Autor Tópico: Deus no budismo  (Lida 18796 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Deus no budismo
« Resposta #50 Online: 12 de Julho de 2008, 00:25:04 »
1) Ninguém disse que elas são plenamente alcançáveis; elas são um guia moral!!! Elas devem ser tentadas. E, em maior ou meno grau, SÃO sim alcançáveis;
2) Isso, nem de longe, tem qualquer ponta de metafísica.
3) Quanto a achar contraproducente um guia moral dentro do contexto religioso, bem, essa é uma opinião sua. E, se me permite dizer (com todo respeito, claro), para mim esta afirmação está apenas baseada em preconceito. Mesmo porque, esse guia moral não tem nada de religioso (no sentido metafísico/místico) e, assim, eu posso segui-lo sem querer ser chamado de budista...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 12 de Julho de 2008, 00:25:42 »
É apenas natural que uma religião tenha diretrizes morais, não acha?
Eu acho, inclusive, que essa deveria ser a razão de ser delas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 12 de Julho de 2008, 00:30:43 »
Dantas

Completamente natural. Realmente, todas as têm.

Tash

Não duvido. Talvez quem esteja disposto a meditar, dar esse tempo para sí. Talvez devêssemos comparar com ateus que leem livros filosóficos todas as noites, ou com executivos que preparam um belo jantar gourmet ou que brincam com seus filhos todos os dias... Claro que é mais saudável do que ficar chutando santos e expulsando satanas.

Mas não são evidências do budismo, muito menos do que as características da iluminação proposta.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #53 Online: 12 de Julho de 2008, 01:04:47 »
Mas não são evidências do budismo, muito menos do que as características da iluminação proposta.

O objetivo é seguir as diretrizes, não é atingir a iluminação. Seguir o budismo buscando propósitos egoístas (ser iluminado, ser superior, ter mais conhecimento, parar de sofrer) é ter cobiça. Ninguém propõe a iluminação, ela é o resultado da prática ideal do nobre caminho óctuplo.

O artigo mostra evidências de que pessos que seguem o caminho (independente de terem atingido a iluminação) são mais felizes.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 12 de Julho de 2008, 01:29:45 »
É exatamente por isso que temos que VIVER isso, e não apenas ter conhecimento teórico. Eu por exemplo sei que meu conhecimento é muito mais teórico do que prático, principalmente pelas diferenças que temos no modo de vida tanto de lugar quanto de época. Mas se nós estamos falando de algo que é a Verdade, a verdade existe independente de qualquer coisa, não importa se é contemplação oriental ou ocidental, quaisquer que sejam as suas diferenças.

Como vimos até agora, o Budismo proclama a existência de uma verdade absoluta, uma verdade última, que transcende o intelecto discursivo. E embora essa verdade seja tratada por uma infinidade de termos, como Nirvana e outros (quase impronunciáveis), o fato é que, como foi dito, a realidade desses termos transcende qualquer descrição. Conforme o seu texto, as palavras pertencem ao universo dos fenômenos e quando alguém vai além dos fenômenos, em direção à Realidade, palavras são inúteis e isso destrói qualquer tentativa de se conceber um conhecimento teórico do Budismo. Por exemplo, depois de ler e reler textos e mais textos sobre o Nirvana, ainda fica a pergunta: Afinal, o que é o Nirvana?

A natureza inefável da Realidade, no Budismo, apresenta o problema de saber como essa verdade deve ser conhecida ou alcançada. Na maior parte das tradições budistas hindus a realidade última só é alcançada através de certa forma de compreensão supraracional, não-racional ou intuitiva, muitas vezes descrita como “iluminação”. Isso é difícil de compreender sob a ótica do ceticismo.  O Budismo sustenta que a experiência da iluminação é uma intuição inefável ou imediata que pode ser alcançada através de um processo de aprendizado formal.  É a parte prática, um caminho que, como você colocou,“temos que VIVER”.
Como cético quero saber que caminho é esse? O Budismo aponta a meditação. Usando o que disse anteriormente, quando presumimos que a contemplação oriental corresponde em todos os sentidos aos hábitos filosóficos ocidentais de contemplação e espiritualidade, assume-se um risco enorme na escolha desse caminho, além disso, como seguir uma prática orientada por uma teoria que é desacreditada pelo uso das palavras? Como ter certeza que a verdade alcançada pelo caminho escolhido é a Verdade? Como se livrar da possibilidade da ilusão do auto-engano?

