Autor Tópico: Existe diferenças significativas entre o governo Lula e o FHC?  (Lida 31002 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Existe diferenças significativas entre o governo Lula e o FHC?
« Resposta #150 Online: 18 de Abril de 2010, 23:40:54 »
calma aí.. reserva não é crédito.  Vocês utilizaram a palavra crédito.

As reservas estão aplicadas em outros países, principalmente no tesouro dos EUA, portanto estão na maior parte em forma de créditos.

Veja que fato engraçado, o Brasil é um dos maiores credores dos EUA hoje em dia.

Graças ao FHC....

Aham !!! Foi nessa época que o Brasil mais acumulou mais empréstimos recordes como FMI.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 18 de Abril de 2010, 23:47:42 »
ok.. eu havia interpretado crédito no sentido do "Brasil possui crédito (capacidade de firmar um empréstimo) para quitar suas dívidas"

Mas veja, o brasil ter dinheiro em caixa não significa que ele não tenha dívidas. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Os investimentos em moeda estrangeiras também são regidos por contratos entre os países, com obrigações e contrapartidas de ambos.
Outro ponto é o fato é que o Brasil continua com déficit em sua conta, isto é, gasta mais do que arrecada e tem que pegar empréstimo para fechar as contas. Como se tem reservas em uma situação como essa? Isso é fruto de complexas operações financeiras, não é algo do tipo "tenho cem conto no banco.. a grana é minha".

O déficit veio nos último ano e meio se não em engano e vai se prolongar por esse ano e o próximo com certeza. em transações em conta corrente, as reservas foram acumuladas entre 2002 e 2008. Acho que o déficit hoje é de cerca de 1 ou 2% do pib. Nada que assuste nenhum investidor, sendo que o FMI considera aceitável até cerca de 3,5% a 4% do pib, para países com a casa arrumada.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #152 Online: 18 de Abril de 2010, 23:51:37 »
Graças a política economica do FHC, que o Lula deu sequencia, o Brasil foi capaz de se tornar credor dos EUA. O que seria do Brasil sem a responsabilidade fiscal que o FHC criou e o PT tanto criticou?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 19 de Abril de 2010, 00:05:41 »
Graças a política economica do FHC, que o Lula deu sequencia, o Brasil foi capaz de se tornar credor dos EUA. O que seria do Brasil sem a responsabilidade fiscal que o FHC criou e o PT tanto criticou?

Ok foi tudo graças tudo ao FHC, até o risco institucional provocado por ele ( pela má gestão da dívida e pela falta de garantia dada para a passagem de poder para a oposição) e pelo Lula ( por declarações anti-mercado e suposto populismo ) quando da passagem do poder de um pelo outro. FHC tem muita culpa no cartório, assim como Lula.

Não se esqueça que na época do FHC o Brasil foi socorrido várias vezes pelo FMI, ou seja foi à falência múltiplas vezes. E o mérito de FHC não estava no controle fiscal, porque foi em sua gestão que a carga tributária mais aumentou ( e governo mais inchou), embora com Lula ela ainda aumente, mas em ritmo bem menor.

O verdadeiro mérito, foi no controle da hiperinflação que assolou o país e a partir daí o Brasil pode tentar se organizar melhor. Do resto foi tudo bem + ou -, o que já era muito para um país que vivia no negativo há 20 anos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 19 de Abril de 2010, 00:20:43 »
Mais uma vez não sabe o que está dizendo.

Se as políticas do FHC estão sendo seguidas, porque era errado antes e agora é certo Juca? Acontece que o Brasil vivia realmente um problema forte de credibilidade, boa parte dele gerado pela ansiedade de que iria assumir um cara cujo mote ao longo de sua vida foi "foda-se os contratos".

