Enquete

Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?

There is no atheists in foxholes.
4 (8.3%)
Aposta de Pascal
7 (14.6%)
Com Deus não se brinca.
14 (29.2%)
Apelos à autoridade.
8 (16.7%)
Outro argumento não presente nesta lista.
15 (31.3%)

Votos Totais: 47

Autor Tópico: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?  (Lida 42517 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?
« Resposta #325 Online: 26 de Abril de 2009, 15:31:21 »
Na minha opinião, há duas, ou três, formas de matéria física, indispensáveis à nossa sobrevivência consciente: A luz, o ar e a água; e qualquer uma delas, poderá hipoteticamente, servir de suporte físico para uma forma de ser metafísico. Dado que a consciência é material, a atmosfera pode servir de suporte "informático" para a metaconsciência.  :idea:
Como ficção, interessante.
Será que essa metaconsciência morre no vácuo?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #326 Online: 26 de Abril de 2009, 19:08:05 »
Fernando Silva.

Citação de: lusitano  em  Hoje às 15:26:56Na minha opinião, há duas, ou três, formas de matéria física, indispensáveis à nossa sobrevivência consciente: A luz, o ar e a água; e qualquer uma delas, poderá hipoteticamente, servir de suporte físico para uma forma de ser metafísico. Dado que a consciência é material, a atmosfera pode servir de suporte "informático" para a metaconsciência. 

Como ficção, interessante.
Será que essa metaconsciência morre no vácuo?

Também eu admito, que como ficção é interessante. Mas o ser humano, tem a capacidade de fazer passar a fantasia subjectiva, à realidade objectiva.

A metaconsciência, não deverá morrer no vácuo, porque a luz nele consegue manter-se e propagar-se. Ademais todos os corpos celestes existem no vazio espacial.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #327 Online: 02 de Maio de 2009, 12:56:20 »
Metaconsciência???

Nem sabemos direito o que a consciência é!!!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #328 Online: 02 de Maio de 2009, 14:15:40 »
Fenrir.

Metaconsciência???

Metaconsciência??? - Sim metaconsciência... A hipótese da auto-percepção, sobreviver ao corpo físico, como propõe Platâo em Fédon.

Também a mim me parece, que não sabemos bem o que é a consciência. Mas eu adopto a designação de António Damásio: "Auto-percepção, ou sentimento de si mesmo".

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #329 Online: 02 de Maio de 2009, 18:02:55 »
Metaconsciência??? - Sim metaconsciência... A hipótese da auto-percepção, sobreviver ao corpo físico, como propõe Platâo em Fédon.
Esse é o problema com algumas "filosofadas"... Evidencias, please??
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #330 Online: 06 de Maio de 2009, 20:39:33 »
Tupac!

Citar: Metaconsciência??? - Sim metaconsciência... A hipótese da auto-percepção, sobreviver ao corpo físico, como propõe Platâo em Fédon. Esse é o problema com algumas "filosofadas"... Evidencias, please??

Já leu o "Fédon"?

Evidências científicas? estou crente que não tenho. São intuições muitíssimo pessoais. Ou seja; coisas da fé, baseada nos meus sonhos. E como se diz na gíria usada pelos científicos: evidências anedóticas.  :biglol:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #331 Online: 06 de Maio de 2009, 22:34:27 »
Já leu o "Fédon"?
Is a shame... but not yet...

De qualquer forma, esse seu achismo (pra ser mais exato) não tem suporte em lugar algum, a não ser em "filosofadas" pessoais, ou de terceiros, que não costumam dar muito valor aos fatos e preferem continuar com suas opinões infundadas não importando o que as evidencias demonstrem.

E digo isso quanto aos "filosofos" dos tempos modernos que continuam com esse tipo de afirmação. Já quanto a platão, bem, o cara é A.E.C. (Antes da Era Comum), sem conhecer os avanços cientificos e tecnologicos que temos a disposição hoje, portanto, ele esta perdoado... haha...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #332 Online: 09 de Maio de 2009, 20:49:12 »
Fenrir.

Metaconsciência???

Também a mim me parece, que não sabemos bem o que é a consciência. Mas eu adopto a designação de António Damásio: "Auto-percepção, ou sentimento de si mesmo".

Partindo da definição do Damásio: "Auto-percepção, ou sentimento de si mesmo" e considerando o que
geralmente se entende por Meta(alguma coisa), não me parece que Meta(consciência) seja sua definição
"A hipótese da auto-percepção, sobreviver ao corpo físico, como propõe Platâo em Fédon"

Acho que estaria mais para:

a percepção do sentimento de si mesmo ou
a percepção da auto-percepção ou ainda
a percepção do que vem a ser "auto-percepção", "sentimento de si mesmo", etc

Aonde entra a sobrevivência do corpo físico nisto, ora pois?

