Autor Tópico: Marchas pró-maconha são proibidas em quatro estados  (Lida 55547 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: Marchas pró-maconha são proibidas em quatro estados
« Resposta #25 Online: 02 de Maio de 2008, 20:11:21 »
Bom, Orbe, eu vou parar de responder ponto a ponto da sua (eeeeeehhhhhh) argumentação, porque muito embora eu considere esta atitute uma regra básica de um debate minimamente evoluído, ela cansa quando o outro lado não demosntra interesse. Então eu passo.

Só pra dar tchau: a opinião de um ex-presidente de um país de 200.000.000 de habitantes eleito duas vezes consecutivas(que por sinal acaba de ser eleito um dos maiores intelectos vivos); a opinião de prêmios nobeis que têm(ou tiveram) uma bagagem conhecimento muito maior do que a minha (talvez o seu ego te diga que você tem maior cultura que José Saramago, Milton Friedman e Gabriel Garcia Marquez¹ juntos...talvez você até acredite no que seu ego te diz) e a opinião de ideólogos de esquerda, de centro e de direita realmente não servem pra definir qual posição está certa. Não foi para isso que eu os citei e se você souber ler você entendeu.

A opinião deles não PROVA que a descriminalização é o caminho, em nenhum momento eu insinuei isto até porquê devem haver outros pensadores reconhecidos que divirjam deles (à minha cabeça só vêm Paulo Maluf, Jair Bolsonaro, George W. Bush, Olavo de Carvalho... mas deve haver gente melhor que isto que não concorde com a tese da descriminalização...). O que eu intentava demonstrar (e parece que você faz um esforço pra não entender) é que o fato de tanta gente deste porte intelectual (reconhecidos como tal por, quiçá, toda a parcela da humanidade minimamente instruída menos vossa magnificência) deve demonstrar que há sim alguma coisa a se discutir sobre o assunto. E foi neste intuito que eu os citei, no intuito de refutar o seu mantra de "não há o que se discutir hare hare não há o que se discutir krishna krishna não há o que se discutir não há o que se dicutir lá lá lá"

¹Lembrando que Marquez é colombiano e acompanha de perto um cenário de narcoguerrilha muito mais complicado que o nosso, já que você usou o fato de tais entes não conhecerem nossa realidade como desmerecimento de suas opiniões
« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 20:20:09 por Daniel Reynaldo »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Maio de 2008, 20:51:42 »
Citação de: Mr. Hammond
Eu vejo MUITAS perto da minha casa, no interior de SP. Perto de uma escola pública eu vejo até pivete de uns 10, 11 anos fumando.
Lembre-se que a realidade não é a mesma em todo o país..

:

Citação de: Eu mesmo
não sei em que cidade (ou planeta) você vive(...)Mas aqui no Rio eu NUNCA ví nenhuma criança fumando cigarro.

: Mas você concorda que o consumo de cigarro de tabaco está passando por uma sinuosa curva decrescente, não concorda? E, se concorda, concorda também que tal redução drástica do consumo não tem p.... nenhuma a ver com política repressiva, gastos em metralhadoras, apreensão de maços de cigarro e caveirões em favelas não concorda? Então, é isso...

: Você falou dos riscos de envolvimento de crianças com drogas, dos gastos de dinheiro público com maconheiros, do pouco sucesso da política holandesa, da impossibilidade de aplicar políticas civilizadas em países de terceiro mundo... eu comentei todos os pontos da sua defesa... e você só refuta uma frase pela metade que se tivesse sido quotada inteira não daria margem para a refutação feita? Sério, sem ego inflado, sem querer me achar o maioral e fazendo de tudo pra não ofender. Mas das três uma:

Ou você não leu o post em que cometei os seus;

ou você admite que todos os pontos que defendi estão corretos;

ou você realmente achou que eu sou imbecil e que nada do que eu escrevi merece uma virgula de resposta.

