Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201109 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #425 Online: 09 de Julho de 2008, 10:23:10 »
Se vc quer porque quer acreditar, vai fazer de tudo e distorcer o que for para acreditar... E ter conhecimento profundo de um livro que prega o preconceito, genocídios, irracionalidade e etc. não é uma virtude....

E vc não me respondeu se matar 42 crianças é pecado... :hihi:

Eu já vi todos estes textos suportamente controversos. Assim como há um livro que enumera-os, há tb um livro que os explica. Com raras exceções, vcs não endendem nada de bíblia.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #426 Online: 09 de Julho de 2008, 10:24:58 »
Por falar nesta bobagem de satanás, eu me lembrei deste tópico

../forum/topic=9356.0.html

Pena que o cara se foi..... - Nigh†mare.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #427 Online: 09 de Julho de 2008, 10:28:47 »
Pena o Pedro AC ter sumido tambem, o cara era destruidor, de fazer pastor se descabelar

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #428 Online: 09 de Julho de 2008, 10:32:10 »
O Pedrão era outro. Nós batemos maior papo sobre os apócrifos.... E sobre o caso lá naquele site evangélico....

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #429 Online: 09 de Julho de 2008, 10:57:33 »
Sim, é isso mesmo, a sua primeira frase resume o caso.

Novamente vemos o argumento: a moral deles é aceitável para a época.

Só que isso não condiz com idéias de bondade e com fazer o  bem.

E finalmente é impressionante que uma religião que diz pregar o bem  e que diz que o seu Deus representa o bem concorde e justifique tanta maldade.

É bem interessante também notar que os crentes na Bíblia sejam capazes de achar moralmente justificável  assassinatos, genocídios, opressão contra a mulher e a escravidão e ao mesmo tempo  considerar uma coisa terrivelmente condenável o sexo fora do casamento.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #430 Online: 09 de Julho de 2008, 11:09:29 »
O anti-cristo aqui é Domiciano, o ultimo cesar.
João estava velho e morrendo. Então ele escreveu o apocalipse no sentido de incentivar os cristãos que estavam sendo assassinados pelos Romanos. Ele queria que eles não desistissem da fé, mas resistissem até amorte.
O número 666 quer diser o seguinte. Há uma numerologia bíblica (não é como aquela que fez o Jorge Bem mudar o nome para Benjor, nem a Sandra Sá, mundar para de Sá). Esta numerologia liga o numero 1 à ideía de unico Deus, o número 3 à idéia de trindade, o número 7 à perfeição, o número 10 e 12 à completude (10 mandamentos, 12 tribos, 12 apóstolos). O número 6 é um número de homem. É o número do imperfeito. Ele não chega a ser 7, mas é quase 7, é imperfeito. Portanto, 666 quer dizer imperfeito, imperfeito, imperfeito. Referia-se ao cesar, que se julgava divino e requeria adoração à sua imagem. João mostrava que ele não passava de um homem como qualquer outro. Não era um deus como dizia, era um homem e, portanto, imperfeito.

(...)Eu sou mais da linha amilenista e nela, o apocalípse já se cumpriu no império Romano.(...)

Famado, qual seria sua interpretação sobre a famosa passagem do capítulo 13 falando sobre o número do anti cristo ser 666 ?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #431 Online: 09 de Julho de 2008, 13:46:57 »
Eu dei uma olhada no tópico. Eu respondo tudo com o pé nas costas. O Nightmare é fraco. O melhor dentre vcs é o tal de sky, o Donatello e um cara aí que é webmaster. O resto não sabe nada de bíblia.

Por falar nesta bobagem de satanás, eu me lembrei deste tópico

../forum/topic=9356.0.html

Pena que o cara se foi..... - Nigh†mare.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #432 Online: 09 de Julho de 2008, 15:46:41 »
Famado,

Todos nós já mostramos coisas ridículas da biblia. Sobre servidão, mulheres, sexo, genocídios, etc..

Se você me diz que isso é meramente uma interpretação de quem escreveu o que deus havia dito, distorcendo as intenções Dele, na prática você SIMPLESMENTE está jogando debaixo do tapete argumentos que provam que a Biblia não é perfeita, e mais, é abjeta.

