Autor Tópico: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?  (Lida 22581 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?
« Resposta #125 Online: 15 de Julho de 2008, 14:37:14 »
Phineas Gage! Phineas Gage! Phineas Gage! :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?
« Resposta #126 Online: 15 de Julho de 2008, 20:47:20 »
Está sim. É meio como uma pessoa que perde as mãos e consegue aprender se virar só com os pés, como acontece com diversas pessoas, só que numa versão mais "caixa preta". Não quer dizer que na verdade os braços não sirvam para nada, ou que o corpo não esteja em 100% do corpo, apenas que é possível aprender a se virar com o que se tem, seja de cérebro, ou de corpo.

São coisas diferentes. A criança só tem 50% mais tem 100% DE TUDO QUE TINHA quando tinha 100% do cerebro.
Como pode isso? O cerebro não é mapeado por funções?
E agora?

Não conheço o caso, mas não é tão simples afirmar que a criança tenha 100% de tudo que tinha antes, pois não se tem a criança na versão com 100% do cérebro para comparar. Quem fez as "medidas" disso, e qual foi o método?

De qualquer forma, como já foi mencionado, se não me engano nesse fórum mesmo, há também a possibilidade do cérebro ter se desenvolvido priveligiando o hemisfério que não foi removido, desde antes da remoção, talvez devido à condição que motivou a remoção impedir o aproveitamento pleno do hemisfério afetado. Mas não é apenas isso que possibilitaria que algo mais próximo de "100%" se mantivesse, principalmente nos casos de crianças.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 15 de Julho de 2008, 21:00:37 »
Eu não conheço muito dessa coisa de teoria "holonômica" do funcionamento do cérebro, mas é uma daquelas coisas que, justamente por não ser muito acessível, é distorcida por esotéricos para conclusões mais exóticas, com o agravante das pessoas envolvidas na concepção dessas idéias também serem meio tendentes a um certo esoterismo (ironicamente o Bohm tem uma das interpretações da MQ que, apesar de aparentemente falhas, seria uma das mais "pé no chão", no sentido "newtonióide" do termo).

Por exemplo, basicamente a idéia é que o cérebro armazenasse e processasse dados de forma mais distribuída, como alguns tipos de "memória holográfica" que estão desenvolvendo como alternativa às formas convencionais. Não tem nada a ver, como já vi sugerirem, que "o cérebro é um holograma" (pode se encontrar textos do próprio Pribram falando que isso é um engano), ou que o conteúdo cerebral não precisa do cérebro como suporte, e etc.

As idéias de Bohm de um "universo holográfico" também são algo que é meio próximo do solipsismo em termos de verificabilidade... sem falar que geralmente quando os "evangelistas" da idéia falam sobre o assunto, parecem se esquecer que hologramas são projeções de objetos reais, sugerindo coisas do estilo "what the bleep do we know", onde os nossos pensamentos influenciariam a realidade ou que poderíamos ter conhecimento praticamente infinto porque em cada pequena parte do universo haveria informação sobre o todo. Mas isso não faz mais sentido do que tirar uma foto de um canto qualquer do espaço e achar que se tirou uma foto do universo inteiro.

E tudo isso praticamente nem toca de leve no tópico, no que eu posso perceber.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem céreb
« Resposta #128 Online: 15 de Julho de 2008, 22:21:58 »

Metatron, certeza para um cético é outro esquema.

Eu tive sentimentos que me davam a certeza de me projetar, conversar com espíritos e outras, mas como busquei evidências e não as encontrei, então não posso falar em certeza, porque certeza não é o que eu gostaria que fosse verdade, existe um conjunto de critérios para falarmos em certeza.

Você encontrou evidências?

As evidências físicas que os céticos tanto gostam, não.

Mas o que me dá a certeza são certos princípios que servem de base ao meu raciocínio (premissas), tais como a existência espiritual e a reencarnação. Apesar de saber que estas premissas não servem aos céticos, para mim são suficientes e dispensam evidências físicas.

Metatron, o que vc falou e depois o famado corroborou é exatamente o que está aqui:

Nosso cérebro não vê um fato. Nosso cérebro apenas interpreta uma ocorrência mediante às nossas crenças, conhecimento, experiências, preconceitos e etc..