Por outro lado, concordo que podemos encontrar no Budismo elementos para nos ajudar a desenvolver a prática de um estilo de vida harmonioso e equilibrado. No entanto, isso não tem nada a ver com deus ou caminho para a iluminação, apenas viver saudavelmente.

Não devemos pegar esse conhecimento e aplicar ou acreditar somente porque é uma tradição ou porque foi o Buda que disse, é o próprio Buda quem diz isso. Mas nós devemos ter cuidado, porque existe uma enorme diferença entre acreditar cegamente, e utilizar essas fontes como referencia para as próprias reflexões, onde por certo não vejo mal nenhum.

Concordo, como parte de um processo de construção de conhecimento.

É certo também que nós aqui do forum, somos no máximo leigos querendo discutir sobre uma coisa extremamente complexa, mas já que o forum serve para gerar discussão e debate, não sei porque não podemos ter esse tipo de assunto por aqui. Eu sei que não sei muitas coisas, mas o pouco que eu sei me permite ver que há sim uma verdade nisso tudo, e que essa verdade tem que ser realmente experimentada, o auto-conhecimento é uma coisa universal e não está limitado a um padrão religioso. O problema é quando colocamos véus e mais véus na nossa frente que nos impossibilitam de penetrar mais fundo em alguns assuntos e tirar conclusões menos precipitadas a respeito de coisas que desconhecemos.

Concordo. Mas é preciso aprender a não se deixar envolver por conceitos nebulosos, confusos, que não levam a lugar algum como bullshit (ou groselhas). 

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #55 Online: 12 de Julho de 2008, 08:09:11 »
Não é apenas isso, pelos textos que já lí do Maurício.

Eu aconselho a ler as fontes originais. Aliás, o texto que o Mauricio trouxe à baila é um comentário moderno de um comentário, de um comentário de um comentário de um cara que jamais escreveu uma linha sequer.

Citação de: Agnostico
Existem os mesmos estágios de desenvolvimento, um processo de renúncia, uma promessa de ver "Isso" que não pode ser expresso em palavras. Existem os espíritos evoluidos que ajudam, e aí vamos.
Então, há sim promessas (iluminação que vem de não ter sofrimento que vem do processo proposto) e o castigo (de não alcançar, de viver em sofrimento)

Concordo que tem fatores agradáveis no Budismo que não vemos na maioria das outras religiões. Mas no fim, apenas mais uma religião.

Na verdade, não é. É mais uma filosofia (a partir da origem do sofrimento) do que uma religião, porque não há dogmas, há inclusive refutações a deuses morais. Insisto, leia as fontes, mas por favor não julgue o budismo a partir de textos de um site.

Mas a conclusão do budismo é : "tudo dói porque estamos vivos, mas se quiser amenizar a dor siga estes passos do bom viver em harmonia e será menos infeliz".
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 12 de Julho de 2008, 09:16:04 »
Eu aconselho a ler as fontes originais. Aliás, o texto que o Mauricio trouxe à baila é um comentário moderno de um comentário, de um comentário de um comentário de um cara que jamais escreveu uma linha sequer.

Não J. Você precisa entender que leria os originais CASO tivesse visto algo aqui que me levasse a isso. Até agora, mesmo que não seja, todos os argumentos e as questões que foram postadas me remetem a qualquer religião. Pode ser que seja a religião de vcs, e defendemos a nossa religião. Para mim, parece exatamente igual a todas. Se vcs quiserem postar algo sucinto que me mostre o porque é distinto, leio com prazer.

Na verdade, não é. É mais uma filosofia (a partir da origem do sofrimento) do que uma religião, porque não há dogmas, há inclusive refutações a deuses morais. Insisto, leia as fontes, mas por favor não julgue o budismo a partir de textos de um site.

Mas a conclusão do budismo é : "tudo dói porque estamos vivos, mas se quiser amenizar a dor siga estes passos do bom viver em harmonia e será menos infeliz".

Mais uma vez não concordo fortmente. Tudo não dói, não tenho uma grande questão para ser amenizada (já tive e as amenizei sem budismo mesmo) e ví os procedimentos até agora e não me remetem a uma solução para nada, que não seja a mesma solução que outras religiões. Vc acredita, vc segue, isso te faz bem, resolveu. Ponto.

