Autor Tópico: Existe diferenças significativas entre o governo Lula e o FHC?  (Lida 31005 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Existe diferenças significativas entre o governo Lula e o FHC?
« Resposta #225 Online: 12 de Outubro de 2010, 00:15:22 »
São números simples Buckaroo, temos que levar em conta a inflação em dólar, as exportações em relação ao PIB interno e também Mundial.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #226 Online: 12 de Outubro de 2010, 01:00:43 »
Ainda assim, é muito comum ver comparações sendo mostradas como favoráveis ao Lula. Os fãs até produzem gráficos e blogs exclusivamente para isso. Dessa forma se faz necessário que se compare melhor para levar em consideração justamente o que não fica evidente na superfície.

O que mais me chama a atenção é que o PSDB não sabe usar esses números em seu favor.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #227 Online: 12 de Outubro de 2010, 01:07:04 »
Ainda assim, é muito comum ver comparações sendo mostradas como favoráveis ao Lula. Os fãs até produzem gráficos e blogs exclusivamente para isso. Dessa forma se faz necessário que se compare melhor para levar em consideração justamente o que não fica evidente na superfície.

O que mais me chama a atenção é que o PSDB não sabe usar esses números em seu favor.

Porque os números não são favoráveis numa comparação direta, é simples. Mas como foi dito aqui, os idiotas subestimam a inteligência do eleitor, e não fazem uso dos momentos históricos, muitas coisa do período foram pior do que a de Lula pelo por causa de fatos históricos. Aqui no CC, o pessoal sabe defender melhor o PSDB que os próprios. Mas aí, devem começar a ficar com medo das cagadas históricas, como a fixação do câmbio,o racionamento de energia, o aumento de 15 para 40% da relação dívida PIB, e as privatizações meia-boca que não quebraram o monopólio de ninguém.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #228 Online: 12 de Outubro de 2010, 01:10:29 »
É só fazer igual o PT.
Usar os números que lhes convém e esconder as cagadas debaixo do tapete :)
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 12 de Outubro de 2010, 08:33:40 »
Para quem desmerece o cenário internacional nas comparações:

Exportações no Brasil:

Em outros países:

Bolívia:

[...]

Fonte

Na minha tela não apareceu nada.

Aconteceu o mesmo com os outros foristas?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 09:33:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 12 de Outubro de 2010, 08:55:07 »
Na minha tela não apareceu nada.

Aconteceu o mesmo com os outros foristas?

Aqui sim.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #231 Online: 12 de Outubro de 2010, 09:16:51 »
Aqui também não apareceu.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 12 de Outubro de 2010, 10:14:27 »

Porque os números não são favoráveis numa comparação direta, é simples. Mas como foi dito aqui, os idiotas subestimam a inteligência do eleitor, e não fazem uso dos momentos históricos, muitas coisa do período foram pior do que a de Lula pelo por causa de fatos históricos. Aqui no CC, o pessoal sabe defender melhor o PSDB que os próprios. Mas aí, devem começar a ficar com medo das cagadas históricas, como a fixação do câmbio,o racionamento de energia, o aumento de 15 para 40% da relação dívida PIB, e as privatizações meia-boca que não quebraram o monopólio de ninguém.

De fato. A comparação de números diretos, feita de modo descontextualizado, é a única que a maioria da população entende e este é o motivo pelo qual a atual administração federal usa-a contra a administração anterior. Porém para aqueles que sabem "ler" os números dentro de seu contexto histórico, há uma clara mudança no status de comparação.

A fixação do câmbio foi necessária para conter o ímpeto da inflação inercial, mas o equívoco foi mantê-lo durante tanto tempo (1995 a 1998), ainda que ele tenha sido continuamente reajustado de US$ 1,00 = R$ 0,817 em janeiro de 1995 até US$ 1,00 = R$ 1,32 em janeiro de 1999, quando houve a liberação do câmbio.

