Autor Tópico: Os motivos que me levam a reputar o deus judaico/cristão como não existente  (Lida 10885 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
A pedido do Famado, estou abrindo este tópico para discutirmos as questões que ferem o bom senso na Biblia. No tópico das contradições, o que estávamos fazendo basicamente era tentar provar que a biblia não pode ser um livro inspirado por deus com argumentos tiradas a partir das contradições bíblicas.

Aqui o objetivo é provar que a biblia não é inspirada por se tratar de um livro que prega a violência, sexismo, servidão, homofobia, e etc..

O primeiro post que coloquei no outro tópico foi: (fonte: http://ateus.net/artigos/escrituras/o_roteiro_da_biblia.php)

Genocídio
~~~~~~ 

E o senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o varão que houver nela passarás ao fio da espada. Salvo somente as mulheres e as crianças e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.” – Deuteronômio, 20:13-14

“Em paga do meu amor são meus adversários... Quando for julgado que saia condenado... Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Sejam órfãos os seus filhos, e viúva sua mulher. Sejam vagabundos e mendigos os seus filhos e busquem o seu pão longe das suas habitações desoladas. Lance o criador mão de tudo quanto tenha, e despojem-no os estranhos do seu trabalho. Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja que favoreça os seus órfãos. Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração.” – Salmos, 109:4-13

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria...” – 1 Samuel, 15:23

Agora pois matai todo o varão entre as crianças; e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as crianças fêmeas, que não conheceram algum homem deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.” – Números, 31:17-18

“E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.” – Lucas, 19:27

Mulheres
~~~~~~~~~~

“E à mulher [Deus] disse: multiplicarei grandemente a tua dor e a tua concepção, com dor terás filhos; e o teu desejo para o teu marido, e ele te dominará.” – Gênesis, 3:16

“Se uma mulher conceber e tiver um varão, será imunda sete dias... Mas se tiver uma fêmea, será imunda duas semanas.” – Levítico, 12:2-5

Vós, mulheres, estais sujeitas aos vossos próprios maridos, como convém ao Senhor.” – Aos Colossenses, 3:18

“Semelhantemente, vós mulheres sêde sujeitas aos vossos próprios maridos.” – 1 Pedro, 3:1

“Porém se este negócio for verdade, que a virgindade se não achou na moça. Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade apedrejarão com pedras, até que morra.” – Deuteronômio, 22:20-21

Servidão
~~~~

“Toda a alma esteja sujeita aos dirigentes superiores; porque não há dirigente que não venha de Deus, e os poderes foram ordenados por Deus.”– Aos Romanos, 13:1

“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.” – Aos Colossenses, 3:22

“Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.” – 1 Pedro, 2:18

São centenas de frases inteligentes, evoluídas e bondosas como estas:

E o senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o varão que houver nela passarás ao fio da espada. Salvo somente as mulheres e as crianças e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.” – Deuteronômio, 20:13-14

“Em paga do meu amor são meus adversários... Quando for julgado que saia condenado... Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Sejam órfãos os seus filhos, e viúva sua mulher. Sejam vagabundos e mendigos os seus filhos e busquem o seu pão longe das suas habitações desoladas. Lance o criador mão de tudo quanto tenha, e despojem-no os estranhos do seu trabalho. Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja que favoreça os seus órfãos. Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração.” – Salmos, 109:4-13

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria...” – 1 Samuel, 15:23

Agora pois matai todo o varão entre as crianças; e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as crianças fêmeas, que não conheceram algum homem deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.” – Números, 31:17-18

“E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.” – Lucas, 19:27

se o livro foi inspirado por deus e saiu essa groselha, deus fez um péssimo trabalho. Porque essa groselha aí que te mostrei (tem muitas outras no site) são causa geradora de uma série de problemas que vivemos até hoje.

Então, deus não só criou satanás para nos apurrinhar como criou um arcabouço intelectual absolutamente danoso justamente no seu livro que iria nos mostrar o caminho. Neste contexto, se isso é um deus, eu conheço muitas pessoas melhores do que ele.

Eu entendo perfeitamente a bíblia. É um livro feito por pessoas em uma sociedade primitiva, patriarcal, homofóbica e escravista. Isso é a bíblia.