Mias uma vez: Se vcs tem algo a postar sobre o budismo, suas evidências, o porque é diferente das demais, estou a disposição.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 12 de Julho de 2008, 09:21:37 »
Eu queria entender por que você tem essa expectativa de que sejamos proselitistas, Agnóstico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #58 Online: 12 de Julho de 2008, 09:27:43 »

Não J. Você precisa entender que leria os originais CASO tivesse visto algo aqui que me levasse a isso. Até agora, mesmo que não seja, todos os argumentos e as questões que foram postadas me remetem a qualquer religião. Pode ser que seja a religião de vcs, e defendemos a nossa religião. Para mim, parece exatamente igual a todas. Se vcs quiserem postar algo sucinto que me mostre o porque é distinto, leio com prazer.

[off-topic]No trabalho também me chamam de 'J Catino' que fica abreviado por 'J' , hehe[/off-topic]

Bom, nesse caso, não diga que o Buda disse bla bla bla, porque para começar ele não escreveu nada, e para concluir, você está tirando conclusões sobre comentários. Diga 'ignoro o budismo, para mim hoje é uma religião' assim como eu diria 'ignoro mecânica, para mim 1,8 é um carro que bebe mais'.

--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #59 Online: 12 de Julho de 2008, 09:30:14 »
Em tempo: eu não sou budista, muito embora tenha convivido com vários, então estou tentando explicar porque vejo bastante confusão, principalmente pelo que chega por vias tortas (leia-se alternativos de plantão, além do que agora budismo no Brasil virou modinha de riquinho new-age).

Digo mais: haver ou não 'iluminação' não tem relação com 'samadhi' ou 'nirvana'. Papou essa ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Julho de 2008, 09:32:36 »
Luis Dantas/Catino, meus caros. Não tenho a mínima expectativa que vcs sejam proselitistas. Iria ser uma surpresa para mim.

Veja, podemos simplesmente interromper a discussão com o argumento de que o budismo é uma questão de prática e não há como eu querer encontrar nada sem a prática. Eu iria falar: OK, não obrigado.
Porque é assim que iria reagir com qualquer proposta religiosa. Eu não sei a priori que o Budismo é melhor do que as outras. Se não há como postar algo que me mostre isso, OK, interrompemos para que não haja mágoas.

E é claro que ignoro (no sentido de desconhecer) o budismo. Ignoro a religião dos móromons também. E iria questionar o segundo da mesma maneira.

Vcs ao menos entendem meu ponto de vista?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #61 Online: 12 de Julho de 2008, 09:34:42 »
Tudo não dói, não tenho uma grande questão para ser amenizada (já tive e as amenizei sem budismo mesmo) e ví os procedimentos até agora e não me remetem a uma solução para nada, que não seja a mesma solução que outras religiões. Vc acredita, vc segue, isso te faz bem, resolveu. Ponto.

No fim da vida você, na melhor das hipóteses, está velho, e vai ver que dói tudo mesmo. Estar vivo dói. O meu filho está com tosse faz uma semana, e nem tem dois anos de vida. Doença e morte existem porque você está vivo. Já viu o caminho óctuplo ? Não ? Então não viu os procedimentos. Leu um achismo de um site lindinho, só.

E mais uma vez, eu agora: não estou querendo te convencer de nada, numa analogia você está menosprezando a biologia pelo que Agostinho fala sobre a vida.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 12 de Julho de 2008, 09:39:38 »
Bom, nesse caso, não diga que o Buda disse bla bla bla, porque para começar ele não escreveu nada, e para concluir, você está tirando conclusões sobre comentários. Diga 'ignoro o budismo, para mim hoje é uma religião' assim como eu diria 'ignoro mecânica, para mim 1,8 é um carro que bebe mais'.

Mas está claro isso. Por isso que venho solicitado constantemente (e o Mauricio me passou alguns) textos para ler. Se não o ignorasse, não solicitaria.
E cristo também não escreveu nada.

No fim da vida você, na melhor das hipóteses, está velho, e vai ver que dói tudo mesmo. Estar vivo dói. O meu filho está com tosse faz uma semana, e nem tem dois anos de vida. Doença e morte existem porque você está vivo. Já viu o caminho óctuplo ? Não ? Então não viu os procedimentos. Leu um achismo de um site lindinho, só.

E mais uma vez, eu agora: não estou querendo te convencer de nada, numa analogia você está menosprezando a biologia pelo que Agostinho fala sobre a vida.

