Isto merecia um novo tópico, mas vá lá:
8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!
(...)
12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.
13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.
14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.
(fonte: Sítio Vegetariano)
É foda postar num tópico longo e que tá sem movimentação há algum tempo. Li umas 8 páginas, mas não deu pra ler tudo.
Algumas conclusões que tirei é que:
1 - Como o ângelo explicou, a questão básica é dieta balanceada X dieta não balanceada - mais importante do que dieta onívora X vegetariana. A vegana é pior que a onívora balanceada.
2 - A criação de animais deveria ser mais fiscalizada, para acabar com o sofrimento desnecessário. Na natureza, como a Nina falou (acho que foi ela), os animais tem uma vida muito mais sofrida que no "cativeiro", com comida farta. Vi em algum local que fizeram uma pesquisa em que de um lado ofereciam toda frescuragem pras vaquinhas: música clássica pra relaxar, maior espaço, não sei lá mais o que; de outro, espaço menor, sem frescura de música, MAS com mais comida. e as mimosas preferiam a segunda opção.
3- as únicas questões que me fazem refletir, e que poderiam fazer eu diminuir em muito a minha ração diária de carne são as questões sociais e ambientais, expostas na citação acima.
Há pesquisas sérias e independentes que indiquem ou tragam evidências de que a criação de animais tem um impacto significativamente maior ao meio-ambiente e contribua para a falta de alimentos da população mundial?