Até agora você não colocou uma linha do que o Lula fez de diferente para dar certo agora e antes, segundo você, errado. Só consegue defender essa idolatria cega e chata.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 19 de Abril de 2010, 00:23:08 »
ok.. eu havia interpretado crédito no sentido do "Brasil possui crédito (capacidade de firmar um empréstimo) para quitar suas dívidas"

Mas veja, o brasil ter dinheiro em caixa não significa que ele não tenha dívidas. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Os investimentos em moeda estrangeiras também são regidos por contratos entre os países, com obrigações e contrapartidas de ambos.
Outro ponto é o fato é que o Brasil continua com déficit em sua conta, isto é, gasta mais do que arrecada e tem que pegar empréstimo para fechar as contas. Como se tem reservas em uma situação como essa? Isso é fruto de complexas operações financeiras, não é algo do tipo "tenho cem conto no banco.. a grana é minha".

O déficit veio nos último ano e meio se não em engano e vai se prolongar por esse ano e o próximo com certeza. em transações em conta corrente, as reservas foram acumuladas entre 2002 e 2008. Acho que o déficit hoje é de cerca de 1 ou 2% do pib. Nada que assuste nenhum investidor, sendo que o FMI considera aceitável até cerca de 3,5% a 4% do pib, para países com a casa arrumada.

Você não pegou o ponto: como se justifica as reservas com déficit em conta corrente e necessidade de fazer empréstimos para bancar o rombo? É como eu ganhar 10, gastar 14, e colocar 2 em uma conta corrente para render juro, simplesmente não faz sentido dentro de um raciocínio tradicional como "veja eu posso pagar a dívida quando eu quiser porque tenho reservas". Essas reservas fazem parte de acordos, são fruto de complexas operações financeiras. O resto é simplificação.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 19 de Abril de 2010, 09:26:51 »

Você não pegou o ponto: como se justifica as reservas com déficit em conta corrente e necessidade de fazer empréstimos para bancar o rombo? É como eu ganhar 10, gastar 14, e colocar 2 em uma conta corrente para render juro, simplesmente não faz sentido dentro de um raciocínio tradicional como "veja eu posso pagar a dívida quando eu quiser porque tenho reservas". Essas reservas fazem parte de acordos, são fruto de complexas operações financeiras. O resto é simplificação.

Reservas cambiais são o acumulo do saldo em transações correntes (exportações menos importações) e do fluxo de capital financeiro direto e especulativo que entra no país menos o que sai, não tem nada de complexo nessa conta. O grosso das reservas foram acumuladas entre 2003 e 2008, quando o país bateu recordes de exportações e de investimentos direto e de capital finanaceiro. E veja bem, o raciocínio não é meu não, você deveria contestar todos os economistas e colunistas que escrevem nos jornais que hoje o Brasil é credor líquido de capital estrangeiro e não mais devedor.

Com a queda no preços das commoditties e bens de um modo geral, e a queda das exportações em números absolutos, o país passou a importar mais que exportar, financiado pelo fluxo de investimentos diretos e pela enxurrada de capital financeiro que teve que ser sobretaxado para que não derrubasse mais ainda o dólar. O que permite que o Brasil mantenha suas reservas intactas com o perigo até de ter que aumentá-las para segurar o dólar.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 19 de Abril de 2010, 09:42:38 »
entao me explica uma coisa... Essas transaçoes que vc citou sao de empresas privadas. Como essa diferença entre as operaçoes perfazem nossas reservas? E sobre o exemplo que dei sobre investir "sobras" em uma operaçao deficitaria?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 19 de Abril de 2010, 10:33:17 »
entao me explica uma coisa... Essas transaçoes que vc citou sao de empresas privadas. Como essa diferença entre as operaçoes perfazem nossas reservas? E sobre o exemplo que dei sobre investir "sobras" em uma operaçao deficitaria?

As reservas são constituídas em dolar ( ou ouro ) que é comprado pelo BC no mercado, que com as exportações e os investimentos gera um saldo positivo nessa moeda. Isso faz parte da política cambial do BC e as reservas sempre são uma garantia para pagamentos das dívidas geradas em dólar, por isso, entre outras que o risco do Brasil hoje é o menor da séria histórica

Mas acho que você não entendeu. O déficit em transações correntes é coberto pelo saldo de  investimentos entrangeiros direitos e indiretos no Brasil , portanto as reservas continuam praticamente onde estão e o Brasil credor líquido internacional e o BC fazendo a política cambial através da compra e venda de dólares.