J, não concordo que vou ver que tudo dói, porque tenho evidências de pessoas mais velhas que não passam por isso. E se vc não vê que isso é "não há ateistas na trincheira", OK, continue.

E não estou desprezando o Budismo. De uma maneira geral, não gosto de nenhuma religião, e o Budismo até agora para mim é isso, e parecido com as outras.
E cara, o Famado ta dizendo assim:  "Vcs não tem base para discutir teologia porque não conhece a Biblia"

Quanto mais vcs falam, mais me surpreendo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 12 de Julho de 2008, 09:48:02 »
...mas a gente conhece a Biblia. Ele pressupõe que não conhecemos porque lemos nas entrelinhas mais do que ele.

Mas no caso você não leu o Sutra do Diamante, por exemplo. E pedir para o Mauricio ou ler textos na internet vai ser algo incompleto. Mais no caso do budismo onde ficar falando é 'enrolar', hehehehe...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #64 Online: 12 de Julho de 2008, 09:49:22 »
J, não concordo que vou ver que tudo dói, porque tenho evidências de pessoas mais velhas que não passam por isso. E se vc não vê que isso é "não há ateistas na trincheira", OK, continue.

Morreram sem dor nenhuma ? Não ficaram acamadas em momento nenhum da sua vida inteira ? Não perderam entes queridos ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 12 de Julho de 2008, 10:01:14 »
Porque é assim que iria reagir com qualquer proposta religiosa. Eu não sei a priori que o Budismo é melhor do que as outras.

Melhor, não é, não necessariamente.  Mas tampouco é idêntica.

Vcs ao menos entendem meu ponto de vista?

Não tenho certeza. Parece que por um lado você quer confirmação de que o Budismo é simplesmente algo em que se deve ter fé ou desconsiderar, uma "religião" sem utilidade verdadeira, um caminho para otimismo sem fundamentação.

Por outro, você pede evidências de que não seja esse o caso ao mesmo tempo que admite que não o conhece.  E aí complica, porque eu não vejo como ou mesmo por que outra pessoa deveria tentar te convencer a se interessar por uma doutrina em que você não confia.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 12 de Julho de 2008, 10:08:59 »
Morreram sem dor nenhuma ? Não ficaram acamadas em momento nenhum da sua vida inteira ? Não perderam entes queridos ?

Claro que sentiram essa dor, nestes casos da própria morte, etc.. Mas é diferente de falar que "tudo dói"
E todas as religiões dão conforto para quem acredita, é para isso que elas foram feitas.

...mas a gente conhece a Biblia. Ele pressupõe que não conhecemos porque lemos nas entrelinhas mais do que ele.

Mas vc não conhece o livro dos mormons e se alguém te fala das placas douradas vc talvez queira questionar, baseado na lógica apenas.

Luis
Melhor, não é, não necessariamente.  Mas tampouco é idêntica.

Ok, então deveríamos discutir sobre religião em abstrato. E eu posso falar porque não gosto delas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #67 Online: 12 de Julho de 2008, 10:24:09 »
Claro que sentiram essa dor, nestes casos da própria morte, etc.. Mas é diferente de falar que "tudo dói"

Eu disse 'tudo dói' para reduzir a conclusão que disse mais acima, a origem do sofrimento é estar vivo. O budismo é uma reflexão sobre o sofrimento. E um 'caminho' (e nisto que pode ser chamado de religião). Mas não é nem mesmo um caminho único (o próprio Gautama teria incentivado a experimentar o que ele recomenda, e abandoná-lo se achar que não funciona).

Mas, finalizando e para não chover no molhado, vá as fontes.

Quanto aos mórmons, se não conhecer as placas douradas (e não conheço), claro que vou pedir evidências. E depois vou ler sobre isso e ver se está relacionado com as 'tribos perdidas de Israel' e etcétera. Sempre vai haver uma nova crença, um novo "O Segredo" e por aí vai,... então o kit básico do cético sempre está 'on'. Mas não quer dizer que depois não vá e leia as fontes.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #68 Online: 12 de Julho de 2008, 10:24:55 »
(...)
Mas vc não conhece o livro dos mormons e se alguém te fala das placas douradas vc talvez queira questionar, baseado na lógica apenas.

(...)

Ok, então deveríamos discutir sobre religião em abstrato. E eu posso falar porque não gosto delas.

Esse é o ponto, e talvez por isso ocasionalmente insistem em classificar o Budismo como filosofia em vez de religião (não é um hábito que eu tenha; religião é algo que considero útil, válido e provavelmente necessário, descontadas as distorções).   

