Autor Tópico: Tópico para notícias bizarras  (Lida 547367 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Onsigbare

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 282
  • Os crentes, não dizendo nada, explicam tudo.
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6425 Online: 20 de Setembro de 2016, 13:28:25 »
Professor do Paraná, da cidade de Cascavel, resolveu ser criativo ao propor um enunciado de questão de prova.

"Vinicius quer comprar um vibrador para dar de presente para o Mateus [não só vai comprar mas ainda vai dar de presente pro Mateus!  :lol:] Para isso fez uma cotação no sexshop: um vibrador e duas camisolas [!!!] estão custando R$55,00. Caso ele compre apenas o vibrador e uma camisola sai por R$40,00.  Quanto está custando cada produto?"

Segundo o site de notícias g1 o professor foi suspenso.



Ué, mas como pode ter sido suspenso? Vamos ver a esquerda vociferar dizendo que a suspensão foi um ato de homofobia.
E a direita vomitando que a pena foi branda.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6426 Online: 20 de Setembro de 2016, 13:52:26 »
Ué, mas como pode ter sido suspenso? Vamos ver a esquerda vociferar dizendo que a suspensão foi um ato de homofobia.
E a direita vomitando que a pena foi branda.

Pois é. E eu apoiaria a esquerda neste momento.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6427 Online: 20 de Setembro de 2016, 14:44:29 »
"A esquerda" que se preze deve se opor a essa sexualização da homoafetividade para fins circenses.

Enquanto que o "escola sem partido" é evidentemente enviesado e deve ser combatido, é essencial pensarmos em como estabelecer um modelo de "controle social da escola". Assim, alunos de qualquer orientação sexual ou de qualquer persuasão não serão constrangidos* por professores afetados por homofobia ou qualquer outro preconceito.

* mesmo sem considerar a possibilidade de haver alunos chamados "Mateus" e "Vinicius" na classe, que podem ou não ter um relacionamento afetivo de cunho homoerótico.

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6428 Online: 20 de Setembro de 2016, 20:29:34 »
Isso aí era pra que série/faixa-etária?

Enunciado de prova escrito assim na mão?  :hein:

Não que isso não possa de fato acontecer, mas tem todo jeito de história mal contada.

O professor deve ter ditado e um aluno anotou e a mãe provavelmente tirou a foto e divulgou.

[...]
Aí caímos numa discussão já feita por aqui: "por que os supostos céticos não usam o ceticismo quando se trata de política?"

Citar
Ouvidoria conclui que professor não ditou texto de questão sobre vibrador
Núcleo de Educação de Cascavel encerrou investigação nesta terça (20).
Depois de suspenso, docente foi transferido para outra escola da cidade.

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel, no oeste do Paraná, afirmou que o professor de matemática suspeito de pedir aos alunos para que resolvessem um problema em que eram usadas as palavras “vibrador”, “camisola” e “sex-shop” não ditou o texto para a classe. De acordo com as investigações da ouvidoria, concluídas nesta terça-feira (20), o docente propôs uma atividade em grupo e “perdeu o controle da turma”. O caso aconteceu em uma escola da rede pública estadual de Cascavel na quinta-feira (15) e denunciado pelo tio de uma aluna do 8º ano.

Segundo a assessoria de imprensa do NRE, o professor, a direção da escola da rede estadual e o tio da estudante de 12 anos foram ouvidos na sexta-feira (16). Conforme o NRE, os membros da ouvidoria e da direção também conferiram os cadernos de outros alunos da classe e nem todos tinham o mesmo texto e somente um grupo copiou o mesmo enunciado.
Ainda de acordo com a assessoria, o professor propôs uma “atividade de construção coletiva” em que os alunos tiveram a liberdade de criar o enunciado para a questão de matemática e, porém, não conseguiu reprimir um dos grupos. Ele foi advertido e orientado a como conduzir a turma em situações como esta, garantiu o NRE. O tio da aluna será comunicado sobre a conclusão do caso.
Depois de ser mantido suspenso durante as investigações, o docente, que é contratado por tempo determinado, foi transferido para outro colégio da cidade. Mesmo concluídas as investigações, o NRE deve manter em sigilo o nome do professor e da escola envolvida “por solicitação do denunciante”, como já havia anunciado em nota publicada na sexta.

