Quando se trata de realismo absoluto, aceito o que terá dito Espinosa: Só existe “deus”, em termos de consciência metafísica e corpo físico. A Natureza é una.

O Espírito absoluto, pode ser “omnisciente” ou não. Só ele é que sabe de si próprio. Mas as características naturais de omnipotência e omnipresença, são um facto. Na medida, em que o que se chama de realidade física, é a sua total objectivação.

Por alguma razão existe algo em vez de nada.

Pode-se comparar o estado espiritual, como o equivalente de espaço, ou vácuo.

Assim como temos os estados físicos, “sólido, líquido, gasoso, o plasma, etc, a luz”… E se fossemos mais além, seria o estado mais absoluto da substância real. O Eu auto-consciente, como algo absolutamente existente.

A matéria, é portanto um estado de espírito. Ou seja: o espírito, é o estado ideal da matéria. Portanto, não há propriamente dualidade. É como uma concertina, que se expande e contrai. Ou como um coração que pulsa em contracção e dilatação.

Ou até como um "big-bang e um big crunch".

Em antepenúltima instância, o espírito como divindade perfeita, é o estado em que a natureza material é consciente, ou “deus”.

Etc.. É mais ou menos assim, que actualmente eu compreendo o realismo fantástico, ou “metafísico”.  

« Última modificação: 09 de Março de 2010, 18:35:19 por lusitano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!