Sim, porque ninguém tem obrigação de entrar no debate mas se decidiu debater eu acho que o mínimo é prestar atenção no que o outro está falando. Eu sei que isto é um fórum, mas a impressão que dá é aquela de você discutindo relação com seu namorado e ele fica assobiando e olhando pro lado e você argumentando e lá pelas tantas você comete um erro de português e ele fala "não é assim que se fala esta palavra".

Não sei, devo estar carente, mas como eu disse lá para o Orbe, se eu entro num debate eu quero refutar cada ponto discutível. Se eu não tenho interesse em (ou não tenho o que) discutir eu me abstenho. Por isso meus posts ficam quilométricos: porque eu acho importante considerar cada ponto que o interlocutor levantou. Mas vai ver que é exagero meu. ::)
« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 21:24:57 por Daniel Reynaldo »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #27 Online: 02 de Maio de 2008, 23:24:45 »
Só pra dar tchau

Tchau.

Aiai... É tão deprimente ver pessoas relativamente inteligentes defendendo a transformação do Brasil (que já é bem ruim) em uma nação de maconheiros...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Maio de 2008, 00:03:09 »
É tão deprimente não conseguir argumentar, ter idéias pre-concebidas e não ter vontade de se aprofundar em qualquer tema.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2008, 02:27:25 »
A daqui de Minas acabou na maior bagunça.

A polícia acompanhou os manifestantes até a Universidade Federal de Minas Gerais, lá, eles começaram a exibir um filme qualquer sobre a maconha... só que nisso, houve uma ligação anônima dizendo que alguns dos manifestantes, estavam usando drogas em uma das salas do prédio onde o filme estava sendo exibido, só que alguns manifestantes não permitiram a entrada da polícia pra averiguar... daí tiveram que tirar alguns manifestantes do local, de onde eles saíram gritando: "Ditadura!!! Repressão!!!"

Não falei?! Quando eu digo que é evento de playboy maconheiro desocupado, querendo posar de herói na luta pela liberdade, vocês dizem que eu sou preconceituoso, malvado, autoritário...  ::) :P

É tão deprimente não conseguir argumentar, ter idéias pre-concebidas e não ter vontade de se aprofundar em qualquer tema.

Se a minha intenção fosse argumentar sobre um assunto tão tosco, eu estaria profundamente ofendido, iria chorar sobre meu travesseirinho rosa e escrever mil vezes "eu me odeio e quero morrer", com minha caneta de gliter, no meu diário com cadeado de coraçãozinho.

ByEeE MiGuXxXosSs!1!!1!1
« Última modificação: 03 de Maio de 2008, 02:50:17 por Orbe »
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #30 Online: 03 de Maio de 2008, 03:27:29 »
Aiai... É tão deprimente ver pessoas relativamente inteligentes defendendo a transformação do Brasil (que já é bem ruim) em uma nação de maconheiros...
Melhor que transformar em uma nação de abortistas ou ateus.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Maio de 2008, 21:03:51 »
atentado à liberdade de expressão, falta de atenção aos princípios mais importantes do ordenamento brasileiro, lamentável.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #32 Online: 05 de Maio de 2008, 08:02:36 »
Não tenho opinião muito bem formada.

Só me questiono para que deveria ser liberado. Sabendo que os usuários em maioria são arruaceiros e maus-elementos, dar combustível para esses arruaceiros agirem dopados não me parece muito inteligente.

Mas seria legal ver pontos positivos dessa legalização, eu disse pontos positivos, no que ajudaria o Brasil por exemplo.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Maio de 2008, 10:19:56 »

Só me questiono para que deveria ser liberado. Sabendo que os usuários em maioria são arruaceiros e maus-elementos, dar combustível para esses arruaceiros agirem dopados não me parece muito inteligente.

Mas seria legal ver pontos positivos dessa legalização, eu disse pontos positivos, no que ajudaria o Brasil por exemplo.

Concordo com o Copenhagen. Muito falatório e poucos fatos. E penso que, sem fatos é muito difícil não manter a posição de que essa marcha é coisa de viciado e gente desocupada, pois quem fuma, fuma e continuará fumando de qualquer forma. Então, nada melhor em mostrar PORQUE o restante da sociedade deveria apoiar a idéia.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Maio de 2008, 15:19:38 »
Vcs leram os posts do Daniel?