http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2013/08/ouvidoria-conclui-que-professor-nao-ditou-texto-de-questao-sobre-vibrador.html


Gastei nem um minuto no Google.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6429 Online: 20 de Setembro de 2016, 20:40:51 »
No tempo em que eu estava no Senai em 1983 tinha um professor de matemática, gente fina mas com cara de oficial nazista, que falava coisa dez vezes pior e a gente rachava de rir.






Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.085
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6430 Online: 21 de Setembro de 2016, 03:10:01 »
Topei inicialmente com este caso no Youtube mas não sabia o desfecho nem a série da turma.

No entanto há coisas graves e preocupantes aí mas não os vibradores e as camisolas.

Primeiramente isto não deveria ser matéria para 8° ano. Sei lá, mas acho que esse problema é mais ou menos pra quarta série. Além disso a letra da aluna é um garrancho de quem está sendo alfabetizado.

Vejam como está o ensino público no país.

Skorpios

  • Visitante
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6431 Online: 21 de Setembro de 2016, 07:26:18 »
Citar
Cirurgião que promete transplante de cabeça tem sucesso em testes com animais

Lembra do caso do cirurgião que pretende fazer o primeiro transplante de cabeça do mundo em 2017? Bom, ao que tudo indica as suas pesquisas estão avançando. Sergio Canavero publicou resultados de estudos com animais, no qual obteve sucesso nos seus experimentos de remoção e reacoplação da medula espinhal em ratos, camundongos e um cachorro.

Os artigos publicados na revista Surgical Neurology International descrevem os testes. Neles, Canavero conta que usou o polietiloglicol, conhecido pela sigla PEG, para reconectar as medulas espinhais danificadas.

Ele publicou vídeos dos resultados. As imagens não são agradáveis, por isso pouparemos os seus olhos de vê-las de surpresa. Se você quiser ver os resultados, estando ciente de que as imagens podem ser fortes, aqui está o vídeo de um camundongo, um rato e o cachorro em diferentes etapas de recuperação.

No experimento com camundongos, Canavero e sua equipe cortaram a medula espinhal de 16 camundongos. O PEG, que, em tese, permite reconectar as duas pontas da medula cortada unindo os neurônios envolvidos, foi injetado nas áreas danificadas de metade dos roedores, e a outra metada recebeu uma solução salina, sendo o grupo de controle. Nas semanas seguintes, dos oito ratos que receberam o PEG, cinco recuperaram um pouco de mobilidade, e três morreram. Nenhum dos ratos do grupo de controle voltaram a se mover.

Outro teste com ratos não tiveram os mesmos resultados, porque o laboratório inundou e matou quatro dos cinco animais. Eles seriam cobaias em um teste com uma versão melhorada do PEG com nanolaços de grafeno que facilitaria o crescimento dos neurônios, mas o teste ficou incompleto.

Por fim, o teste com um cachorro. Neste caso, os pesquisadores cortaram 90% de sua medula espinhal, mas o animal foi capaz de começar a mexer as patas traseiras em duas semanas; em três, ele já andava, pegava objetos e balançava a cauda. O experimento foi único, e não houve grupo de controle.

Agora fica a dúvida sobre quão verídicos são os resultados e os métodos envolvidos nestes experimentos. A New Scientist, por exemplo, observa problemas na falta de uma amostragem mais ampla e o fato de não haver um controle no experimento do cachorro também cria suspeitas. Por fim, também há poucas evidências de que a medula foi tão danificada quanto Canavero relata.

Operação em humanos

Canavero está se preparando para realizar a primeira cirurgia em humanos no fim de 2017, segundo a previsão de Valery Spiridonov, o paciente. A data exata e o local, no entanto, seguem indefinidos.