Veja o que você faz:

1- A afirmação bíblica é estúpida?
  A - Era a moral da época
  B - É uma visão antropomórfica
Então, como podemos debater? Esse tipo de resposta (veja abaixo) prova qualquer coisa. Porque você parte de um dogma: A biblia está correta, e cria ad hocs a partir deste dogma, entende?

Para mim é assim:

1- A afirmação que está na biblia é estúpida?
  A- Deus existe e é um estúpido, apesar de ter sabedoria para criar o átomo e o universo
  B- Deus existe mas a bíblia é mentira. Neste caso, deixe me ver outras evidências da existência de deus.... hummm
  C- Deus não existe.
  D- Deus existe, mas ele não foi capaz de passar a mensagem adequadamente. Então, ele, apesar de ter feito o universo, falhou em simplesmente escrever de maneira clara o que ele queria, e gerou um livro que justifica crimes até hoje, apresenta ódio e morte.

Não há o menor sentido deus:
A- Fazer um livro sagrado que será utilizado por gerações e falar coisas que tem contexto apenas quando foi escrito
B- Parar de mandar mensagens, Quer dizer, se ele gosta de fazer livros que são temporais, ele poderia fazer uma revisão de 200 em 200 anos...
C- Não propor em seu livro temporal alguma coisa que melhore a moral, mas simplesmente corrobore o comportamento assassino e preconceituoso tribal de então

Famado, com a qualidade do seu argumento, podemos sustentar isso (fonte: http://ateusdobrasil.com.br/artigos/deusnaoexiste/07.php)

Vamos imaginar que eu lhe conte a seguinte estória:

Há um homem que mora no Polo Norte.
Ele mora lá com sua esposa e um monte de elfos.
Durante o ano, ele e os elfos fabricam brinquedos.
Então, na véspera de Natal, ele enche um saco com todos os brinquedos.
Ele coloca esse saco em seu trenó.
Este trenó está atrelado a oito ou nove renas voadoras.
Então ele voa de casa em casa, pousando nos telhados de cada uma.
Ele desce junto com seu saco pela chaminé.
Ele deixa brinquedos para as crianças que moram nessas casas.
Ele sobe de volta pela chaminé, volta para seu trenó e voa para a próxima casa.
Ele faz isso no mundo todo em uma única noite.
Então ele volta para o Pólo Norte e o ciclo se repete no próximo ano.
Esta, claro, é a estória de Papai Noel.

Agora, as refutações a la Famado

Mas como o trenó pode carregar brinquedos suficientes para o mundo inteiro?”
Eu diria que o trenó é mágico e tem a habilidade inerente de fazer isso.
“Como Papai Noel entra nas casas ou nos apartamentos que não possuem chaminé?”
Eu diria que Papai Noel pode fazer chaminés aparecerem, como no filme “Meu Papai é Noel”.
“Como Papai Noel desce uma chaminé se ela estiver acesa?”
A roupa do Papai Noel é resistente a chamas e auto-limpante também.
“Por que os alarmes de segurança nunca detectam o Papai Noel?”
Papai Noel é invisível aos sistemas de segurança.
“Como Papai Noel viaja rápido o suficiente para visitar todas as crianças em uma noite?”
Papai Noel controla o tempo.
“Como Papai Noel sabe se uma criança foi boa ou má o ano todo?”
Papai Noel é onisciente.
“Por que Papai Noel dá presentes melhores às crianças ricas, mesmos quando estas foram más e nunca dá nenhum para as crianças pobres?”
Não há como entender os mistérios do Papai Noel porque somos meros mortais, mas Papai Noel tem suas razões. Talvez, por exemplo, crianças pobres não conseguiriam usar brinquedos eletrônicos caros. Como elas poderiam arcar com as pilhas? Então Papai Noel as poupa desse peso.

São respostas que ferem a lógica, formalmente falando? Não. Mas partem de um princípio não verificável e a aceitação de um dogma como ponto de partida.

