Primeiro responda ao Post por favor. Como disse, as reservas não são medidas de eficiência do governo.
Não são medidas, são consequência.
Não, como eu disse e você não contestou, a iniciativa privada que faz crescer o Brasil... e no mais, a pesar do governo, como mostra nossos juros altíssimos (culpa do governo enxugar o crédito, nossas estradas, nossos impostos, e tudo o mas que vc conhece.
Não tangencie esse ponto. Até agora, vc não disse nada sobre o que o Lula fez de diferente.. as reformas para por exemplo reduzir os gastos publicos foram feitos por FHC e foram combatidas pelo seu partido. Não se esquive disso.
O governo segue gastando mais do que arrecada e tomando empréstimo sem parar do mercado financeiro, sendo um dos motivos do porquê nosso juro é tão alto.
Não, o governo não gasta mais do que arrecada, por que se não, não haveria superávit primário e o pagamento de dívidas e juros.
Se você analisar com correção, verá que a dívida pública desse governo só diminuiu em relação ao pib ( muito graças ao crescimento é verdade).
Não Juca. Ele gasta mais do que arrecada se contarmos o juro, que é uma rubrica como qualquer outra. Em uma situação hipotética onde eu simplesmente fizesse empréstimos sobre empréstimos, eu pagaria cada vez mais de juro, teria menos dinheiro e teria meu superávit primário intacto. Se você têm uma dívida em casa, o conceito de superávit primário não vale nada. Isso é apenas uma taxonomia para se classificar as despesas como COGS, SGA, etc.. na prática, bem fácil, o governo paga mais do que recebe.
[quote author=Agnóstico link=topic=16092.150.html#msg516271 date=1271727670
Na verdade boa parte dos pretensos bons números desse governo se dão pela lei de austeridade fiscal dada pelo governo anterior (combatida pelo PT como vc sabe), pela pujança do mercado apesar de nossos governos, por um período de alta das commodities e pelo plano real.
Os números não são pretensos, são reais. Se insiste em creditar toda boa governança ao governo anterior, paciência.
[/quote]
Engraçado... nhenhenhe mas até agora nada de políticas que seu partido fez de concreto para o superavit a não ser ter detonado a proposta no governo anterior.. repito, coloque aqui o que as polítcas que seu partido fez que sustentou os números, que não tenha sido realizado pelo FHC..
Não caímos na crise financeira porque não somos alavancados, exatamente porque nosso juro é altíssimo, e por causa do saneamento dos bancos efetuado pelo governo anterior.
Você ignora os momento históricos, no governo anterior alavancamento das empresas e pessoas era muito menor, o juro era muito mais alto, e os bancos também estavam saneados, e assim mesmo o Brasil caiu em crises de dimensões muito menores.
O Brasil não caiu na crise financeira, principalmente por causa das grandes reservas internacionais , que garantiram contra qualquer ataque especulativo, do consumo interno forte, devido ao aumento da renda e da agilidade do governo em conceder estímulos fiscais e financeiros ao mercado e também na relação dívida/pib que ganrantiu ao Brasil muito conforto para oferecer crédito via bancos estatais, quando todos os outros bancos fecharam as torneiras.
Não se esqueça que o saneamento dos bancos foi feito no governo anterior, justamente porque foi no governo anterior e de antes em que FHC era ministro da economia, que a frouxidão corria solta, foi uma obrigação forçada naquela época, ou aquilo via proer e outros, ou o inferno.
E quanto custou a irresponsabilidade das autoridades monetárias?
Quanto custou o PT ter lutado contra a reforma da previdência Juca, para depois ter sido apoiado pelo PSDB para fazer uma proposta similar ao que esse havia proposto e o PT combatido. Mais uma vez, eu quero que o PSDB e o PT se f.. todos, só que você é cego por sua idolatria. Perdemos bilhões com esse joguinho político por poder do PT.
A questão dos bancos foi solucionada pelo Proer, e sim, não caimos na crise financeira porque não estávamos alavancados da maneira como estavam outros países. A Islandoa tinha uma relação dívida/pib menor e se f.. toda, porque estava sobre alavancada.
Os Juros eram maiores também de um certo candidato que passou sua vida dizendo foda-se os contratos. Como disse, se a Suécia tivesse em sua oposição um cara com reais chances de ganhar e que tivesse sua vida toda falando foda-se os contratos, o risco da suécia ia ser alto.
Seu partido na oposição lutou contra o brasil. Lula faz um bom governo, mas foi criminoso na oposição.
Lula teve um mérito enorme ao desafiar seu partido e sabedoria para reconhecer (implicitamente) que falou merda por boa parte da sua vida. E uma inimaginável habilidade política e carisma pessoal, principalmente com a camada mais pobre da população.
Lula não desafiou o partido, ele governou com o PT, onde os seus principais ministros e assessores sempre foram do partido. Talvez essa visão seja fruto da sua ignorância quanto ao partido, em que a ala pragmática e não radical, sempre foi majoritária.
Sim, vc acha que foi fácil colocar um presidento do BC egresso do PSDB. Ok, se foi, Lula não tem esse mérito então. retiro o que disse.