Aos 30 anos, Spiridonov é portador da Doença de Werdnig-Hoffman, um tipo de atrofia muscular espinhal que resulta em enfraquecimento muscular para o qual ainda não existe nenhum tipo de tratamento conhecido. O cérebro se desenvolve normalmente, porém, o que significa que o paciente tem plena noção dos riscos envolvidos, mas se mostra disposto a enfrentá-los.

Uma equipe de médicos liderada pelo cirurgião italiano Sergio Canavero está planejando o primeiro "transplante de cabeça" da história. O procedimento, que colocará a cabeça de uma pessoa em outro corpo, deve levar 36 horas ao todo, exigindo uma equipe médica de mais de 150 pessoas.

"Segundo os cálculos de Canavero, se tudo der certo, dois anos é o tempo necessário para verificar todos os cálculos científicos e planejar os detalhes do procedimento. Não é uma corrida. Sem dúvida, a cirurgia será feita assim que todos os médicos e especialistas tiverem 99% de certeza de sucesso", contou Spiridonov à agência russa Sputnik.


Riscos

Obviamente, a operação apresenta riscos enormes. As dificuldades do procedimento cirúrgico são apenas alguns deles, pois existe também a possibilidade de que o corpo novo rejeite a cabeça. Segundo Arthur Caplan, diretor de ética médica do Langone Medical Centre na Universidade de Nova York, é possível também que o corpo seja "sobrecarregado por novos caminhos e química aos quais não está acostumado e fique louco".

Comentando sobre a operação, o doutor Hunt Batjer, presidente da Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos, disse que "não desejaria isso para ninguém" e que "não permitiria que alguém fizesse isso comigo, pois há muitas coisas piores que a morte".

Em 1970, um procedimento semelhante foi realizado em um macaco. Ele sobreviveu à cirurgia, mas viveu apenas oito dias depois, pois o corpo rejeitou a cabeça. Além disso, a tecnologia da época não permitiu que a nova cabeça se conectasse apropriadamente à nova medula.

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6432 Online: 21 de Setembro de 2016, 07:55:28 »
Topei inicialmente com este caso no Youtube mas não sabia o desfecho nem a série da turma.

No entanto há coisas graves e preocupantes aí mas não os vibradores e as camisolas.

Primeiramente isto não deveria ser matéria para 8° ano. Sei lá, mas acho que esse problema é mais ou menos pra quarta série. Além disso a letra da aluna é um garrancho de quem está sendo alfabetizado.

Vejam como está o ensino público no país.

Se você ficou chocado com isso, e tomou o episódio para fazer um retrato do ensino público no país, imagino o que sentiria depois de analisar os números sobre a educação. A situação é bem pior do que esse episódio aí, é desesperadora.

E se for para os cenários "correlatos", então, como taxa de homicídio ano a ano por exemplo... nó... Basta para concluir que a coisa aqui no Tupiquinistão não é brincadeira.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6433 Online: 23 de Setembro de 2016, 19:30:42 »
Citar
Itália condena homem a comprar livros feministas para prostituta menor

Além de dois anos de prisão, réu terá que doar 30 livros à adolescente.
Ele era cliente de rede que prostituiu meninas de 14 e 15 anos em Roma.


Um tribunal de Roma impôs uma sanção incomum ao cliente de uma prostituta menor de idade: além de dois anos de prisão, o homem foi condenado a dar de presente para a adolescente 30 livros que abordam a condição da mulher - informou a imprensa italiana nesta sexta-feira (23).

Poemas de Emily Dickinson, ensaios de Virginia Woolf e Hannah Arendt e cartas de Anne Frank são alguns dos livros que o cliente terá de comprar para a jovem prostituta como indenização pelos danos morais causados.

Proferida pela juíza Paola Di Nicola, a pedido da promotora Cristiana Macchiusi, a sentença conclui uma investigação iniciada em 2013 sobre uma rede de prostituição que envolve duas meninas então com 14 e 15 anos.

As duas adolescentes levavam uma vida dupla: de manhã assistiam a aulas no colégio e de tarde iam para um apartamento do elegante bairro romano de Parioli, no norte da capital, onde trocavam sexo por dinheiro e drogas.