Tem um ponto bom lá para começar uma discussão.
Só que dois assuntos distintos

1- Liberar ou não o consumo de maconha
2- Proibir ou não a passeata. Dois assuntos distintos.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #35 Online: 05 de Maio de 2008, 15:24:39 »
eu NUNCA ví nenhuma criança fumando cigarro.

Eu vejo MUITAS perto da minha casa, no interior de SP. Perto de uma escola pública eu vejo até pivete de uns 10, 11 anos fumando.
Lembre-se que a realidade não é a mesma em todo o país..

Aqui também vejo bastante.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Maio de 2008, 15:31:02 »
Sou contra a legalização.

- Não há qualquer garantia de que a legalização acabe com o tráfico e sua guerrilha urbana.

- Nosso Estado não administra corretamente o ensino público, o sistema de saúde, sequer consegue manter nossas cidades seguras, o que garante que administraria bem o comércio de drogas?

- Há também o risco de a legalização das drogas acionar mecanismos constitucionais retroativos em favor dos traficantes. Colocando em liberdade criminosos de alta periculosidade.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 05 de Maio de 2008, 15:31:44 »
Só pra dar tchau

Tchau.

É verdade.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Maio de 2008, 15:38:45 »
Citação de: PauloCesar
Citação de: Copenhagen"

Concordo com o Copenhagen. Muito falatório e poucos fatos. E penso que, sem fatos é muito difícil não manter a posição de que essa marcha é coisa de viciado e gente desocupada, pois quem fuma, fuma e continuará fumando de qualquer forma. Então, nada melhor em mostrar PORQUE o restante da sociedade deveria apoiar a idéia.

Bom, Paulo e Copenhagen. Em primeiro lugar não me parece que a grande maioria dos usuários de drogas ilicitas sejam arruaceiros e desocupados.

Sim, eu vejo um problema moral em usar drogas hoje, que me parece um tanto complexo : usar drogas (o mero fato) não é ato que prejudique ninguém a priori, logo é um fato amoral. Ponto final. Entretanto usar drogas num contexto em que as leis levaram o negócio de vender drogas ao status de principal combustível de crimes de verdade (seqüestro, assassinatos, extorsões policiais, chacinas, etc) não me parece lá a coisa mais ética e moral ( a não ser que você produza a própria). Então eu deveria concordar com vocês e dizer que usuários de drogas (em nosso contexto) são pessoas com índole, no mínimo, duvidosa.

Acontece que eu conheço usuários de drogas, alguns bem de perto : eles são grande parte dos meus ex-colegas de faculdade, de meus colegas de trabalho, alguns de meus parentes, vizinhos... e eu não vejo, realmente, desvios de conduta por parte destes que sejam maiores em proporção do que a de outros conhecidos que só usam drogas lícitas ou que não usam droga nenhuma. Por exemplo, os caras que eu mais admiro lá no trabalho (e admiro pelos motivos mais NOBRES que vocês possam pensar) fumam baseado. São pessoas absolutamente honestas em quase tudo que fazem, prontíssimas a ajudar aos outros sem esperar nada em troca MESMO (eu sou testemunha)... São só dois exemplos, mas poderiam ser juntados a outros trocentos que conheço. Isto sem falar que provavelmente dois terços dos meus grandes ídolos na música, no cinema, na literatura, no "pensamento acadêmico", é composto por gente "porra louca". Bom, na política eu nem preciso falar quem é meu ídolo e também acho que não vou precisar comentar os motivos.

Agora vamos ao ponto em sí. Vocês pedem pontos positivos para a legalização; por pontos positivos eu entendo que vocês querem dizer qual a utilidade para o bem estar dos não-usuários que as drogas sejam lícitas?

Bom, muitas das citações que postei lá atrás falavam deste motivos de forma dispersa e no post que eu dirigi ao Hammond eu toquei em alguns. Não acredito que vou falar nenhuma novidade aqui, são proposições bem conhecidas. Vou tentar ordenar alguns.

