Gênero? Ela acertou o mais provável: 50% cada gênero.
Vamos com calma. Phinuit estava conversando com uma mulher. Logo, um evento já se foi, pois já se sabe que um dos nascimentos gerou uma menina. Então ele deveria cogitar (ou chutar) levando em conta isso e os eventos restantes. Poderiam ser mais três mulheres, ou duas mulheres e um homem, ou dois homens e uma mulher ou três homens. Sendo assim, um nascimento já está definido como sendo do sexo feminino e a probabilidade de nascerem quatro homens (MMMM) está excluída:
(P = 4F)(FFFF) / (FFFF), (FFFM), (FFMF), (FMFF), (MFFF), (MMMF), (MMFM), (MFMM), (FMMM), (FFMM), (FMFM), (MFMF), (MMFF), (FMMF), (MFFM) = 6,66%
(P = 3F e 1M)(FFFM), (FFMF), (FMFF), (MFFF) / (FFFF), (FFFM), (FFMF), (FMFF), (MFFF), (MMMF), (MMFM), (MFMM), (FMMM), (FFMM), (FMFM), (MFMF), (MMFF), (FMMF), (MFFM) = 26,66%
(P = 2M e 2F)(FFMM), (FMFM), (MFMF), (MMFF), (FMMF), (MFFM) / (FFFF), (FFFM), (FFMF), (FMFF), (MFFF), (MMMF), (MMFM), (MFMM), (FMMM), (FFMM), (FMFM), (MFMF), (MMFF), (FMMF), (MFFM) = 40,00%
(P = 3M e 1F)(MMMF), (MMFM), (MFMM), (FMMM) / (FFFF), (FFFM), (FFMF), (FMFF), (MFFF), (MMMF), (MMFM), (MFMM), (FMMM), (FFMM), (FMFM), (MFMF), (MMFF), (FMMF), (MFFM) = 26,66%
Então a probabilidade não é tão óbvia e nem tão linear, mas é
matematicamente a mais provável. Só que os próprios espermatozóides (X e Y) têm suas especificidades e, dependendo da condições do organismo da mãe, o mesmo pode favorecer mais a um do que a outro. Além disso, há um estudo recente que sugere que a dieta da mãe influencia o sexo do bebê:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u394788.shtmlEntão, penso que isso não é tão simples quanto uma conta. Pode-se tentar fazer previsões via Teoria das Probabilidades, mas existem muitas variáveis envolvidas para querer reduzir tudo isso somente à Estatística e Matemática: falamos de Biologia.
Fios de cabelo? Leitura fria? Afinal, estava conversando com a pessoa.
Quanto à conversa, penso ser possível uma leitura fria no trecho:
"Ao que me parece é sua parenta. Espere; é sua mãe...eu creio". Essas "pausas" na fala podem sugerir leitura fria. Isso depende das reações da assistente na hora. Se a assitente deu pistas no momento que Phinuit disse que era uma parenta, pode ser sim, assim como no momento em que diz
"eu creio", talvez esperando alguma confirmação inconsciente (muscular, facial, etc) da parte da assistente sobre se a mecha era ou não a mãe dela. Porém não acho que a alegação de Phinuit seja óbvia, pois poderia ser o cabelo de qualquer pessoa.
Seria mais interessante se na sessão ambas estivessem de costas uma para a outra.
E saúde da mulher você se refere a qual dos casos?
Phinuit acertou a questão relativa ao estômago e rins.
Várias outras combinações poderiam ser feitas e nesse caso não haveria como fazer leitura fria.
Quanto ao contar o número de filhos, depende. Se ela realmente estava com os olhos fechados, fica difícil de explicar. Se não estava, então a leitura fria se torna plausível.