Será que isto faz algum sentido? Qual é o sentido da vida? e da meta-vida? e da meta-...-meta-vida?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?
« Resposta #333 Online: 10 de Junho de 2017, 13:34:00 »
 De passagem por esse tópico, ao ver essa alternativa que consta na enquete desse tópico "There is no atheists in foxholes", que tem mais ou menos a tradução de que numa trincheira não existem soldados ateus, pois todos estariam orando, fiquei refletindo sobre essa questão. Mas afinal, tanto uma oração em si quanto o destinatário dela de fato corroboram que ateus naquele caso deixam de ser ateus, ou se trata só de um possível pragmatismo de quem apela para qualquer solução, não forçosamente clamando por algo como deuses?

Um clamor em forma de oração em uma situação de incerteza ou de desespero é um comportamento religioso? Ou é meramente o que estudiosos classificam como comportamento supersticioso, sem necessariamente um locus que se traduz na admissão de uma deidade?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #334 Online: 10 de Junho de 2017, 13:50:57 »
De passagem por esse tópico, ao ver essa alternativa que consta na enquete desse tópico "There is no atheists in foxholes", que tem mais ou menos a tradução de que numa trincheira não existem soldados ateus, pois todos estariam orando, fiquei refletindo sobre essa questão. Mas afinal, tanto uma oração em si quanto o destinatário dela de fato corroboram que ateus naquele caso deixam de ser ateus, ou se trata só de um possível pragmatismo de quem apela para qualquer solução, não forçosamente clamando por algo como deuses?

Um clamor em forma de oração em uma situação de incerteza ou de desespero é um comportamento religioso? Ou é meramente o que estudiosos classificam como comportamento supersticioso, sem necessariamente um locus que se traduz na admissão de uma deidade?
Uma pessoa em desespero transforma-se em outra pessoa e faz coisas irracionais. Não está mais ali o ateu.
Da mesma forma, não podemos julgar uma pessoa pelo que ela faz quando está bêbada, no máximo pelo fato de ter decidido beber.
Uma pessoa que perdeu a razão, devido à bebida, ao desespero ou à velhice, é uma outra pessoa ocupando aquele corpo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #335 Online: 10 de Junho de 2017, 14:10:53 »

Uma pessoa em desespero transforma-se em outra pessoa e faz coisas irracionais. Não está mais ali o ateu.
Da mesma forma, não podemos julgar uma pessoa pelo que ela faz quando está bêbada, no máximo pelo fato de ter decidido beber.
Uma pessoa que perdeu a razão, devido à bebida, ao desespero ou à velhice, é uma outra pessoa ocupando aquele corpo.
Não vejo cabimento nessa justificativa, nem mesmo na analogia, Fernando, Mesmo por que a gente deve, sim julgar quem está bêbado. Mas a questão é que não necessariamente é um ato irracional um procedimento cuja resposta é apenas especulada.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 10 de Junho de 2017, 14:23:11 »
[Não vejo cabimento nessa justificativa, nem mesmo na analogia, Fernando, Mesmo por que a gente deve, sim julgar quem está bêbado. Mas a questão é que não necessariamente é um ato irracional um procedimento cuja resposta é apenas especulada.
Um bêbado está com parte do cérebro desligada ou funcionando mal, portanto tornou-se outra pessoa.

Suponha que você foi obrigado a beber até ficar doidão. Você se considera responsável pelo que fizer enquanto estiver nesse estado?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #337 Online: 10 de Junho de 2017, 15:12:10 »
[Não vejo cabimento nessa justificativa, nem mesmo na analogia, Fernando, Mesmo por que a gente deve, sim julgar quem está bêbado. Mas a questão é que não necessariamente é um ato irracional um procedimento cuja resposta é apenas especulada.
Um bêbado está com parte do cérebro desligada ou funcionando mal, portanto tornou-se outra pessoa.

