Autor Tópico: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?  (Lida 22580 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?
« Resposta #100 Online: 12 de Julho de 2008, 17:04:02 »
Cara, os centros de macumba, os centros kardecistas, a IURD, e outras organizações religiosas estão todos cheios de ocorrências de manifestações "espirituais". Acho pouco provável que essa quantidade enorme de ocorrências sejam doença ou auto-sugestão. E tem mais uma observação interessante, a maioria dos possuídos, médiuns, etc. é mulher. Quando é homem, é homosexual. Podem ir lá para constatar.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem céreb
« Resposta #101 Online: 12 de Julho de 2008, 20:46:21 »
Famado, não subestime o poder da auto-sujestão.
Estou louco para reencontrar no youtube um pastor que aponta a mão para a pessoa, ela cai. Aponta para a multidão, ela cai. (claro, são fiés dele).

Nosso cérebro não vê um fato. Nosso cérebro apenas interpreta uma ocorrência mediante ao nosso conhecimento, experiências, preconceitos e etc..

No meu caso, quando acontecia alguma experiência, era visível que buscava interpretar aquilo mediante à minha crença (então espírita). Sem a minha crença, iria interpretar o ocorrido de uma maneira completamente distinta.

O que vc tem em mente, é fator gerador da sua interpretação do que está acontecendo, tanto quanto o próprio fato.

Então, para voltar aos casos dos crentes, não é o fenômeno que cria a evidência de deus, mas sim a crença de deus que gera o fenômeno (digamos ocorrência mais interpretação). Isto é realmente muito simples, e muito poderoso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?
« Resposta #102 Online: 12 de Julho de 2008, 20:56:24 »
Cara, os centros de macumba, os centros kardecistas, a IURD, e outras organizações religiosas estão todos cheios de ocorrências de manifestações "espirituais". Acho pouco provável que essa quantidade enorme de ocorrências sejam doença ou auto-sugestão. E tem mais uma observação interessante, a maioria dos possuídos, médiuns, etc. é mulher. Quando é homem, é homosexual. Podem ir lá para constatar.

Cara, a selva está cheia de garimpeiros, seringueiros, índios, muitos deles tremendo sem que nem mesmo haja frio. Acho pouco provável que essa quantidade enorme de ocorrências seja provocado por protozoários, bichinhos invisíveis que nem numa gota de água podem ser vistos.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #103 Online: 12 de Julho de 2008, 21:25:59 »
Não entendi. O que está querendo dizer?

(Aliás, são 9:00 h da noite, o que ainda está fazendo em casa? Vai se divertir e pare de se preocupar com assuntos do forum)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem céreb
« Resposta #104 Online: 12 de Julho de 2008, 21:58:24 »
Primeiro: estou trabalhando além de conectado no fórum, além de ter dado de comer ao meu pequeno, além de ter montado o aquecedor, além de ter posto a mesa.

Segundo: estou sendo irônico quanto à sua descrença comparando-a com a descrença à malária, que espero que julgue absurda e compare. (Pelo jeito é muito sofisticada, acho que você só entende se abaixar o nível).

Terceiro: fica super sem-graça explicar a piada...
« Última modificação: 12 de Julho de 2008, 22:21:21 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 13 de Julho de 2008, 17:53:50 »

Pode ser que não seja tudo apenas auto-sugestão; não dá para desprezar uma parcela de charlatanismo e talvez de algum tipo de engano.

Essa coisa da maior parte ser mulheres ou homens homossexuais é interessante, ainda mais à luz de uns estudos recentes sugerindo que tenham cérebros e padrões de atividade cerebral similares. Não apenas isso, mas também tem possivelmente outras coisas em comum, como serem mais freqüentemente vítimas de abusos/traumas uma forma ou de outra, seja por menor porte físico ou pela discriminação contra os homossexuais.

O caso mais extraordinário de múltipla identidade foi de uma mulher, acho que inglesa, mas não lembro o nome. Sugerem que tenha tido a ver com traumas.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #106 Online: 14 de Julho de 2008, 09:21:05 »

Metatron, certeza para um cético é outro esquema.

Eu tive sentimentos que me davam a certeza de me projetar, conversar com espíritos e outras, mas como busquei evidências e não as encontrei, então não posso falar em certeza, porque certeza não é o que eu gostaria que fosse verdade, existe um conjunto de critérios para falarmos em certeza.