Nesse sentido o Budismo não é uma religião.  Um budista não precisa acreditar (e talvez nem deva) que, por exemplo, existiu realmente Sidarta Gautama, ou que ele não conhecia pessoas doentes ou velhas antes de casar e ter um filho.  A idéia não é brandir uma doutrina como "verdade mais verdadeira" ou "mais poderosa" ou, nem gosto de imaginar, "mais divina e transcedental" do que alguma outra.  É estar com a melhor ciência possível sobre nossos estados mentais e emocionais e cultivar intencionalmente as atitudes mais construtivas que pudermos.

Não vou negar que há muita viagem na maionese alegando ser Budismo por aí.  Mas distorção é distorção, e não acho justo jogar fora o pacote inteiro só por isso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Julho de 2008, 10:32:38 »
Quanto aos mórmons, se não conhecer as placas douradas (e não conheço), claro que vou pedir evidências. E depois vou ler sobre isso e ver se está relacionado com as 'tribos perdidas de Israel' e etcétera. Sempre vai haver uma nova crença, um novo "O Segredo" e por aí vai,... então o kit básico do cético sempre está 'on'. Mas não quer dizer que depois não vá e leia as fontes.

Mas é isso que estou pedindo insistentemente. Existe algum documento (que não seja um flood) por exemplo que me mostre os procedimentos/prática/bases e o que vcs acharem de proveitoso para que eu possa tirar conclusões.
Ou vcs podem montar um conjunto de sentenças explicando o budismo?

Um budista não precisa acreditar (e talvez nem deva) que, por exemplo, existiu realmente Sidarta Gautama, ou que ele não conhecia pessoas doentes ou velhas antes de casar e ter um filho.  A idéia não é brandir uma doutrina como "verdade mais verdadeira" ou "mais poderosa" ou, nem gosto de imaginar, "mais divina e transcedental" do que alguma outra.  É estar com a melhor ciência possível sobre nossos estados mentais e emocionais e cultivar intencionalmente as atitudes mais construtivas que pudermos.

Já entendi isso. Mas para mim, preciso ver algo que vcs possam me passar que explique a tal prática e sua relevância.

a origem do sofrimento é estar vivo.

J, todas as vezes que vc escrever isso, eu vou discordar. Eu vejo o copo cheio. O motivo de ser feliz é estar vivo. Não entendo essa fixação pelo sofrimento das religiões.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #70 Online: 12 de Julho de 2008, 10:49:21 »
J, todas as vezes que vc escrever isso, eu vou discordar. Eu vejo o copo cheio.

Mas é a mesma coisa, justamente nisso está o conceito de 'desapego'.

-> por que existe sofrimento ?
Porque você está vivo.

-> mas também existem borboletas, por que são tão lindas ?
Porque você está vivo.

-> porra, o Naji Nahas foi solto, porque existe injustiça ?
Porque você está vivo.

-> O cara, você está me enrolando ?
Porque você está vivo.  :hihi: :hihi: :hihi:

O origem do sofreimento é estar vivo e isso não quer dizer que tudo seja sofrimento, nem estar vivo uma passagem dolorosa para algo asséptico e espiritual no porvir. Pelo menos o budismo não é assim. A resposta soa assim pela nossa culpa.

Não existem um texto básico sobre budismo, mas talvez o Dantas tenha uma literatura básica para recomendar. Um livro-resumo bom é um chamado 'O budismo de Buda' e vende nas maiores livrarias.. tem um solzinho na capa, é claro.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Julho de 2008, 11:20:47 »
Sim, existe sofrimento porque estou vivo e existe alegria porque estou vivo. Legal.  E a resposta não me soa assim e nem sinto sentimento de culpa por nada.

Se não tem como colocar um resumo do que prega o budismo, evidencias e etc.. então não tem como ter debate. Sinceramente, não vou comprar livros sobre Budismo ou Mormons sem um bom motivo para isso.

E tenho um amigo que me emprestou em um avião um livro do Dalai Lama, acho que era o livro da felicidade, li uma pequena parte e não gostei.

J, veja, não gosto de religiões e tenho motivos para isso. Se quer abrir um tópico, discutimos o porque penso assim, mas para mim quanto mais vcs escrevem, mais eu vejo mais do mesmo. E, como disse, não gosto de religiões.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Julho de 2008, 11:41:42 »
Sim, existe sofrimento porque estou vivo e existe alegria porque estou vivo. Legal.  E a resposta não me soa assim e nem sinto sentimento de culpa por nada.

