Buckaroo BanzaiAs idéias de Bohm de um "universo holográfico" também são algo que é meio próximo do solipsismo em termos de verificabilidade... sem falar que geralmente quando os "evangelistas" da idéia falam sobre o assunto, parecem se esquecer que hologramas são projeções de objetos reais, sugerindo coisas do estilo "what the bleep do we know", onde os nossos pensamentos influenciariam a realidade ou que poderíamos ter conhecimento praticamente infinto porque em cada pequena parte do universo haveria informação sobre o todo. Mas isso não faz mais sentido do que tirar uma foto de um canto qualquer do espaço e achar que se tirou uma foto do universo inteiro.
«Teria dito um indivíduo humano, chamado Vacherot: «O real conhece-se; o ideal concebe-se. Portanto, se suprimir-mos o Homem, “deus” deixa de existir... Porque não havendo Humanidade, não haverá consciência, nem pensamento auto-perceptivos. Desse modo o ser desaparece.»
Para mim um universo holográfico faz um certo sentido. A partir que a física quântica, sugere que a matéria é luz amassada, torna-se plausível. Os fotons são hologramas fundamentais, que podem construir qualquer estrutura seja ela qual for.
Viva ou não, como por exemplo as células nervosas do nosso cérebro.
Os fotons são o constuinte básico dos átomos e de toda a matéria existente no universo. Portanto das estrelas e das galáxias.
Agora pergunto, se os fotons em si próprios são neutrinos, ou algo desse estilo,
que espécie de substância natural são? São imateriais, ou anti-materiais
Segundo os especialistas: 1. Neutrino
Em 1 segundo, mais de 120 bilhões de partículas minúsculas e quase sem massa terão atravessado seus olhos a uma velocidade próxima a 300 mil quilômetros por segundo. E, até o final desta reportagem, cerca de 10 milhões delas serão criadas dentro de você. Sabe qual o efeito de toda essa atividade? Praticamente nenhum. Isso porque o neutrino, a forma de matéria mais leve que existe, interage tão pouco com as outras coisas que é chamado de partícula fantasma. Ele surge dentro do núcleo atômico, quando um próton se transforma em nêutron (ou vice-versa). Isso acontece nos átomos de hidrogênio do Sol. E dentro de você também. Certos átomos de potássio que formam seu corpo estão emitindo neutrinos agora mesmo. Mas ele não vem do nada, claro: é que sempre sobra alguma energia quando essas transformações acontecem. Essa força, segundo Einstein, se converte em massa, e o processo dá origem, entre outras coisas, a um novo e levíssimo neutrino. Mas nem todos os elementos que formam o Universo são tão fantasmagóricos e anti-sociais. Um deles, pelo contrário, é bem interativo. O nosso número 2.