Autor Tópico: Existe diferenças significativas entre o governo Lula e o FHC?  (Lida 31003 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Existe diferenças significativas entre o governo Lula e o FHC?
« Resposta #175 Online: 21 de Abril de 2010, 15:39:40 »

Agnóstico

Em grande medida eu concordo com suas palavras.

Mas eu acho que o descontrole nos gastos públicos, tanto por excesso quanto pela péssima gestão (sem contar a bandalheira), não é uma marca somente deste governo federal. Aliás, eu acho que não é somente do governo federal, mas de todos os entes da federação.

...

Concordo que não é só deste governo, antes fosse. Nós somos tungados desde sempre, esse governo não é diferente.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #176 Online: 21 de Abril de 2010, 15:48:09 »
Muita pataquada anti-Lula/PT, dá nisso, não se aceita ( ou entende, ou deseja, o tem má-fé ) a verdade, mesmo que ela seja comprovada pelos fatos, números e aprovação, e chega a ser escandaloso como esse governo foi melhor que os outros em todos os quesitos, e ainda assim, por questões ideológicas, ou mesmo porque esse governo não foi tão bom assim para a pessoa em si ( financeiramente ou ideologicamente ), não se aceita minimamente os fatos, e oito anos de crescimento econômico, distribuição de renda, pagamento de dívidas, acumulo de reservas, protagonismo internacional, controle da inflação entre outros, nada disso pode ser creditado ao seu principal administrador, foi tudo, eu disse tudo, em consequência do governo passado. Paciência, eu desisto.

Me dei por vencido, que venham seus espantalhos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #177 Online: 21 de Abril de 2010, 16:48:46 »
Pra que querer mudar a cabeça dos outros? Simplesmente admita que Lula é o governante mais sortudo da história e pronto.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #178 Online: 21 de Abril de 2010, 16:54:44 »
Sim, é tudo resultado das políticas de seu antecessor. Lula só teve a sorte de chegar o poder em um momento de bom desenvolvimento global.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #179 Online: 21 de Abril de 2010, 17:14:07 »
Primeiro responda ao Post por favor. Como disse, as reservas não são medidas de eficiência do governo.

Não são medidas, são consequência.

Não, como eu disse e você não contestou, a iniciativa privada que faz crescer o Brasil... e no mais, a pesar do governo, como mostra nossos juros altíssimos (culpa do governo enxugar o crédito, nossas estradas, nossos impostos, e tudo o mas que vc conhece.

Com esse tipo de colocação, você faz parecer que a iniciativa privada e o governo são duas entidades isoladas que não interagem entre si. Que a iniciativa privada tem seus méritos, isso é óbvio, mas por que a mesma iniciativa privada não foi capaz de controlar a inflação ou sobrepujar crises econômicas globais com tanta desenvoltura no governo anterior?

Além disso, suponha que os resultados não tivessem sido positivos durante estes anos. Quem você culparia, a iniciativa privada ou o governo?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 21 de Abril de 2010, 18:23:58 »
Pra que querer mudar a cabeça dos outros? Simplesmente admita que Lula é o governante mais sortudo da história e pronto.

hau !

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 21 de Abril de 2010, 18:28:14 »
Muita pataquada anti-Lula/PT, dá nisso, não se aceita ( ou entende, ou deseja, o tem má-fé ) a verdade, mesmo que ela seja comprovada pelos fatos, números e aprovação, e chega a ser escandaloso como esse governo foi melhor que os outros em todos os quesitos, e ainda assim, por questões ideológicas, ou mesmo porque esse governo não foi tão bom assim para a pessoa em si ( financeiramente ou ideologicamente ), não se aceita minimamente os fatos, e oito anos de crescimento econômico, distribuição de renda, pagamento de dívidas, acumulo de reservas, protagonismo internacional, controle da inflação entre outros, nada disso pode ser creditado ao seu principal administrador, foi tudo, eu disse tudo, em consequência do governo passado. Paciência, eu desisto.