A crise de energia veio da falta de investimentos da década anterior, devido às crises que tomaram conta do Brasil a partir de 1979 e que se estendeu até 1991. Mas a responsabilidade foi do PSDB, que reagiu ao problema ao invés de preve-lo. No entanto toda a base de geração energética criada durante o governo FHC foi usada pelo governo posterior e que incluem, mas não se limitam, às usinas hidroelétricas de: Xingó (concluída em 1996), Serra da Mesa (concluída em 2000), Rosal (concluída em 2000) e Porto Primavera (concluída em 2002). Vale ressaltar que em 2002 teve início a ampliação da capacidade de Tucuruí e foi aprovado o orçamento inicial para a construção de Belo Monte. Não estão inclusas as termoelétricas, consideradas como usinas-reserva, e que se pode citar Araucária, Cofepar, Mario Covas, Duke, Araraquara, Termosul, Santa Branca, entre outras. Também não incluí as usinas construídas pelas companhias estaduais como as da Copel (Salto Caxias, por exemplo).

O aumento da relação dívida/PIB decorreu dos fatores já mencionados. Mas é interessante ressaltar que ela não mais recuou. De fato ela se mantém em torno deste patamar desde 1998. Neste ano ela chegou a 38,90%, que é o menor índice desde então, segundo o BC, e em 2010 deve chegar em 42,70%. Mesmo com todo o cenário econômico interno e externo muito mais favoráveis. Então porque isto ocorreu? Pela expansão enorme da dívida interna pública, principalmente para pagamento das despesas com juros e com custeio.

As privatizações "meia-boca" foram as responsáveis pela gigantesca expansão do acesso na telefonia, fixa e móvel; pela redução expressiva das diatribes e manipulações políticas e de desperdícios dos bancos estaduais; pelo aumento expressivo da arrecadação de impostos e de distribuição de dividendos da Vale; pela melhoria da malha viária; pela revitalização do setor ferroviário e por outros benefícios que podem ser facilmente rastreados na Internet. Elas foram "perfeitas e isentas de problemas"? Não, não foram. Mas ao menos serviram para romper paradigmas arcaicos relacionados ao Estado "empreendedor absoluto", além de trazer os benefícios já mencionados.
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 12 de Outubro de 2010, 10:23:29 »
A proveitando o assunto privatizações:

Caso o Serra ganhe, o PSDB vai retomar as privatizações?

Eu tenho certeza que sim, e vocês?
Alfred E. Newman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 12 de Outubro de 2010, 11:36:48 »

Na sua opinião, o que será privatizado?
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 12 de Outubro de 2010, 11:57:58 »

Na sua opinião, o que será privatizado?

Algumas companhias de água e energia elétrica, bancos (CEF e BB) e diminuir gradativamente a participação acionária do governo federal em algumas estatais (EX: correios e petrobrás).
Você pode achar que isso é coisa de petista, mas eu sou funcionário público desde 1993 e nessa época eu era sindicalista e nós passávamos horas analisando os detalhes de cada avanço do governo do PSDB. A criação do MARE (Ministério de Administração e Reforma do Estado), as tentativas de mudanças na legislação que protegiam o servidor público, a quebra de monopólios (telefonia) foram situações que demonstraram claramente que, para o PSDB, governar era algo que poderia ser conduzido melhor se o estado não tivessa tantas obrigações, ou seja, um estado menor seria mais eficiente.
Eu não acho isso de todo mal, gostaria muito que o serviço público fosse mais eficiente, eu sou um dos que trabalham e teriam vantagens com essa nova mentalidade, mas acho que se repetirá o que o FHC fez com a gente, cortou algumas coisas, depois congelou os salários e deixou por isso mesmo.
Não creio que eles mudaram de opinião.

É só por esse motivo que votarei na Dilma, assim como votei no Lula no passado, pois, de maneira covarde, o PSDB não conseguiu fazer as reformas que pregou e simplesmente nos elegeu (funcionários públicos) como vilões da administração.

« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 12:01:36 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 12 de Outubro de 2010, 12:44:11 »
Algumas companhias de água e energia elétrica, bancos (CEF e BB) e diminuir gradativamente a participação acionária do governo federal em algumas estatais (EX: correios e petrobrás).

Como as condições macroeconômicas são completamente distintas eu não acho que ocorrerão privatizações da mesma maneira que no governo de FHC. De qualquer modo eu não vejo mudanças a curto prazo no status dos Correios e nem da CEF porque elas são empresas totalmente públicas e não podem ser privatizadas sem uma mudança na Constituição.