Você encontrou evidências?

As evidências físicas que os céticos tanto gostam, não.

Mas o que me dá a certeza são certos princípios que servem de base ao meu raciocínio (premissas), tais como a existência espiritual e a reencarnação. Apesar de saber que estas premissas não servem aos céticos, para mim são suficientes e dispensam evidências físicas.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #107 Online: 14 de Julho de 2008, 09:38:10 »

Metatron, certeza para um cético é outro esquema.

Eu tive sentimentos que me davam a certeza de me projetar, conversar com espíritos e outras, mas como busquei evidências e não as encontrei, então não posso falar em certeza, porque certeza não é o que eu gostaria que fosse verdade, existe um conjunto de critérios para falarmos em certeza.

Você encontrou evidências?

As evidências físicas que os céticos tanto gostam, não.

Mas o que me dá a certeza são certos princípios que servem de base ao meu raciocínio (premissas), tais como a existência espiritual e a reencarnação. Apesar de saber que estas premissas não servem aos céticos, para mim são suficientes e dispensam evidências físicas.

Embora descorde de seu credo, eu concordo com essa sua afirmação. Há experiência pessoais. Elas inexoravelmente provam pro cara que as viveu a existência de Deus.

Mas isso não prova aos outros

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 14 de Julho de 2008, 11:15:44 »

Pode ser que não seja tudo apenas auto-sugestão; não dá para desprezar uma parcela de charlatanismo e talvez de algum tipo de engano.

Essa coisa da maior parte ser mulheres ou homens homossexuais é interessante, ainda mais à luz de uns estudos recentes sugerindo que tenham cérebros e padrões de atividade cerebral similares. Não apenas isso, mas também tem possivelmente outras coisas em comum, como serem mais freqüentemente vítimas de abusos/traumas uma forma ou de outra, seja por menor porte físico ou pela discriminação contra os homossexuais.

O caso mais extraordinário de múltipla identidade foi de uma mulher, acho que inglesa, mas não lembro o nome. Sugerem que tenha tido a ver com traumas.

Acho que você está se referindo ao caso Sybil (Shirley Mason): http://www.bbc.co.uk/science/horizon/1999/mpd.shtml

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 14 de Julho de 2008, 12:46:21 »
Não, é uma mulher viva ainda hoje, acho que tem uns 50 anos. Ela tem umas 15 personalidades, de diversas idades, e umas tem pintura como hobby, cada uma com seu estilo próprio e outras peculiaridades diversas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #110 Online: 14 de Julho de 2008, 12:56:49 »
Não, é uma mulher viva ainda hoje, acho que tem uns 50 anos. Ela tem umas 15 personalidades, de diversas idades, e umas tem pintura como hobby, cada uma com seu estilo próprio e outras peculiaridades diversas.

Como se explica isso?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 14 de Julho de 2008, 13:15:48 »

É Chris Costner Sizemore: http://www.stetson.edu/marcom/articles/view.php?type=stories&id=198+%22Chris+Costner%22&hl=en&gl=us&ct=clnk&cd=8&client=firefox-a
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #112 Online: 14 de Julho de 2008, 15:40:14 »
A resposta ao questionamento central do tópico não poderia ser "porque o cérebro é apenas o veículo utilizado pelas mentes incorpóreas"?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 14 de Julho de 2008, 19:40:22 »

É Chris Costner Sizemore: http://www.stetson.edu/marcom/articles/view.php?type=stories&id=198+%22Chris+Costner%22&hl=en&gl=us&ct=clnk&cd=8&client=firefox-a

Não conhecia esta. O caso que eu conhecia era de uma mulher chamada Kim Noble. Talvez três não seja amostra representativa de qualquer coisa, mas é curioso que de três casos famosos sejam três mulheres também, voltando ao que eu mencionei antes.

http://www.independent.co.uk/news/people/kim-noble-a-woman-divided-413223.html

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 14 de Julho de 2008, 19:45:09 »
A resposta ao questionamento central do tópico não poderia ser "porque o cérebro é apenas o veículo utilizado pelas mentes incorpóreas"?