A pedido de uma das mães, a Polícia interceptou as conversas telefônicas entre as adolescentes, um intermediário e os clientes, e deteve cinco pessoas, entre elas a mãe da prostituta mais jovem e vários clientes, entre eles empresários.

As adolescentes disseram para os investigadores que ofereciam sexo em troca de dinheiro para poder "comprar roupas novas e celulares modernos".

Ao término da primeira sentença, em 2014, um juiz condenou o intermediário a nove anos de prisão e qualificou as jovens como "crianças que foram levadas, sem restrições, à libertinagem a fim de ganhar dinheiro fácil".

Embora as motivações da condenação não tenham sido publicadas, a decisão da juíza aponta para ajudar a jovem a entender que ela foi "ferida em sua dignidade como mulher", segundo o jornal "Il Corriere della Sera".

O jornal pediu a opinião da filósofa e feminista Adriana Cavarero, sobre os livros que o condenado deverá comprar para a jovem prostituta.

"Preferia que a juíza também tivesse obrigado o cliente das prostitutas a ler esses livros", afirmou Adriana, professora de Filosofia na Universidade de Verona.

"Durante a adolescência, não se reflete, mas o que ele fez é muito mais grave: um adulto que compra conscientemente relações sexuais com uma menor de idade", disse.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/italia-condena-homem-comprar-livros-feministas-para-prostituta-menor.html

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6434 Online: 24 de Setembro de 2016, 07:29:15 »
A arma não tem aqueles dispositivos de trava? Daria para o cara naquela situação destravar?

Infelizmente a tecnologia de Dredd ainda não chegou a nós. A "trava" da arma é um botão que evita disparos acidentais. Se o cara quer atirar, basta pegar a arma. Por isso eu prefiro destruir um ou outro joelho eventualmente com um tiro do que entrar em luta corporal com um cara com o dobro do meu tamanho.

Supondo que o cara está  desarmado mas foi para cima de vc na situação  que vc descreveu e levou um tiro no joelho, o que aconteceria depois?

Vc fez o necessário para se defender e foi justificável , mas como provar que foi?


Na pior das hipóteses, responde por lesão corporal ou tentativa de homicídio. Na melhor, sai limpo por legítima defesa. Depende muito do contexto que vai ser apresentado. No meu caso, na primeira vez que tentaram tomar minha arma, eu estava sozinho e eram dois caras, então, quando eu dei um soco que literalmente, quase arrancou o rim do cara (dei o soco com a arma na minha mão e ele tinha feito uma cirurgia de transplante de rim, a arma chegou a perfurar os pontos e entrar na ferida uns bons 10cm. Foi uma nojeira). Não deu nada pra mim. Na segunda, eu e o cara rolamos do segundo andar de uma casa. Já tinha pedido reforço, então o povo já chegou mandando joelhada na cara dele. Mas foi muita gente pra segurar o cara.



Virgem Maria !  Que situações brutas. 

Aqui em Goiás, numa cidade do interior, teve um caso recente em que o pai do sujeito, que estava sendo detido pelos dois policiais militares, pegou a arma de um dos policiais e descarregou nele,  foi uma tragédia, mas pelo menos o outro policial conseguiu atirar e matar o agressor (levou um tiro mas parece que sem gravidade maior).

E a ocorrência inicial foi uma coisa meio besta, os policiais foram chamados porque os caras estavam perturbando a vizinhança com festança e som alto.



« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 11:03:34 por JJ »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6435 Online: 24 de Setembro de 2016, 07:32:57 »
Aqui o caso:


09/07/2016 12h59 - Atualizado em 09/07/2016 15h36

PM morre após ter arma roubada por homem e ser baleado; veja vídeo

Militar foi atingido ao atender ocorrência de som automotivo em festa de GO.

Um homem também foi morto; um policial e outros civis ficaram feridos.