Me dei por vencido, que venham seus espantalhos.

e claro... responder que é bom, é difícil

Estou disposto a reconhecer o Lula como o gênio do século como vocês querem e não apenas um bom governante. Só me de os motivos e me provem que ele fez as políticas que fizeram o país crescer. Me contestem que o PT não lutou contra a austeridade fiscal, que não foi contra a reforma previdenciaria, que não foi contra o real, que não foi contra a PQP que tentaram fazer para esse país melhorar.

Mais uma vez, o Lula como governo é um bom presidente. E um gênio político. Apenas isso.
Como oposição, seu partido foi criminoso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 21 de Abril de 2010, 18:36:39 »
Primeiro responda ao Post por favor. Como disse, as reservas não são medidas de eficiência do governo.

Não são medidas, são consequência.

Não, como eu disse e você não contestou, a iniciativa privada que faz crescer o Brasil... e no mais, a pesar do governo, como mostra nossos juros altíssimos (culpa do governo enxugar o crédito, nossas estradas, nossos impostos, e tudo o mas que vc conhece.

Com esse tipo de colocação, você faz parecer que a iniciativa privada e o governo são duas entidades isoladas que não interagem entre si. Que a iniciativa privada tem seus méritos, isso é óbvio, mas por que a mesma iniciativa privada não foi capaz de controlar a inflação ou sobrepujar crises econômicas globais com tanta desenvoltura no governo anterior?

Além disso, suponha que os resultados não tivessem sido positivos durante estes anos. Quem você culparia, a iniciativa privada ou o governo?

A iniciativa privada estava e está amarrada. Foi tirada uma das amarras que era a inflação. Todo o restante do custo Brasil ainda está aí, e de muitas maneiras, crescemos apesar da merda que faz nossos governos.

A capacidade de investimento do governo é muito pequena se comparada a iniciativa privada. Quem faz as coisas acontecerem evidentemente é a conjectura internacional (exemplo preços dos commodities, a diversidade da industria, nosso importante mercado interna, etc..)

Quando o PT assumiu como um espelho do PSDB, se deu as condições de eliminar crises de desconfianças gravíssimas que o mercado tinha conosco (com razão já que Lula, com reais chances de ganhar, pregava "foda-se contratos"). E esse novo PT continuou as políticas do seu predecessor. Esse foi seu acerto.

Então, respondendo claramente: O Brasil está crescendo desde que se tiraram os entraves mais estapafúrdios que impediam de crescer (inflação, falta de regulamentação, crise de confiança)

Espero de você André, Juca, etc.. a nominação das políticas que o Lula criou que nos permitiu estar onde estamos. O Derfel citou apenas políticas do FHC.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 21 de Abril de 2010, 19:51:03 »
Sim, é tudo resultado das políticas de seu antecessor. Lula só teve a sorte de chegar o poder em um momento de bom desenvolvimento global.

Isso mesmo. Se fosse um cone, no lugar do Lula, o resultado seria o mesmo. Querer argumentar ao contrário é perda de tempo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 21 de Abril de 2010, 20:06:20 »

Isso mesmo. Se fosse um cone, no lugar do Lula, o resultado seria o mesmo. Querer argumentar ao contrário é perda de tempo.

Não perco mais meu tempo então. |(

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #185 Online: 21 de Abril de 2010, 20:09:14 »
Acho que o problema é esse, Agnóstico:

Estou disposto a reconhecer o Lula como o gênio do século como vocês querem e não apenas um bom governante.

Não sei quanto ao Juca, mas eu definitivamente não quero que você faça uma coisa que nem mesmo eu faço: considerar o Lula um gênio do século. :)

Quanto a diferenças econômicas significativas, sou bem sincero em dizer que não sei se há. No entanto, vejo com ceticismo essa posição de que o crescimento atual se deve à conjuntura internacional por algumas razões:
- Que motivos levaram os investidores a investir mais agora que antes? Principalmente se levando em conta isso que você mesmo falou, da má imagem que o Lula e o PT possuem/possuiam.
- Se a inflação era um dos entraves para o crescimento, como ela foi controlada? Se não houve mudança significativa entre os dois governos, por que este conseguiu controlá-la e o outro não?
- Por que o mercado interno agora cresce a ritmo chinês e antes não?

