Autor Tópico: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas  (Lida 21915 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #50 Online: 15 de Abril de 2008, 09:46:14 »
Viram só!
Oq uma noticia sem fontes não faz!

Ontem repeti diversas vezes que não tinha fonte da notícia (somente blogs e mais blogs).

Seus céticos de araque!
Cairam que nem patinhos na armadilha do Habacuc!

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #51 Online: 15 de Abril de 2008, 12:33:12 »
Viram só!
Oq uma noticia sem fontes não faz!

Ontem repeti diversas vezes que não tinha fonte da notícia (somente blogs e mais blogs).

Seus céticos de araque!
Cairam que nem patinhos na armadilha do Habacuc!

Não entendo idioma estrangeiro, mas tem umas imagens aqui que podem tirar nossas dúvidas sobre o que foi feito.



feature=related

feature=related


Quer mais fontes ou vc tem como comprovar que isso que as imagens mostram  é uma farsa?

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #52 Online: 15 de Abril de 2008, 12:57:02 »
Seus 3 vídeos não acrescentaram nada e muito menos refutaram o link enviado pelo JCatino (Vc leu?)
Só mostra 2 ou 3 fotos sobre o cachorro, sem a imagem dele morto.

http://bitaites.org/cromos/tu-es-o-que-les-habacuc-tem-razao

Vou quotar pra simplificar um pouco mais:

Citar

Descansem, amigos dos animais: o cãozinho não morreu, foi sempre alimentado enquanto esteve na Galeria e só fugiu ao terceiro dia. Deve continuar doente e estar esfomeado, mas tornou-se invisível outra vez. Tudo está bem quando acaba bem, não é?

Guillermo Habacuc Vargas. Escrevam este nome no Google e obterão 143 mil resultados. ‘Animal’ é o que de mais gentil se poderá encontrar em termos de referências ao rapaz, mas ‘filho da puta’, escrito já em várias línguas, começa a ser a expressão mais habitual.
Um filho da puta tão óbvio? Fiquei curioso e googlei a história.
Habacuc não é um demónio, é um artista plástico conhecido pelas suas posições políticas arrojadas e, por causa destas, muito conceituado no seu país, a Costa Rica. Entre 16 e 19 de Agosto, numa mostra realizada na Galeria Códice, em Manágua, capital da Nicarágua, Habacuc exibiu uma instalação – Exposición N° 1 – que viria a causar uma tremenda comoção justiceira entre os amigos dos animais de todo o mundo.
À entrada da exposição havia uma frase na parede («Eres lo que lees») escrita com biscoitos para cães. Junto à mesma parede, a um canto, preso por uma corda e um fio de arame, Habacuc colocara um cão vadio apanhado em Manágua. O cão apresentava sinais de mal nutrição e doença – um pobre animal entre milhares de outros que deambulam nas ruas da cidade. Os visitantes contemplavam toda esta cena enquanto ouviam o hino sandinista tocado ao contrário. Aos que abordavam o artista pedindo que soltasse o animal ou pelo menos lhe desse de comer, Habacuc recusava sempre. (Que barbaridade tão evidente! Está-se mesmo a ver que o verdadeiro objecto da exposição não era o cão, mas os próprios visitantes - chegar a essa conclusão, contudo, implica pensar antes de postar, por isso a maior parte dos bloggers manteve a sua indignação primária).
Pouco tempo depois, a 4 de Outubro, um artigo publicado no jornal Nacion noticiava que a exposição de Guillermo Habacuc Vargas se encontrara envolta em ‘grande polémica’ devido ao facto de o animal ter acabado por morrer à fome na própria galeria. A ‘fonte’ para esta notícia foi uma tal de Marta Leonor González, editora de um suplemento cultural na Nicarágua, La Prensa. Segundo o seu ‘testemunho’, o animal teria morrido no primeiro dia de exposição.
Podem imaginar o que sucedeu quando a história surgiu nos blogues: Guillermo Habacuc Vargas foi crucificado como um torturador e um demónio assassino de animais. Uma petição online foi criada para boicotar a presença de Habacuc numa bienal nas Honduras, em 2008: até à data, recolheu mais de 190 mil assinaturas.
Toda esta história é uma fraude em que os bloggers caíram que nem patinhos. Habacuc pode ser um artista manhoso, mas não é um torturador de cães – bastava perder mais alguns minutinhos no Google para descobrir que o cão não só foi alimentado durante os três dias em que permaneceu na galeria como não chegou sequer a morrer. Não há nada que incendeie mais a blogosfera do que uma causa - sobretudo se for fácil de apoiar. É de admirar que ainda não tenham criado uns banners ou uns botõezinhos que a malta usa nos blogues como se fossem brincos.
Parte da ‘culpa’ (alguns poderão chamar-lhe ‘autoria’) é do próprio Habacuc, que fez questão de criar um ‘acontecimento’ e manteve uma cautelosa ambiguidade até ao fim. Questionado pelo mesmo jornal Nacion, reservou-se «o direito de dizer se o cão estava morto ou não, se tinha sido alimentado ou não». A intenção da exposição, explicou ele, foi a de «constatar a hipocrisia alheia: um animal torna-se o foco de atenção quando o coloco num local onde as pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua, morto de fome». Explicou também que a exposição serviu para homenagear Natividad Canda, um nicaraguense morto por cães rottweiller.
O chinfrim foi tanto que a Galeria Códice (onde a exposição se realizou) se viu obrigada a desmontar a instalação (agora é metáfora) e emitir um comunicado [adenda: página offline] onde afirmava que o cão «esteve nas instalações durante três dias (…). Esteve solto no pátio interior durante todo o tempo – exceptuando as três horas diárias em que durava a exibição – e foi alimentado regularmente com comida trazida pelo próprio Habacuc».
Parece que afinal o cão não morreu em nome da Arte. Na verdade, como explica ainda o mesmo comunicado da Galeria, «o cão fugiu ao fim do terceiro dia, escapulindo-se de manhã cedo entre as grades do portão principal da galeria, quando o vigilante que o alimentara fazia limpezas no exterior».