O déficit nominal ( acho que é desse que está falando), que é o saldo das transações corrente no Brasil mais o saldo de investimentos em capital estrangeiro,  esse ano é de 1,5% do Pib, se não em engano, o menor ou segundo menor, entre as principais economias do mundo, e superavit mesmo, entre essas economias acho que só a China.

O Brasil pode ter um déficit dessa proporção sei lá, por uns 3 anos e ainda assim continuar como credor líquido ou na pior da hipóteses com uma dívida irrisória. O problema é se aumentar muito e por muitos anos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #159 Online: 19 de Abril de 2010, 11:47:21 »
O saldo deficitário na balança de teorias ideológicas ainda é alto. O Juca aumentou a reserva de argumentos consistentes em pról do discurso político econômico ampliando a inteligência coletiva do espaço sobre contabilidade internacional  :feliz:

Fiquei com vontade de dizer que os leigos em em economia falam muito bulshit e que o Juca deveria ter o mesmo direito que os profissionais de fisica tem de se ausentar do ensino e da discussão (quanto os debatedores não se dispões a buscar ou ler dados e textos básicos), sem precisar alegar que ganha dinheiro com isso e que não precisa fazer de graça aqui. Santa paciência  :biglol:

Mas não vou dizer nada disto, já que seria trollagem minha, e vou me manter satisfeito com a brincadeira da primeira frase. :ok:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 19 de Abril de 2010, 11:54:46 »
Vamos ver se entendi:

A diferença entre o que se importamos e exportamos é devido à pujança do nosso setor privado, que veio se desenvolvendo muito mais "a pesar" dos nossos governos (taxa de juro abusiva, impostos extorsivos, estradas de merda).

O saldo que você me conta são de operações de tesouraria efetuada pelo BC sobre as atividades das empresas privadas e, claro, a facilidade que tivemos em comprar dolares devido a forte queda dessa moeda.

O governo segue gastando mais do que arrecada, e sua dívida vêm subindo.  O déficit em conta corrente então é uma medida que não tem nada a ver com o governo arrecadar mais ou menos do que gasta, não é uma medida de sua eficiência.

Pelo que entendo, a dívida do governo sim é uma medida de eficiência do governo, correto?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #161 Online: 19 de Abril de 2010, 12:12:47 »
Esse final de semana o programa Canal Livre entrevistou o FHC e como era de se esperar, as comparações entre os governos foram inevitáveis. Está na pagina de vídeos da Band: http://videos.band.com.br/v_55883_canal_livre_recebe_o_ex_presidente_fhc__parte_1.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #162 Online: 19 de Abril de 2010, 13:52:42 »
FHC no vídeo 3: Sabem quem inventou as políticas de transferência de renda? Foi o Banco mundial. O primeiro país que implantou foi a Honduras.                                           

Outra fala interessante foi sobre o valor simbólico do Lula. Obama também teve este aspecto ressaltado (no vídeo 2).
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 19 de Abril de 2010, 16:34:20 »
Vamos ver se entendi:

A diferença entre o que se importamos e exportamos é devido à pujança do nosso setor privado, que veio se desenvolvendo muito mais "a pesar" dos nossos governos (taxa de juro abusiva, impostos extorsivos, estradas de merda).

O saldo que você me conta são de operações de tesouraria efetuada pelo BC sobre as atividades das empresas privadas e, claro, a facilidade que tivemos em comprar dolares devido a forte queda dessa moeda.

O governo segue gastando mais do que arrecada, e sua dívida vêm subindo.  O déficit em conta corrente então é uma medida que não tem nada a ver com o governo arrecadar mais ou menos do que gasta, não é uma medida de sua eficiência.

Pelo que entendo, a dívida do governo sim é uma medida de eficiência do governo, correto?