Há diversos problemas com essa noção; a diferença de tamanho de diferentes cérebros de animais deve ser o principal. Geralmente não se supõe que a alma tenha um tamanho, e então, para o controle que ela precisa ter sobre um corpo, bastaria o cérebro do tamanho do de um bebê ou ainda menor. Já se a causa do comportamento é diretamente produzida pelo cérebro, a variação de tamanho nos animais faz muito mais sentido, bem como outras coisas diversas, como as experiências com cérebros divididos, por exemplo, que talvez implicariam em "duas almas", uma de nascença e uma que entra de fininho quando a conexão entre os hemisférios cerebraos é removida.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #115 Online: 14 de Julho de 2008, 19:47:39 »
... uma de nascença e uma que entra de fininho quando a conexão entre os hemisférios cerebraos é removida.

Vi uma reportagem onde um hemisferio era todo retirado, e outro que ficou se adaptou e a criança viveu normalmente.
E agora?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 14 de Julho de 2008, 20:02:42 »

Como se explica isso?

Não sei. Acho que talvez possa ser encarado como um tipo diferente de esquizofrenia. Em vez da pessoa criar outras pessoas que não existem, cria outras pessoas que "assumem", não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 14 de Julho de 2008, 20:09:47 »
... uma de nascença e uma que entra de fininho quando a conexão entre os hemisférios cerebraos é removida.

Vi uma reportagem onde um hemisferio era todo retirado, e outro que ficou se adaptou e a criança viveu normalmente.
E agora?

"E agora" quer dizer que o cérebro não serve para nada, que poderiam tirar o cérebro todo e daria no mesmo?

No outro fórum já foi explicado que o cérebro se desenvolve, que as funções são aprendidas pelas partes do cérebro com o passar do tempo. Quanto mais cedo ocorre uma lesão ou remoção de tecido cerebral, maior é a capacidade do cérebro "virgem" em aprender a realizar o que seria realizado por alguma parte que foi removida. Mais tarde, depois dos hemisférios se especializarem mais, isso é cada vez mais difícil, se não for impossível em algum ponto. Fora isso, o comentário especificamente era sobre como os dois hemisférios separados agem praticamente como se fossem dois cérebros distintos, pessoas distintas, o que não tem muito a ver com o comentário que você fez.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #118 Online: 14 de Julho de 2008, 20:16:13 »

E agora?

"E agora" quer dizer que o cérebro não serve para nada, que poderiam tirar o cérebro todo e daria no mesmo?

Não disse isso. Apenas considerei que mesmo com só 50% do equipamento ela tinha 100% das funções normais.
Ou seja, onde esta a sede da mente? Não esta em 100% do cerebro, certo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 14 de Julho de 2008, 21:47:07 »
Está sim. É meio como uma pessoa que perde as mãos e consegue aprender se virar só com os pés, como acontece com diversas pessoas, só que numa versão mais "caixa preta". Não quer dizer que na verdade os braços não sirvam para nada, ou que o corpo não esteja em 100% do corpo, apenas que é possível aprender a se virar com o que se tem, seja de cérebro, ou de corpo.

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #120 Online: 15 de Julho de 2008, 00:34:37 »
Se mentes podem existir independentemente de cérebros, por que existem cérebros?

er... ... porque existem nossos corpos?
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 15 de Julho de 2008, 00:45:28 »
Boa, mais uma de deus..

Vc pode viver sem doença, sem corpo, voando na boa pelo universo, e ele te joga aqui para pastar mesmo...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 15 de Julho de 2008, 00:47:42 »
Vamos considerar o seguinte modelo: o cérebro é um holograma. A mente é a imagem holográfica. Os neurônios individuais são análogos aos grãos de prata na placa holográfica. Como os grãos de prata, cada neurônio carrega uma perspectiva extremamente limitada e tem uma importância real pequena. Como um agregado, entretanto, uma enorme capacidade de armazenamento de informação é obtida.

O sistema operaria da seguinte maneira: nova informação sensorial é recebida pelo cérebro. Esta nova informação não pode se auto-armazenar, mas já interage e interfere com toda a memória e experiência passadas do organismo."