Mantenho minha opinião só que agora mais radical.

Mais de 2 milhões de trouxas assinaram a petição sem pensar sobre o caso...

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #53 Online: 15 de Abril de 2008, 13:05:33 »
típico dos joiners. o que me lembra de um programa humorístico que saiu às ruas pedindo que as pessoas assinassem uma petição contra uma substância terrível que matava pessoas, o dihidrato de oxigênio, e eles assinavam. no que ninguém prestou atenção, naturalmente, é que dihidrato de oxigênio é outro jeito de falar água. daí o meu descrédito contra toda manifestação de massa; a maior parte dos integrantes, freqüentemente, integram antes pelo ato de integrar do que pela causa em si.
se não me engano foi no penn & teller.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #54 Online: 15 de Abril de 2008, 13:28:14 »
Foi no Penn e Teller sim!
Tem até no YouTube:
http://br.youtube.com/watch?v=yi3erdgVVTw

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #55 Online: 15 de Abril de 2008, 14:08:57 »
Peraí...

Impressão minha ou você acabou de refutar as notícias de um Blog com as de outro Blog?? ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #56 Online: 15 de Abril de 2008, 14:23:48 »
ele cita fontes:

Este era o comunicado do galeria (está fora do ar o link, infelizmente...) desmentindo a morte do cachorro.
Citar

    ACLARACION DE GALERIA CODICE
    Managua, 19 de octubre

    Galería Códice desde su creación en 1991, ha promovido las artes visuales centroamericanas, pero especialmente las nicaragüenses, tanto en el nivel nacional, como en el regional e internacional. En Códice han expuesto grandes maestros centroamericanos, así como artistas consolidados y emergentes.

    Los lenguajes contemporáneos del arte universal también han tenido espacio en Códice, por lo que periódicamente acoge muestras de arte conceptual.

    Con ese espíritu, el jueves 16 de agosto recién pasado se presentó Exposición No. 1, del artista costarricense, Guillermo Vargas, conocido artísticamente como HABACUC.

    Uno de los trabajos expuestos consistió en presentar a un perro famélico que Habacuc recogió de la calle, y durante la exposición aparecía amarrado con una cuerda de nylon, que a su vez estaba sujeta a otra cuerda que pendía de dos clavos en una esquina de la Galería.

