Autor Tópico: Os motivos que me levam a reputar o deus judaico/cristão como não existente  (Lida 10886 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Os motivos que me levam a reputar o deus judaico/cristão como não existente
« Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2008, 00:42:41 »
Normal para quem, e em qual sentido?

Se fosse tão normal assim talvez não estivéssemos sequer discutindo o assunto.

Sim, Luis, é extremamente normal.
../forum/topic=16864.0.html

Some-se ICAR+IURD+RENASCER+ESPIRITISMO e algumas outras e devemos ter +80% do provo brasileiro.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2008, 00:45:55 »
Não sei o quanto de crença realmente há nessa massa.  A maior parte dos católicos, por exemplo, o é mais por questões sociais do que por ter, como você disse, crenças fortes.

Eu poderia concordar em que é normal (no sentido estatístico) não questionar muito a crença em Deus.  Mais que isso acho um tanto especulativo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2008, 00:50:34 »
Bom, adjetivos de grau geram confusão.

Fortes para mim são bem menos do que os fanáticos. Os católicos não praticantes tem uma crença forte, no sentido de interpretar o mundo pelo viés religioso.

../forum/topic=15722.0.html
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2008, 00:55:45 »
Será?  Eu já costumo ver católicos não praticantes como sendo, muitas vezes, ateus ou agnósticos que não estão a fim de muita discussão.  Acho estranho pensar neles como tendo uma crença forte.  Muitos eu nem acho justo dizer que são religiosos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2008, 07:59:14 »
“Por que Papai Noel dá presentes melhores às crianças ricas, mesmos quando estas foram más e nunca dá nenhum para as crianças pobres?”
Não há como entender os mistérios do Papai Noel porque somos meros mortais, mas Papai Noel tem suas razões. Talvez, por exemplo, crianças pobres não conseguiriam usar brinquedos eletrônicos caros. Como elas poderiam arcar com as pilhas? Então Papai Noel as poupa desse peso.

Boa !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2008, 11:29:09 »
Será?  Eu já costumo ver católicos não praticantes como sendo, muitas vezes, ateus ou agnósticos que não estão a fim de muita discussão.  Acho estranho pensar neles como tendo uma crença forte.  Muitos eu nem acho justo dizer que são religiosos.

Veja, se alguém diz: Consegui um novo emprego, graças a deus (não como interjeição), ou deus ajudou a curar minha doença, ou isso aconteceu porque deus quis, isso para mim é uma crença (esqueçamos o forte, não agrega e confunde). Mas uma crença que considero danosa.

E isso é extremamente comum. O cara não precisa ser um profundo conhecedor da biblia, mas esse comportamente considero danoso para a própria pessoa.

E aqui juntamos os assuntos dos dois tópicos que estamos discutindo, Dantas. Abrimos um novo?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2008, 11:37:00 »
Citação de: Luis Dantas
Só um lembrete: rejeitar a Bíblia enquanto livro inspirado não é bem a mesma coisa que rejeitar o conceito judaico-cristão de Deus.

As contradições da Bíblia são um problema, sim.  Mas apenas um problema menor, quase um detalhe insignificante, pois afinal de contas escrituras são a parte menos importante de uma religião.

O maior problema da Bíblia não é a falta de coerência lógica da mesma, e sim a falta de solidez moral e ética, agravada pela supervalorização da escritura que tão frequentemente assola o Cristianismo.
Nem lí os posts reatantes mas discordo deste dantas, toda a alegação do Famado até agora é na base do deus é deus e ele pode. E esta realmente é uma fuga complicada porque se deus é deus e pode tudo ele pode inclusive ser uma besta fera horrenda e safada, sem escrúpulos e sem caráter. É mais ou menos como um presidente de uma multinacional que exige de seus empregados uma honestidade que ele não tem.

O que eu quero dizer é que o fato do deus Judaico-Cristão ser um safado para os nossos padrões morais elevados não é um impedimento à sua existência porque este deus (caso existisse) não estaria submetido às nossas regras de comportamento social. Neste caso o raciocínio fica parecido com o do ateu que diz: "Não acredito em deus porque quando minha mãe ficou doente ele não fez nada por ela e deixou ela morrer de câncer com apenas 32 anos".