Não confunda as coisas.

Uma coisa é a dívida pública interna, que inexoravelmente cresce em valores, pelo próprio crescimento orgânico do governo diante do crescimento do país, e pela inflação, mas que vem diminuindo ano a ano na sua relação com o PIB, devido a forte economia que o governo tem feito junto ao superávit primário de mais de 4 %, para pagamento de juros da dívida e também ao forte crescimento econômico que sempre puxa a relação para baixo.

Outra coisa é o déficit ou superávit nominal em moeda estrangeira que entra no país e que o BC compra o excedente no mercado, alavancando na forma de reservas , aplicando ( emprestando) uma boa parte em países estrangeiros, por uma questão de garantia, principalmente nos EUA que convivem com um déficit trilionário e precisam muito de financiamento estrangeiro, que por contrapartida precisam dos EUA funcionando e importando muito como de costume  ( principalmente a China ).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 19 de Abril de 2010, 22:41:10 »
Vamos ver se entendi:

O governo segue gastando mais do que arrecada, e sua dívida vêm subindo.  O déficit em conta corrente então é uma medida que não tem nada a ver com o governo arrecadar mais ou menos do que gasta, não é uma medida de sua eficiência.

Não confunda as coisas.

Uma coisa é a dívida pública interna, que inexoravelmente cresce em valores, pelo próprio crescimento orgânico do governo diante do crescimento do país, e pela inflação, mas que vem diminuindo ano a ano na sua relação com o PIB, devido a forte economia que o governo tem feito junto ao superávit primário de mais de 4 %, para pagamento de juros da dívida e também ao forte crescimento econômico que sempre puxa a relação para baixo.

Outra coisa é o déficit ou superávit nominal em moeda estrangeira que entra no país e que o BC compra o excedente no mercado, alavancando na forma de reservas , aplicando ( emprestando) uma boa parte em países estrangeiros, por uma questão de garantia, principalmente nos EUA que convivem com um déficit trilionário e precisam muito de financiamento estrangeiro, que por contrapartida precisam dos EUA funcionando e importando muito como de costume  ( principalmente a China ).

Primeiro responda ao Post por favor. Como disse, as reservas não são medidas de eficiência do governo.

O governo segue gastando mais do que arrecada e tomando empréstimo sem parar do mercado financeiro, sendo um dos motivos do porquê nosso juro é tão alto.

Na verdade boa parte dos pretensos bons números desse governo se dão pela lei de austeridade fiscal dada pelo governo anterior (combatida pelo PT como vc sabe), pela pujança do mercado apesar de nossos governos, por um período de alta das commodities e pelo plano real.

Não caímos na crise financeira porque não somos alavancados, exatamente porque nosso juro é altíssimo, e por causa do saneamento dos bancos efetuado pelo governo anterior.

Lula teve um mérito enorme ao desafiar seu partido e sabedoria para reconhecer (implicitamente) que falou merda por boa parte da sua vida. E uma inimaginável habilidade política e carisma pessoal, principalmente com a camada mais pobre da população.

Boas políticas na área social, algumas delas aprofundadas do governo anterior, outras novas. É isso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 19 de Abril de 2010, 23:01:17 »
Vamos ver se entendi:

O governo segue gastando mais do que arrecada, e sua dívida vêm subindo.  O déficit em conta corrente então é uma medida que não tem nada a ver com o governo arrecadar mais ou menos do que gasta, não é uma medida de sua eficiência.

Não confunda as coisas.

Outra coisa é o déficit ou superávit nominal em moeda estrangeira que entra no país e que o BC compra o excedente no mercado, alavancando na forma de reservas , aplicando ( emprestando) uma boa parte em países estrangeiros, por uma questão de garantia, principalmente nos EUA que convivem com um déficit trilionário e precisam muito de financiamento estrangeiro, que por contrapartida precisam dos EUA funcionando e importando muito como de costume  ( principalmente a China ).

Primeiro responda ao Post por favor. Como disse, as reservas não são medidas de eficiência do governo.