    Habacuc nombró al perro “Natividad” en homenaje al nicaragüense Natividad Canda (24 años) quien murió devorado por dos perros Rottweiler en un taller de San José, Costa Rica, la madrugada del jueves 10 de noviembre de 2005.

    El perro permaneció en el local tres días, a partir de las 5 de la tarde del miércoles 15 de agosto.

    Estuvo suelto todo el tiempo en el patio interior, excepto las 3 horas que duró la muestra, fue alimentado regularmente con comida de perro que el mismo Habucuc trajo.

    Sorpresivamente, al amanecer del viernes 17, el perro se escapó pasando por las verjas de hierro de la entrada principal del inmueble, mientras el vigilante nocturno quien acababa de alimentarlo limpiaba la acera exterior del mismo.

    La Galería Códice se reserva el derecho de velar por la calidad de los trabajos expuestos, respetando en todo momento la creatividad del artista y jamás ha pretendido ejercer ningún tipo de censura, siempre y cuando no atenten contra los principios elementales de la ética y mucho menos que impliquen la vida de un ser viviente, sea humano o animal.

    Yo pensaba quedarme con “Natividad”, pero él prefirió retornar a su propio habitat.

    Celebro el que tantas personas en el nivel internacional se hayan mostrado molestas por las declaraciones brindadas por Habacuc, en las que sostenía que su intención era dejar morir al perro de inanición, lo que es de su absoluta responsabilidad.

    Al cumplir con informar la verdad de los hechos, espero que todas esas mismas personas hayan elevado también su voz de repudio cuando Natividad Canda fue devorado por los Rottweiler.

    Atentamente, Juanita Bermúdez
    Directora Galería Códice Managua, Nicaragua


Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #57 Online: 15 de Abril de 2008, 14:36:45 »
Hn... o comunicado de uma galeria que se viu em maus lençóis depois de um escândalo em que nega tudo...

No Blog oficial do artista. ele diz que o cão morreu...

Então temos o artista dizendo que sim porque quer fama e a galeria dizendo que não porque não quer polêmica...

Aqui um colunista da Folha trata sobre o assunto: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/joaopereiracoutinho/ult2707u340532.shtml

E aqui uma notícia do JORNAL Guardian, do Reino Unido: http://arts.guardian.co.uk/art/news/story/0,,2269320,00.html que diz que o que todos os blogs disseram... que ele fez, que a galeria disse que o bicho fugiu e que não morreu e que a posição do artista é ambígua...

Meio precipitado vocês chamarem de "trouxas" quem assinou isso, não? :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #58 Online: 15 de Abril de 2008, 14:54:26 »
Cade o link do blog oficial do artista falando que o cachorro morreu?
Só li até agora pessoas falando que o artista nem confirma nem desmente.

Agora se vc´s não quiserem acreditar no comunicado da galeria, já são outros 500.

A unica nota oficial que temos sobre a noticia diz que o cão não morreu... e milhares de blogs dizendo que o cão morreu.

Lembro do Ministro da propaganda nazista (Goebbels)
"Uma mentira dita mil vezes, torna-se uma verdade".

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #59 Online: 15 de Abril de 2008, 15:06:42 »
Agora se vc´s não quiserem acreditar no comunicado da galeria, já são outros 500.

err... caro xará... caso você tenha esquecido já, o tal comunicado também não tem link, não é mesmo?? ::)

Ouch, né?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #60 Online: 15 de Abril de 2008, 15:07:41 »
Matérias Especiais - Antes De Assinar, Leia As Entrelinhas - O Caso Natividad