Agora, é necessário estudar fisolofia e, desculpe, psiquiatria para entender porque pessoas acreditam nela.

Observação: título modificado de "Os motivos que nos levam a reputar o deus judaico/cristão como não existente" para "Os motivos que me levam a reputar o deus judaico/cristão como não existente", por pedido do autor. --Tash
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 19:58:05 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Os motivos que nos levam a reputar o deus judaico/cristão como não existente
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2008, 16:55:07 »
Famado,

Todos nós já mostramos coisas ridículas da biblia. Sobre servidão, mulheres, sexo, genocídios, etc..

Se você me diz que isso é meramente uma interpretação de quem escreveu o que deus havia dito, distorcendo as intenções Dele, na prática você SIMPLESMENTE está jogando debaixo do tapete argumentos que provam que a Biblia não é perfeita, e mais, é abjeta.

Veja o que você faz:

1- A afirmação bíblica é estúpida?
  A - Era a moral da época
  B - É uma visão antropomórfica
Então, como podemos debater? Esse tipo de resposta (veja abaixo) prova qualquer coisa. Porque você parte de um dogma: A biblia está correta, e cria ad hocs a partir deste dogma, entende?

Para mim é assim:

1- A afirmação que está na biblia é estúpida?
  A- Deus existe e é um estúpido, apesar de ter sabedoria para criar o átomo e o universo
  B- Deus existe mas a bíblia é mentira. Neste caso, deixe me ver outras evidências da existência de deus.... hummm
  C- Deus não existe.
  D- Deus existe, mas ele não foi capaz de passar a mensagem adequadamente. Então, ele, apesar de ter feito o universo, falhou em simplesmente escrever de maneira clara o que ele queria, e gerou um livro que justifica crimes até hoje, apresenta ódio e morte.

Não há o menor sentido deus:
A- Fazer um livro sagrado que será utilizado por gerações e falar coisas que tem contexto apenas quando foi escrito
B- Parar de mandar mensagens, Quer dizer, se ele gosta de fazer livros que são temporais, ele poderia fazer uma revisão de 200 em 200 anos...
C- Não propor em seu livro temporal alguma coisa que melhore a moral, mas simplesmente corrobore o comportamento assassino e preconceituoso tribal de então

Famado, com a qualidade do seu argumento, podemos sustentar isso (fonte: http://ateusdobrasil.com.br/artigos/deusnaoexiste/07.php)

Vamos imaginar que eu lhe conte a seguinte estória:

Há um homem que mora no Polo Norte.
Ele mora lá com sua esposa e um monte de elfos.
Durante o ano, ele e os elfos fabricam brinquedos.
Então, na véspera de Natal, ele enche um saco com todos os brinquedos.
Ele coloca esse saco em seu trenó.
Este trenó está atrelado a oito ou nove renas voadoras.
Então ele voa de casa em casa, pousando nos telhados de cada uma.
Ele desce junto com seu saco pela chaminé.
Ele deixa brinquedos para as crianças que moram nessas casas.
Ele sobe de volta pela chaminé, volta para seu trenó e voa para a próxima casa.
Ele faz isso no mundo todo em uma única noite.
Então ele volta para o Pólo Norte e o ciclo se repete no próximo ano.
Esta, claro, é a estória de Papai Noel.

Agora, as refutações a la Famado

Mas como o trenó pode carregar brinquedos suficientes para o mundo inteiro?”
Eu diria que o trenó é mágico e tem a habilidade inerente de fazer isso.
“Como Papai Noel entra nas casas ou nos apartamentos que não possuem chaminé?”
Eu diria que Papai Noel pode fazer chaminés aparecerem, como no filme “Meu Papai é Noel”.
“Como Papai Noel desce uma chaminé se ela estiver acesa?”
A roupa do Papai Noel é resistente a chamas e auto-limpante também.
“Por que os alarmes de segurança nunca detectam o Papai Noel?”
Papai Noel é invisível aos sistemas de segurança.
“Como Papai Noel viaja rápido o suficiente para visitar todas as crianças em uma noite?”
Papai Noel controla o tempo.
“Como Papai Noel sabe se uma criança foi boa ou má o ano todo?”
