E fiquei curiosa porque pelo menos na área de humanas não descartamos teorias, mas em se tratando de exatas, o pessoal costuma ter uma posição mais fechada, enfim...
As ciências exatas descartam teorias da mesma forma que nas humanas - quando sabemos que elas estão erradas. Imagino que nenhum filósofo hoje em dia defenda o platonismo, ou a ética de Aristóteles, ou coisas do gênero. (Por mais que, digo para eliminar a possibilidade de ser entendido errado, há muito o que aprender com os dois.)
É claro, é possível que uma teoria renasça com modificações e novos argumentos, mas aí já se classifica como uma nova teoria.
Claro que existe uma dinâmica na criação e o ponto de descartamento de teorias. Elas não são verdades absolutas, por isso são "teorias" que podem se validar, invalidar, etc.
Se quisermos chegar a explicações científicas, devemos ter em mente que os "fatos" devem ser determinados de um tal modo que admita sua subordinações a leis gerais. Ora, um fato que não pode ser tratado como manifestação de uma ou diversas leis é simplesmente inexplicável.
G.H.: Antes de mais nada, seja bem-vinda ao fCC.
Sobre essa "teoria"... O que dizer? Sabe, existe um frase muito usada pelos físicos, originalmente cunhada por Wolfgang Pauli, que é útil para descrever certas propostas errôneas:
Isso não está nem mesmo errado!. Ou seja, essa é uma ideia com a qual nem se deve perder o nosso precioso tempo para analisar.
Para fazer uma analogia com a História: uma hipótese errada, por exemplo, seria alegar que a Revolução Americana tenha sido simplesmente o resultado de uma conspiração de maçons. Ora, sabemos que isso não é verdade. Porém, é fato que vários dos líderes dessa insurreição eram maçons e é possível que tal afiliação tenha influenciado de alguma maneira as suas ideias. Já uma hipótese que nem chega a estar errada seria alegar que a Revolução Americana teria sido o resultado de uma conspiração envolvendo Mórmons* e Jesuítas, com o intuito de impedir que o rei da Inglaterra a trouxesse de volta à religião católica. Ou seja, um completo absurdo, sem a menor base factual, sentido ou relevância. É nesse nível que está a Quantum Ring "Theory".
*Eu SEI que os mórmons nem existiam naquela época. Isso foi de propósito.