Os casos do Banco do Brasil, da Petrobras e do setor elétrico da União (Eletrobrás) são muito diferentes porque são sociedades de economia mista. Mas ainda assim eu não percebo uma disposição política para a privatização delas, embora a discussão e a decisão devam ser técnicas e não de caráter partidário-ideológico.

As companhias de água e saneamento não pertecem à esfera federal e sim dos estados ou municípios. Em minha opinião, este setor deve ter uma gestão compartilhada público-privada, onde este setor teria representantes da sociedade e do setor produtivo.

Você pode achar que isso é coisa de petista, mas eu sou funcionário público desde 1993 e nessa época eu era sindicalista e nós passávamos horas analisando os detalhes de cada avanço do governo do PSDB. A criação do MARE (Ministério de Administração e Reforma do Estado), as tentativas de mudanças na legislação que protegiam o servidor público, a quebra de monopólios (telefonia) foram situações que demonstraram claramente que, para o PSDB, governar era algo que poderia ser conduzido melhor se o estado não tivessa tantas obrigações, ou seja, um estado menor seria mais eficiente.

Bem caro Dodo.

Não há como fazer uma reforma do Estado sem mexer no funcionalismo público. Infelizmente este país aceitou que os setores público e privado tivessem tratamentos completamente distintos, onde os direitos daquele superam amplamente os deste, embora seja este que pague a quase totalidade da conta.

Então fica claro que há uma necessidade de reformular o setor público, trazendo-o para condições semelhantes ao do setor privado e isto implica em uma perda de parte das benesses ("direitos"), como hoje ocorre em diversas partes do mundo, incluindo o paraíso do funcionalismo: a França. E não há como escapar disto.

Eu não acho isso de todo mal, gostaria muito que o serviço público fosse mais eficiente, eu sou um dos que trabalham e teriam vantagens com essa nova mentalidade, mas acho que se repetirá o que o FHC fez com a gente, cortou algumas coisas, depois congelou os salários e deixou por isso mesmo. Não creio que eles mudaram de opinião.

Como eu respondi anteriormente, não existe mais o contexto histórico que permita o crescimento e a manutenção do setor público nos moldes que existe hoje, em particular para os seus aposentados. Então restam duas alternativas aos governantes:

1) Enfrentar o problema, mesmo às custas de um tremendo desgaste político, pois os funcionários públicos representam uma classe bem organizada e com muito poder ou;

2) Ignorar o problema, custeando a enorme expansão das despesas de custeio e de aposentadoria, ou pelo aumento da carga tributária (que já beira os 40% do PIB) ou pela expansão do déficit público ou pelo aumento da dívida de curto a longo prazo, com a emissão de novos títulos do Tesouro Nacional. E quando a "bomba" estourar mais adiante, fazer uso de uma das duas famosas e providenciais frases: "Eu não sabia de nada" ou "É culpa do maldito neoliberalismo".

É só por esse motivo que votarei na Dilma, assim como votei no Lula no passado,...

É um direito que a Constituição lhe garante.

pois, de maneira covarde, o PSDB não conseguiu fazer as reformas que pregou e simplesmente nos elegeu (funcionários públicos) como vilões da administração.

Voces não são os "vilões" mas sem dúvida alguma constituem uma parte importante do problema. E que tem de ser resolvido mais cedo ou mais tarde, sob pena de uma grave crise econômica e que pode vir a ser também uma crise institucional.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 22:34:11 por Geotecton »
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 12 de Outubro de 2010, 12:50:32 »
Eu também sou de opinião que a sanha privatizante do governo FHC não será reeditada em um eventual governo tucano.

Na minha opinião, o que foi feito por FHC foi aprofundar e coroar o processo de liberalização e abertura de mercado iniciado ainda no governo Collor. Aliás, diga-se de passagem, FHC colheu bons frutos do que Collor fez nessa área, já achando muitos projetos em andamento e dando prosseguimento a eles.

O que tinha de ser feito, foi feito, com erros e acertos inerentes a um processo dessa magnitude.