Um policial militar morreu e outro ficou ferido ao atenderem uma ocorrência de som alto na noite de sexta-feira (8) em Itacaiu, distrito de Britânia, no oeste de Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve troca de tiros com os participantes da festa. Um homem morreu e outros dois também ficaram feridos na briga. Um vídeo mostra o momento em que um deles pega a pistola do coldre do militar e atira contra ele (veja vídeo).


http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/07/pm-morre-apos-ter-arma-roubada-por-homem-e-ser-baleado-veja-video.html


Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6436 Online: 24 de Setembro de 2016, 07:42:23 »
Algum de vcs já  tentou chutar um trem em movimento?

Ou mesmo parado?

<a href="https://m.youtube.com/v/5n9K4fJBH2U" target="_blank" class="new_win">https://m.youtube.com/v/5n9K4fJBH2U</a>

Pois é,  tem quem ache uma boa idéia.



Um momento de irracionalidade,  e o resto da vida para  se arrepender e lamentar  da burrada.



Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6437 Online: 24 de Setembro de 2016, 08:33:11 »
Algum de vcs já  tentou chutar um trem em movimento?

Ou mesmo parado?




Eu não sô.  Ô louco meu.    :susto:

Um troço extremamente bruto de aço,  e  massivão  (pesadão).  Até um caminhão vira coisa pouca perto de um trem bruto desses.

Quanto mais uma pessoa...




« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 08:38:59 por JJ »

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6438 Online: 24 de Setembro de 2016, 10:52:12 »
Algum de vcs já  tentou chutar um trem em movimento?

Ou mesmo parado?




Eu não sô.  Ô louco meu.    :susto:

Um troço extremamente bruto de aço,  e  massivão  (pesadão).  Até um caminhão vira coisa pouca perto de um trem bruto desses.

Quanto mais uma pessoa...






Tem que ver a máquina que coloca as rodas no eixo dele, é  um torno mecânico com uma prensa hidráulica e um guincho.

O sujeito coloca o eixo no torno com o guincho, depois pega as rodas e  coloca nas pontas do eixo só na pressão, então o torno retifica o par de rodas e faz o balanceamento do conjunto todo.

Colocam os rolamentos no lugar e montam tudo, a graxa parece asfalto como uma coisa sólida, seca e dura, não pastosa como graxa comum.


Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6439 Online: 24 de Setembro de 2016, 11:00:00 »
<a href="https://youtube.com/v/SmxwvQxp2F0" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/SmxwvQxp2F0</a>

Essas são diferentes, tem esses parafusos mas dá para ter uma idéia de como é feito.

Eu já  vi na oficina do pátio.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6440 Online: 24 de Setembro de 2016, 11:05:58 »
<a href="https://youtube.com/v/EvXnyw5kLRM" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/EvXnyw5kLRM</a>

Essas máquinas são muito legais. :)

<a href="https://youtube.com/v/DAs1eDHGJf0" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/DAs1eDHGJf0</a>
« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 11:08:57 por Arcanjo Lúcifer »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6441 Online: 24 de Setembro de 2016, 11:27:52 »

Essas são diferentes, tem esses parafusos mas dá para ter uma idéia de como é feito.

Eu já  vi na oficina do pátio.


Vi o vídeo. Bem interessante,  mostra  a roda (com o eixo)  sendo torneada para adquirir a curvatura correta para assentar no trilho.

É interessante ver uma máquina, no caso um torno,  cortando uma bruta peça  de aço  (certamente de alta resistência), tirando umas tiras,  como se fosse a gente descascando uma laranja .   

Só que nesse caso é uma (rodela de )  laranja muito resistente.  :hihi:




« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 11:30:05 por JJ »

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6442 Online: 24 de Setembro de 2016, 12:51:19 »
A roda é feita com a parte central e um aro externo que é colocado a quente e só  na pressão, aço de dois tipos.

Me disseram que é  uma liga de manganês e tungstênio, mas não sei se é  assim mesmo.






Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6443 Online: 24 de Setembro de 2016, 15:00:50 »
A roda é feita com a parte central e um aro externo que é colocado a quente e só  na pressão, aço de dois tipos.

Me disseram que é  uma liga de manganês e tungstênio, mas não sei se é  assim mesmo.