Vejá se vc conhece essas aqui. E se pergunte como eles refutariam as suas perguntas:

Uma noite, eu estava no meu quarto.
De repente, meu quarto fica extremamente brilhante.
A próxima coisa que eu percebo é que há um anjo no meu quarto.
Ele me conta uma estória magnífica.
Ele diz que há uma pilha de placas douradas enterradas ao lado de uma colina em Nova Iorque.
Nessas placas estão os livros de uma raça perdida de um povo judeu que habitava a América do Norte.
Essas placas estão escritas na língua nativa desse povo.
Um dia, esse anjo me levou até essas placas e me deixa levá-las para casa.
Mesmo as placas estando numa língua estrangeira, o anjo me ajuda a decifrá-las e a traduzí-las.
Então essas placas são levadas para o céu, sendo nunca mais vistas.
Eu tenho o livro com a tradução das placas. Ele conta estórias impressionantes — uma civilização inteira de judeus vivendo nos Estados Unidos há 2.000 anos atrás.
E Jesus ressuscitado visita essas pessoas!
Eu também mostrei essas placas douradas para um certo número de pessoas reais que são minhas testemunhas oculares, e eu tenho assinaturas delas confirmando que, de fato, viram e tocaram essas placas antes de serem levadas para o céu.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #433 Online: 09 de Julho de 2008, 16:07:18 »
Genial. Aliás, vcs todos são uns nerds, como eu tb fui quando mais novo.

Veja agnóstico, eu não estou pedindo para vc acreditar no que acredito, eu estou explicando os trechos bíblicos que aparentemente são contraditórios. Se vc não acredita em Deus e na bíblia, é um direito seu, mas não está em discussão aqui neste tópico.

O problema é que vcs não têm base doutrinária para compreender esta coisa de Deus e satanás e a relação deles com a humanidade. Fica difícil discutir se nossos níveis de conhecimento bíblico são diferentes. Eu me lembro que uma vez eu ouvi isso de um professor: "falta-te base. Eu não vou te explicar como achar a dinâmica deste sistema porque vc não sabe fazer equações diferenciais". É a mesma coisa aqui

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #434 Online: 09 de Julho de 2008, 16:08:24 »
já que o objetivo é rotular...
Você é igual ao erivelton, aparece com argumentos estapafurdios e acha que explicou alguma coisa, só falta agora se dizer "O Profeta dos Ateus!".

Como explicar o 5º Mandamento em discordancia com Ex 22:18???

Sua explicação que em epoca de guerra tudo era permitido não se aplica aqui.

Invente mais um ad hoc e diga que eu sou ignorante quanto a biblia, afinal, é a sua especialidade, né!?
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 16:11:22 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #435 Online: 09 de Julho de 2008, 16:15:25 »
Não amigão, isso não é ad hoc coisa nenhuma, vc é que não entendeu a resposta. O mandamento "não matarás" vale. O caso é que não se aplica sempre. Por exemplo, se um cara tá tentando te matar, vc pode matá-lo por legítima defesa. Vc não irá preso. É isso que estou dizendo.

vc pode achar estranho o fato de Deus ter mandado o povo de Israel entrar em uma cidade e matar todo mundo, incluíndo homens, mulheres, crianças, velhos e ainda derrubar as árvores, mas não relacione isso ao mandamento "não matarás". Não são duas coisas comparáveis.

já que o objetivo é rotular...
Você é igual ao erivelton, aparece com argumentos estapafurdios e acha que explicou alguma coisa, só falta agora se dizer "O Profeta dos Ateus!".

Como explicar o 5º Mandamento em discordancia com Ex 22:18???

Sua explicação que em epoca de guerra tudo era permitido não se aplica aqui.

Invente mais um ad hoc e diga que eu sou ignorante quanto a biblia.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #436 Online: 09 de Julho de 2008, 16:22:00 »
Com relação à feiticeira, tb não se pode comparar. É uma questão de legislação. Vamos lá, vou tentar ser mais didático. Tente comparar à legislação brasileira atual. Quais os possibilidades em que vc pode matar alguém? Na guerra, em legítima defesa ou de outrem, aborto (caso a mãe tenha sido estuprada ou corra risco de vida) e outros mais. Mas não pode matar por motivo torpe, vingança, maldade enfim. Isso não tem nada a ver com maldade ou bondade de Deus. É uma questão legal.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #437 Online: 09 de Julho de 2008, 16:25:10 »
Por exemplo, se um cara tá tentando te matar, vc pode matá-lo por legítima defesa. Vc não irá preso.

vc pode achar estranho o fato de Deus ter mandado o povo de Israel entrar em uma cidade e matar todo mundo, incluíndo homens, mulheres, crianças, velhos e ainda derrubar as árvores, mas não relacione isso ao mandamento "não matarás".