por: Carlos Almiron

Circula pela Internet uma petição contra um artista costarriquenho chamado Guillermo Varga Jiménez (mais conhecido pelo pseudônimo “Habacuc”). Dentre outras reivindicações, a petição pede a exclusão do artista da Bienal Centro-americana que acontecerá no ano que vem em Honduras.
Antes de assinar a petição, resolvi investigar o caso e o resultado é no mínimo interessante.
Em agosto deste ano, a Galeria Códice (localizada em Manágua, capital da Nicarágua) abrigou a instalação “Exposición nº 1” na qual um cão de rua foi exposto. No início de outubro começou a circular a notícia de que o cão havia morrido de fome e sede nesta exposição, fato que se espalhou rapidamente e causou grande repercussão entre os defensores dos animais.
Porém, informações desencontradas põem em dúvida a veracidade e credibilidade dos fatos. Pra isso a Internet é uma ferramenta indispensável para averiguar melhor esse caso.
As imprensas da Nicarágua e da Costa Rica tomaram conhecimento do fato a partir da “denúncia” feita e difundida através de blogs, porém trataram o caso superficialmente. Os principais e mais citados blogs são de Jaime Sancho que reúne todo material até agora divulgado sobre o caso e o blog de Rodrigo Peñalba única fonte que registrou e divulgou as fotos da exposição em questão. Aqui no Brasil a Folha de São Paulo publicou o fato na coluna “Pensata” de João Pereira Coutinho. É possível encontrar outras fontes, mas boa parte apenas traduz ou reproduz as fontes já citadas.
O primeiro apontamento que faço é sobre essas mesmas fontes. É no mínimo constrangedor imaginar que os principais jornais envolvidos nem sequer cobriram a exposição e ainda por cima publicaram opiniões sem nem ao menos saber se o que aconteceu era verdade ou não.
Fonte impar no caso, a jornalista Marta Leonor Gonzalez, editora do caderno cultural “La Prensa Literária” é a única que confirmou a morte do cão. Mas o estranho é que no seu próprio suplemento não há menção alguma da exposição e pra piorar “ela própria não esteve na exposição” como me confirmou Rodrigo Peñalba. Ao blog dele é atribuído o registro fotográfico da exposição. Rodrigo Peñalba, 26, é escritor, artista visual, web editor e neto do renomado artista nicaragüense Rodrigo Peñalba (1908-1980). Outro fato curioso: nem o próprio Peñalba viu o cãozinho Natividad. As fotos no seu blog foram enviadas pela artista Delia Chévez.
Cabe ressaltar aqui o trabalho que Peñalba desempenha na divulgação cultural da América Central. Seu blog tem recebido inúmeras visitas por causa dessa polêmica. “É o mês mais visitado do site e é uma visita que não retornará” lamenta Peñalba. É a real, quem vê as fotos repassa o link e nem sequer se dá ao trabalho de conferir o restante do conteúdo. Curioso em ver as fotos? Para descongestionar e evitar excesso de tráfego, um novo blog foi criado www.elperritovive.blogspot.com.

CASO NATIVIDAD



Antes de ser nome do vira-lata mais falado do momento, Leopoldo Natividad Canda Mairena era um nicaragüense de 25 anos que vivia ilegalmente há 9 anos na Costa Rica. Nati, como era conhecido nos diques de Cartago, saiu da casa dos pais do bairro Modesto Ramón Palma, em Chichigalpa, municipio do Departamento de Chinandega na Nicaraguá para buscar uma vida melhor nas ruas do pais vizinho. Terminou seus dias como mendigo e morando debaixo de uma ponte.
Na madrugada do dia 10 de novembro de 2005, Natividad acompanhado de um amigo saltou o muro da oficina mecânica “Romero” de propriedade de Fernando Zúñiga (localizada em Cartago, Costa Rica) e foi surpreendido e atacado por dois cães de guarda rottweiler. Seu amigo (cujo nome não foi divulgado pela investigação) conseguiu escapar do ataque e colaborou na reconstituição da tragédia. Natividad levou certa de 200 mordidas e teve múltiplas perdas de pele, músculos, tendões, artérias, veias e nervos dos braços e pernas. Conseguiu ser levado ainda com vida para o Hospital Max Peralta, onde passou por cirurgia e transfusão de sangue, ingressando na UTI. Porém horas depois, uma parada cardio-respiratória o levaria a óbito. Mórbida coincidência: “Hunter” era o nome de um dos cães de guarda.
A morte da Natividad trouxe a tona acusações de xenofobia, negligência, omissão de socorro, descumprimento do dever policial e tornou ainda mais tensas as relações diplomáticas entre os dois paises (existe uma disputa na corte Internacional de Haya pelo direito de navegação pelo rio San Juan).
Segundo a investigação feita pelo Organismo de Investigação Judicial, que cuidou do caso, dois agentes da Força Pública tiveram oportunidades de salvar Natividad ao disparar contra os cães de guarda e não o fizeram por oposição do dono da oficina. Os gritos de socorro durante o ataque, que durou aproximadamente 54 minutos, também foram ouvidos e presenciados pelo vigia noturno da oficina, pelos bombeiros e pela cruz vermelha.
Passado o calor do momento, após exaustivas investigações e acuações mútuas, surge a denúncia de que a empresa norte-Americana Bandeco ofereceu uma indenização à família de Natividad para esquecer e dar o caso por encerrado.
O inquérito permanece aberto e é provável que os indiciados fiquem impunes.