Papai Noel é onisciente.
“Por que Papai Noel dá presentes melhores às crianças ricas, mesmos quando estas foram más e nunca dá nenhum para as crianças pobres?”
Não há como entender os mistérios do Papai Noel porque somos meros mortais, mas Papai Noel tem suas razões. Talvez, por exemplo, crianças pobres não conseguiriam usar brinquedos eletrônicos caros. Como elas poderiam arcar com as pilhas? Então Papai Noel as poupa desse peso.

São respostas que ferem a lógica, formalmente falando? Não. Mas partem de um princípio não verificável e a aceitação de um dogma como ponto de partida.

Vejá se vc conhece essas aqui. E se pergunte como eles refutariam as suas perguntas:

Uma noite, eu estava no meu quarto.
De repente, meu quarto fica extremamente brilhante.
A próxima coisa que eu percebo é que há um anjo no meu quarto.
Ele me conta uma estória magnífica.
Ele diz que há uma pilha de placas douradas enterradas ao lado de uma colina em Nova Iorque.
Nessas placas estão os livros de uma raça perdida de um povo judeu que habitava a América do Norte.
Essas placas estão escritas na língua nativa desse povo.
Um dia, esse anjo me levou até essas placas e me deixa levá-las para casa.
Mesmo as placas estando numa língua estrangeira, o anjo me ajuda a decifrá-las e a traduzí-las.
Então essas placas são levadas para o céu, sendo nunca mais vistas.
Eu tenho o livro com a tradução das placas. Ele conta estórias impressionantes — uma civilização inteira de judeus vivendo nos Estados Unidos há 2.000 anos atrás.
E Jesus ressuscitado visita essas pessoas!
Eu também mostrei essas placas douradas para um certo número de pessoas reais que são minhas testemunhas oculares, e eu tenho assinaturas delas confirmando que, de fato, viram e tocaram essas placas antes de serem levadas para o céu.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Os motivos que me levam a reputar o deus judaico/cristão como não existente
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2008, 00:32:56 »
Só um lembrete: rejeitar a Bíblia enquanto livro inspirado não é bem a mesma coisa que rejeitar o conceito judaico-cristão de Deus.

As contradições da Bíblia são um problema, sim.  Mas apenas um problema menor, quase um detalhe insignificante, pois afinal de contas escrituras são a parte menos importante de uma religião.

O maior problema da Bíblia não é a falta de coerência lógica da mesma, e sim a falta de solidez moral e ética, agravada pela supervalorização da escritura que tão frequentemente assola o Cristianismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2008, 17:42:40 »
Mas todo o conceito judaico-cristão de deus, sua religião, seus dogmas, não estão baseados na biblia como livro divino? Quer dizer, não haveria judaismo/cristianismo se as revelações do livro não fossem dadas por deus, e sim uma estorinha contada por homens.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2008, 20:20:19 »
Vejo de uma maneira bem simples: Só precisando de muito amparo psicológico ou sendo muito manipulado para acreditar em tal besteira...

O que salva e solidifica a crença nesse livro até hoje são fatos históricos fundidos aos abstratos....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2008, 21:14:31 »
Mas todo o conceito judaico-cristão de deus, sua religião, seus dogmas, não estão baseados na biblia como livro divino? Quer dizer, não haveria judaismo/cristianismo se as revelações do livro não fossem dadas por deus, e sim uma estorinha contada por homens.

Pessoalmente não acho possível escritura alguma ter tanta importância na prática religiosa.

Escritura é só um texto.  E, francamente, mesmo enquanto escritura a Bíblia não se destaca diante da concorrência.  O Tao Te Ching e o Bhagavad Gita, por exemplo, são consideravelmente mais impressionantes.

De fato, as melhores "escrituras" na prática acabam sendo os comentários - Cartas de Shinram Shonin, Talmudes judaicos,  Hadits muçulmanas.  Isso EXATAMENTE porque são escritos por homens e não por pretensos profetas ou deuses.  Deuses e seus profetas são distanciados e enigmáticos.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2008, 21:28:01 »
Não sei se vc usou o termo propositalmente, mas na PRÁTICA religiosa, sendo isso as orações que as pessoas fazem diariamente, o que passam à seus filhos, as superstições, etc.., você está correto. Para a prática religiosa, as escrituras não são tão importante assim, ao menos para a esmagadora maioria das pessoas.