Suponha que você foi obrigado a beber até ficar doidão. Você se considera responsável pelo que fizer enquanto estiver nesse estado?
Eu me considero passível de julgamento por meus atos, mas no caso de alguém me obrigar à ingestão de substâncias  estupefacientes que modifiquem minhas faculdades cognitivas, os meus atos a partir de uma dopagem forçada não poderão ser atribuídos à minha vontade.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #338 Online: 10 de Junho de 2017, 15:15:23 »
E sim, julgar bêbados é o que faz a autoridade de trânsito, por exemplo, ao condenar ou absolver quem bebe ao volante.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 10 de Junho de 2017, 15:50:49 »
Eu me considero passível de julgamento por meus atos, mas no caso de alguém me obrigar à ingestão de substâncias  estupefacientes que modifiquem minhas faculdades cognitivas, os meus atos a partir de uma dopagem forçada não poderão ser atribuídos à minha vontade.
Exatamente. Se um ateu ficar desesperado num avião caindo, ele não agirá racionalmente - e não será culpa dele.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 10 de Junho de 2017, 15:53:22 »
E sim, julgar bêbados é o que faz a autoridade de trânsito, por exemplo, ao condenar ou absolver quem bebe ao volante.
Sim. Se a pessoa decide beber sabendo que depois vai dirigir, ela tomou uma decisão errada quando ainda tinha condições de julgar os próprios atos e as possíveis consequências, portanto é culpada.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #341 Online: 10 de Junho de 2017, 16:13:48 »
Exatamente. Se um ateu ficar desesperado num avião caindo, ele não agirá racionalmente - e não será culpa dele.
Não há paralelo ai. Não há dopagem das faculdades mentais nesse caso. Nem mesmo fuga de uma suposta racionalidade, que aliás, é a questão suscitada.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #342 Online: 10 de Junho de 2017, 16:32:34 »
Ficou parecendo que a condição de ateu seria uma questão de vontade... Ou então, que não existiriam bêbados ateus! Huahuahauahshauhshhhaaaa. Mas seria isso mesmo???
« Última modificação: 10 de Junho de 2017, 16:34:53 por Sergiomgbr »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #343 Online: 11 de Junho de 2017, 01:07:37 »
Algumas pessoas tomam providências corretas ou salvadoras em acidentes aéreos, por exemplo, Sully - o filme com Tom Hanks. (2016)
Penso eu que se um cético se puser a rezar ante a iminência da morte, é porque nao era tão cético assim; talvez um tanto em cima do muro, né?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #344 Online: 11 de Junho de 2017, 01:20:22 »
Algumas pessoas tomam providências corretas ou salvadoras em acidentes aéreos, por exemplo, Sully - o filme com Tom Hanks. (2016)
Penso eu que se um cético se puser a rezar ante a iminência da morte, é porque nao era tão cético assim; talvez um tanto em cima do muro, né?
Pô, não confunda cético com besta quadrada.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #345 Online: 11 de Junho de 2017, 12:31:45 »
Desculpe, você tem razão.
Um cético é bem diferente de uma besta quadrada. :)

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #346 Online: 11 de Junho de 2017, 13:12:04 »
O cetico e o ateu podem até rezar na hora do desespero mas isso não tornará nenhuma divindade mais real. Acredito que seja apenas o instinto respondendo a situação.
Ceticismo é para poucos!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #347 Online: 11 de Junho de 2017, 14:27:11 »
Isso é um fenômeno real mesmo, ou é mais um mito originado pela perspectiva teísta das coisas?

Acho que talvez os "agnósticos" em cima do muro, ou talvez ateus mais frescos recém-convertidos possam ter essas recaídas abruptas, mas uma vez que a pessoa já consolidou uma forte fé ateísta (:biglol:), não deve pensar em milagres literais em momentos de desespero, mas mais em torrentes de expletivos de baixo calão para o desespero.

Anedotas pessoais?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #348 Online: 11 de Junho de 2017, 14:37:45 »
O cetico e o ateu podem até rezar na hora do desespero mas isso não tornará nenhuma divindade mais real. Acredito que seja apenas o instinto respondendo a situação.

Não existe o instinto de rezar mas existe o instinto do medo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #349 Online: 11 de Junho de 2017, 14:54:11 »
Isso é um fenômeno real mesmo, ou é mais um mito originado pela perspectiva teísta das coisas?

Acho que talvez os "agnósticos" em cima do muro, ou talvez ateus mais frescos recém-convertidos possam ter essas recaídas abruptas, mas uma vez que a pessoa já consolidou uma forte fé ateísta (:biglol:), não deve pensar em milagres literais em momentos de desespero, mas mais em torrentes de expletivos de baixo calão para o desespero.

Anedotas pessoais?

Tempos atrás assisti um documentário, num desses canais pagos, mostrando como o cérebro reage em situações extremas, criando até a sensação de uma "presença amiga" para dar suporte no desespero, ajudando a enfrentar o medo, espíritos, anjos, deus. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!