É normal pra quem não conhece o budismo achar que é uma religião pessimista, não é. O que Buda descobriu em suas meditações (raciocinando, não foi nada místico) é muito simples:
1. Todos os seres estão sujeitos ao sofrimento (velhice, doença, morte, insatisfação etc.);
2. O sofrimento surge de causas (cobiça, raiva, ignorância etc.);
3. Ao eliminarmos as causas, o sofrimento é eliminado;
4. Praticando o nobre caminho óctuplo, o sofrimento e suas causas são eliminadas.
O Nobre Caminho Óctuplo, é um consolidado de boas práticas, também não é nada místico:
1.
Compreensão correta: Conhecer as Quatro Nobres Verdades de maneira a entender as coisas como elas realmente são.
2.
Pensamento correto. Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa, não tendo má vontade em relação aos outros, não querendo causar o mal (nem em pensamento), não ser avarento, e em suma, não ser egoísta.
3.
Fala correta. Abster-se de mentir, falar em vão, usar palavras ásperas ou caluniosas, e ao invés disso, falar a verdade, ter uma fala construtiva, harmoniosa, conciliadora.
4.
Ação correta. Abster-se de matar, roubar, tomar entorpecentes e ter conduta sexual indevida, e ao invés disso, promover a vida, praticar a generosidade e não causar o sofrimento através de práticas sexuais.
5.
Meio de vida correto. Evitar qualquer ocupação que prejudique os demais, tais como tráfico de drogas ou matança de animais, e ao invés disso, olhar os outros com amor, compaixão, alegria e equanimidade, que são as quatro qualidades incomensuráveis, e na prática do dia-a-dia, praticar os seis paramitas da generosidade, ética, paz, esforço, concentração e sabedoria.
6.
Atenção correta. Praticar autodisciplina para obter a quietude e atenção da mente, de maneira a evitar estados de mente maléficos e desenvolver estados de mente sãos.
7.
Sabedoria correta. Desenvolver completa consciência de todas as ações do corpo, fala e mente para evitar atos insanos, através da contemplação da natureza verdadeira de todas as coisas.
8.
Visão correta. Com todos os outros passos realmente realizados internamente, ter uma visão correta em relação ao mundo e à vida, e agindo de acordo com essa visão.
Ao contrário do Mauricio, eu discordo que só se possa compreender o budismo pela experiência. Olhe os passos acima, é muito simples entender como uma pessoa que os segue é mais feliz, ela simplesmente é uma pessoa boa, com um ótimo senso de ética. É uma pessoa otimista, embora saiba que o sofrimento é algo comum. Não vejo nada de sobrenatural nisso.
Dois estudos foram publicados na Science recentemente sobre felicidade. Ambos apontam que os budistas são mais felizes do que não-praticantes da religião.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nobre_Caminho_%C3%93ctuplo,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_Nobres_Verdades,
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/030522_budismoebc.shtml