No meu caso, quando acontecia alguma experiência, era visível que buscava interpretar aquilo mediante à minha crença (então espírita). Sem a minha crença, iria interpretar o ocorrido de uma maneira completamente distinta.

O que vc tem em mente, é fator gerador da sua interpretação do que está acontecendo, tanto quanto o próprio fato.

Então, para voltar aos casos dos crentes, não é o fenômeno que cria a evidência de deus, mas sim a crença de deus que gera o fenômeno (digamos ocorrência mais interpretação). Isto é realmente muito simples, e muito poderoso

Acontecimentos parecidos iriam gerar interpretações bem distintas para Vc e o Famado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #129 Online: 16 de Julho de 2008, 08:58:14 »
Agnóstico, como explicar então o fato de muitas pessoas procurarem o Espiritismo devido à ocorrência de certos fenômenos espirituais para elas desconhecidos?

Se fosse como você postou, isto não aconteceria.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem céreb
« Resposta #130 Online: 16 de Julho de 2008, 09:37:04 »
Acontece exatamente por isso que eu postei.

As pessoas ouviram falar de espírito, têm toda aquela mística dada desque que você é criança, fantasmas, etc.. Então é natural que vão ao espiritismo.

Se o contexto da pessoa for o evangélico, ele talvez vá fazer um descarrego.
Se o contexto for de um ufólogo, ele relatará que foi abduzido ou contactou um ET.

Se for um agnóstico como eu, procura evidências e não as encontra. E cada vez mais diminui o fenômeno...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #131 Online: 16 de Julho de 2008, 09:42:58 »
Aí eu te pergunto: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Crenças em espíritos surgiram da necessidade de se crer em espíritos ou espíritos nasceram da necessidade de se crer neles?...

É complicado...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 16 de Julho de 2008, 10:28:56 »
Se algo nos sugerisse a existência de espíritos fora do ambiente da crença, a questão evidentemente estaria resolvida. Mas não é o que acontece.

A crença em algo sobrenatural é histórica, facilmente entendível. Mas não necessariamente a questão do espírito. O espírito é uma das interpretações sobrenaturais dadas.

Então o fluxo que vc disse

Crenças em espíritos surgiram da necessidade de se crer em espíritos ou espíritos nasceram da necessidade de se crer neles?...

não é propriamente uma verdade

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #133 Online: 16 de Julho de 2008, 10:58:01 »
O espírito é uma das interpretações sobrenaturais dadas.

E qual é o limite entre natural e sobrenatural? Eu entendo sobrenatural como sendo tudo aquilo que não se consegue explicar satisfatoriamente.

Oras, para mim espírito deixou de ser sobrenatural há muito tempo, pois já está muito bem explicado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 16 de Julho de 2008, 11:53:52 »
No sentido em que "espírito" é entendido como algo não sobrenatural, conhecido, ele é a mente, puramente produto do cérebro, e presa a ele, incapaz de sair flutuando por aí, antes ou depois de se morrer.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 16 de Julho de 2008, 12:00:32 »
Aí eu te pergunto: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

É complicado...

Como a vida é um contínuo, é difícil dizer que foi uma coisa ou outra a primeiríssima a influenciar, mas antes de ambas, acho mais importante a nossa psicologia e até fisiologia criar as predisposições para intuir essas explicações ou ter essas sensações.

Já devo ter mencionado no decorrer do tópico, é como se tivéssemos dois tipos de raciocínio instintivos básicos; um para coisas sociais, e outro para questões "materiais", para o comportamento de objetos e etc. Apesar de racionalmente sabermos que as pessoas são objetos físicos e sujeitos às mesmas leis, crianças bem pequenas, já capazes de intuições sobre os objetos físicos, não esperam das pessoas as mesmas "leis" dos objetos físicos. Não se surpreendem se fizerem um show de ilusionismo onde pessoas desapareçam e apareçam em outro ponto por mágica, mas se surpreendem se uma bola de bilhar é batida em direção à todas outras, mas elas não se movimentam instantaneamente com o choque, havendo uma pausa irreal entre a ação e reação mecânica.

Há também outras bases psicológicas inatas que armam a cena para a crença em deuses.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 16 de Julho de 2008, 12:11:47 »

E qual é o limite entre natural e sobrenatural? Eu entendo sobrenatural como sendo tudo aquilo que não se consegue explicar satisfatoriamente.