Daqui para frente, seja PT ou PSDB, no que se refere a privatizações, acho que ocorrerão apenas ajustes pontuais.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 12 de Outubro de 2010, 12:56:50 »
Três assuntos que todo mundo evita, Geotecton: privatizações, funcionalismo público e previdência.
Cedo ou tarde isso terá que vir a baila, e acho que num futuro governo PSDB a pressão para se discutí-los será maior do que num repeteco do governo PT.
Alfred E. Newman

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 12 de Outubro de 2010, 13:15:31 »
Três assuntos que todo mundo evita, Geotecton: privatizações, funcionalismo público e previdência.
Cedo ou tarde isso terá que vir a baila, e acho que num futuro governo PSDB a pressão para se discutí-los será maior do que num repeteco do governo PT.

Eu até acho que o tópico privatizações não vai fazer tanto sucesso.

Agora, seja Dilma ou seja Serra, não dá para empurrar para o futuro dois temas:

- controle dos gastos públicos (e aí o tamanho do Estado tem que ser redefinido);

- nova reforma da Previdência, empurrando a idade mínima um pouco mais para frente.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Temma

• Visitante
« Resposta #240 Online: 13 de Outubro de 2010, 12:00:18 »
Ah, segundo entrevista do Serra, no Roda Viva (aquela em que Herodoto questionou os preços dos pedágios de São Paulo e logo depois foi substituído), ele não descartou privatizar as rodovias Federais. Dado a polêmica sobre as privatizações, e como o PSDB foge disso como o diabo da cruz, eu leio isso como um "Sim, privatizaremos as rodovias Federais".

Se isso é bom ou ruim, não sei dizer. As rodovias atuais estão em péssimas condições. mas já vi relatos que os valores dos pedágios em SP são absurdos.

No programa Serra fala sobre essa privatizações: "Se fizer, vai ser bem feito". Serra já sabe do que se desconfia quando se fala em privatizações.

Temma

• Visitante
« Resposta #241 Online: 13 de Outubro de 2010, 12:11:24 »
Ah, e não sei se já foi falado aqui. Estava vendo o PNDH-2, decreto feito pelo FHC, e como ele é semelhante ao polêmico PNDH-3, do Lula, que levou esse último a ser acusado de querer implementar uma ditatura comunista no Brasil.

algumas semelhanças
Opinião e Expressão

101. Apoiar a instalação, no âmbito do Poder Legislativo, do Conselho de Comunicação Social, com o objetivo de garantir o controle democrático das concessões de rádio e televisão, regulamentar o uso dos meios de comunicação social e coibir práticas contrárias aos direitos humanos.

102. Garantir a possibilidade de fiscalização da programação das emissoras de rádio e televisão, com vistas a assegurar o controle social sobre os meios de comunicação e a penalizar, na forma da lei, as empresas de telecomunicação que veicularem programação ou publicidade atentatória aos direitos humanos.

(...)

Orientação Sexual

114. Propor emenda à Constituição Federal para incluir a garantia do direito à livre orientação sexual e a proibição da discriminação por orientação sexual

115. Apoiar a regulamentação da parceria civil registrada entre pessoas do mesmo sexo e a regulamentação da lei de redesignação de sexo e mudança de registro civil para transexuais.

(...)

Crianças e Adolescentes

145. Promover a discussão do papel dos meios de comunicação em situações de violação de direitos de crianças e adolescentes.

(...)

Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais - GLTTB

247. Estimular a inclusão, em programas de direitos humanos estaduais e municipais, da defesa da livre orientação sexual e da cidadania dos GLTTB.

248. Promover campanha junto aos profissionais da saúde e do direito para o esclarecimento de conceitos científicos e éticos relacionados à comunidade GLTTB.

249. Promover a sensibilização dos profissionais de comunicação para a questão dos direitos dos GLTTB.

devem ter mais. sem contar, que é uma carta de intenções né

fonte:
http://portal.mj.gov.br/sedh/pndh/pndhII/Texto%20Integral%20PNDH%20II.pdf
« Última modificação: 13 de Outubro de 2010, 12:17:26 por Temma »

Temma

• Visitante
« Resposta #242 Online: 13 de Outubro de 2010, 15:35:15 »
Ahhh. acharam mais algumas coisas.

179. Apoiar a alteração dos dispositivos do Código Penal referentes ao estupro, atentado violento ao pudor, posse sexual mediante fraude, atentado ao pudor mediante fraude e o alargamento dos permissivos para a prática do aborto legal, em conformidade com os compromissos assumidos pelo Estado brasileiro no marco da Plataforma de Ação de Pequim.