Mas não é intenção do budismo que você sinta sentimento de culpa pelo que quer que seja. Isso faz parte das religiões judaico-cristãs.

Olhando de fora, o que eu vejo de diferente no budismo é:

-Não é uma religião proselitista, você não vai ver monges budistas tentando te convencer a todo custo a ser um deles;

-É uma religião extremamente tolerante com outras crenças;

-É uma religião eminentemente prática e baseada no esforço pessoal. Tudo o que você consegue depende de você e do seu esforço, não da vontade de deuses, espíritos ou figuras sobrenaturais e de quanto você reza, oferece sacrifícios ou dízimos ou acredita neles;

-É uma religião pacifista. Não me recordo de qualquer conflito ou guerra que tenha sido incitada pelo budismo ao longo da história.

Só isso para mim já basta para colocar o budismo em um lugar a parte dentro do cenário das religiões.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 12 de Julho de 2008, 12:06:11 »
Se não tem como colocar um resumo do que prega o budismo, evidencias e etc.. então não tem como ter debate. Sinceramente, não vou comprar livros sobre Budismo ou Mormons sem um bom motivo para isso.
Você quer falsear a ética, cara. Está misturando filosofia com ciência... Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ninguém vai te mostrar evidências de que o caminho óctuplo é melhor porque ele é uma espécie de guia moral. Do mesmo jeito ninguém vai te mostrar com evidências que o código de ética da OAB é melhor que outros códigos...

Ambos são fruto de profunda reflexão e śo. Não tem paper publicado e nem vai ter.

J, veja, não gosto de religiões e tenho motivos para isso. Se quer abrir um tópico, discutimos o porque penso assim, mas para mim quanto mais vcs escrevem, mais eu vejo mais do mesmo. E, como disse, não gosto de religiões.
Eu não acho que essa seja uma premissa que leve a resultados coerentes, se me permite dizer... Ignorar algo só porque é religião é preconceito como qualquer outro.
« Última modificação: 12 de Julho de 2008, 12:08:50 por Oceanos »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #74 Online: 12 de Julho de 2008, 12:28:46 »
Eu não concordo que a origem do sofrimento seja "estar vivo", a origem do sofrimento é a IGNORÂNCIA.

E ai estão incluidas todas as delusões e julgamentos distorcidos que a mente humana faz da realidade.

A mente humana está sempre em busca de vir-a-ser alguma coisa, está cheia de desejos egoistas e impressões relativas da realidade que foram construidas pelo evolução, cultura e experiencia de vida. Não vemos aquilo que É, o que vemos é o reflexo de nós mesmos.

Isso é bem claro. E a que mais leva a ignorancia? Leva a não conhecermos nossa verdadeira natureza, leva a não vermos as coisas como na verdade elas são de uma maneira impessoal. Então continuamos sempre a projetar uma imagem pessoal para a realidade, o que invariavelmente gera apego e nós dizemos: "Isso sou eu, isto é meu, esse é o meu eu". Como se alguma coisa de fato nos pertencesse ...
Vivemos em busca do prazer e fugindo a dor, ignorando que as duas coisas são aspectos diferentes de uma mesma realidade, a ignorância é se ver como separado do mundo, ver o mundo de forma dual, sendo a iluminação o fim da ignorância, é também o fim da dúvida, do medo, do egoismo e de outras coisas que não trazem senão o bem para todos os seres.

Como falei anteriormente, acho que o auto-conhecimento é uma coisa muitissimo pessoal, então não importa se você é budista ou se você é isso ou aquilo, o que importa é conhecer a si mesmo e pronto. Então como fazemos para que possamor conhecer a nós mesmos?

Devemos observar, sem julgamento (reação mental) de nenhuma especie, toda a ação com o corpo, fala e mente. E com o entendimento correto verificar se minhas ações levarão a um bem estar próprio e dos seres que estão a minha volta num momento imediato ou futuro, ou se minhas ações causarão sofrimento próprio ou a um mal estar dos seres que estão a minha volta num momento imediato ou futuro.

Em sintese é estar conscio de tudo que acontece na sua vida, e utilizar a INTELIGENCIA para discernir como agir da melhor maneira possivel.
« Última modificação: 12 de Julho de 2008, 12:36:48 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!