1. A criminalização das drogas é na verdade o que gera o atual estado de violência com o qual a gente convive e não a droga em sí, como um olhar de relance sobre o tema faz transparecer. É muito fácil embaralhar as causas e conseqüências. Um exemplo clichê, mas que ainda serve para desembaralhar a vista e fazer ver quem causa o quê é o episódio da Lei Seca, nos EUA.

As drogas só financiam o seqüestro, a extorsão, o assalto a banco porque o controle do negócio foi dado aos grupos que cometem estes crimes. Se tivesse sido dado ao seu Manoel da padaria o dinheiro iria ser usado para pagar o FGTS de umas duas novas empregadas, para construir uma escola para a filha Mariazinha administrar, para gerar 20% a mais de impostos.

2. Porque a criminalização é contraproducente em relação ao que se propõe (reduzir o consumo e os danos advindos dele), existem formas muito mais eficientes e menos caras de reduzir consumo (ou pelo menos danos). As fábricas de cigarro que o digam...

É mais ou menos a mesma estória da repressão sexual juvenil. Alguns pais proibem as filhas de namorar, dizem que vão fazer e acontecer se a filha tiver dando a boceta, levam a filha a força para a igreja e proibem a menina de sair a noite. Outros se limitam a educar filhos e filhas sobre os riscos de uma concepção indesejada, de uma infecção... as estatísticas dizem bem de qual lado vêm as adolescentes grávidas.

3.Como o Hammond bem disse, os gastos com o tratamento dos drogados e o combate ao tráfico são bem onerosos. Ficariam bem menos se da venda de drogas fossem cobrados impostos da ordem de 70% (ou quanto seja determinado) do valor final do produto, como já ocorre com o cigarro, e se os gastos aplicados inutilmente na manutenção de presidiários e na compra de armamento de grosso calibre fossem revertidos para métodos mais eficientes. Isso sem falar no prejuízo econômico que este bando de mão-de-obra encarcerada e outro tanto de mão-de-obra abatida não causam.

4.Dizer que a descriminalização de drogas iria, em sí, reduzir o consumo não me parece lógico. Mas dizer que iria acontecer um boom da maconha também não é nada razoável; como você mesmo disse "quem consome vai continuar consumindo de qualquer jeito" e como disse o Jô uma vez sobre este assunto "se amanhã legalizarem o suicídio  o sujeito não vai entrar debaixo do trem gritando: oba, agora eu posso!"

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Maio de 2008, 15:42:21 »
Em primeiro lugar não me parece que a grande maioria dos usuários de drogas ilicitas sejam arruaceiros e desocupados.

E é! E é! E é!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Maio de 2008, 15:59:36 »
Citação de: Night
Não há qualquer garantia de que a legalização acabe com o tráfico e sua guerrilha urbana.
Muito menor garantia há que a criminalização vá fazê-lo. Aliás, muito pelo contrário: há garantias de que a criminalização, responsável pelo surgimento da guerrilha, jamais conseguirá acabar com ela.

Nosso Estado não administra corretamente o ensino público, o sistema de saúde, sequer consegue manter nossas cidades seguras, o que garante que administraria bem o comércio de drogas?

Nada garante. Então, mas há um pouco mais de probabilidade de que o Estado lide melhor com a questão das drogas sendo elas lícitas do que sendo elas criminalizadas como são hoje. Quero dizer, não faz muito sentido pedir garantias de que o Estado seria eficiente nesta questão se as drogas fossem lícitas. Por acaso existe a mínima possibilidade dele agir pior do que age hoje?

Há também o risco de a legalização das drogas acionar mecanismos constitucionais retroativos em favor dos traficantes. Colocando em liberdade criminosos de alta periculosidade.
Me parece muito fantasiosa a hipótese, a priori, até porque se não me engano quase todo traficante preso no Brasil acumula uma carga enorme de outras acusações: homicídio, troca de tiros com a polícia, assaltos a mão armada...

É verdade.