O sobrenatural varia de crença para crença. Pode ser o trovão que é um deus, um espírito, etc.. Mas estritamente, para o sobrenatural não há evidências que não se encontram na lista de falácias.

Oras, para mim espírito deixou de ser sobrenatural há muito tempo, pois já está muito bem explicado.

A explicação exata, com boas evidências em estudos de animais está aqui:
../forum/topic=16805.0.html#msg338007

Mas o seu post torna nossa discussão recursiva aqui:

Metatron, o que vc falou e depois o famado corroborou é exatamente o que está aqui:

Nosso cérebro não vê um fato. Nosso cérebro apenas interpreta uma ocorrência mediante às nossas crenças, conhecimento, experiências, preconceitos e etc..

No meu caso, quando acontecia alguma experiência, era visível que buscava interpretar aquilo mediante à minha crença (então espírita). Sem a minha crença, iria interpretar o ocorrido de uma maneira completamente distinta.

O que vc tem em mente, é fator gerador da sua interpretação do que está acontecendo, tanto quanto o próprio fato.

Então, para voltar aos casos dos crentes, não é o fenômeno que cria a evidência de deus, mas sim a crença de deus que gera o fenômeno (digamos ocorrência mais interpretação). Isto é realmente muito simples, e muito poderoso

Acontecimentos parecidos iriam gerar interpretações bem distintas para Vc e o Famado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 17 de Julho de 2008, 14:39:12 »

Existe um livro que trata disso do ponto de vista científico que é o livro Física da alma de Amit Goswami. É feito uma interpletação do livro tibetano dos mortos a lúz da física quântica. Outro livro de Goswami que defende a consciência como uma realidade maior é o Universo autoconsciente.

Goswami defende a filosofia do monismo idealista, baseado na realidade da consciência e sobrepujando o realismo materialista. Essa é uma das inúmeras abordagens holísticas que também são chamadas de espiritualistas por explicarem inúmeros conceitos e vivências religiosas que não são respondidos pelo conceito de ciência que os demais colegas do fórum adotam. Assim o que é natural ou sobrenatural depende da perspectiva científica utilizada.  :wink:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #138 Online: 17 de Julho de 2008, 18:12:30 »
É feito uma interpletação do livro tibetano dos mortos a lúz da física quântica.
Às sombras, eu diria.
Já houve tempos em que se explicava tudo pelo eletromagnetismo. Todos os fenômenos paranormais e/ou espirituais eram explicadas através da eletricidade.

Depois de um tempo ninguém mais se lembra, pois era uma moda passageira. Uma moda que se sustentava somente na falta de conhecimento popular no assunto.
A física quântica para explicar espíritos, homeopatia e tudo mais vai desaparecer cedo ou tarde. E risos serão dados quando recordarem o assunto.

Nunca conheci alguém que falasse da física quântica como explicação para fenômnos paranormais e que realmente conhecesse física quântica. Ás vezes partiam para apelos a autoridade sobre o nome de um cienti$ta pseudo-renomado com uma frase do gênero "existem pessoas muito mais inteligentes que nós" (a ignorância assumida se olhar bem).
Essa é uma das inúmeras abordagens holísticas que também são chamadas de espiritualistas por explicarem inúmeros conceitos e vivências religiosas que não são respondidos pelo conceito de ciência que os demais colegas do fórum adotam.
São padrões. Alguns querem somete uma explicação, outros querem uma explicação de qualidade.
Assim o que é natural ou sobrenatural depende da perspectiva científica utilizada.  :wink:
Phrenology
From Wikipedia, the free encyclopedia

Phrenology (from Greek: φρήν, phrēn, "mind"; and λόγος, logos, "knowledge") is a defunct field of study, once considered a science, by which the personality traits of a person were determined by "reading" bumps and fissures in the skull.

(...)

http://en.wikipedia.org/wiki/Phrenology
« Última modificação: 17 de Julho de 2008, 18:21:36 por Ilovefoxes »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #139 Online: 17 de Julho de 2008, 19:28:56 »
Citação de: Adriano
Existe um livro que trata disso do ponto de vista científico que é o livro Física da alma de Amit Goswami. É feito uma interpletação do livro tibetano dos mortos a lúz da física quântica. Outro livro de Goswami que defende a consciência como uma realidade maior é o Universo autoconsciente.