Mas, por outro lado, um deus que pode tudo também pode escrever um livro tão contraditório só pra ficar mais difícil acreditar nele (e ser salvo por isso).   :stunned:

Citação de: Famado
Ok filhos de belial
Eu não sei se te contaram, Famado... mas Belial não existe :P

É verdade. Só fere a lógica. Temos que abandoná-la para aceitar isso (aí incluso a lista de falácias, o método científico de como buscar evidências) e isso não é algo menor.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Julho de 2008, 19:42:22 »
Belial era um deus pagão da época do VT. Filhos de belial é uma espécie de xingamento que os hebreus faziam para designar todo tipo de gente inescrupulosa, disposta a tudo e não temente a Deus. Para a igreja cristã, seria como chamar alguem de filho do diabo. Mas no meu caso, eu os chamei assim porque eles eram tremendamente sarcásticos e debochados. Na passagem de I Samuel, em que Saul foi designado rei, alguns filhos de belial cairam no deboche, dizendo que Saul era um borra botas que veio da inexpressiva tribo de Beijamim e portanto, era risível vir a ser rei.
Antigamente 'ateu' era um certo de tipo de ofensa também.

Ainda bem que esses arcaicos preconceitos religiosos estão acabando.... Gradativamente....  :hihi:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #33 Online: 24 de Julho de 2008, 07:52:21 »
Mas todo o conceito judaico-cristão de deus, sua religião, seus dogmas, não estão baseados na biblia como livro divino? Quer dizer, não haveria judaismo/cristianismo se as revelações do livro não fossem dadas por deus, e sim uma estorinha contada por homens.

Mas se pressionar a maioria da população (deístas moderados) vai até aceitar que a Bíblia é falha, mais por culpa do homem do que pelo Fantasmão Bonzinho.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #34 Online: 24 de Julho de 2008, 07:57:47 »

Eu também. Nunca pensaram meeeeesmo a respeito, e nunca leram meeeeeeesmo a Bíblia. falaram que é boa, que tem ensinamentos importantes, já vai frase aqui, frase lá, e pronto.

E deve ser assim desde o começo dos tempos.

Isso quem diz obviamente é um filho de Belial, sobrinho de Baal por parte de pai, afilhado de Astarté, vizinha do Tammuz, aquele que vivia enfrunado na casa de Isthar.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Julho de 2008, 21:55:15 »
J,

É estranho para mim que era um crente (espírita) tão fervoroso me ver argumentando tão fortemente contra a religião. Mas a minha questão não é a religião em si, é contra qualquer credo ou mesmo simpatia por algo que é sem evidências, e mais que isso, ilógico. Por exemplo, não gosto de ideologias também. Vou te dizer porque:

Não acho que uma crença não gere consequências. Por exemplo: A pessoa acredita na energia dos cristais (caso de uma amiga que evidentemente não pode ser extrapolado)

1- Ela está disposta a acreditar em coisas sem lógicas, como a energia do cristal
2- Essa energia do cristal influencia positivamente a vida dela
3- Ela perdeu o namorado, sua energia ficou ruim, e pagou para um energizador reenergiza-la com cristais do tipo PQP. O tratamento ficou quase mil reais.
4- O sujeito também disse que eles eram almas gêmeas, para ela não se preocupar

Bom, eles não estão juntos, e ela passou uns mal bocados, esperanças em vão, talvez não tenha tomado atitudes que poderia tomar (por exemplo mudar o seu gênio...)

Ou seja, uma crença inofensiva, bonitinha, em cristal, que mal faz? Ninguém vai virar martir por causa disso.  Mas a questão é que acreditar em algo ilógico, irreal é um sintoma de algo que precisa ser corrigido dentro de nós, e que gera consequências.

No caso do católico é igual: As coisas não dependem dele, dependem da vontade de deus, ele não precisa ser um PHD em teologia para se estrepar com os problemas pela crença dele. Ele tem que jogar um monte de coisas em baixo do tapete para o mundo fazer sentido. Eu era realmente craque nisso, espero ser menos hoje...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #36 Online: 27 de Julho de 2008, 10:40:46 »
Não acho que uma crença não gere consequências.

Mas eu não disse isso. Digo que, pelo menos a maioria das pessoas que eu conheço, acredita que há um poder maior do que ele, que faz o bem ou é a oriem do bem, e que tê-lo como exemplo. Não importa em que roupagem religiosa da ápoca ou do lugar ele o coloca, esse deísmo moderado trascende a religião contemporânea. É por isso que a gande maioria das pessoas é deísta moderada, e não pára para pensar muito sobre a religião 'oficial', porque acredita que está alinhada com ela -sem entrar muito nos detalhes.

Se entrar muito nos detalhes você será quem procura pêlo em ovo, ou quem lê um contrato para achar algum defeito e rejeitá-lo. Mesmo que rejeita a religião em geral não leu muita coisa, simplesmente não concordou e pronto.