A HOMENAGEM DE HABACUC



A idéia de Habacuc não era só homenagear Natividad, mas trazer para uma exposição artística um elemento urbano, cotidiano. Causou grande repercussão por se tratar de um vira-lata doente, exposto num ambiente em que se espera encontrar obras de arte. É claro que não foi considerado arte por muitos que assinaram a petição. Crueldade ou manifesto político?
Alguns elementos da instalação remetiam diretamente ao caso Natividad: na entrada lia-se a frase “és o que lês” escrita com ração e culminava com a exposição do cão sarnento. Significados? A frase nada mais é do que isso mesmo: Natividad foi comida pra cachorro e o cão representava o próprio Natividad, que neste momento servia como objeto para revelar a hipocrisia humana: enquanto está na rua, o cão passa despercebido, não sensibiliza ninguém, mas quando está numa galeria de arte ganha o foco das atenções. Talvez isso explicasse as enigmáticas declarações do artista, que se negava a responder se o cão havia sido alimentado, se havia morrido e porque não permitia que o público libertasse o animal. Talvez sua crítica fosse de que assim igualmente ocorreu com Natividad, que nunca fora notado nas ruas e que no momento da sua morte poderia ter sido salvo, mas que ninguém fez nada pra isso, permaneceram como meros expectadores.

DECLARAÇÕES



Mediante a pressão pública e a crescente adesão à petição a Galeria Códice, membros do jurado Bienarte 2007 e o Museu de Arte e Desenho Contemporâneo da Costa Rica (sede da Bienarte 2007 que classificou Habacuc para a Bienal Honduras 2008) divulgaram notas sobre a polêmica.
Coube à Galeria Códice confirmar o período da estadia do cão em suas instalações (3 dias) sendo que ele era alimentado regularmente pela ração que o próprio Habacuc levara.
Inesperadamente, o cão teria fugido da Galeria durante a limpeza do pátio interior, local onde o cão ficava solto enquanto não participava da exposição. É a palavra da Galeria contra a jornalista Marta Leonor.
Já os membros do jurado da Bienarte 2007 acrescentaram esclarecendo que as obras apresentadas por Habacuc eram inéditas e sem relação alguma com a “Exposicion Nº1”. Ainda na nota, rechaçaram a "campanha midiática que se orquestrou pretendendo desqualificar e amedrontar, manipulando a informação e promovendo interesses obscuros, de caráter fascista, incluindo um chamado para a violência e o crime".
Por sua vez, o Museu de Arte e Desenho contemporâneo da Costa Rica aclarou não ter influência na representação da Costa Rica na Bienal Honduras 2008, atuando apenas como "facilitador e sede da seletiva de obras realizada pelo jurado internacional" e que as obras de Habacuc que foram classificadas e que estão expostas no museu são outras. A "Exposicion Nº 1" não participou da seletiva pra Bienal e portanto não está vinculada nestes eventos.
Um ponto em comum nas três declarações, além de não aprofundarem ou quererem levar adiante o caso, é a questão da censura e do próprio limite do que viria a ser arte.
Nesse foco o comunicado do Museu é interessante quando relembra que em 1966, durante a Guerra do Vietnã, Peter Brook estreou em Londres o espetáculo “US”. Nele um ator fazia um monólogo sobre o uso e efeitos do Napalm. Para sensibilizar a platéia, no final da atuação, o ator que tinha uma borboleta viva presa entre o polegar e o indicador, tirou do bolso um isqueiro e tacou fogo nas suas asas. Chocante, não? O ator teve que pedir desculpa diante do protesto e indignação da platéia. Mas antes de deixar a cena, o ator fez notar sua estranheza, já que o mesmo público que se indignava com a sorte da borboleta, até o momento, havia permanecido indiferentes aos vietnamitas queimados pelo Napalm. Na época ninguém ousou por em dúvida se Peter Brook era ou não artista.
O mesmo comunicado do museu também serve para encerrar a discussão sobre o veto da participação do artista na Bienal de 2008, o que frustra uma das reivindicações da petição on-line.