Defende, não demonstra. O universo auto-consciente eu tenho, você pode gostar das idéias dele, mas isso não é Física. É crença. Se quiser releia-o e coloque alguma parte do livro em que haja alguma demonstração física de suas idéias.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #140 Online: 17 de Julho de 2008, 22:34:04 »
É feito uma interpletação do livro tibetano dos mortos a lúz da física quântica.
Às sombras, eu diria.
Já houve tempos em que se explicava tudo pelo eletromagnetismo. Todos os fenômenos paranormais e/ou espirituais eram explicadas através da eletricidade.

Depois de um tempo ninguém mais se lembra, pois era uma moda passageira. Uma moda que se sustentava somente na falta de conhecimento popular no assunto.
A física quântica para explicar espíritos, homeopatia e tudo mais vai desaparecer cedo ou tarde. E risos serão dados quando recordarem o assunto.
A história da ciência é sempre um bom recurso argumentativo e muito útil. Também é usado o exemplo de Copérnico para demonstrar teorias que não foram aceitas apesar de corretas. A teoria dos programas de investigação de Lakatos tem esse fato histórico como base de sua estrutura.

Nunca conheci alguém que falasse da física quântica como explicação para fenômnos paranormais e que realmente conhecesse física quântica. Ás vezes partiam para apelos a autoridade sobre o nome de um cienti$ta pseudo-renomado com uma frase do gênero "existem pessoas muito mais inteligentes que nós" (a ignorância assumida se olhar bem).
Goswami não é renomado e nem espero sua aprovação em relação as idéias deles. É um cientista que tem pensamentos muito semelhantes aos meus e por isso eu o estudo. Respeito a sua repugnancia em relação ao nome que cito e sei que é comum neste ambiente. Por isso mesmo não o considero uma autoridade intelectual de referência neste espaço virtual.

Essa é uma das inúmeras abordagens holísticas que também são chamadas de espiritualistas por explicarem inúmeros conceitos e vivências religiosas que não são respondidos pelo conceito de ciência que os demais colegas do fórum adotam.
São padrões. Alguns querem somete uma explicação, outros querem uma explicação de qualidade.
Todos queremos uma explicação de qualidade e eu não sou diferente. Não se deixe levar pelos sentimentos oriundos da dissonância cognitiva para me responder. O meu entendimento sobre filosofia da ciência, ou seja, epistemologia me permite fazer essa abordagem.

Assim o que é natural ou sobrenatural depende da perspectiva científica utilizada.  :wink:
Phrenology
From Wikipedia, the free encyclopedia

Phrenology (from Greek: φρήν, phrēn, "mind"; and λόγος, logos, "knowledge") is a defunct field of study, once considered a science, by which the personality traits of a person were determined by "reading" bumps and fissures in the skull.

(...)

http://en.wikipedia.org/wiki/Phrenology

Entendo a sua analogia que traz o significado de que o exposto por mim é considerado pseudociência por você e por outros. Só acho exagerado essa sua comparação, meio que uma forcação de barra para me convencer. Também concordo que a frenologia foi um grande erro na ciência, porém não tem nada a ver na minha opinião. No meu entender é um espantalho, e desculpe o mal jeito.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #141 Online: 17 de Julho de 2008, 22:47:19 »
Citação de: Adriano

Defende, não demonstra. O universo auto-consciente eu tenho, você pode gostar das idéias dele, mas isso não é Física. É crença. Se quiser releia-o e coloque alguma parte do livro em que haja alguma demonstração física de suas idéias.
A minha interpretação é diferente da sua e bem diferente. Chamar algo de crença demonstra que você acha tal pensamento ilógico e sem sentido. Do livro gosto deste trecho na página 9:

Objetos que vemos na experiência do dia-a-dia não nos parecem comportar-se das maneiras estranhas comuns à mecânica quântica. Subconscientemente para nós é fácil sermos levados acriticamente a pensar que a matéria macroscópica difere de partículas microscópicas — que seu comportamento convencional é regulado pelas leis newtonianas, que formam a chamada física clássica. Na verdade, numerosos físicos deixam de quebrar a cabeça com os paradoxos da física quântica e sucumbem à solução newtoniana. Dividem o mundo em objetos quânticos e clássicos — o que me acontecia também, embora eu não me desse conta do que fazia.

Isso tem a ver com o fenômeno da descoerência quântica onde a explicação convencional não me agrada por justamente fazer uma distinção conforme a citação acima.