Quem está defendendo a transformação do Brasil numa nação de maconheiros, Nightstalker? Eu não sei se você está acompanhando o tópico, mas como eu disse lá atrás: EU NÃO SOU MACONHEIRO. Seria muito estranho eu defender que o país inteiro se transformasse numa coisa que nem eu sou. Isto não implica que eu não possa ver o absurdo de se criminalizar uma prática porque (supostamente) ela faz mal a quem pratica. Isto também não me impede de observar que ao fazê-lo, a lei transforma uma questão particular (eu quero ou não ter alguns minutos de relaxamento ao preço de estourar meu pulmão ou detonar meus neurônios?) em uma questão pública (os tiroteios na Rocinha; a superlotação carcerária; o financiamento de quadrilhas de seqüestradores, de assaltantes, de homicidas e o conseqüente aumento da ocorrência destes crimes).
« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 17:21:41 por Daniel Reynaldo »

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #41 Online: 05 de Maio de 2008, 17:10:40 »
porque (supostamente) ela faz mal a quem pratica.
Isso é gozação não é? É fato que maconha faz mal, bem é que não faz.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Maio de 2008, 17:20:27 »
Citação de: Copenhagen
Isso é gozação não é? É fato que maconha faz mal, bem é que não faz.

Eu não neguei, acontece que pelo que eu sei a questão de maconha (e algumas outras drogas proibidas) é bem parecida com a questão do álcool. Vem um cara e diz: tome duas xícaras de vinho e viva livre do câncer; aí vem o outro e diz: tome uma e morra de ataque cardíaco. Ou o contrário, sei lá.

De qualquer forma a questão está longe de ser esta. Eu coloquei este "supostamente" na edição, porque eu lembrei que há correntes inclusive na medicina que questionam os malefícios, especificamente da maconha. Mas já que causou tanto incômodo e como não é, em nada, relevante para a discussão, eu reedito.  :|

Agora, riscando o "supostamente" da discórdia, faz algum sentido criminalizar um ato porque ele causa danos a quem pratica, Copenhagem?
« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 17:23:31 por Daniel Reynaldo »

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #43 Online: 05 de Maio de 2008, 17:24:40 »
Agora, riscando o "supostamente" da discórdia, faz algum sentido criminalizar um ato porque ele causa danos a quem pratica, Copenhagem?
Sim e sim, no meu entender.

Primeiro que é questão de saúde pública, como já dito, mesmo as drogas lícitas devem ser desestimuladas.

Segundo porque a pessoa que se 'mata' utilizando drogas para sentir a 'nóia' torna-se um problema quando dirige ou em convívio social. (Veja que eu não retirei desta o álcool e o cigarro, pois estes como supracitado devem ser desestimulados).

Num momento que o cigarro deixou os comerciais televisivos, e que caminha para o mesmo fim a cerveja, é contraditória a liberação de mais drogas.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Maio de 2008, 17:28:48 »
Você é a favor da criminalização do café, do álcool e do tabaco nos mesmos termos em que são criminalizados a maconha, a cocaína e o ecstasy, Copenhagen?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Maio de 2008, 17:39:59 »
Por outro lado, Copenhagen, mantendo o viés utilitarista que você propôs para a discussão: será que os danos causados pelo álcool, pelo cigarro, pela maconha ou pelo ecstasy sendo criminalizados não são nem um pouco (1, numa escala de 0 a 100, que seja) maiores do que sendo lícitos? Você não vê mesmo, absolutamente NENHUMA relação entre criminalização e financiamento do crime organizado? O prejuízo com gastos médicos dispendidos a narcodependentes internados é maior do que o prejuízo com narcodependentes presos? As mortes às pencas nas favelas, a corrupção policial, seriam iguais se as drogas fossem lícitas? A posse de fuzis caríssimos, bazoocas, granadas de exércitos de tudo quanto é país por parte de ladrões de banco não tem nada a ver com o negócio de entorpecentes estar na mão deles?