E não sei nem se póderiamos pedir outra coisa.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Julho de 2008, 23:10:22 »
Não sei se peguei seu ponto. Realmente, não lêem grandes coisas mais aceitam as explicações mágicas para fatos que acontecem em sua vida. A escolha de um exemplo no mundo religioso é quase empre algo mágico, um iluminado... algo falso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #38 Online: 28 de Julho de 2008, 08:15:23 »
Mas o sinônimo de mágico é inexplicável... só para eu ou você que também significa 'falso' :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #39 Online: 28 de Julho de 2008, 20:43:29 »
é um absurdo este deus que sou obrigado a engolir como sendo correto e verdadeiro, esta merda(deculpam-me) de religião serve somente como desculpa pra estes FDP, enriquecer, estes cretinos aproveiram da boa vontade e credualidade do proximo para,semelhante a um parasita sugar tudo, nossas maiores conquistas foram conseguidas pelos cientista e inventores não por estes cafajestes e imbecis, se fosse depender destes monstros estariamos presos ate hoje na idade das trevas apenas enriquecendo estes mentecápitos sendo sujeitos à humilhação da escravidão e a sujeira que é a palavra que estes cachorros nos obrigam a engolir desde quando somos crianças...

"desculpam as palavras pesadas, estou revoltado com esta porcaria que se chama RELIGIÃO, junto com estes inúteis que se chamam religiosos...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 28 de Julho de 2008, 21:30:39 »
Guardião

Te entendo perfeitamente. Minha situação foi parecida. Era super crente em espiritismo, alguns anos de minha vida tomando placebo, discutindo com outros sobre minhas certezas e depois....  não existe nada, só o tempo perdido, que você não ganha mais.

Quando você está dentro de uma religião, a quantidade de aprendizado que você tem cai vertiginosamente. Eu tenho 36 anos, há alguns anos já caí na real, fico contente de ver jovens saindo disso aos 21,22 ou até antes.

E quando você vê que essa perda de tempo ainda remunera um punhado de escrotos...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Julho de 2008, 08:18:43 »
Guardião

Te entendo perfeitamente. Minha situação foi parecida. Era super crente em espiritismo, alguns anos de minha vida tomando placebo, discutindo com outros sobre minhas certezas e depois....  não existe nada, só o tempo perdido, que você não ganha mais.

Quando você está dentro de uma religião, a quantidade de aprendizado que você tem cai vertiginosamente. Eu tenho 36 anos, há alguns anos já caí na real, fico contente de ver jovens saindo disso aos 21,22 ou até antes.

E quando você vê que essa perda de tempo ainda remunera um punhado de escrotos...

Tenho me perguntado se há homens maduros incrédulos ou são todos jovens. Vc tem 36. O mais velho aqui, parece que tem 42. Há outros mais velhos declaradamente ateístas? E as mulheres, onde estão?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Julho de 2008, 08:33:10 »
serve o dawkins??? asimov??? sagan??? clark??? ...??? g. carlin?? niemeyer?? dercy gonçalves?? ...??? ...??? eu daqui 30, 40 anos??? e etc.???

e maturidade advem unicamente com a idade???
onde quer chegar (um tanto retorica essa pergunta, mas me interessa a resposta)???
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 08:41:08 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Julho de 2008, 08:41:15 »
Famado, tu ta brincando né? Nem Eistein vc lembrou??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #44 Online: 29 de Julho de 2008, 08:47:58 »
Tenho me perguntado se há homens maduros incrédulos ou são todos jovens. Vc tem 36. O mais velho aqui, parece que tem 42. Há outros mais velhos declaradamente ateístas? E as mulheres, onde estão?
Jovens demais?
Bem-vindo a Internet, gênio.

Vai também descobrir que muitos daqui gostam de RPG e Startrek.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Julho de 2008, 09:05:29 »
Não estou falando em maturidade de mente, apenas de idade. Não estou acusando vcs de serem imaturos, apenas queria saber se havia homens mais velhos ateístas e pq há poucas mulheres.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #46 Online: 29 de Julho de 2008, 09:25:14 »
Não estou falando em maturidade de mente, apenas de idade. Não estou acusando vcs de serem imaturos, apenas queria saber se havia homens mais velhos ateístas e pq há poucas mulheres.
qual sua "teoria"???

===============
e aí, minha lista, juntamente com a complementação do agnostico, refrescaram sua memoria?? ou não??
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Julho de 2008, 09:47:51 »
As mulheres são mais tendenciosas ao espiritualismo e pessoas mais velhas tb. Essa é minha teoria

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 29 de Julho de 2008, 09:54:52 »
Ué, tem muito mais crentes homens do que mulher que já debateram aqui, e homens mais velhos talvez não tenham tanta intimidade com internet.

Mais uma para a galeria do famado:

Deus fez mulheres mais religiosas e faz com que as pessoas mais velhas se tornam mais religiosas

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Julho de 2008, 10:05:14 »
As mulheres são mais tendenciosas ao espiritualismo e pessoas mais velhas tb. Essa é minha teoria
e com isso ignora minha listinha quantica (no tamanho).

vc é um caso serio
 - Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!