As "experiências passadas" agem como um quadro de referência para os novos estímulos, ou quadros-objeto. Devido a isso, o armazenamento como um padrão de interferência pode ser realizado. Quase imediatamente este novo conhecimento se torna parte do background de referência formando um novo "feixe-referência". Agora a nova informação foi recebida, e ela interfere com sua nova referência. Então, a experiência de aprendizado acumulativo em processo é descrita como o meio pelo qual o novo é constantemente comparado com o velho, assimilado, e então usado para avaliar novos estímulos. O padrão de interferência resultante pode então ser armazenado onipresentemente através do cérebro como faria qualquer outro padrão de interferência. "O holograma neural (o cérebro) é continuamente exposto e reexposto ao ambiente em transformação, codificando assim um grupo de padrões de interferência em constante modificação que são lidos como um holograma temporariamente revelado, isto é, a mente, com seu modelo constantemente modificado da realidade e associado a pensamentos, memórias, imagens e reflexões".

O leitor astuto poderia perguntar: se a informação é distribuída através do cérebro, por que então certas áreas parecem se especializar em funções específicas? Pode-se influenciar a visão, a audição, o paladar e outros inputs pelo estímulo de áreas apropriadas do cérebro. Este aparente paradoxo pode ser resolvido ao considerar-se que, por analogia, em uma placa holográfica convencional, maiores densidades de franjas são localizadas em algumas áreas, menos em outras. Isto é porque a imagem pode aparecer mais brilhante quando se olha através de certas áreas da placa, e mais fraca onde talvez menos exposição ou proporção de feixe estão presentes. Nós podemos imaginar um fenômeno similar ocorrendo no cérebro, agindo como um tipo de holograma de canais múltiplos, com densidades variadas para diferentes características, localizadas em diferentes áreas específicas. Desde que áreas de maior densidade tenderão a agir como fontes de referência mais forte, novos inputs desta mesma natureza encontrarão um armazenamento mais eficiente nestes locais. Estas áreas se tornam então mais fortes nas suas funções especializadas pela ação redundante de um sempre crescente fotograma-referência. Agora, se uma seção do cérebro é removida, a informação será armazenada nas áreas remanescentes, apenas com a redução da capacidade de resolução. Esta deficiência pode muitas vezes ser compensada pela reaprendizagem através da repetição de uma característica particular ou construindo um novo fotograma-referência forte. Na realidade, é o que ocorre na reabilitação que se segue a um derrame.

fonte/texto completo em: http://www.eba.ufmg.br/hololab/reflexoes_01.html

Lancei um tópico sobre o Universo Holográfico em: ../forum/topic=16064.0.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 15 de Julho de 2008, 01:07:25 »

We have been talking about the "stuff" of the universe and our perception of it, but what about consciousness? Where does mind and spirit enter the equation?

Physicists have recently discovered that on deep subatomic levels, the thoughts of the scientists and technicians influence the particles. The atom has also been broken into small enough pieces where the particles will not split any further. They just turn into energy. But what is the basic energy that all matter is made of? What if this energy is consciousness - frozen "thought," perhaps?

In fact, Bohm believes that consciousness is a more subtle form of matter, and the basis for any relationship between the two lies not in our own level of reality, but deep in the implicate order. Consciousness is present in various degrees of enfoldment and unfoldment in all matter.

Summary

Let us summarize what this new understanding of reality shows us:

· Our brains are frequency transceivers and interpret reality in the form of wave patterns like a holograph.

· Quantum physics is demonstrating that the universe is structured and functions like a giant hologram.

· Everything is connected.

· Everything in the universe has within it the pattern or information of all the universe. For example, if a piece of holographic film is broken into smaller pieces, each fragment contains the entire image of the whole in lower resolution.

· Everything in the universe is made of the same thing: energy.

· Physical reality is the image projected out of the interference pattern of this energy.

· Our thoughts influence physical and nonphysical reality whether we are aware of it or not.

· Perhaps the energy that makes up all things is thought or consciousness.

fonte: http://paradigmaholografico.blogspot.com/2005/11/holographic-brain.html

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #124 Online: 15 de Julho de 2008, 14:32:41 »
Está sim. É meio como uma pessoa que perde as mãos e consegue aprender se virar só com os pés, como acontece com diversas pessoas, só que numa versão mais "caixa preta". Não quer dizer que na verdade os braços não sirvam para nada, ou que o corpo não esteja em 100% do corpo, apenas que é possível aprender a se virar com o que se tem, seja de cérebro, ou de corpo.

São coisas diferentes. A criança só tem 50% mais tem 100% DE TUDO QUE TINHA quando tinha 100% do cerebro.
Como pode isso? O cerebro não é mapeado por funções?
E agora?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!