Na decada de 70/80 a pickup Techinics era a preferida dos DJ´s.
Foi o que eu disse, e vai contra o que o Geo disse, até o momento, afinal a Sony nunca teve como foco o som profissional.
Não. Não vai contra o que eu disse.
Eu ainda tenho um "toca-discos" SL 1200 - MK2 comprado em meados do ano de 1983 (ou 1984, realmente não lembro). Ele fazia parte de um conjunto modular que, infelizmente, me foi subtraído por "amigos do alheio" no final do ano de 1992, e que incluía o doble cassete deck RS-TR313, adquirido um ano antes pelo preço de "um olho da cara". E o toca-discos foi lançado para o mercado consumidor 'comum' (apesar de ser caríssimo) e foi incorporado pelos DJs pela sua qualidade. Pelo que eu sei, ele não foi produzido para "serviços profissionais" originalmente.
O SL não é um "toca discos" somente, é, tecnicamente e principalmente, uma turntable direct-drive (onde o motor está logo abaixo do vinil, ligado na base, ou seja, que não utiliza correias) de alto torque (vai de parado à velocidade padrão em menos de 1 segundo) com controle de pitch (aquele controle que altera a velocidade de rotação) e se não me engano o MK2 também tem controle de choque.
Toda a linha SL teve um apelo ao profissional, no uso caseiro não havia grande diferença entre o material até então convencional e o inovador da Technics, o SL 1200 foi definitivamente o marco para a profissionalização do SL e de sua inserção no DJing.
O que a Sony produziu contra a Tecnics foi a Sony PS que quando chegou ao seu nível mais alfo foi, basicamente, a mais bonita, confiável, profissional, desejável e uma das mais caras turntables da história (hoje em dia brincamos chamando-a de superintendent

), que acaba com a Tecnics SL em quase todos os critérios. Ela foi rejeitada pelo mercado e extinta, não sei o motivo. Uma pena.
Conclui-se que as empresas realmente convergem minimamente, e em uma área fora do escopo amador/residencial.
Uma Technics 1200 MK2:

Uma Sony PS-8750: