J,
É estranho para mim que era um crente (espírita) tão fervoroso me ver argumentando tão fortemente contra a religião. Mas a minha questão não é a religião em si, é contra qualquer credo ou mesmo simpatia por algo que é sem evidências, e mais que isso, ilógico. Por exemplo, não gosto de ideologias também. Vou te dizer porque:
Não acho que uma crença não gere consequências. Por exemplo: A pessoa acredita na energia dos cristais (caso de uma amiga que evidentemente não pode ser extrapolado)
1- Ela está disposta a acreditar em coisas sem lógicas, como a energia do cristal
2- Essa energia do cristal influencia positivamente a vida dela
3- Ela perdeu o namorado, sua energia ficou ruim, e pagou para um energizador reenergiza-la com cristais do tipo PQP. O tratamento ficou quase mil reais.
4- O sujeito também disse que eles eram almas gêmeas, para ela não se preocupar
Bom, eles não estão juntos, e ela passou uns mal bocados, esperanças em vão, talvez não tenha tomado atitudes que poderia tomar (por exemplo mudar o seu gênio...)
Ou seja, uma crença inofensiva, bonitinha, em cristal, que mal faz? Ninguém vai virar martir por causa disso. Mas a questão é que acreditar em algo ilógico, irreal é um sintoma de algo que precisa ser corrigido dentro de nós, e que gera consequências.
No caso do católico é igual: As coisas não dependem dele, dependem da vontade de deus, ele não precisa ser um PHD em teologia para se estrepar com os problemas pela crença dele. Ele tem que jogar um monte de coisas em baixo do tapete para o mundo fazer sentido. Eu era realmente craque nisso, espero ser menos hoje...