Interessante observar que várias respostas parecem mostrar que há os que acreditam que aumentar salario por decreto (de forma ampla, geral, e significativa) poderia fazer as pessoas em geral ficarem mais ricas. Mas há os que entendem que isso provocaria desemprego (e falências).
N
Na minha modesta opinião se o salário mínimo fosse 3 mil reais isso aumentaria o poder de compra do consumidor brasileiro,consequentemente as empresas teriam que aumentar sua produção e isso geraria mais empregos,simples assim um efeito dominó que acabaria com o desemprego e daria uma vida melhor para todo cidadão brasileiro.
t
t 3 meses atrás
As pesouas q sao mas mecesarias para economia, que nao podem ser demitidas de uma empresa, na grande maioria nao são as mas educadas, e sim as com mas abilidades tequinicas diretas.
Exemplo.. 3 filiais de uma metalugica tem 3 gerentes(bem letrados) cada com 5 operarios especializados e abeis q precizam almenta a produção para viabilizar os salarios altos.
E mas logico demitir 2 letrados(gerentes) e colocar mas 2 ou 4 operarios (mão de obra especializada).
Mostrar menos
t
t 3 meses atrás
nao preciza dizer q as filiais ficarao sem gerencia, digamos q a gerencia apenas ficaria menos fracionada.
L
L 4 meses atrás
Comentário estúpido, o DIEESE faz este estudo desde 1994 e nunca mencionou que o governo deveria aumentar o salário mínimo através de lei, o estudo do DIEESE mostra qual deveria ser o poder de compra do salário mínimo para que uma pessoa possa ter autonomia em sua vida baseado nos níveis de preço e inflação daquele momento e hoje o poder de compra seria equivalente a 3716,00.
O governo pode sim definir parâmetros econômicos, reforma tributaria e reforma na legislação trabalhista para aumentar o poder de compra do salário mínimo ao ponto de qualquer trabalhador conseguir ter autonomia e boas condições de vida, um grande exemplo são os brasileiros ilegais que vão para o Canadá, EUA e outros países e muitas vezes mal sabem falar inglês, mas conseguem arrumar um subemprego e pagar aluguel, energia, água, comida, lazer etc. Aqui no Brasil se a pessoa for alugar um imóvel legal que não está construído em área invadida (favela) com 880,00 o cara só paga o aluguel e olhe lá.
Precisa estudar para ter capital humano e assim ter um bom salário? Fala sério, conheço pessoas com formação superior em boa faculdade aqui no Brasil que trabalhava com auditoria e que foi morar no Canadá para trabalhar na obra civil e ganha muito mais do que ganhava aqui como auditor. É possível sim ter um salário mínimo forte basta fazer as reformas necessárias.
A
A 3 semanas atrás
Mas se a economia for produtiva, um salário mínimo alto não será necessário. É justamente isso, países altamente produtivos, como a Suiça e Dinamarca não tem salário mínimo e a população ganha bem.
L
L 3 semanas atrás
Sim concordo com você.
O poder de compra não tem relação com o valor, por exemplo, se o governo aumentar o salário mínimo para R$10.000,00 na canetada, automaticamente os empresários terão que aumentar seus preços para nivelar a balança e na prática continua tudo igual, sem aumento real, e se o empresário não reajustar o preço ele simplesmente quebra.
V
V 3 meses atrás (editado)
"Salario baixo de 2000 reais" kkkk... 2000 aqui quem ganha é nego formado cara, com diploma de universidade...fala merda não.. 3000 quem ganha é pai de família.... sai da redoma e vem pro mundo conferir a realidade.... não precisa ser 3000, mas poderia ser mais justo...
J
J 1 mês atrás
Vc prefere ganhar um salário magro ou ficar desempregado?
B
B 2 meses atrás
Quanto mais aprendemos economia, mais liberais ficamos e mais reformas exigimos.
J
J 3 meses atrás (editado)
Que não seja 3000 mil, mas porque não mais que 880? que tal no minimo 1000? Teria um impacto, mas nada justifica dizer que o salario minimo atual é valido. Nosso Brasil tem grandes capacidades só dependemos de bons administradores para um equilíbrio adequado. Reveja todos os acontecimentos e/ou situações gerais e perceba que mudar é possível e extremamente necessário pois tem muita coisa errada como todos nós já sabemos ou imaginamos... Saber, é melhor que imaginar!
