Eu fiz uma conexão no aeroporto do Galeão quando estava indo pra Europa e eu nem tive coragem de colocar o nariz pra fora do terminal de tão fedido que estava. Era uma espécie de "smog" cinzento/azulado com um cheiro de esgoto insuportável.
Só reafirmou meu compromisso de evitar com todas as forças do meu coração colocar o pé naquela cidade.
Eu acho que há uma certa má vontade nacional com o Rio de Janeiro.
Talvez a culpada seja a Globo, que vende um retrato tipo "cartão postal" da cidade em suas novelas, o que além de ser uma fantasia, pode provocar alguns ciúmes no resto do país.
É fato: não existe o Rio de Janeiro cenográfico das novelas. Mas também aqui não é tão ruim assim.
Você precisa saber que onde você desembarcou é justamente um dos piores lugares da Baía de Guanabara, bem ali pertinho da tristemente famosa praia de Ramos. Há praias na baia que são até liberadas para o banho, algumas até bonitinhas. Embora eu confesse que não tenha coragem de entrar em nenhuma.
Se você fizer a travessia de catamarã Charitas-Praça XV vai se surpreender com um passeio até bonito. E nem tão "fedido" assim.
Se tem uma coisa que o carioca tem muito pouco é bairrismo. Há uma rixa natural com São Paulo, é claro, mas geralmente as pessoas não falam mal de nordestinos nem torcem o nariz para qualquer outra região do país.
O atual Secretário de Segurança é um gaúcho. Ninguém liga. Aliás, ninguém nem comenta porque isso não faz a menor diferença. Um outro gaúcho, o Brizola, fez do Rio seu curral político quando voltou do exílio, em vez de Porto Alegre.
E se deu muito bem. Era endeusado por alguns malucos, criaram até uma "área de culto", a brizolândia. Brizola nunca precisou disfarçar que era gaúcho para se candidatar a governador ( e vencer! ), pelo contrário, cada vez mais carregava no sotaque e nos comícios fazia questão de se fantasiar de gaúcho com bombacha e lenço vermelho no pescoço.
Nenhum adversário político jamais ousou atacar o Brizola por ele não ser carioca, porque isso não faz a menor diferença para o eleitorado.
Então, os cariocas são os primeiros a falar mal do Rio, e a reconhecer a beleza e a riqueza cultural de outras regiões.
Mas aqui também não é tãããoooo ruim assim não. Da próxima vez pode dar uma voltinha fora do aeroporto, eu posso indicar alguns lugares que talvez você tenha prazer em visitar.