Dono da Verdade
Trata-se apenas de lacunas de conhecimento ou casos problemáticos, o que é algo onipresente nas ciências, inclusive a Física. Lacunas de conhecimento não excluem a possibilidade de haver fatos com ampla comprovação e concordância dos historiadores, como de fato há, e muitos.
O viés ideológico influencia a interpretação ou explicação de determinados fatos, mas não na existência de evidências para estes fatos e interpretações.
Não creio que seja apenas uma lacuna ou casos problemáticos, a não ser que tratemos todo evento histórico relevante, no sentido de ser alvo de historiadores, como sendo esses fatos isolados.
Qualquer fato histórico terá diversas interpretações. O viés ideológico é um dos temas que nos irão influencias, pre-conceito, religião, mitos, etc.. irão também influenciar na nossa capacidade de decisão.
Não é papel da história fazer previsões. O papel da história é simplesmente descobrir o que aconteceu ou não, onde, quando, como e por quê, na medida do possível, tal como faz um repórter.
Os que defendem que é papel essencial da história fazer previsões do futuro (ou melhor, profecias) são chamados de historicistas por Popper. Ele critica os tais em seu livro "A Miséria do Historicismo", onde demonstra que o historicismo é, na melhor das hipóteses, um método pobre, que não dá os resultados que se propõe a dar.
Exatamente. Não é mesmo. Mas se eu faço uma teoria científica (hard science, como postado) e não consigo prever o comportamento de determinado fenômeno, então fracassei no meu intento.
A história:
Não nos permite interpretar fatos passados.
Não nos permite interpretar o presente.
E mesmo assim é de uma utilidade imensa, não me entenda mal. Aqui estamos falando de ser ou não uma ciência.
E quanto ao último post seu em relação a previsão e profecia. heheh
Se em um estudo de laboratório eu vou juntar o elemento A com B e espero uma explosão, vem o Snowraptor e tropeça derrubando o cadinho, o que eu previ não se concretizou. Neste sentido, não era razoável esperar que o Snow tropeçasse (ou as vezes é, sei la). Isso foi um exemplo simplista, mas eu consigo fazer previsões razoáveis em ciências naturais, não profecias.
Nas ciências socias temos um desafio. Não conheço um pesquisador histórico que consiga prever razoavelmente o que irá acontecer, até porque seria querer demais frente a complexidade do desafio.