QUAIS CONCLUSÕES PODEMOS TOMAR?

Enquanto o próprio Habacuc não vem a público dar sua versão, nunca se ouvirá falar tanto nos personagens dessa noticia. Se dar o que falar e o que pensar era sua intenção, conseguiu em partes. Mesmo que o artista prossiga normalmente com seu trabalho, utilizando ou não objetos do cotidiano, sempre será lembrado por essa polêmica ou cairá no esquecimento quando outro artista for o mais novo alvo do sensacionalismo.
Tudo isso poderia ter sido evitado se as partes envolvidas dessem maior atenção a sua assessoria de imprensa, evitando declarações infelizes. De certo a galeria Códice não imaginava que daria todo esse reboliço, mas não custava nada explicar ao público visitante que Natividad receberia os devidos cuidados, afastando qualquer hipótese de maus tratos. Pelo menos assim ocorreu com o Museu Oscar Niemeyer (Curitiba/PR) durante a exposição “Revolver” do trio Jum Nakao, Kiko Araújo e Julio Dojcsar, na qual havia a participação de 3 esquilos da Mongólia e deixava claro no realese que tipo de materiais foram utilizados e que tratamento lhes era dado. Essa polêmica também serviu para escancarar ainda mais como a juventude atual nem sequer presta atenção no que lê, muito menos questiona antes de aderir uma causa ou reproduzir uma “notícia”. E por fim, mesmo que a obra da Habacuc tenha ferido artigos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, o que podemos esperar de um mundo onde não se respeita sequer os Direitos Humanos?

Carlos Almiron, 25, Graduado em História e apresentador do Programa Mundo Caos na PunkRadio.

http://www.zonapunk.com.br/ver_materia.php?id=123

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline J Ricardo

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.203
  • Sexo: Masculino
  • trolling mode
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #61 Online: 15 de Abril de 2008, 15:16:29 »
Essa petição não serve pra nada.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #62 Online: 15 de Abril de 2008, 15:18:13 »
Chamar quem assinou de trouxa também não...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #63 Online: 15 de Abril de 2008, 15:26:23 »

err... caro xará... caso você tenha esquecido já, o tal comunicado também não tem link, não é mesmo?? ::)

Ouch, né?

Não está mais no ar, porém ao pesquisar no google pelo link onde se encontrava o comunidado verá que inúmeras pessoas usaram ele para desmentir esta história:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=http%3A%2F%2Fwww.galeriacodice.com%2F%3Fid%3D30&meta=

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #64 Online: 15 de Abril de 2008, 15:28:59 »
Chamar quem assinou de trouxa também não...

Então Ingênuo, néscio, inepto?

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #65 Online: 15 de Abril de 2008, 15:33:35 »

err... caro xará... caso você tenha esquecido já, o tal comunicado também não tem link, não é mesmo?? ::)

Ouch, né?

Não está mais no ar, porém ao pesquisar no google pelo link onde se encontrava o comunidado verá que inúmeras pessoas usaram ele para desmentir esta história:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=http%3A%2F%2Fwww.galeriacodice.com%2F%3Fid%3D30&meta=

Ahnnn sim... pessoas de blogs, né?? ::)

Chamar quem assinou de trouxa também não...

Então Ingênuo, néscio, inepto?

Pessoas de boa vontade, que se movimentam pelo que acreditam... mas é só o meu ponto de vista...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nohai

  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.543
  • Sexo: Feminino
  • Estudante.
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #66 Online: 15 de Abril de 2008, 15:33:50 »
Acabei de leer o topico... e, até o momento só consegui concordar com a posição do Orbe, em relação ao cachorro. E com o Diego, sobre as fontes e tudo mais. E teve algumas emotivas de mais pro meu gosto.