Mas as escrituras acabam sendo os fundamentos desse edifício, isto é, ninguém que está em um prédio fica lembrando de suas fundações, até que alguém as tire. Não acho que a prática sobreviveria se as pessoas soubessem que aquilo foi inventado e/ou copiado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2008, 21:38:38 »
Prática religiosa é um termo que encontro com frequência na literatura budista.  Gostei dele e o adotei, porque para mim religião é bem mais do que crença vazia.

Quanto à relação entre prática e escritura, como eu já disse, minha opinião é basicamente o inverso da sua.  Um verdadeiro religioso está pelo menos potencialmente preparado para escrever suas próprias escrituras.  E, por si só, as escrituras não valem nada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2008, 21:51:05 »
Vc quer dizer religioso ou espiritualista? Porque um religioso segue sua religião, ou tem seus fundamentos místicos nela. Um espiritualista pode fazer sua própria teoria, é isso?

Um "verdadeiro religioso" pode ser um conceito um tanto abstrato.
Mas acho que entendi seu ponto ao começar escrever uma pergunta.

Minha pergunta ia ser:

Hoje, descobrem sem sombra de dúvida que o NT foi inventado, através de um registro da pessoa que o inventou, contando como enganou os trouxas (pode ser um escrito do Paulo de Tarso por exemplo)

1- Vc acha que a fé dos cristãos atuais ficaria inabalada?
2- Vc acha que teria um impacto futuro?

Mas aí, lembrei do incidente com o Edir Macedo, a Globo mostrando que o cara engabela descaradamente os fiés da igreja dele... e nada aconteceu. A IURD continua a crescer.

Então acho que vc tem razão, a prática é maior do que os fundamentos oficiais da religião, e a vontade de crer supera tudo, e o edificio pode ficar sem a fundação.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2008, 22:31:47 »
Vc quer dizer religioso ou espiritualista? Porque um religioso segue sua religião, ou tem seus fundamentos místicos nela. Um espiritualista pode fazer sua própria teoria, é isso?

As palavras significam o que se quiser que signifiquem.  Eu não me considero espiritualista, até porque frequentemente essa palavra significa "meio-espírita", coisa que definitivamente não sou.

"Seguir" uma religião, a despeito do que alguns parecem pensar, significa entre outras coisas cuidar dela, zelar para que ela não se deixe levar pelos excessos de fundamentalistas e literalistas.  Por isso prefiro falar em prática.  Eu não acredito que religião seja algo para se seguir passivamente.

... Hoje, descobrem sem sombra de dúvida que o NT foi inventado, através de um registro da pessoa que o inventou, contando como enganou os trouxas (pode ser um escrito do Paulo de Tarso por exemplo)

Bom, para mim ser inventado (ou melhor dizendo, criado) é uma vantagem, porque indica um autor criativo em vez de um copista sem inspiração... então não sei se consigo te acompanhar.

1- Vc acha que a fé dos cristãos atuais ficaria inabalada?

Os cristãos não são um grupo homogêneo.  Para muitos ficaria sim, para outros não.  E para muitos seria um abalo de consequências positivas, suponho.

2- Vc acha que teria um impacto futuro?

Não deveria ter um impacto muito grande.  Afinal, é só um texto para lá de antigo e desatualizado.

Mas aí, lembrei do incidente com o Edir Macedo, a Globo mostrando que o cara engabela descaradamente os fiés da igreja dele... e nada aconteceu. A IURD continua a crescer.

Então acho que vc tem razão, a prática é maior do que os fundamentos oficiais da religião, e a vontade de crer supera tudo, e o edificio pode ficar sem a fundação.

Só que não foi isso o que eu disse.  Fica difícil o entendimento, porque você parte do princípio de que religião é algo nocivo e indesejável.  Não estamos falando da mesma coisa.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2008, 22:37:44 »
Mas Luis,

Não deveria ter um impacto muito grande.  Afinal, é só um texto para lá de antigo e desatualizado.

Isto não verdade para a amostra de pessoas que estamos falando.

