Autor Tópico: Continuaremos a comer carne?  (Lida 84001 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #800 Online: 16 de Agosto de 2011, 14:57:57 »
Vegetais e legumes são melhores por isso..isso..e aquilo...
Carne é melhor por isso...isso...aquilo...
Gosdura mata...
Tudo "BABOSEIRA", a seleção natural ajustou nosso paladar...se achamos uma carne gordurosa uma delícia...dizer que faz mal é besteira...

Tudo simples assim...tirando o que é artifialmente fabricado para atender nosso paladar...o que é gostoso presta o que é ruim não presta! Vegetarianos e nutricionistas precisam aprender mais com a seleção natural que nos trouxe até aqui!
E colesterol alto, pressão alta, diabetes e etc, doenças causadas por má alimentação , é  tudo besteira inventada pelos médicos? Voce devia escrever uma tese, da pra ganhar o nobel de medicina.

Não lembro sequer de mencionar a palávra "médicos" no meu comentário...mas ok! Não costumo levar tudo ao pé da letra como muitos aqui!  :D
Quanto ao nobel de medicina, não tenho essa pretenção, mas se tivesse faria um estudo sobre alimentação a base de fibras e cereais, células tronco e outras coisas que "estão na moda" ou "seguem os padrões atuais" caso contrário, as chances seriam ZERO!

De qualquer maneira...como você pode ver, só nesse tópico, é complicadíssimo chegar-se a uma conclusão sobre o que é exatamente má alimentação.
Você pode ter colesterol alto sem comer 1 grama de carne na vida. E pode ser saudável comendo um monte de coisas!
Não acredito que nosso paladar se desenvolveu por milhares de anos para nos envenenar, o que obviamente não faz sentido!
Antes de atribuir essas doenças a má alimentação, precisa definir o que chama de má alimentação!
Acho que comor o que gosta é saudável, o que não te salva de problemas causados pelo stress, sedentarismo e afins. (Esses sim, nada naturais do ponto de vista da evolução do homem)
Foi o que eu pensei, achometrô.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #801 Online: 16 de Agosto de 2011, 16:07:11 »
Sem dúvida!
Evolução é achômetro e besteira mesmo...
Foi DEUS quem fez o homem, e no jardim do èdem nem de comida precisavam!
A comida (GULA) é coisa da cobra que fica "TENTANDO" o homem pra ele de afastar de DEUS!
:)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #802 Online: 16 de Agosto de 2011, 17:54:22 »
Sem dúvida!
A comida (GULA) é coisa da cobra que fica "TENTANDO" o homem pra ele de afastar de DEUS!

Isto não é sério, é?

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #803 Online: 16 de Agosto de 2011, 19:35:43 »
Sem dúvida!

Isto não é sério, é?
Obviamente não! (Volte à página anterior e ficará claro o contexto)

Aliás...me perdoem se meus comentários "soam" como infantis ou rudes demais.
Mas sinceramente, já tentaram imaginar a alimentação do "homem" do ponto de vista evolutivo?
Dá pra crer que comeriam plantas?? Ou prefeririam os frutos??
Após o domínio do fogo, acredita que cozinhariam sementes, ou dariam preferência por assar a carne conseguida nas suas caçadas??

Não consigo aceitar um ancestral engolindo sementes/cereais que em boa parte dos casos nosso sistema digestivo nem mesmo consegue digerir satisfatoriamente na maneira como são encontrados na natureza! (Pois se fizessem isso, a evolução teria selecionado um sistema digestivo capaz de aproveitar melhor esses alimentos.)

Vegetarianos podem OPTAR por não comer carne...como eu posso optar por não matar passarinhos(motivos pessoais). Ótimo, nada contra! mas alegar que isso é mais saudável.......

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #804 Online: 16 de Agosto de 2011, 20:01:53 »
8 ou 80. Ja ouviu falar de "equilibrio"? Não se esqueça de que os humanos pararam de caçar, deixaram de ser nômades e ficou muuuito mais fácil obter quantidades enormes de comida. Uma picanha não faz mal, comer torresmo todos os dias vai levar a morte.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #805 Online: 16 de Agosto de 2011, 20:22:42 »
8 ou 80. Ja ouviu falar de "equilibrio"? Não se esqueça de que os humanos pararam de caçar, deixaram de ser nômades e ficou muuuito mais fácil obter quantidades enormes de comida. Uma picanha não faz mal, comer torresmo todos os dias vai levar a morte.
Claro que equilíbrio é necessário...tanto no que se refere a quantidade quanto a variedade da alimentação. Acredito que isso é ponto pacífico!
Quanto a deixar de ser nômades e parar de caçar e tudo mais...isso aconteceu muito recentemente(do ponto de vista evolutivo) para implicar num impacto muito severo sobre as nossas necessidades alimentares. O que justifica que não estejamos adaptados a "naturalmente" selecionar a alimentação adequadamente diante da disponibilidade atual. Por outro lado, isso não implica em afirmar que comer gorduras e outras "gostosuras" seja um suicídio...como parecem tentar nos convencer.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #806 Online: 16 de Agosto de 2011, 20:23:17 »
Mas sinceramente, já tentaram imaginar a alimentação do "homem" do ponto de vista evolutivo?
Dá pra crer que comeriam plantas?? Ou prefeririam os frutos??
Após o domínio do fogo, acredita que cozinhariam sementes, ou dariam preferência por assar a carne conseguida nas suas caçadas??