Responder a tudo isso com “foi a iniciativa privada internacional” me parece reducionismo, além disso, essa posição me parece usar de dois pesos, duas medidas. Se o país cresce, é graças a iniciativa privada que conseguiu crescer, apesar do governo; se o país não cresce ou fica estagnado, a culpa é do governo.

Tirando a ala econômica, houve uma tentativa de retomar a qualidade dos serviços públicos (embora eu concorde que ainda estão longe do ideal, e que muito do que foi feito foi com a intenção de angariar votos).

Enfim, talvez o Lula só seja o presidente mais sortudo da história deste país.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 21 de Abril de 2010, 21:32:17 »

Estou disposto a reconhecer o Lula como o gênio do século como vocês querem e não apenas um bom governante.

Não sei quanto ao Juca, mas eu definitivamente não quero que você faça uma coisa que nem mesmo eu faço: considerar o Lula um gênio do século. :)

Quanto a diferenças econômicas significativas, sou bem sincero em dizer que não sei se há. No entanto, vejo com ceticismo essa posição de que o crescimento atual se deve à conjuntura internacional por algumas razões:
- Que motivos levaram os investidores a investir mais agora que antes? Principalmente se levando em conta isso que você mesmo falou, da má imagem que o Lula e o PT possuem/possuiam.
- Se a inflação era um dos entraves para o crescimento, como ela foi controlada? Se não houve mudança significativa entre os dois governos, por que este conseguiu controlá-la e o outro não?

Responder a tudo isso com “foi a iniciativa privada internacional” me parece reducionismo, além disso, essa posição me parece usar de dois pesos, duas medidas. Se o país cresce, é graças a iniciativa privada que conseguiu crescer, apesar do governo; se o país não cresce ou fica estagnado, a culpa é do governo.

Tirando a ala econômica, houve uma tentativa de retomar a qualidade dos serviços públicos (embora eu concorde que ainda estão longe do ideal, e que muito do que foi feito foi com a intenção de angariar votos).

a) Os investidores (eu, você, o Soros, etc) aplicam o seu dinheiro onde haja a máxima combinação de retorno e segurança. Eles investiram massivamente no Brasil a partir do momento que o governo Lula indicou que não mudaria as regras vigentes (incluindo uma elevada taxa de juros), coisa que ele e seu partido sempre alardearam em sua fase pré-poder, em especial durante o governo FHC.

b) As inflações (de demanda e de custo) foram debeladas no governo Itamar, por um grupo de economistas do partido de FHC, então ministro da Fazenda, por meio do Plano Real. Tanto FHC como Lula tiveram o mérito de, dentro de suas perspectivas, manter um rígido controle da inflação usando de instrumentos monetários, como a taxa de juros e a diminuição de meio circulante por conta dos depósitos compulsórios. É importante ressaltar que o custo para a contenção da inflação foi um crescimento econômico muito, muito modesto nos 4 ou 5 primeiros anos do governo FHC.

c) O mercado cresce hoje a um ritmo maior porque, do ponto de vista interno, ao longo dos 16 anos do Plano Real foram postos em operação diversos instrumentos de fomento, incluindo a maior oferta de crédito, uma diminuição progressiva no custo do dinheiro (juros reais) e a própria estabilização financeira. Do ponto de vista externo, o mundo demandou uma grande quantidade de bens (commodities e bens industrializados) e serviços, capitaneados pela China e Índia, com crecimento médio anualizado de 15,00% e 9,5%, respectivamente nos últimos 15 anos, com exceção das (temporárias) crises de 1.997, 2.000, 2.002 e 2.008. O Brasil nunca teve crescimento de PIB comparável ao da China, com exceção do período do "milagre econômico" entre 1.969 e 1.974 (aproximadamente), quando então cresceu a 12,00% ao ano.