Se um cara tentar me matar e eu  me defender é diferente de eu invadir a casa dele  a mando de Deus para matar a família toda tb.

Nesse caso EU seria um assassino a mando de Deus ou não, então o caso é que como o Deus espertalhão da Biblia nunca passa documentos com a assinatura dele, o que te leva a acreditar que o que foi feito  sob essa desculpa furada é verdade?

Já não concordamos que ela foi escrita como uma colcha de retalhos por gente comum como qualquer um de nós?

Só porque escreveram em um pedaço de papel  é tudo verdade?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #438 Online: 09 de Julho de 2008, 16:25:57 »
Ok Famado. Mais uma vez você não respondeu, e se esquivou por que a discussão não é objeto do tópico. Se quer, abro agora um tópico com o meu post anterior.

E quanto a base para discutirmos. Veja, existe toda uma história de papai noel. Eu posso ser o craque em papai noel para discutir com os adoradores do papai noel, se o papai noel vive na finlandia ou suécia. Mas aí, veja, eu estou partindo da história de papai para refutar papai noel. Eu acho isso contraproducente e não gosto disso. Prefiro: "gente, papai noel não pode existir...."
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #439 Online: 09 de Julho de 2008, 16:29:13 »
Prefiro.

Ok Famado. Mais uma vez você não respondeu, e se esquivou por que a discussão não é objeto do tópico. Se quer, abro agora um tópico com o meu post anterior.

E quanto a base para discutirmos. Veja, existe toda uma história de papai noel. Eu posso ser o craque em papai noel para discutir com os adoradores do papai noel, se o papai noel vive na finlandia ou suécia. Mas aí, veja, eu estou partindo da história de papai para refutar papai noel. Eu acho isso contraproducente e não gosto disso. Prefiro: "gente, papai noel não pode existir...."

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #440 Online: 09 de Julho de 2008, 16:33:23 »
vc pode achar estranho o fato de Deus ter mandado o povo de Israel entrar em uma cidade e matar todo mundo, incluíndo homens, mulheres, crianças, velhos e ainda derrubar as árvores

Sabem o que me ocorreu agora quando li isso?

O "Deus" da Bíblia não é muito diferente do Deus dos pagãos canibais daquelas ilhas do fim do mundo que séculos atrás sacrificavam recém nascidos em fogueiras.

Talvez seja o mesmo deus.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #441 Online: 09 de Julho de 2008, 16:45:15 »
Estamos aqui a discutir e misturar as coisas. Vc não acha melhor mudar sua pergunta? Porque vc não pergunta: Porque na bíblia, no VT, Deus manda matar todo mundo com a maior crueldade e no NT a coisa muda? Deus não é o mesmo? O que mudou?

Mas do jeito que vc está colocando é uma mistura louca e sem sentido.

Por exemplo, se um cara tá tentando te matar, vc pode matá-lo por legítima defesa. Vc não irá preso.

vc pode achar estranho o fato de Deus ter mandado o povo de Israel entrar em uma cidade e matar todo mundo, incluíndo homens, mulheres, crianças, velhos e ainda derrubar as árvores, mas não relacione isso ao mandamento "não matarás".

Se um cara tentar me matar e eu  me defender é diferente de eu invadir a casa dele  a mando de Deus para matar a família toda tb.

Nesse caso EU seria um assassino a mando de Deus ou não, então o caso é que como o Deus espertalhão da Biblia nunca passa documentos com a assinatura dele, o que te leva a acreditar que o que foi feito  sob essa desculpa furada é verdade?

Já não concordamos que ela foi escrita como uma colcha de retalhos por gente comum como qualquer um de nós?

Só porque escreveram em um pedaço de papel  é tudo verdade?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #442 Online: 09 de Julho de 2008, 16:56:21 »
Estamos aqui a discutir e misturar as coisas. Vc não acha melhor mudar sua pergunta? Porque vc não pergunta: Porque na bíblia, no VT, Deus manda matar todo mundo com a maior crueldade e no NT a coisa muda? Deus não é o mesmo? O que mudou?