Em determinadas  percentagens (maiores ou menores) eles podem entrar em ligas de aço,  só que a maior parte da liga continua sendo composta por ferro:


Tungstênio

O tungstênio forma carbonetos WC e W2C, mas na presença de ferro forma Fe3W3C ou Fe4W2C. Quando em solução o tungstênio retarda a transformação austenita / ferrita. Ele refina o tamanho de grão e produz menor tendência a descarbonetação em serviço.
O Tungstênio aumenta a resistência ao desgaste e confere ao aço características de dureza ao rubro. Para um percentual em torno de 1,5% a resistência ao desgaste aumenta moderadamente. Em percentagem de 4%, em combinação com alto carbono, aumenta fortemente a resistência ao desgaste. Em grandes percentagens o tungstênio combinado com cromo aumenta a dureza ao rubro.


Manganês

Todos os aços ferramentas comerciais contém manganês – 0,3 a 0,8% - para reduzir óxidos e evitar a fragilização a quente ocasionada pelo sulfeto de ferro. O Manganês aumenta a temperabilidade e reduz a temperatura de austenitização. Maiores teores de manganês – na faixa de 1,2 a 1,6 % - permitem a têmpera com resfriamento mais brando. Aços ferramenta podem conter até 2% de manganês, com 0,8 a 0,9 % de Carbono. Em alguns aços liga (especialmente em aços austeníticos) o manganês substitui parcialmente o níquel com a finalidade de redução de custo de produção.


http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6362-elementos-quimicos-presentes-e-sua-influencia#.V-ay8_krLIU


« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 15:06:24 por JJ »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6444 Online: 24 de Setembro de 2016, 15:09:21 »
« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 15:13:01 por JJ »

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6445 Online: 24 de Setembro de 2016, 15:38:14 »
Bem interessante.

Imagino a dificuldade de se produzir uma pastilha de corte para trabalhar metal tão duro.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6446 Online: 24 de Setembro de 2016, 17:50:47 »
Bem interessante.

Imagino a dificuldade de se produzir uma pastilha de corte para trabalhar metal tão duro.


Para pessoas comuns tentarem produzir em casa certamente seria muito difícil, mas em termos de processos industriais não me parece que haja muita dificuldade (claro que houve muita estudo e pesquisa para chegar nisso), basicamente o material para fazer a lâmina da ferramenta de corte tem que ter uma dureza (resistência ao risco/corte) superior ao material a ser cortado:


Ferramentas de Corte

As ferramentas de corte são empregadas para cortar materiais metálicos e não metálicos por desprendimento de cavaco. São constituídas de materiais com elevada dureza, o que lhes permite cortar materiais de dureza inferior.

Existem dois fatores de influência nas ferramentas de corte: a dureza dos materiais de que são feitas e o ângulo da geometria de corte da ferramenta.

Materiais das ferramentas

Normalmente os materiais das ferramentas de corte são aço carbono, aço rápido, metal duro e cerâmica.

Aço carbono

O aço carbono utilizado para ferramentas de corte tem teores de carbono que variam entre 0,7 e 1,5%; é utilizado em ferramentas para usinagem manual ou em máquinas-ferramenta como, por exemplo, limas, talhadeiras, raspadores e serras. As ferramentas de aço carbono são utilizadas para pequenas quantidades de peças e não se prestam a altas produções; são pouco resistentes a temperaturas de corte superiores a 250º C, daí a desvantagem de usar baixas velocidades de corte.



Aço rápido

As ferramentas de aço rápido possuem, além do carbono, vários elementos de liga, tais como tungstênio (W), cobalto (Co), cromo (Cr), vanádio (Va), molibdênio (Mo) e boro (B), que são responsáveis pelas propriedades de resistência ao desgaste e aumentam a resistência de corte a quente até 550º C, possibilitando maior velocidade de corte em relação às ferramentas de aço carbono. reafiáveis, além de que um grande número de arestas de corte pode ser produzido numa mesma ferramenta. As ferramentas de aço rápido são comercializadas em forma de bastões de perfis quadrados, redondos ou lâminas, conhecidos como bites.