d) Com a exceção dos países onde ainda persiste uma economia planificada (Coréia do Norte e Cuba) ou que ainda estão em um estágio pré-capitalista (países africanos menos expressivos), em todos os demais há uma interação econômica entre Estado e Setor Privado, com maior ou menor influência de cada um em função de aspectos histórico-culturais ou de contingências (crises econômicas, guerras). Sempre deverá existir algum tipo de planejamento estratégico do Estado, pois que é o ente primário, cedente e regulador. Mas, as atividades econômicas devem, sempre que possível, estar nas mãos do setor Privado, pois este sabe gerir melhor os recursos.

e) O atendimento do setor público é bisonho. Lento, burocrático, ineficiente e arrogante. Os três primeiros pontos poderiam ser resolvidos com programas de gestão. Mas o quarto ponto, não. E, no meu entender, isto decorre da natureza jurídica do setor público, composta de algumas excrecências incríveis: estabilidade de emprego; ausência de cobrança por resultados; leniência institucionalizada; remuneração desproporcional ao grau de responsabilidade se comparado à sociedade civil, e por aí vai. Há exceções, sem dúvida. Mas a minha experiência diz que são poucas.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 21 de Abril de 2010, 23:49:49 »

vamos lá...

Meus amigos petistas estão defendendo o Lula como criador do maior momento histórico do brasil e não sabem o que o Lula fez para isso??? Será que o Juca um dia vai responder ou vai ficar com mimimi de que agora consou, sem responder a essa mesma pergunta há mais de dez posts??

Não sei porque não acho estranho essas esquivas de ... cansei de discutir, etc..

mais uma vez, quem criou as políticas que possibilitou o país crescer foi FHC. Lula continuou, surpreendentemente, e fez um bom governo porque esqueceu as merdas que falou durante trinta anos.

E.. alguém vai me responder sobre as merdas que o PT fez na oposição?? porque eles foram contra a responsabilidade fiscal por exemplo? contra o real? contra a reforma da previdência para aprova-la com o PSDB? contra agencias reguladoras?
E todas as outras coisas que deram a esse país a capacidade de ir para a frente e que agora eles se outorgam a responsabilidade disso?

Primeiro não faça associações temporais, isso é uma falácia, é um erro de raciocínio André. Você sabe bem disso.
Com isso quero dizer que ou você encontra uma relação ação-reação, causa-e-efeito e expõe para os incautos desse fórum demonstrando as ações do seu partido que fizeram com que o país fosse o que é, ou todo o seu raciocínio é falacioso.

Primeiro na pressa esqueci de colocar conjectura internacional favorável e a iniciativa privada. Isso que fez o país crescer, a partir do momento que o entrave da inflação, a crise de confiança de que o próximo governo iria romper contratos, e outras políticas foram realizadas pelo governo passado.

Hoje se investe mais porque sabe-se que o país mudou para melhor e que o maior risco real de tudo ir abaixo pós FHC era exatamente o PT entrar e fazer uma outra moratória.  Isso é extremamente relevante, ninguém investe seu dinheiro em um cenário onde pode perder tudo, vocês conseguem entender isso senhores.
Pensem que vocês juntaram um milhão de dólares na sua vida. Aos cinquenta anos, você colocaria seu dinheiro em um país com boas políticas mas com um idiota na oposição que quer rever as regras do jogo?? resumindo, o PT se mostrou um governo confiável para os negócios. O Lula faz concessões simbólicas à esquerda de seu partido, e faz políticas sensatas.

NÂO!!! É principalemente isso que ocorria. Bem simples. O que o governo faz hoje para lidar com a inflação é uma cópia escarrada do governo anterior. O Palloci tinha até os trejeitos do Malan.

Então, para um país onde o governo (anterior) não conseguia fechar suas contas por pura incompetência (história, da mesma maneira que esse), o investimento necessário para cobrir as contas era caro... as dívidas com prazo curto por causa do risco, e aí vai.

O que mudou foi: A estabilização, responsabilidade fiscal, marcos regulatórios, salvar (possivelmente com roubo claro) os bancos.. e dar condições para a nossa iniciativa privada funcionar.

O bom é que nosso país, como EUA e China, tem um mercado imenso interno, o que nos permite isolar alguns problemas que seriam mortais para os outro países.