E sim eu acho religião danosa por definição. Mas aí temos que abrir um outro tópico.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2008, 22:40:53 »
Então não estamos falando do mesmo grupo.  Muitos dos cristãos mais vistosos realmente supervalorizam o texto bíblico. 

Mas eu não os considero uma boa amostragem dos cristãos como um todo.  Cristão também é gente, e a maioria tem um discernimento pelo menos razoável.  O que, é claro, significa que dão mais importância aos fatos do que a esse livro.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2008, 22:54:32 »
Luis.
Tem um discernimento razoável, evidentemente. Mas veja, já há +1 milhão de pessoas na IURD, mesmo com as notícias que todos lemos? Mais uma vez, acho que vc já me conhece, não estou julgando-os como estúpidos por isso. Estou dizendo que no quesito religião, é extremamente complexo fazer julgamentos razoáveis de algo em que estamos completamente imersos. E isso é prejudicial, já tem um tópico sobre isso até.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2008, 22:57:39 »
Ok filhos de belial, cheguei pra animar a festa, salve simpatia. Amanhã viajo nas questões.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2008, 22:59:33 »
Usar a IURD como exemplo não é cair na Falácia do Espantalho?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2008, 23:00:02 »
"Filhos de belial?" :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2008, 23:05:14 »
Não, porque não é uma excessão. Temos a renascer e centenas de outras igrejas com o mesmo foco. Temos templos espiritas dando passe e placebo, temos doutor fritz. Na verdade, é o contrário, o estado de crença forte é o normal.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2008, 23:09:07 »
Ok filhos de belial, cheguei pra animar a festa, salve simpatia. Amanhã viajo nas questões.

vambora

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2008, 23:10:06 »
Normal para quem, e em qual sentido?

Se fosse tão normal assim talvez não estivéssemos sequer discutindo o assunto.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2008, 07:45:57 »
Citação de: Luis Dantas
Só um lembrete: rejeitar a Bíblia enquanto livro inspirado não é bem a mesma coisa que rejeitar o conceito judaico-cristão de Deus.

As contradições da Bíblia são um problema, sim.  Mas apenas um problema menor, quase um detalhe insignificante, pois afinal de contas escrituras são a parte menos importante de uma religião.

O maior problema da Bíblia não é a falta de coerência lógica da mesma, e sim a falta de solidez moral e ética, agravada pela supervalorização da escritura que tão frequentemente assola o Cristianismo.
Nem lí os posts reatantes mas discordo deste dantas, toda a alegação do Famado até agora é na base do deus é deus e ele pode. E esta realmente é uma fuga complicada porque se deus é deus e pode tudo ele pode inclusive ser uma besta fera horrenda e safada, sem escrúpulos e sem caráter. É mais ou menos como um presidente de uma multinacional que exige de seus empregados uma honestidade que ele não tem.

O que eu quero dizer é que o fato do deus Judaico-Cristão ser um safado para os nossos padrões morais elevados não é um impedimento à sua existência porque este deus (caso existisse) não estaria submetido às nossas regras de comportamento social. Neste caso o raciocínio fica parecido com o do ateu que diz: "Não acredito em deus porque quando minha mãe ficou doente ele não fez nada por ela e deixou ela morrer de câncer com apenas 32 anos".

Mas, por outro lado, um deus que pode tudo também pode escrever um livro tão contraditório só pra ficar mais difícil acreditar nele (e ser salvo por isso).   :stunned:

Citação de: Famado
Ok filhos de belial
Eu não sei se te contaram, Famado... mas Belial não existe :P

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2008, 10:59:04 »
Belial era um deus pagão da época do VT. Filhos de belial é uma espécie de xingamento que os hebreus faziam para designar todo tipo de gente inescrupulosa, disposta a tudo e não temente a Deus. Para a igreja cristã, seria como chamar alguem de filho do diabo. Mas no meu caso, eu os chamei assim porque eles eram tremendamente sarcásticos e debochados. Na passagem de I Samuel, em que Saul foi designado rei, alguns filhos de belial cairam no deboche, dizendo que Saul era um borra botas que veio da inexpressiva tribo de Beijamim e portanto, era risível vir a ser rei.

"Filhos de belial?" :)
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 11:59:45 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Julho de 2008, 11:50:41 »
Como vcs escreveram um monte, transcrevo o que escrevi no outro tópico.

