Acho que o problema é esse, Agnóstico:
Estou disposto a reconhecer o Lula como o gênio do século como vocês querem e não apenas um bom governante.
Não sei quanto ao Juca, mas eu definitivamente não quero que você faça uma coisa que nem mesmo eu faço: considerar o Lula um gênio do século. 
Quanto a diferenças econômicas significativas, sou bem sincero em dizer que não sei se há. No entanto, vejo com ceticismo essa posição de que o crescimento atual se deve à conjuntura internacional por algumas razões:
vamos lá...
Meus amigos petistas estão defendendo o Lula como criador do maior momento histórico do brasil e não sabem o que o Lula fez para isso??? Será que o Juca um dia vai responder ou vai ficar com mimimi de que agora consou, sem responder a essa mesma pergunta há mais de dez posts??
Não sei porque não acho estranho essas esquivas de ... cansei de discutir, etc..
mais uma vez, quem criou as políticas que possibilitou o país crescer foi FHC. Lula continuou, surpreendentemente, e fez um bom governo porque esqueceu as merdas que falou durante trinta anos.
E.. alguém vai me responder sobre as merdas que o PT fez na oposição?? porque eles foram contra a responsabilidade fiscal por exemplo? contra o real? contra a reforma da previdência para aprova-la com o PSDB? contra agencias reguladoras?
E todas as outras coisas que deram a esse país a capacidade de ir para a frente e que agora eles se outorgam a responsabilidade disso?
- Que motivos levaram os investidores a investir mais agora que antes? Principalmente se levando em conta isso que você mesmo falou, da má imagem que o Lula e o PT possuem/possuiam.
- Se a inflação era um dos entraves para o crescimento, como ela foi controlada? Se não houve mudança significativa entre os dois governos, por que este conseguiu controlá-la e o outro não?
- Por que o mercado interno agora cresce a ritmo chinês e antes não?
Responder a tudo isso com “foi a iniciativa privada internacional” me parece reducionismo, além disso, essa posição me parece usar de dois pesos, duas medidas. Se o país cresce, é graças a iniciativa privada que conseguiu crescer, apesar do governo; se o país não cresce ou fica estagnado, a culpa é do governo.
Tirando a ala econômica, houve uma tentativa de retomar a qualidade dos serviços públicos (embora eu concorde que ainda estão longe do ideal, e que muito do que foi feito foi com a intenção de angariar votos).
Enfim, talvez o Lula só seja o presidente mais sortudo da história deste país.
Primeiro não faça associações temporais, isso é uma falácia, é um erro de raciocínio André. Você sabe bem disso.
Com isso quero dizer que ou você encontra uma relação ação-reação, causa-e-efeito e expõe para os incautos desse fórum demonstrando as ações do seu partido que fizeram com que o país fosse o que é, ou todo o seu raciocínio é falacioso.
Primeiro na pressa esqueci de colocar conjectura internacional favorável
e a iniciativa privada. Isso que fez o país crescer, a partir do momento que o entrave da inflação, a crise de confiança de que o próximo governo iria romper contratos, e outras políticas foram realizadas pelo governo passado.
Hoje se investe mais porque sabe-se que o país mudou para melhor e que o maior risco real de tudo ir abaixo pós FHC era exatamente o PT entrar e fazer uma outra moratória. Isso é extremamente relevante, ninguém investe seu dinheiro em um cenário onde pode perder tudo, vocês conseguem entender isso senhores.
Pensem que vocês juntaram um milhão de dólares na sua vida. Aos cinquenta anos, você colocaria seu dinheiro em um país com boas políticas mas com um idiota na oposição que quer rever as regras do jogo?? resumindo, o PT se mostrou um governo confiável para os negócios. O Lula faz concessões simbólicas à esquerda de seu partido, e faz políticas sensatas.
NÂO!!! É principalemente isso que ocorria. Bem simples. O que o governo faz hoje para lidar com a inflação é uma cópia escarrada do governo anterior. O Palloci tinha até os trejeitos do Malan.
Então, para um país onde o governo (anterior) não conseguia fechar suas contas por pura incompetência (história, da mesma maneira que esse), o investimento necessário para cobrir as contas era caro... as dívidas com prazo curto por causa do risco, e aí vai.
O que mudou foi: A estabilização, responsabilidade fiscal, marcos regulatórios, salvar (possivelmente com roubo claro) os bancos.. e dar condições para a nossa iniciativa privada funcionar.
O bom é que nosso país, como EUA e China, tem um mercado imenso interno, o que nos permite isolar alguns problemas que seriam mortais para os outro países.