Não sei se é novidade para todos, mas depois dessas, estou definitivamente passando a descartar argumentos contra o PT baseados no PNDH3.

Temma

• Visitante
« Resposta #244 Online: 14 de Outubro de 2010, 00:15:37 »
Mas como é que essas similaridades nesse tipo de coisas mais triviais amenizam o PNDH3 original naquilo que difere?

O que ameniza o PNDH3 é que ele não tem força de lei alguma. Muito barulho por nada, em primeiro lugar.

E a assimetria no barulho sugere que o objetivo é mais incutir ao PT um ataque à democracia que de fato apurar as consequências do ato.

E eu acho que em política não se aplica o tempo todo esse negócio de tu quoque. O que se está discutindo não é apenas uma ação isolada, mas a atenção dada pela imprensa e pela população, que em grande parte, ao criticar o PNDH3, aplicou o critério de dois pesos e duas medidas.

Temma

• Visitante
« Resposta #245 Online: 14 de Outubro de 2010, 00:19:28 »
hdsjahdasjdas, nossa. mas eu tou usando DORGAS dhsajs

agora que eu li que você se referiu aquilo que difere os decretos.

Ah, realmente, o PNDH3 tem umas coisas mongas, vide a historia do MST e das fazendas invadidas. mas, grande parte dos ataques feitos a ele omitiram o que eu citei anteriormente, que é uma carta de intenções. Um monte de coisas lá podem ficar como letra morta, assim como ficou o alargamento das permissões de aborto.

Claro, o caso das terras por ex é passível de todas as criticas, mas faltou honestidade, principalmente.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #246 Online: 14 de Outubro de 2010, 03:06:18 »
Tem um blog de um designer que fez um gráfico desses comparando as coisas mais favoráveis o Lula, com tudo subindo, uma carinha do FHC dormindo e roncando, a Marina Silva apoiando a queda do desmatamento durante o governo Lula, escrito "tia Marina aprova", e etc, e nos comentários tinha até gente pedindo permissão para imprimir em gráfica e distribuir.

Recebi hoje.

http://ilustrebob.com.br/wp-content/uploads/2010/10/Colocando-na-balança-low-res.jpg
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 14 de Outubro de 2010, 16:41:41 »
Mas como é que essas similaridades nesse tipo de coisas mais triviais amenizam o PNDH3 original naquilo que difere?

O que ameniza o PNDH3 é que ele não tem força de lei alguma. Muito barulho por nada, em primeiro lugar.

OT, mas eu me pergunto por que tal papel existe para começar. É quase como se tivesse coisas como "queremos caminhar para a erradicação da pobreza, do crime, e de todas as mazelas sociais de modo geral. Também elevar o máximo possível o padrão de vida de toda população". E deve ter alguém ganhando para formular isso, outros para reverem, outros para aprovarem, e sei lá o que mais.

E a assimetria no barulho sugere que o objetivo é mais incutir ao PT um ataque à democracia que de fato apurar as consequências do ato.

E eu acho que em política não se aplica o tempo todo esse negócio de tu quoque. O que se está discutindo não é apenas uma ação isolada, mas a atenção dada pela imprensa e pela população, que em grande parte, ao criticar o PNDH3, aplicou o critério de dois pesos e duas medidas.

Eu acho que pesos e medidas diferentes até podem se aplicar dado o histórico e ligações do PT, de gente não lá muito afeita à democracia. Se não querem despertar essa interpretação mais pessimista, que não fiquem aos beijos e abraços com Fidel Castro, Ahmajinejad e etc, que usem sua influência e sua imagem fazendo no mínimo uma pressão maior via discurso (repetindo, no mínimo) contrário às suas práticas do que se manter em silêncio, conivência.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 14 de Outubro de 2010, 16:54:31 »
[...]
Eu acho que pesos e medidas diferentes até podem se aplicar dado o histórico e ligações do PT, de gente não lá muito afeita à democracia. Se não querem despertar essa interpretação mais pessimista, que não fiquem aos beijos e abraços com Fidel Castro, Ahmajinejad e etc, que usem sua influência e sua imagem fazendo no mínimo uma pressão maior via discurso (repetindo, no mínimo) contrário às suas práticas do que se manter em silêncio, conivência.

Espere sentado, pois um escorpião não se desmembra da sua natureza!
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!