O governo segue gastando mais do que arrecada e tomando empréstimo sem parar do mercado financeiro, sendo um dos motivos do porquê nosso juro é tão alto.

Na verdade boa parte dos pretensos bons números desse governo se dão pela lei de austeridade fiscal dada pelo governo anterior (combatida pelo PT como vc sabe), pela pujança do mercado apesar de nossos governos, por um período de alta das commodities e pelo plano real.

Não caímos na crise financeira porque não somos alavancados, exatamente porque nosso juro é altíssimo, e por causa do saneamento dos bancos efetuado pelo governo anterior.

Lula teve um mérito enorme ao desafiar seu partido e sabedoria para reconhecer (implicitamente) que falou merda por boa parte da sua vida. E uma inimaginável habilidade política e carisma pessoal, principalmente com a camada mais pobre da população.

Boas políticas na área social, algumas delas aprofundadas do governo anterior, outras novas. É isso.

Agnóstico

Em grande medida eu concordo com suas palavras.

Mas eu acho que o descontrole nos gastos públicos, tanto por excesso quanto pela péssima gestão (sem contar a bandalheira), não é uma marca somente deste governo federal. Aliás, eu acho que não é somente do governo federal, mas de todos os entes da federação.

E uma das mais preversas consequências disto é uma divisão da sociedade "em castas" funcionais.

De um lado aqueles que vivem no e do aparato estatal (juízes, desembargadores, funcionários públicos em geral, megaempresários, políticos) e do outro lado, aqueles que tem que "pagar a conta" (pequenos e médios empresários e funcionários de empresas privadas).

Sem contar com os aposentados do INSS, pobres diabos que trabalharam para, no fim das contas, sustentar a aposentadoria do setor público.
« Última modificação: 19 de Abril de 2010, 23:41:17 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 19 de Abril de 2010, 23:04:19 »

As reservas são constituídas em dolar ( ou ouro ) que é comprado pelo BC no mercado, que com as exportações e os investimentos gera um saldo positivo nessa moeda. Isso faz parte da política cambial do BC e as reservas sempre são uma garantia para pagamentos das dívidas geradas em dólar, por isso, entre outras que o risco do Brasil hoje é o menor da séria histórica

Mas acho que você não entendeu. O déficit em transações correntes é coberto pelo saldo de  investimentos entrangeiros direitos e indiretos no Brasil , portanto as reservas continuam praticamente onde estão e o Brasil credor líquido internacional e o BC fazendo a política cambial através da compra e venda de dólares.

O déficit nominal ( acho que é desse que está falando), que é o saldo das transações corrente no Brasil mais o saldo de investimentos em capital estrangeiro,  esse ano é de 1,5% do Pib, se não em engano, o menor ou segundo menor, entre as principais economias do mundo, e superavit mesmo, entre essas economias acho que só a China.

O Brasil pode ter um déficit dessa proporção sei lá, por uns 3 anos e ainda assim continuar como credor líquido ou na pior da hipóteses com uma dívida irrisória. O problema é se aumentar muito e por muitos anos.

_Juca_

Estou com trabalho extra por causa do IRPF 2.010. Assim que passar a correria eu posto alguns números para confrontar com os seus.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 19 de Abril de 2010, 23:28:55 »

Não são medidas, são consequência.

Não, o governo não gasta mais do que arrecada, por que se não, não haveria superávit primário e  o pagamento de dívidas e juros.
Se você analisar com correção, verá que a dívida pública desse governo só diminuiu em relação ao pib ( muito graças ao crescimento é verdade).

Os números não são pretensos, são reais. Se insiste em creditar toda boa governança ao governo anterior, paciência.

Você ignora os momento históricos, no governo anterior alavancamento das empresas e pessoas era muito menor, o juro era muito mais alto, e os bancos também estavam saneados, e assim mesmo o Brasil caiu em crises de dimensões muito menores.

