Diego, primeiro para deixar claro: Quando iniciei o assunto, falei que havia pontos positivos e negativos, e é aqui que estou argumentando, uma ponderação entre esses dois. Alias, me parecia que você ponderava sobre esses fatores e não via como "preto no branco"
Mas vamos lá (ta começando a parecer que eu to defendendo o baseado)
Porque proibir o cigarro é burrice, alcool é burrice (absinto por ex)? E a prostituição??
Deixa eu te dizer uma coisa: Essas coisas são inerentes ao ser humano, é uma característica da sociedade. Não adianta o estado brincar de falar que não vai acontecer.
A URSS baniu a prostituição, o IRÃ não permite homossexuais, e se quer saber, essas não são decisões que o estado está apto a tomar para você.
Então, temos que ter sabedoria e lutar a luta inteligente, fazendo que os esforços produzam o melhor efeito possível, sem maniqueismo.
E novamente, os efeitos de cigarro e maconha não se comparam. Se o cara fuma um cigarro e dirige, ele não vai sofrer alterações no SNC que o tornem potencialmente perigoso.
Bom, mas se o cara bebe e dirige é ruim. Proibimos a bebida??
Considerando-se o número de novos casos desses três tipos de câncer por ano e a parcela desses casos atribuível ao tabagismo, chega-se a uma demanda potencial de cerca de R$ 1,12 bilhão para os cofres públicos por causa do cigarro (no caso de o atendimento ser via SUS). "É importante considerar que o tabagismo está associado a outros tipos de câncer, como oral, de estômago e pâncreas, por exemplo", lembra Márcia.
Então proibimos o cigarro?? E no final parece que o SUS arca sim com alguma despesa, financiada em parte pelos impostos do cigarro.
Vamos pelo todos os nãos:
Não pode fumar maconha
Não pode apostar em jogos de cartas (vc pode aceitar, tem pessoas que não)
Não pode ir a casa de prostituição (vc pode aceitar, tem pessoas que não)
Não pode fumar (vc pode aceitar, tem pessoas que não)
Não pode beber (vc pode aceitar, tem pessoas que não)
Não pode sodomia (vc pode aceitar, tem pessoas que não)
Proibimos tudo e geramos a maior empresa do mundo, ILEGAL??
A questão clara é: O tráfico está gerando uma guerra civil. Não só no Brasil. Ele alimenta as FARCs por exemplo. O fato de ser ilegal está matando gente em guerras, em cidades, e NÃO ESTÁ IMPEDINDO os viciados de usar PORQUE não é uma decisão que o estado possa fazer para você.
Vc não consegue acabar com as putas, nem com as drogas, nem com as bebidas. Então, tem que legislar e regular, e fazer um controle que seja viável, porque se é inviável, além de todo o crime que gera, desmoraliza a justiça.
E tem que saber lidar com as partes ruins. A questão cultural que vc citou, a possibilidade de aumentar os viciados, como estabelecer limites... tudo isso é difícil pacas