Metal duro

Metal duro ou carbeto metálico, conhecido popularmente como carboneto metálico, compõe as ferramentas de corte mais utilizadas na usinagem dos materiais na mecânica.

O metal duro difere totalmente dos materiais fundidos, como o aço; apresenta-se em forma de pó metálico de tungstênio (W), tântalo (Ta), cobalto (Co) e titânio (Ti), misturados e compactados na forma desejada, recebendo o nome de briquete. O último estágio de fabricação do metal duro é a sinterização, em que os briquetes se tornam uma peça acabada de metal duro em forma de pastilha, sob uma temperatura entre 1 300 e 1 600º C.

Todo esse processo garante ao metal duro grande resistência ao desgaste, com as vantagens de alta resistência ao corte a quente, pois até uma temperatura de 800ºC a dureza mantém-se inalterada; possibilidade de velocidades de corte de 50 a 200m/min, até vinte vezes superior à velocidade do aço rápido.

Devido à alta dureza, os carbetos possuem pouca tenacidade e necessitam de suportes robustos para evitar vibrações. As pastilhas de metal duro podem ser fixadas por soldagem, sendo afiáveis, ou mecanicamente, por meio de suportes especiais que permitem intercâmbio entre elas e neste caso não são reafiáveis; são apresentadas em diversas formas e classes, adequadas a cada operação; a escolha das pastilhas é feita por meio de consulta a tabelas específicas dos catálogos de fabricantes.

 

Cerâmica

As ferramentas de cerâmica são pastilhas sinterizadas, com uma quantidade aproximada de 98 a 100% de óxido de alumínio; possuem dureza superior à do metal duro e admitem velocidade de corte cinco a dez vezes maior. São utilizadas nas operações de acabamento de materiais tais como ferro fundido e ligas de aço; sua aresta de corte resiste ao desgaste sob temperatura de 1 200º C.

Ângulos da ferramenta de corte

O fenômeno de corte é realizado pelo ataque da cunha da ferramenta; o rendimento desse ataque depende dos valores dos ângulos da cunha, pois é esta que rompe as forças de coesão do material da peça. Os ângulos e superfícies na geometria de corte das ferramentas são elementos fundamentais para o rendimento e a durabilidade delas.

A denominação das superfícies da ferramenta, dos ângulos e das arestas é normalizada pela norma brasileira NBR 6163/90.


http://www.ebah.com.br/content/ABAAABOxoAA/ferramentas-corte

« Última modificação: 24 de Setembro de 2016, 17:54:02 por JJ »

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6447 Online: 25 de Setembro de 2016, 06:33:52 »
Sim, mas é coisa de alta precisão,  coisa que não  pode dar defeito.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6448 Online: 25 de Setembro de 2016, 08:07:54 »
Sim, mas é coisa de alta precisão,  coisa que não  pode dar defeito.


Bom dia Arcanjo,


Só para não ficar um mal entendido do que eu quis dizer.   Quando eu afirmei que  "em termos de processos industriais não me parece que haja muita dificuldade ",  esta minha afirmação foi relativa , foi implicitamente pensando que há coisas como componentes de microeletrônica, chips eletrônicos, que me parecem ter um grau de dificuldade bem maior para serem produzidos.  Apesar disso, com certeza a produção das lâminas de corte para serem usadas em equipamentos da indústria metal mecânica é algo que necessitou de conhecimentos de química, de matemática, de física, aplicados em cursos como o de engenharia metalúrgica (e outros relacionados). Enfim, é um produto que tem, sim, necessidade de aplicação de muito conhecimento científico e tecnológico  para que possa ser fabricado com qualidade.




« Última modificação: 25 de Setembro de 2016, 08:10:55 por JJ »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #6449 Online: 25 de Setembro de 2016, 08:13:45 »

E de tanto pensar, pesquisar e ver sobre  isso fiquei com vontade de ver e ter um lâmina dessa.  Deve dar uma boa lâmina para canivete.   :oba:

 :histeria:
« Última modificação: 25 de Setembro de 2016, 08:16:54 por JJ »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!