Como você pretende criar esse novo valor familiar? Punindo inocentes é que não é.
Concordo que devemos melhorar a qualidade do ambiente que as crianças crescem, mas punir inocentes não é o caminho. Paternidade não é para qualquer um, por isso mesmo é que devemos apelar para uma grande campanha de educação sobre métodos contraceptivos e até lutarmos pela liberação do aborto, porque, sinceramente, um casal que tenha um filho "de surpresa" raramente terá condições de criar bem uma criança.
Salazar,
Por favor, ative o ceticismo e deixe de lado o modo "do contra" por um instante.
Se os pais não são os responsáveis pela educação e inserção de valores a um filho, quem é o responsável então?
Educação funciona até certo ponto, por isto existem Leis. Se toda pessoa for plenamente educada, para que a Justiça então?
Se eu estivesse neste fórum (e se existisse computador conectado a net neste fórum há 40 anos atrás) falando sobre:
a) O menor aprendiz deve ser terminantemente proibido, pois tira o jovem de 12 anos da escola;
b) Bater em uma criança é crime;
c) Maus tratos e privação da infância deve ser punida com a retirada da criança da família e encaminhada ao um Conselho Tutelar;
d) Se o cartão de vacinação de uma criança não estiver em dia, os pais podem ser denunciados;
E aí? Eu estaria sendo acusado de desejar a punição pura e simples de inocentes?
Pense nisto.
Hoje já existem formas dos pais infomarem a autoridades competentes, devidamente comprovada, a alienação de um filho.
O que eu estou sugerindo é a punição de pais que enxotam seus filhos sem ao menos tentarem alguma coisa.
E sim, os pais devem ser punidos. Eles não são inocentes por completo.
Se a porcaria de um filho não presta para nada, prove em órgãos competentes, do contrário, os pais estão sendo coniventes com a alienação do filho.
Enxotar um filho de casa sem acionar as autoridades é a comprovação da incompetencia familiar.