Tem muita coisa que leio e ainda não compreendi tão bem a ponto de explanar meus pensamentos. Gosto do debate que me ajuda a exclarecer pontos.  :)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #142 Online: 17 de Julho de 2008, 23:22:47 »
A história da ciência é sempre um bom recurso argumentativo e muito útil. Também é usado o exemplo de Copérnico para demonstrar teorias que não foram aceitas apesar de corretas. A teoria dos programas de investigação de Lakatos tem esse fato histórico como base de sua estrutura.
Temos até exemplos melhores, como a relatividade de Einstein.
Mas não há lógica qualquer na correlação física quântica com espíritos (paranormalidade, homeopatia e afins). Caso fosse verdadeira, teria acertado no chute, pois nunca se embasou em evidência ou qualquer coisa.
As maluquices quânticas são uma tentativa de confundir as pessoas, e fazer o público da classe popular sentir que não possui intelecto para entender qualquer coisa. Não são uma teoria, e sequer foi criada como hipótese, e sim se trata de uma estratégia de marketing.
Goswami não é renomado e nem espero sua aprovação em relação as idéias deles. É um cientista que tem pensamentos muito semelhantes aos meus e por isso eu o estudo. Respeito a sua repugnancia em relação ao nome que cito e sei que é comum neste ambiente. Por isso mesmo não o considero uma autoridade intelectual de referência neste espaço virtual.
Não lhe acusei de nada. O que eu disse foi somente a verdade sobre o que as pessoas em geral fazem nesse quesito de alternativas quânticas.
Todos queremos uma explicação de qualidade e eu não sou diferente. Não se deixe levar pelos sentimentos oriundos da dissonância cognitiva para me responder. O meu entendimento sobre filosofia da ciência, ou seja, epistemologia me permite fazer essa abordagem.
Ótimo.
Entendo a sua analogia que traz o significado de que o exposto por mim é considerado pseudociência por você e por outros. Só acho exagerado essa sua comparação, meio que uma forcação de barra para me convencer. Também concordo que a frenologia foi um grande erro na ciência, porém não tem nada a ver na minha opinião. No meu entender é um espantalho, e desculpe o mal jeito.
Só estou dizendo que "perspectiva científica" nos leva a diferentes níveis.
« Última modificação: 17 de Julho de 2008, 23:28:11 por Ilovefoxes »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #143 Online: 18 de Julho de 2008, 10:25:20 »
Temos até exemplos melhores, como a relatividade de Einstein.
Mas não há lógica qualquer na correlação física quântica com espíritos (paranormalidade, homeopatia e afins). Caso fosse verdadeira, teria acertado no chute, pois nunca se embasou em evidência ou qualquer coisa.
As maluquices quânticas são uma tentativa de confundir as pessoas, e fazer o público da classe popular sentir que não possui intelecto para entender qualquer coisa. Não são uma teoria, e sequer foi criada como hipótese, e sim se trata de uma estratégia de marketing.
Exemplos e explicações podem ser consideradas defesas do cinturão protetor de um programa de investigação, ou na linguagem mais usada, a defesa de um paradigma através de explicações ad hoc. Existem evidências e provras do programa de investicação da consciência. Porém eles tendem a não fazer sentido dentro de uma aborgadem científica que é a do programa de pesquisa convencional sobre a consciência.

O argumento principal de Goswami é sobre a não-localidade quântica e que tem a ver com o entrelaçamento ou emanhanrado quântico. Tanto que essa hipótese é defendida também nos congressos de parapsicologia presidido por Dean Radin.

Não lhe acusei de nada. O que eu disse foi somente a verdade sobre o que as pessoas em geral fazem nesse quesito de alternativas quânticas.
Saiba que não é dono da verdade e que seus postulados, em questão, são uma alternativa explicativa. Não são algo que eu concorde nem que considero verdadeiro, pelo contrário.

Ótimo.
Só estou dizendo que "perspectiva científica" nos leva a diferentes níveis.
Nos leva a um nível epistemológico. Quando digo perspectiva científica me refiro a maneira que enxergamos a ciência. Não basta dizer que se quer provas e evidências para se dizer que está numa perspectiva científica fidedigna. Isto é mais um bordão utilizado numa determinada abordagem. 