« Última modificação: 21 de Abril de 2010, 23:52:22 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #188 Online: 22 de Abril de 2010, 23:26:52 »
Apesar do meu Disclaimer no outro tópico, vou respoder aqui hoje mesmo.

Minha colocação em posição contrária à sua neste tópico foi justamente para isso: te questionando você corrigiu meus pontos falhos, corrigiu um ponto falho seu, eu aprendi um pouco mais, etc, etc, etc. É isso que estou pedindo no outro tópico, que os debates sejam feitos com argumentos e não com respostas curtas que explicam nada ou quase nada (e isso vale pros dois lados da discussão, é claro).

Agradeço aos dois pelas respostas. :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 23 de Abril de 2010, 23:43:15 »

vamos lá...

Meus amigos petistas estão defendendo o Lula como criador do maior momento histórico do brasil e não sabem o que o Lula fez para isso??? Será que o Juca um dia vai responder ou vai ficar com mimimi de que agora consou, sem responder a essa mesma pergunta há mais de dez posts??

Não sei porque não acho estranho essas esquivas de ... cansei de discutir, etc..

mais uma vez, quem criou as políticas que possibilitou o país crescer foi FHC. Lula continuou, surpreendentemente, e fez um bom governo porque esqueceu as merdas que falou durante trinta anos.

E.. alguém vai me responder sobre as merdas que o PT fez na oposição?? porque eles foram contra a responsabilidade fiscal por exemplo? contra o real? contra a reforma da previdência para aprova-la com o PSDB? contra agencias reguladoras?
E todas as outras coisas que deram a esse país a capacidade de ir para a frente e que agora eles se outorgam a responsabilidade disso?

Agnóstico, Lula falou merda na oposição e no governo, e o próprio já admitiu isso, ao dizer que não estava preparado para governar se ganhasse do Collor, e que a vitória que obteve em 2002, estava muito mais maduro, e que a carta ao povo brasileiro foi um marco e blábláblá. Pra mim, ok. Sempre acompanhei com interesse os governos petistas, e via de regra foram governos em que a austeridade fiscal e a mobilização social foram a tônica, e era isso que esperava desse governo. O fato de você reconhecer que ele fez um bom governo, pra mim já tá de bom tamanho. E o fato do Lula reconhecer seus erros e acertos do passado e transfigurá-los num governo razoavelmente bom, mas muito acima da média, mostra uma da razões porque o Lula é reconhecido hoje como o maior líder brasileiro da atualidade, e quer goste ou não, ele sabe admitir quando erra e sabe se vangloriar quando acerta. Pra mim, com você, assunto encerrado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 24 de Abril de 2010, 00:06:18 »
mas você não defendeu seu ponto.. o de que Lula mudou o país.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 24 de Abril de 2010, 00:50:56 »
mas você não defendeu seu ponto.. o de que Lula mudou o país.

Já defendi várias vezes até mesmo com números que ninguém contestou. O Brasil de 2011 vai ser um país economicamente sólido, muito mais justo socialmente (não quer dizer que é maravilhoso, bem o contrário), muito mais respeitado internacionalmente, com taxas de desemprego baixas, com as instituições garantidas e estáveis, com os contratos sociais melhor aplicados e resolvidos, com um déficit muito menor de residências ( embora longe do ideal ), com estabilidade política, governe quem governar, com as diferenças regionais diminuindo paulatimente, com obras gigantescas de infra-estruturas encaminhadas e executadas, entre outras coisas que me fogem. Ou seja um país que não existia em 2002. Se isso não é mudar um país, não sei o que é. Se foi sorte? Bastante, até a crise econômica chegar e desmentir uma fatia dela. Continuísmo? Em alguns casos. Mas sem competência, nada disso vingava.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 24 de Abril de 2010, 10:49:06 »
Cara... os números pela proposta apresentada foram principalmente políticas realizadas pelo FHC e que o PT combateu, sendo a mais famosa delas a de responsabilidade fiscal.
O que o Lula teve de bom no campo da macro-economia foi o continuismo.