Não consigo aceitar um ancestral engolindo sementes/cereais que em boa parte dos casos nosso sistema digestivo nem mesmo consegue digerir satisfatoriamente na maneira como são encontrados na natureza! (Pois se fizessem isso, a evolução teria selecionado um sistema digestivo capaz de aproveitar melhor esses alimentos.)

Vegetarianos podem OPTAR por não comer carne...como eu posso optar por não matar passarinhos(motivos pessoais). Ótimo, nada contra! mas alegar que isso é mais saudável.......

Seu raciocínio é impecável para tempos de escassez, onde ter acesso a carnes e certas guloseimas ricas em gorduras e açúcares não era algo comum para seres humanos, e não por acaso, essas foram as condições reinantes por quase todo histórico evolutivo da nossa especie. Contudo, ele não se aplica mais para um número considerável de ocidentais e orientais citadinos cuja disponibilidade de alimentos é muito maior que a de seus ancestrais recentes. Ou seja, passamos a viver em um ambiente nutricional bem diferente da qual evoluímos - o que não quer dizer que isso é algo bom ou ruim.

Além, levando em conta o fato de ser uma "novidade" no ambiente que a Humanidade é exposta, não é nenhum pouco estranho que nosso organismo não suporte bem (ou melhor, ele suporta bem sim - viver mais que 40 anos também era algo ainda mais incomum durante quase toda história humana, quem dera chegar aos 60 como acontece em quase qualquer nação do globo e ainda mais assombroso é chegar aos 80, como não é raro em alguns países escandinavos e o Japão) esse novo tipo de dieta.

Dessa maneira, não há nada de estranho em sermos afligidos hoje por males que nosso corpo quase nunca foi exposto, já que evoluímos para um ambiente onde parasitoses e problemas decorrentes da fome eram as causas mais comuns de nosso fim e nossa expectativa de vida não passaria dos 30 anos, enquanto hoje vivemos até os 60-70 anos, as parasitoses são incomuns, a fome não mais nos aflige e temos que nos preocupar com coisas que no passado, quase nunca aconteceram (morrer em decorrência de um dos tipos de ataques vasculares, em decorrência do consumo contínuo de álcool ou de alimentos gordurosos e por aí vai).
"Make Money, Not War."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Continuaremos a comer carne?
« Resposta #807 Online: 11 de Novembro de 2011, 18:16:54 »
Será que continuaremos a ouvir o mimimimi dos vegans?

11/11/2011 - 15h42
Cientista cria carne em laboratório para consumo humano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cientistas tentam criar formas de atender à demanda de consumo de carne mundial com a produção de similares criados de forma artificial.

A carne de laboratório é fresca e não vem de um animal vivo, mas é diferente de imitações e de substitutos do produto natural --como é o caso das proteínas vegetais feitas de soja.

O primeiro laboratório em Londres capaz de fabricar não apenas carne nessas condições, mas especificamente hambúrguer, afirma o biólogo Mark Post, da Universidade de Maastricht, na Holanda, custaria 250 mil euros (aproximadamente R$ 600 mil).

Ele espera apresentar o produto em breve. "Acredito que possa fazer isso ainda neste ano", disse Post em entrevista por telefone à agência de notícias Reuters.

A técnica do biólogo utiliza células-tronco retiradas de pedaços de carne que depois são alimentadas com um coquetel de açúcares, aminoácidos, lipídios, minais e outros nutrientes.

Post já obteve uma tira de músculo de cerca de 2,5 cm. Ela é sem cor, uma vez que não há sangue envolvido no processo de produção, e poderia formar, com várias camadas, uma carne de hambúrguer, acredita o pesquisador.

Segundo a Organização de Saúde Mundial, a produção de carne deve aumentar de 218 milhões de toneladas (1997-1999) para 376 milhões de toneladas até 2020.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #808 Online: 11 de Novembro de 2011, 19:44:14 »
A carne é aquilo ali que ele está segurando? Apetitiosa...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #809 Online: 11 de Novembro de 2011, 19:46:07 »
Parece gelatina...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Negão

• Nível 07
  • *
« Resposta #810 Online: 11 de Novembro de 2011, 22:06:45 »
Provavelmente não vai ser melhor do que um hambúrguer do McDonalds... dizem as lendas urbanas que a carne do hambúrguer tem uma origem bem mais bizarra do que isso. ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #811 Online: 11 de Novembro de 2011, 23:42:00 »
Amanhã tem churrasco no aniversário do meu irmão, e 2ª tem churrasco no aniversário de um amigo. Então, respondendo, sim.  :janta:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #812 Online: 12 de Novembro de 2011, 11:11:40 »
Tinha um japonês que tinha criado um substituto de carne usando bactérias que consumiam lodo de esgoto. Mais interessante ainda, pois resolve dois problemas com uma só cajadada.