Minha contribuição ao topico:

Buscando o significado da palavra Arte no Google, entrei no artigo da Wikipedia. Um trecho em especial chamou minha atenção:

"feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores"

Se é esse o objetivo da arte, podemos dizer que, neste caso, foi alcançado. O fato de verem o cachorro morrer de fome preso numa galeria, realmente mexeu com os sentidos das pessoas.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Nohai

  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.543
  • Sexo: Feminino
  • Estudante.
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #67 Online: 15 de Abril de 2008, 15:41:37 »
Chamar quem assinou de trouxa também não...

Então Ingênuo, néscio, inepto?

Pessoas de boa vontade, que se movimentam pelo que acreditam... mas é só o meu ponto de vista...

Pelo visto, não houve muita movimentação enquanto o cachorro morria de fome.  :?
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #68 Online: 15 de Abril de 2008, 15:47:13 »
Chamar quem assinou de trouxa também não...

Então Ingênuo, néscio, inepto?

Pessoas de boa vontade, que se movimentam pelo que acreditam... mas é só o meu ponto de vista...

Pelo visto, não houve muita movimentação enquanto o cachorro morria de fome.  :?

Isso invalida em algo o trabalho de pessoas que promovem ações a favor dos direitos dos animais?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #69 Online: 15 de Abril de 2008, 15:49:40 »

Ahnnn sim... pessoas de blogs, né?? ::)


Só citei o link para mostrar que o link com o comunicado existiu naquele link. E foi usado diversas vezes por pessoas para desmentir inclusive os blogs.

olhe as pessoas usando o link para desmentir os blogs:

Às  26 Outubro, 2007 23:33 , Blogger caebrasil disse...

Fiquei tão indignado, mas tão indignado, que assinei a petição, fui atrás do site da Galeria pra falar um monte pra eles e, para minha surpresa, encontrei a declaração da diretora da Galeria Codice explicando o ocorrido:

http://www.galeriacodice.com/id=30

Ao que parece, a história não é bem assim: o cão ficava preso na galeria por 3 horas e todo o tempo restante estava solto na área externa do museu e era alimentado regularmente, inclusive pelo artista. Ou seja, toda moeda tem, na verdade, 3 lados.
Se o que a Galeria declara é verdade, o cão não morreu esim fugiu, "callejero que és"... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!

UFA! Dormirei mais tranquilo... torcendo pela seriedade de tal declaração!

http://adoteumanjo.blogspot.com/2007/10/co-morre-em-exposio-de-arte-boicote-ao.html


Este desmentindo num forum:
http://www.exames.org/forum/viewtopic.php?p=280066&sid=455409e7e6563cdab94acb65c0263f17#p280066







Pessoas de boa vontade, que se movimentam pelo que acreditam... mas é só o meu ponto de vista...

Infelizmente foi tamanha boa vontade cegou as pessoas, que simplesmente assinaram a petição sem sequer saber da história completa. Sem perder alguns minutinhos com buscas um pouco mais detalhadas que no minimo iriam fazer elas pensarem 2 vezes antes de assinar a tal petição.

Vc ao ler esse tópico por completo (ja sabendo do comunidado da galeria, sabendo que não existe provas do cachorro morto) iria assinar a petição mesmo assim?

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #70 Online: 15 de Abril de 2008, 15:53:06 »

Isso invalida em algo o trabalho de pessoas que promovem ações a favor dos direitos dos animais?

Não confunda Alhos com Bugalhos.

Estamos tratando do assunto do cachorro que segundo uma lenda da internet morreu de fome em nome da arte.
A petição é contra o artista e não a favor dos direitos dos animais.
Se o cachorro não morreu a petição simplesmente perde o seu sentido.
Qual será a alegação dos defensores dos animais??
"Ahh, mas ele manteve o cachorro em carcere privado"???

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #71 Online: 15 de Abril de 2008, 16:01:05 »

Ahnnn sim... pessoas de blogs, né?? ::)


Só citei o link para mostrar que o link com o comunicado existiu naquele link. E foi usado diversas vezes por pessoas para desmentir inclusive os blogs.

