Relevância para o Brasil? Serve para dizer para os estrangeiros que o Brasil não é apenas "a jungle with nude people and animals running around" (descrição do Brasil que um americano fez para mim, algum tempo atras).
Mas e daí? E para quem vive no país? E para quem vive no Rio de Janeiro? Se nos basearmos no Pan de 2007...
A Baía de Guanabara não foi despoluída como deveria. E isso prejudicou as competições do pan que lá aconteceram. As praias estavam imundas a ponto de uma atleta da maratona aquática acabar doente. As lagoas da Barra da Tijuca também não foram despoluídas. E o fedor era comentário comum entre as delegações hospedadas na vila do pan (que fica bem ao lado de um dos canais). Para onde foi a verba para essas ações? Não sei...
Por falar na vila do pan, a vila olímpica seguirá o mesmo modelo da vila do pan. Detalhe que a construtora da vila do pan está sendo processada pelos atuais moradores do condomínio.
Os estabelecimentos que se abriram em torno do novo estádio, parque aquático, etc., na época do pan, fecharam por falta de clientes, até 6 meses depois dos jogos. Então se haverá geração de empregos, já sabemos que é tudo temporário.
Nem mesmo houve um trabalho de maquiagem da cidade. Nos arreores do estádio João Havelange (o "Engenhão"), por exemplo, o asfalto foi refeito. Nas entradas as calçadas foram recuperadas. Mas aproximadamente 1 quilômetro depois dessas áreas tudo ficou do jeito que estava antes: caindo aos pedaços.
Nos transportes não houve melhoria. Muito pelo contrário, o transporte público ficou pior no período do pan.
A violência não mudou. Os locais dos eventos eram os mais seguros do RJ. Enquanto o "resto" da cidade permaneceu largada aos bandidos.
O pan foi irrelevante para as vidas dos cariocas. As olimpíadas, na minha opinião, serão igualmente irrelevantes. Só vão causar incômodos e benefícios temporários. O COI deveria ter escolhido Tóquio.