É claro que não podemos testar os dois métodos de relação com as drogas em um laboratório para ver qual é mais eficaz, mas podemos imaginar com base em hipóteses mais plausíveis.
« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 17:46:21 por Daniel Reynaldo »

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #46 Online: 05 de Maio de 2008, 17:51:26 »
Por outro lado, Copenhagen, mantendo o viés utilitarista que você propôs para a discussão: será que os danos causados pelo álcool, pelo cigarro, pela maconha ou pelo ecstasy sendo criminalizados não são nem um pouco (1, numa escala de 0 a 100, que seja) maiores do que sendo lícitos? Você não vê mesmo, absolutamente NENHUMA relação entre criminalização e financiamento do crime organizado? O prejuízo com gastos médicos dispendidos a narcodependentes internados é maior do que o prejuízo com narcodependentes presos? As mortes às pencas nas favelas, a corrupção policial, seriam iguais se as drogas fossem lícitas? A posse de fuzis caríssimos, bazoocas, granadas de exércitos de tudo quanto é país por parte de ladrões de banco não tem nada a ver com o negócio de entorpecentes estar na mão deles?

É claro que não podemos testar os dois métodos de relação com as drogas em um laboratório para ver qual é mais eficaz, mas podemos imaginar com base em hipóteses mais plausíveis.
Só deixando claro que não pretendo me exaltar nesta discussão, todavia, é este o motivo de estarmos aqui, discutir e refletir.

Nessa seara, acredito que não podemos imaginar ou supor as possibilidades, dada as inúmeras e incalculadas variáveis que você menciona, ficariamos no achismo, e isso não resultaria em nada.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #47 Online: 05 de Maio de 2008, 17:54:34 »
Você é a favor da criminalização do café, do álcool e do tabaco nos mesmos termos em que são criminalizados a maconha, a cocaína e o ecstasy, Copenhagen?
São coisas diferentes, todas fazem mal, o oxigênio que respiramos nos faz mal. Não devemos levar a discussão para este lado, como eu já disse em duas oportunidades, devemos desestimular o consumo de todos os tipos de drogas. Mas como sabemos o efeito do café difere e muito do ecstasy.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Maio de 2008, 18:06:52 »
Saindo um pouco deste ponto, depois a gente volta. Mas tem uma coisa importantíssima (embora óbvia) que me veio a cabeça com este penúltimo post seu e que é um grande problema. Supor que o usuário de drogas vá   cometer crimes após usá-las. Eu bebo, e NUNCA dirigiria após ter tomado sequer meia lata de cerveja. Acho que quem bebe e dirige não deveria perder a carteira não, devia ir para a cadeia. Agora eu SEI que nem todo mundo que sai pra beber sexta à noite volta dirigindo, então muito mais econômico, eficaz e justo é o Estado se esforçar para punir os que o fazem, do que gastar esforços em punir qualquer um que beba.

Nessa seara, acredito que não podemos imaginar ou supor as possibilidades, dada as inúmeras e incalculadas variáveis que você menciona, ficariamos no achismo, e isso não resultaria em nada.
Discordo, suposição é tudo o que temos, mas nós podemos colocar as nossas suposições sob alguns crivos lógicos, tipo: "se acontece assado tomando-se esta posição em relação ao cigarro de tabaco, porque diabos não esperar os mesmos resultados em se tomando a mesma posição quanto ao cigarro de maconha?" ou se "se C só aparece quando inclusive B, e não quando apenas A, então quem está relacionado a C? B ou A?"...

Só deixando claro que não pretendo me exaltar nesta discussão, todavia, é este o motivo de estarmos aqui, discutir e refletir.
Eu tenho bem a fama de me exaltar em discussões, muitas vezes é proposital mesmo, mas nesta, com você? Juro que não percebi, me mande por MP o ponto em que eu saí da linha porque talvez tenha sido até um mal entendido :ok:

« Última modificação: 05 de Maio de 2008, 18:15:03 por Daniel Reynaldo »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Maio de 2008, 18:09:40 »
Mas como sabemos o efeito do café difere e muito do ecstasy
Pelo que sei os efeitos da maconha (quanto ao torpor e quanto à destruição do organismo a longo prazo) são potencialmente menores do que os do àlcool, todavia...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!