Offline StarDust

• Nível 00
  • *
« Resposta #813 Online: 12 de Novembro de 2011, 14:44:09 »
Eu vejo várias inconsistências da parte dos vegetarianos, como afirmar que os maiores homens do mundo defendiam não comer carne. Mas há outros pontos corretos, como o sofrimento dos animais na indústria da carne e o problema ambiental envolvido.
Eu mesma já fui vegan muitos anos, e a conclusão a que cheguei pessoalmente foi que não dá pra radicalizar, porque a gente começa a inventar fatos tentando justificar nosso lado. Tentei então não misturar as coisas: acho injusta a pena que sofrem os animais, mas não acho que significa dizer que carne é impróprio para o homem, e acho também que apenas parar de comer e reclamar de quem come não adianta...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #814 Online: 12 de Novembro de 2011, 14:48:15 »
Bem vinda ao fórum, StarDust! Isso de que "os maiores homens do mundo defendiam não comer carne" é uma falácia chamada "argumento de autoridade", a validade de um argumento não depende de quem o defendeu, mas de seu próprio valor lógico e factual.
Eu simpatizo com os vegetarianos até, já tentei adotar essa dieta, mas por ter hipotireoidismo eu não posso ter uma dieta rica em soja, o que torna mais difícil suprir as necessidades de proteína.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #815 Online: 12 de Novembro de 2011, 14:52:54 »
Falando nisso, to de saida pra um churrasco.... :lol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #816 Online: 12 de Novembro de 2011, 14:55:44 »
Ah, os prazeres da vida! :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #817 Online: 12 de Novembro de 2011, 15:01:22 »
Seja bem vinda StarDust.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #818 Online: 19 de Novembro de 2011, 22:24:52 »
Ah, os prazeres da vida! :P

Almocei no Outback hoje... bifão de 500 gramas, mal passado...
"Deus prefere os ateus"

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
Re: Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #819 Online: 25 de Outubro de 2012, 13:03:17 »
Isto merecia um novo tópico, mas vá lá:

8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!

(...)
12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.

13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.

14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.

(fonte: Sítio Vegetariano)

É foda postar num tópico longo e que tá sem movimentação há algum tempo. Li umas 8 páginas, mas não deu pra ler tudo.
Algumas conclusões que tirei é que:
1 - Como o ângelo explicou, a questão básica é dieta balanceada X dieta não balanceada - mais importante do que dieta onívora X vegetariana. A vegana é pior que a onívora balanceada.
2 - A criação de animais deveria ser mais fiscalizada, para acabar com o sofrimento desnecessário. Na natureza, como a Nina falou (acho que foi ela), os animais tem uma vida muito mais sofrida que no "cativeiro", com comida farta. Vi em algum local que fizeram uma pesquisa em que de um lado ofereciam toda frescuragem pras vaquinhas: música clássica pra relaxar, maior espaço, não sei lá mais o que; de outro, espaço menor, sem frescura de música, MAS com mais comida. e as mimosas preferiam a segunda opção.
3- as únicas questões que me fazem refletir, e que poderiam fazer eu diminuir em muito a minha ração diária de carne são as questões sociais e ambientais, expostas na citação acima.
Há pesquisas sérias e independentes que indiquem ou tragam evidências de que a criação de animais tem um impacto significativamente maior ao meio-ambiente e contribua para a falta de alimentos da população mundial?
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #820 Online: 25 de Outubro de 2012, 17:26:10 »
No geral todas as pesquisas e estudos que eu já vi sobre o assunto são muito parciais.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #821 Online: 06 de Novembro de 2012, 02:18:36 »
EQUILIBRIO ALIMENTAR é comer segundo nossas necessidades de gasto de energia, metabólicas, preferir alimentos que gerem menor residuo metabolico , mais fibras, menor tempo no intestino e com maior presença de antioxidantes (alimentos funcionais) e menor fator pró-inflamatorio como vemos na carne, leite, açucar...substituir ao máximo sintéticos fármacos por principios bioativos que existem nas plantas e alimentos

Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Higor.

• Nível 03
  • *
  • muita calma nessa hora.
« Resposta #822 Online: 06 de Novembro de 2012, 10:18:56 »
Faz 2 anos que não como carne. Foi bem complicado pra mim no começo, mesmo assim não sou de ficar por aí enchendo o saco de quem come.

Cada um no seu quadrado.
faze o que tu queres será o todo da Lei.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #823 Online: 06 de Novembro de 2012, 10:22:52 »
Bom, minha familia era de açougueiros. Se ninguém comesse carne, dificilmente nós teriamos o que comer... :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #824 Online: 24 de Setembro de 2013, 18:55:39 »
<a href="https://www.youtube.com/v/7gXq1ml6B1E" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/7gXq1ml6B1E</a>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!