De modo algum é sem sentido já que o tópico é sobre as contradições da Bíblia e faz todo o sentido se vc levar em consideração que os religiosos de modo geral usam a Bíblia para justificar que são  contra o aborto e até contra métodos contraceptivos.

Então de um lado os religiosos usam a Bíblia do mesmo Deus que mandava invadirem cidades e matarem crianças para justificar que não se deve usar  camisinha por que isso é contra as leis do Deus que mandou um povo assassinar crianças de outro povo em uma disputa por um pedaço de deserto.

Então pergunto , já que o que não falta na Bíblia são sacrifícios humanos  oferecidos a "Deus", qual é a diferença entre o "Deus " da sua Bíblia e o Deus  dos canibais que sacrificavam crianças em alguma ilha do Pacífico há séculos atrás?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #443 Online: 09 de Julho de 2008, 16:58:49 »
Famado, aqui o que você me pediu.
Este tópico busca provar que um livro que prega o genicídio, escravidão que é sexista e homofóbico não pode ser inspirado, e portanto o deus judaico/cristão não existe.

../forum/topic=16847.0.html#msg338706

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #444 Online: 09 de Julho de 2008, 17:33:05 »
Com relação à feiticeira, tb não se pode comparar. É uma questão de legislação. Vamos lá, vou tentar ser mais didático. Tente comparar à legislação brasileira atual. Quais os possibilidades em que vc pode matar alguém? Na guerra, em legítima defesa ou de outrem, aborto (caso a mãe tenha sido estuprada ou corra risco de vida) e outros mais. Mas não pode matar por motivo torpe, vingança, maldade enfim. Isso não tem nada a ver com maldade ou bondade de Deus. É uma questão legal.
Não disse!?!!!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #445 Online: 10 de Julho de 2008, 08:45:53 »
Se vc quer porque quer acreditar, vai fazer de tudo e distorcer o que for para acreditar... E ter conhecimento profundo de um livro que prega o preconceito, genocídios, irracionalidade e etc. não é uma virtude....

E vc não me respondeu se matar 42 crianças é pecado... :hihi:

Pois é ... cadê a resposta do Famado ?  :?:   :hihi:

De modo algum é sem sentido já que o tópico é sobre as contradições da Bíblia e faz todo o sentido se vc levar em consideração que os religiosos de modo geral usam a Bíblia para justificar que são  contra o aborto e até contra métodos contraceptivos.

Então de um lado os religiosos usam a Bíblia do mesmo Deus que mandava invadirem cidades e matarem crianças para justificar que não se deve usar  camisinha por que isso é contra as leis do Deus que mandou um povo assassinar crianças de outro povo em uma disputa por um pedaço de deserto.

É bastante contrastante a atual defesa de embriões que crentes e Católicos fazem, e ao mesmo tempo acham  que são moralmente aceitáveis e justificáveis os assassinatos de crianças adolescentes, adultos e até de animais (tudo que tinha fôlego) mandados pelo deus dos judeus da época.  ::)

Referência: Ex.22:18:A feiticeira não deixarás viver.  :twisted:

Então você concorda que isto não foi uma palavra de Deus (e nem tampouco inspirado por Deus ), é uma  questão  legal  da época  ou seja é uma invencionice  dos  INTOLERANTES e  AUTORITÁRIOS  líderes   judeus   da  época ?
  8-)

Neste ponto nós céticos concordamos, isto é invencionice de humanos da época (primitivos e ignorantes e autoritários), mas nós vamos além  pois achamos que não só esse trecho da Bíblia é uma invenção dos homens da época  mas também todo o restante .   :ok:

No mínimo nós temos aí uma contradição entre um dos Dez Mandamentos (supostamente mandamento direto de Deus) e um item da legislação  inventada pelos judeus.  8-)

Interessante que nas Escolas Bíblicas Dominicais nunca ouvi  os professores  falarem isso.
A Bíblia é lida como se fosse a mais pura expressão dos pensamentos e da vontade de  Deus.  :P

Interessante que o trecho da Bíblia que não interessa  é classificado por você  como de origem humana (é uma questão legal , ou  seja foi feita pelos HOMENS legisladores  da época). Mas  os outros trechos que estão de acordo com a doutrina da sua  denominação religiosa,  são considerados a Santa Palavra de Deus expressão da mais pura vontade de Deus !   :lol:
« Última modificação: 10 de Julho de 2008, 09:10:39 por Helder »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #446 Online: 10 de Julho de 2008, 10:03:14 »
Vcs escreveram muito. Vou tentar responder todo mundo de uma veizada só.