O Brasil não caiu na crise financeira, principalmente por causa das grandes reservas internacionais , que garantiram contra qualquer ataque especulativo, do consumo interno forte, devido ao aumento da renda e da agilidade do governo em conceder estímulos fiscais e financeiros ao mercado e também na relação dívida/pib que ganrantiu ao Brasil muito conforto para oferecer crédito via bancos estatais, quando todos os outros bancos fecharam as torneiras.

Não se esqueça que o saneamento dos bancos foi feito no governo anterior, justamente porque foi no governo anterior e de antes em que FHC era ministro da economia, que a frouxidão corria solta, foi uma obrigação forçada naquela época, ou aquilo via proer e outros, ou o inferno.
E quanto custou a irresponsabilidade das autoridades monetárias?
http://www.senado.gov.br/sf/noticia/senamidia/historico/1999/11/zn112613.htm

Lula não desafiou o partido, ele governou com o PT, onde os seus principais ministros e assessores sempre foram do partido. Talvez essa visão seja fruto da sua ignorância quanto ao partido, em que a ala pragmática e não radical, sempre foi majoritária.

É isso.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 19 de Abril de 2010, 23:32:02 »

Agnóstico

Mas eu acho que o descontrole nos gastos públicos, tanto por excesso quanto pela péssima gestão (sem contar a bandalheira), não é uma somente deste governo federal. Aliás, eu acho que não é somente do governo federal, mas de todos os entes da federação.

E uma das mais preversas consequências disto é uma divisão da sociedade "em castas" funcionais.

De um lado aqueles que vivem no e do aparato estatal (juízes, desembargadores, funcionários públicos em geral, megaempresários, políticos) e do outro lado, aqueles que tem que "pagar a conta" (pequenos e médios empresários e funcionários de empresas privadas).

Sem contar com os aposentados do INSS, pobres diabos que trabalharam para, no fim das contas, sustentar a aposentadoria do setor público.

Ai você já está falando da eficiência da máquina pública, que em muitos aspectos é péssima como na educação, justiça, corporativismos...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 19 de Abril de 2010, 23:34:20 »

_Juca_

Estou com trabalho extra por causa do IRPF 2.010. Assim que passar a correria eu posto alguns números para confrontar com os seus.

Fico no aguardo e boa sorte com o Leão... :'(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 19 de Abril de 2010, 23:40:21 »

Agnóstico

Mas eu acho que o descontrole nos gastos públicos, tanto por excesso quanto pela péssima gestão (sem contar a bandalheira), não é uma somente deste governo federal. Aliás, eu acho que não é somente do governo federal, mas de todos os entes da federação.

Ai você já está falando da eficiência da máquina pública, que em muitos aspectos é péssima como na educação, justiça, corporativismos...

Sim, é sobre a eficiência da máquina. Mas que assola todos os entes da federação e todos os partidos.

Então, o problema é estrutural e moral, pois quem pode solucionar isto não o faz, porque também se locupleta desta "orgia".
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 19 de Abril de 2010, 23:42:45 »

Agnóstico

Sim, é sobre a eficiência da máquina. Mas que assola todos os entes da federação e todos os partidos.

Então, o problema é estrutural e moral, pois quem pode solucionar isto não o faz, porque também se locupleta desta "orgia".

Isso eu não discuto, mas é bom não generalizar e achar que toda a máquina é ineficaz.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 20 de Abril de 2010, 00:01:46 »

Agnóstico

Isso eu não discuto, mas é bom não generalizar e achar que toda a máquina é ineficaz.

a) Eu não disse isto, pois conheço núcleos de excelência.

b) Não interagi com a totalidade das divisões de serviços públicos deste país. Estou longe disto. Por isto não vou generalizar.

c) No entanto, se o "universo amostral" que convivo for representativo, as perspectivas não são alentadoras.

Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 21 de Abril de 2010, 01:10:19 »

Não são medidas, são consequência.

Não, como eu disse e você não contestou, a iniciativa privada que faz crescer o Brasil... e no mais, a pesar do governo, como mostra nossos juros altíssimos (culpa do governo enxugar o crédito, nossas estradas, nossos impostos, e tudo o mas que vc conhece.

