mas as raízes e ideologias dos associados já não foram deixadas pra trás quando Lula subiu ao poder? Quando o dolar e o risco-Brasil foram lá em cima? Esse negócio de falar do PT dos anos 80 e do foro de São Paulo é coisa de OC.
E eu nem estou acreditando que é você que está dizendo isso. O significado das coisas não muda conforme a pessoa que a diz. Quando alguém que eu considere ruim, seja lá porque critérios, ao fazer uma afirmação que eu considere bem pautada, não é motivo para eu me opor ou discordar. Isso é cegueira ideológica.
O PNDH3 na minha opinião tinha pontos positivos e negativos, o mais ridículo, com certeza, era esse ponto da terra. Pelo simples fato da HÉRCULEA dificuldade que a matéria traz (creio que inconstitucional), dá pra ver que aquilo foi mais pra agradar os "movimentos sociais" (sim, com aspas, de social nao tem mais nada), do que efetivamente fazer alguma coisa.
Depois, acredito que o governo esteja multifacetado, nessa questão. Vi um tempo atrás que no governo Lula foram assentadas igual ou menos famílias que no governo FHC. Isso contrasta gritantemente com qualquer afirmação que esse governo vá fazer alguma tipo de mudança significativa, como alguns gostam de sugerir.
Ah, e sobre a política externa do governo atual. que creio seja quem você focou ao falar das "amizades suspeitas". acho que essa é outra característica desse governo multifacetado, A única coisa que sobrou para os, digamos, mais radicais, foi ficar dando tapinhas nas costas desses líderes esquerdistas ( Evo Moralez, Chavez, Fidel), e dizer "-Isso ai companheiro, a luta continua", pra manter as aparências com às raízes. E ficam nisso. A economia continua intocável.
Quanto ao caso do Ahmajinejad, acho que o Lula fez isso mais pra peitar os EUA, e tentar uma cadeira na ONU. Quem ele mais prejudicou mesmo, foram os iranianos, defendendo esse fdp.
em suma, pelas próprias raízes ideológicas do PT, vai ter sempre um flerte com algumas velhas idéias (e raposas). Nenhum problema enquanto fica só no discurso. Criticas? sim. Paranóia? não.