E que por alguma razão misteriosa sumiu do site da galeria...

Citar

Pessoas de boa vontade, que se movimentam pelo que acreditam... mas é só o meu ponto de vista...

Infelizmente foi tamanha boa vontade cegou as pessoas, que simplesmente assinaram a petição sem sequer saber da história completa. Sem perder alguns minutinhos com buscas um pouco mais detalhadas que no minimo iriam fazer elas pensarem 2 vezes antes de assinar a tal petição.

Vc ao ler esse tópico por completo (ja sabendo do comunidado da galeria, sabendo que não existe provas do cachorro morto) iria assinar a petição mesmo assim?


Não há nenhuma certeza ainda de que o cão tenha ou não morrido... as fontes dos dois lados são blogs... e só. O post do Unknow deixou isso bem claro...

E a petição é pelo fato de que o suposto artista teria sido convidado para repetir o suposto ato nesse ano...

E se o cachorro morreu ou não, ATÉ O MOMENTO, ninguém demonstrou nada que fosse definitivo a favor ou contra esse fato...

E sim, assinaria...
« Última modificação: 15 de Abril de 2008, 16:14:24 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline gogorongon

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.834
  • Sexo: Masculino
  • Não.
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #72 Online: 15 de Abril de 2008, 16:24:24 »
Achei linda essa historinha da liberdade. Até me fez acreditar que é bom para os animais viver nas ruas...
E para muitos, talvez a maioria, realmente é. O que tem de gente que cria animais sem ter condições de tempo/espaço/dinheiro pra isso é absurdo.

Cidades como São Paulo costumam ser nocivas até pra seres humanos, mas a situação não é assim na maior parte do país. Dá muito bem pra cães e gatos se virarem sozinhos.

E se vamos falar de co-autoria em morte de animais, ninguem vai sair inocente dessa conversa. Talvez apenas os vegetarianos.
Só comentei isso pra deixar claro que não estou inocentando os transeuntes que ficaram sem fazer nada. Vegetarianismo não é o foco desse tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #73 Online: 15 de Abril de 2008, 16:34:31 »

E que por alguma razão misteriosa sumiu do site da galeria...


O comunicado existiu... o fato de não estar mais no ar não invalida o mesmo.
Os inúmeras referencias direto a ele são provas mais que suficiente para isto.

Levando em conta este fato, o comunicado do galeria afirma que o cachorro não morreu.
E é a unica referencia oficial que existe.

Não há nenhuma certeza ainda de que o cão tenha ou não morrido... as fontes dos dois lados são blogs... e só. O post do Unknow deixou isso bem claro...

E a petição é pelo fato de que o suposto artista teria sido convidado para repetir o suposto ato nesse ano...

E se o cachorro morreu ou não, ATÉ O MOMENTO, ninguém demonstrou nada que fosse definitivo a favor ou contra esse fato...

E sim, assinaria...


E se vc reler os links em nenhum momento da exposição havia algo declarando que o cachorro estava sem comida e estava ali para morrer.
Tudo foi invenção das pessoas "movidas pela boa vontade".
Inclusive a história começou com uma jornalista que sequer foi a exposição.

Offline Oceanos

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.924
  • Sexo: Masculino
Re: Petição contra artista polêmico reúne mais de 1,7 milhão de assinaturas
« Resposta #74 Online: 15 de Abril de 2008, 16:36:22 »
Achei interessante propor essa situação hipotética.

Olha essa aqui:

Vamos supor que o cara coloque um animal de rua, que é ignorado por todos, amarrado para morrer dentro de uma galeria de arte... vc chega lá e vê um bando de idiotas, que nunca se importaram se esse bicho vivia ou morria, protestando contra a "obra".

Precisa entender de psicologia para saber que são uns idiotas?
Para efeitos práticos, antes ser idiota por agir emocionalmente nesses casos do que ser idiota por querer ser coerente em todos eles, não concorda?

Sério, qual o sentido desse ad hominem tu quoque? O que, na prática, isso tem a ver com a legitimidade de assinar essa petição?

É idiota, hipócrita, e tal, mas, que ótimo que está sendo assim dessa vez... Se for realmente verdade e servir para alguma coisa essa petição, vitória da sociedade... :)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!