Não tangencie esse ponto. Até agora, vc não disse nada sobre o que o Lula fez de diferente.. as reformas para por exemplo reduzir os gastos publicos foram feitos por FHC e foram combatidas pelo seu partido. Não se esquive disso.

Não, o governo não gasta mais do que arrecada, por que se não, não haveria superávit primário e  o pagamento de dívidas e juros.
Se você analisar com correção, verá que a dívida pública desse governo só diminuiu em relação ao pib ( muito graças ao crescimento é verdade).

Não Juca. Ele gasta mais do que arrecada se contarmos o juro, que é uma rubrica como qualquer outra. Em uma situação hipotética onde eu simplesmente fizesse empréstimos sobre empréstimos, eu pagaria cada vez mais de juro, teria menos dinheiro e teria meu superávit primário intacto. Se você têm uma dívida em casa, o conceito de superávit primário não vale nada. Isso é apenas uma taxonomia para se classificar as despesas como COGS, SGA, etc..  na prática, bem fácil, o governo paga mais do que recebe.

[quote author=Agnóstico link=topic=16092.150.html#msg516271 date=1271727670

Os números não são pretensos, são reais. Se insiste em creditar toda boa governança ao governo anterior, paciência.
[/quote]

Engraçado... nhenhenhe mas até agora nada de políticas que seu partido fez de concreto para o superavit a não ser ter detonado a proposta no governo anterior.. repito, coloque aqui o que as polítcas que seu partido fez que sustentou os números, que não tenha sido realizado pelo FHC..

Você ignora os momento históricos, no governo anterior alavancamento das empresas e pessoas era muito menor, o juro era muito mais alto, e os bancos também estavam saneados, e assim mesmo o Brasil caiu em crises de dimensões muito menores.

O Brasil não caiu na crise financeira, principalmente por causa das grandes reservas internacionais , que garantiram contra qualquer ataque especulativo, do consumo interno forte, devido ao aumento da renda e da agilidade do governo em conceder estímulos fiscais e financeiros ao mercado e também na relação dívida/pib que ganrantiu ao Brasil muito conforto para oferecer crédito via bancos estatais, quando todos os outros bancos fecharam as torneiras.

Não se esqueça que o saneamento dos bancos foi feito no governo anterior, justamente porque foi no governo anterior e de antes em que FHC era ministro da economia, que a frouxidão corria solta, foi uma obrigação forçada naquela época, ou aquilo via proer e outros, ou o inferno.
E quanto custou a irresponsabilidade das autoridades monetárias?

Quanto custou o PT ter lutado contra a reforma da previdência Juca, para depois ter sido apoiado pelo PSDB para fazer uma proposta similar ao que esse havia proposto e o PT combatido. Mais uma vez, eu quero que o PSDB e o PT se f.. todos, só que você é cego por sua idolatria. Perdemos bilhões com esse joguinho político por poder do PT.

A questão dos bancos foi solucionada pelo Proer, e sim, não caimos na crise financeira porque não estávamos alavancados da maneira como estavam outros países. A Islandoa tinha uma relação dívida/pib menor e se f.. toda, porque estava sobre alavancada.

Os Juros eram maiores também de um certo candidato que passou sua vida dizendo foda-se os contratos. Como disse, se a Suécia tivesse em sua oposição um cara com reais chances de ganhar e que tivesse sua vida toda falando foda-se os contratos, o risco da suécia ia ser alto.

Seu partido na oposição lutou contra o brasil. Lula faz um bom governo, mas foi criminoso na oposição.

Lula não desafiou o partido, ele governou com o PT, onde os seus principais ministros e assessores sempre foram do partido. Talvez essa visão seja fruto da sua ignorância quanto ao partido, em que a ala pragmática e não radical, sempre foi majoritária.

Sim, vc acha que foi fácil colocar um presidento do BC egresso do PSDB. Ok, se foi, Lula não tem esse mérito então. retiro o que disse.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!