J
J mês atrás
Cara, o salário mínimo está a 880 e o Brasil já tem mais de 12 milhões de desempregados. Você quer aumentar ainda mais o salário mínimo para agrava ainda mais a crise? Na minha cidade a maioria das fábricas já não estão conseguindo pagar esse salário de 880 mais.
R
R 2 meses atrás
Ótima explicação. É interessante perceber que não adianta propor uma solução onde se aumenta o salário imaginando ajudar massivamente. A verdade é que não é simples achar uma solução que mantenha a "balança nivelada".
M
M 5 meses atrás
Se o cenário atual não permite, então que o governo se vire para tornar possível, cobre menos impostos das empresas, faça o que for. O trabalhador brasileiro não pode continuar a dar todos os dias o seu suor e sangue para no final do mês ter que ficar contando as moedinhas, e volta meia se duvidar passar até o fome, porque o preço de tudo está um absurdo. Então não nos peça para abaixar a cabeça e dizer que o nosso suor e sangue não vale um salário justo no fim do mês.
A
A 3 meses atrás
na realidade o salário mínimo que o empreender paga ao trabalhador, não de 880, e sim de 1760, com os encargos sociais da folha de pagamento. É verdade que uma boa parte destes encargos vão para o governo.
A
A 3 meses atrás
Claro que não da subir o salário mínimo por decreto! Isso a curto prazo é inviável,pois a empresas falirão. Todavia, o Sr.Doutor esquece que a divisão de renda no Brasil é brutalmente desigual e que ele tem uma renda que garante todos os direitos sociais básicos. A realidade é que um operário de primeiro mundo ganha muito mais dólar que brasileiro pra fazer a mesma coisa,é cômodo o Dr.economês falar que o cara tem sobreviver por que não tem capital humano e ele pode fazer suas viagens pra Chigago para escutar seus gurus vivendo em bons hotéis. Vai um dia numa favela para ver como muitos brasileiros vivem abaixo de 2000 por mês, enquanto muitos empresários não são tributados em seu patrimônio...
Mostrar menos
A
A 5 meses atrás
É lógico que só aumentar não resolve, pra isso funcionar precisaria ao mesmo tempo em que aumenta o salário mínimo que seja retirado a carga tributária dos empresários e contratantes, se hoje já tem empresa fechando porque é muito caro pra se manter, imagine com empregados mais caros, pelo oque entendo isso é reflexo direto de um estado muito forte e intrusivo, se o estado parar de achar que sabe usar o dinheiro das pessoas melhor doque elas mesmas, então todos poderiam ter um ganho mais significativo e até uma vida melhor.
Mostrar menos
M
M 5 meses atrás
O salário pago aos trabalhores brasileiros atualmente não condiz nem um pouco com a realidade vivenciada por nós, tudo está custando o olho da cara, nós pagamos impostos e não temos retorno nenhum, é mais um dinheiro jogado no lixo, isso precisa mudar. O país precisa parar completamente, a gente tem que mudar a nossa realidade e precisa ser já.
P
P 5 meses atrás
É e pra desviar dinheiro pra corrupção e quebrar o Brasil não tem lei, mas termina tudo na mesma porcaria e falta de respeito com a população e o governo vem com essa conversa pra boi dormir que a população não pode ter esse salário pra as coisas basícas, pois estamos sendo considerados como gado mesmo que o dono dá o que quer...
G
G 6 meses atrás
Vai todo mundo pra rua do dia pro outro.
M
M 5 meses atrás
+Gabriel Cavalcante, que vá todo mundo para a rua mesmo, que feche tudo de preferência, quem sabe se o país piorar ao extremo as pessoas coloquem a mão na cabeça e compreendam a merda em que o país está. Pois caro Gabriel, por menos estudado que seja uma pessoa, ela ainda há de merecer um salário justo, até porque quanto menos qualificado se é, geralmente mais se trabalha, e isso vale sim um salário justo, condizente com o que se paga com mercado, transporte e moradia, atualmente tudo está um absurdo de caro, e mesmo que tem curso superior está vindo a passar dificuldades, isso precisa mudar.
https://www.youtube.com/watch?v=mPLB3HA2ihk