Vcs escreveram muito. Vou tentar responder todo mundo de uma veizada só.

Relativo ao VT:
1 - basicamente, o VT não pode e não deve servir de base doutrinária para o cristianismo;
2 - O VT serve como fonte histórica;
3 - Há princípios morais, éticos e de sabedoria nos livros poéticos (Provérbios, Eclesiastes) do VT que podem ser utilizados;
4 - A maioria das profecias do VT se cumpriram no NT. Ele prevê a vinda de Jesus e TODAS as profecias relativas ao messias se cumpriram nEle. As profecias relativas a Israel se cumpriram no surgimento da igreja cristã. Há pouca coisa no VT para hoje em termos de profecia.
5 - Do ponto de vista literal, Os relatos históricos do VT têm que ser lidos à luz da cultura da época;
6 - Do ponto de vista simbólico, os relatos históricos do VT são uma alegoria da luta da igreja contra o reino de satanás. São alegorias de batalhas que se travam no campo espiritual.

Relativo ao NT:
1 - O NT é que vale como fonte doutrinária para o cristianismo (mas tb deve haver um cuidado com questões transculturais);
2 - Jesus causou um profundo impacto na sociedade judaica, na medida em que propôs o amor em substituição ao cumprimento extrito da lei mosaica. A lei por si é algo extremamente duro e foi necessária ao homem do VT, por questões antropológicas, sociológicas, culturais, geográficas, etc. Como o cristianismo crê que Jesus seja o próprio Deus, pode surgir a pergunta: como assim, Deus primeiro manda destruir sem piedade no NT e depois manda oferecer a outra face no VT? Não é uma contradição? Não! A humanidade não estava preparada para o discurso de Jesus  caso ele viesse antes do momento que veio. Volto a dizer, é uma questão cultural.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Julho de 2008, 11:57:06 »
É mais ou menos por aí mesmo. Não procure lógica cartesiana no cristianismo. Isso vc encontrará no espiritismo e na mecânica newtoniana.
Eu diria que Papai Noel pode fazer chaminés aparecerem, como no filme “Meu Papai é Noel”.
“Como Papai Noel viaja rápido o suficiente para visitar todas as crianças em uma noite?”
Papai Noel é onisciente.
“Por que Papai Noel dá presentes melhores às crianças ricas, mesmos quando estas foram más e nunca dá nenhum para as crianças pobres?”
Não há como entender os mistérios do Papai Noel porque somos meros mortais, mas Papai Noel tem suas razões. Talvez, por exemplo, crianças pobres não conseguiriam usar brinquedos eletrônicos caros. Como elas poderiam arcar com as pilhas? Então Papai Noel as poupa desse peso.

« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 12:00:51 por famado »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Julho de 2008, 22:07:16 »
Belial era um deus pagão da época do VT. Filhos de belial é uma espécie de xingamento que os hebreus faziam para designar todo tipo de gente inescrupulosa, disposta a tudo e não temente a Deus.
:hein: :hein: |( |( |( |( |(

é cada uma que não da nem vontade de dizer algo.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Julho de 2008, 23:54:32 »
Modificado....

É mais ou menos por aí mesmo. Não procure lógica cartesiana no cristianismo. Isso vc encontrará no espiritismo e na mecânica newtoniana.
Papai Noel é onisciente.

Então é impossível a argumentação

Só para reforçar, vamos fazer uma simulação:

Eu sou um cara que estava em uma ilha e não tive religião alguma.
Aí volto ao mundo civilizado e estou ávido por uma religião.

1- Porque deveria escolher o cristianismo?
2- Porque deveria ignorar as afirmações assassinas, sexistas, homofóbicas do VT?
3- Porque deveria ignorar as afirmações abjetas do NT?
4- Que tipo de evidência o cristianismo me daria que outras religiões não podem me dar?
5- Como vc me provaria qualquer afirmação, como paraíso, filho de deus, inferno, e etc..?
6- O que seus argumentos me dariam a mais do que o espiritismo, mormons, mussulmanos, etc..

Lembre-se, nem sei quem é cristo.

« Última modificação: 12 de Julho de 2008, 00:45:59 por Agnostico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!