Há dois posts seguidos, um do Geo e o outro meu, que você poderia rebater ponto a ponto e mostrar a relação de causa e efeito de políticas CRIADAS pelo Lula e que foram essas que deram as condições para o país decolar.
« Última modificação: 24 de Abril de 2010, 11:01:22 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 24 de Abril de 2010, 14:19:51 »
Cara... os números pela proposta apresentada foram principalmente políticas realizadas pelo FHC e que o PT combateu, sendo a mais famosa delas a de responsabilidade fiscal.
O que o Lula teve de bom no campo da macro-economia foi o continuismo.

Há dois posts seguidos, um do Geo e o outro meu, que você poderia rebater ponto a ponto e mostrar a relação de causa e efeito de políticas CRIADAS pelo Lula e que foram essas que deram as condições para o país decolar.

o ponto é criar? desculpe desapontá-lo, mas esse governo não inventou a roda definitivamente, nem o quis, ponto pra ele.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 24 de Abril de 2010, 17:02:47 »
Finalmente..

Tá.. então seja mais honestos em suas postagens e afirme "Lula ao seguir o que foi criado pelo seu antecessor tem ajudado a fazer com que os números sejam bons".

Reduza a sua idolatria e faça afirmações mais condizentes com o verdadeiro papel de Lula.. um continuador de boas políticas, principalmente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 24 de Abril de 2010, 18:14:23 »
E é um mérito enorme do atual governo. Anteriormente, a cada governo queriam reinventar a roda.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 24 de Abril de 2010, 21:47:03 »
Finalmente..

Tá.. então seja mais honestos em suas postagens e afirme "Lula ao seguir o que foi criado pelo seu antecessor tem ajudado a fazer com que os números sejam bons".

Reduza a sua idolatria e faça afirmações mais condizentes com o verdadeiro papel de Lula.. um continuador de boas políticas, principalmente.

Honestidade? Primeiramente, acho que nunca disse o que você afirma, que Lula é criador da atual política econômica, e se disse errei.

Mas honestidade, seria o fato de admitir que essas políticas econômicas não foram criadas ou inventadas pelo governo anterior, são políticas universais de boa governança, que tanto o governo anterior quanto este souberam implementar com relativo sucesso, e na qual esse governo superou em muito o anterior.
FHC não criou nada, foi competente, inteligente e honesto, para nossa sorte, para domar a inflação e começar um modelo econômico que já deu certo em muita parte, coisa que Lula igualmente foi, mas na minha visão, com mais competência política para lidar com os fatos, e só. Desonestidade é não reconhecer o ótimo governo que tivemos ao longo desses 8 anos e também nos anos de FHC. A sorte do Brasil mudou muito, mas muito mesmo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 25 de Abril de 2010, 00:46:07 »
Leia "inventou" como "implantou no Brasil". Mas.. onde foi feito a URV, por exemplo?

E sim, são políticas de boa governança como a responsabilidade que seu partido foi contra? E alguém que é contra a alguma coisa é co-responsável pelo sucesso dela?

E esse governo superou muito especificamente porque fêz o que de diferente? É essa resposta que você não consegue dar, Juca, fala que fez o que o outro fêz mas é melhor, quando na verdade boa parte dos problemas enfrentados, como o risco que o Brasil representava para os investidores, eram culpa do próprio PT.

« Última modificação: 25 de Abril de 2010, 02:35:31 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 25 de Abril de 2010, 00:48:23 »
O PT tinha culpa até quando não era governo? Caramba...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 25 de Abril de 2010, 01:23:56 »
Di, é o que disse, não se trata de ironia.

Imagina que você é um investidor e tem um milhão para investir. Você iria investir em um país em que o provavel próximo presidente tem o mote de "foda-se os contratos"?
O mercado tinha medo pânico da entrada do Lula, e para nossa sorte ele assumiu como um membro do PSDB para a macro economia.

Outra mensagem era, o que fazer com o próximo presidente (Lula) se o cara e seu partido foram contra a lei de responsabilidade fiscal, contra a reforma da previdência, contra as agências reguladoras, etc.. 
Não sei a sua idade, talvez você não lembre disso, Di, mas o Lula/PT na oposição faziam um trabalho vergonhoso que prejudicou muito o país.

No governo, a história foi outra.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!