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #144 Online: 18 de Julho de 2008, 11:58:45 »
Bla bla bla bla :zzz:
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #145 Online: 18 de Julho de 2008, 12:28:19 »
Adriano, tem o nome de um filme que eu nunca vi, mas que eu ouço falar bastante: What bleep do we know?
Recomendo-lhe assistir. Em resumo o filme é uma auto-ajuda para pessoas que não acreditam mais em algo religioso, preenchendo o espaço com física quântica. É tanto munbo-jumbo repetido que você vai se dar conta que não se deve levar a sério a espiritualidade quântica, a medicina quântica, agricultura quântica, (exemplos reais, acredite ou não) e assim por diante...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #146 Online: 19 de Julho de 2008, 18:14:05 »
Agnóstico, como explicar então o fato de muitas pessoas procurarem o Espiritismo devido à ocorrência de certos fenômenos espirituais para elas desconhecidos?

Se fosse como você postou, isto não aconteceria.

O apelo do Espiritismo é a oferta de respostas prontas e cômodas, é claro.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #147 Online: 19 de Julho de 2008, 18:16:13 »

De fato, fantasia e sobrenatural não são a mesma coisa.  A não ser que você tenha algum fato novo a apresentar, suponho.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Orelix Atlas

• Nível 02
  • *
« Resposta #148 Online: 20 de Julho de 2008, 09:53:25 »
Ora amigo, então, se a pessoa morrer, já que a vida é fruto do cérebro (matéria), então basta trocar de cérebor para ela voltar a viver? Não sabia... Que tal fazer a experiência  :hihi: :hihi: :hihi:
Brincadeirinha amigo: O HOMEM É APENAS MATÉRIA - MAS SÓ DEPOIS DE MORTO. A vida é o que difere uma pessoa viva de uma morta, e se a vida fosse um simples fruto do cérebro, certamente as pessoas não morreriam enquanto tivessem um funcionando! Aliás, bastaria apenas você trocar de cérebro, e nunca morreria. A vida não está localizada em uma parte física de nosso corpo, ela é um mistério para a ciência, e todos nós sabemos que tanto as emoções como os pensamentos, etc, são partes imateriais de nós humanos.

Se a ciência comprovasse definitivamente que não há nada mais do que o nosso corpo físico, eu me atiraria em baixo do primeiro caminhão que eu visse na rua, pois a vida não teria o mínimo sentido sem a continuidade da nossa existência.

A alma é aquilo que nos faz pensar, agir, sentir...A alma existe porque sentimos.
Os sentimentos não são coisas do corpo físico. Os sentimentos estão na alma. A alma é sua consciência. A alma abrange o intelecto e as emoções do ser humano. Todo o nosso conhecimento está na alma. Sem alma não seríamos nada, apenas um corpo sem nenhum propósito.

assim como um computador não funciona sem os dois, e não passa de uma lata velha sem sua parte VIRTUAL, assim é o corpo sem sua parte IMATERIAL: tanto o computador como o corpo são apenas matérias sem estas partes...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #149 Online: 20 de Julho de 2008, 10:24:31 »
Citação de: Orelix Atlas
Ora amigo, então, se a pessoa morrer, já que a vida é fruto do cérebro (matéria), então basta trocar de cérebor para ela voltar a viver? Não sabia... Que tal fazer a experiência

A vida não é fruto do cérebro. Você está vivo porque seu corpo funciona.

(...)e se a vida fosse um simples fruto do cérebro, certamente as pessoas não morreriam enquanto tivessem um funcionando!

A vida não é 'produzida' pelo cérebro, mas você pode ter morte cerebral, e estar vivo, isto é, o corpo continuar funcionando.

A vida não está localizada em uma parte física de nosso corpo, ela é um mistério para a ciência, e todos nós sabemos que tanto as emoções como os pensamentos, etc, são partes imateriais de nós humanos.

A vida é um mistério para a ciência ? onde você estava nas aulas de Biologia... ?

Se a ciência comprovasse definitivamente que não há nada mais do que o nosso corpo físico, eu me atiraria em baixo do primeiro caminhão que eu visse na rua, pois a vida não teria o mínimo sentido sem a continuidade da nossa existência.

Mas se a vida não tem um início sobrenatural, ela não vale a pena ser vivida ?

Os sentimentos não são coisas do corpo físico. Os sentimentos estão na alma.

Então aquilo de órgãos sensoriais seriam o quê ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!