Relativo ao VT:
1 - basicamente, o VT não pode e não deve servir de base doutrinária para o cristianismo;
2 - O VT serve como fonte histórica;
3 - Há princípios morais, éticos e de sabedoria nos livros poéticos (Provérbios, Eclesiastes) do VT que podem ser utilizados;
4 - A maioria das profecias do VT se cumpriram no NT. Ele prevê a vinda de Jesus e TODAS as profecias relativas ao messias se cumpriram nEle. As profecias relativas a Israel se cumpriram no surgimento da igreja cristã. Há pouca coisa no VT para hoje em termos de profecia.
5 - Do ponto de vista literal, Os relatos históricos do VT têm que ser lidos à luz da cultura da época;
6 - Do ponto de vista simbólico, os relatos históricos do VT são uma alegoria da luta da igreja contra o reino de satanás. São alegorias de batalhas que se travam no campo espiritual.

Relativo ao NT:
1 - O NT é que vale como fonte doutrinária para o cristianismo (mas tb deve haver um cuidado com questões transculturais);
2 - Jesus causou um profundo impacto na sociedade judaica, na medida em que propôs o amor em substituição ao cumprimento extrito da lei mosaica. A lei por si é algo extremamente duro e foi necessária ao homem do VT, por questões antropológicas, sociológicas, culturais, geográficas, etc. Como o cristianismo crê que Jesus seja o próprio Deus, pode surgir a pergunta: como assim, Deus primeiro manda destruir sem piedade no NT e depois manda oferecer a outra face no VT? Não é uma contradição? Não! A humanidade não estava preparada para o discurso de Jesus  caso ele viesse antes do momento que veio. Volto a dizer, é uma questão cultural.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #447 Online: 10 de Julho de 2008, 10:56:53 »
Famado

Será que o problema é o VT?

Vejamos:

As três grandes religiões do mundo utilizam o VT como palavra de deus, ou seja, para os Judeus, Muçulmanos e Cristãos, o Velho Testamento narra a história da criação do mundo, e todas as suas profecias.

Será que na visão crente, o VT é tão irrelevante assim?

Além do mais, ele explica fatos do NT, entre elas a vinda dos profetas.

Explica melhor isso ai!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #448 Online: 10 de Julho de 2008, 11:00:07 »

Relativo ao VT:
1 - basicamente, o VT não pode e não deve servir de base doutrinária para o cristianismo;

Então por que há no NT a preocupação de confirmar profecias do VT?  E por que ainda se inclui o VT na Bíblia?

Já vi um diácono presbiteriano ressaltar que Jesus confirmou cada um dos três livros de Isaías, por exemplo.

3 - Há princípios morais, éticos e de sabedoria nos livros poéticos (Provérbios, Eclesiastes) do VT que podem ser utilizados;

Serão princípios tão bons que depois de milênios não se conseguiu referência melhor?  Pessoalmente não me parece que seja o caso.

4 - A maioria das profecias do VT se cumpriram no NT. Ele prevê a vinda de Jesus e TODAS as profecias relativas ao messias se cumpriram nEle. As profecias relativas a Israel se cumpriram no surgimento da igreja cristã. Há pouca coisa no VT para hoje em termos de profecia.

Vide acima.

5 - Do ponto de vista literal, Os relatos históricos do VT têm que ser lidos à luz da cultura da época;

E os do NT?

6 - Do ponto de vista simbólico, os relatos históricos do VT são uma alegoria da luta da igreja contra o reino de satanás. São alegorias de batalhas que se travam no campo espiritual.

E o NT, também é simbólico?

Relativo ao NT:
1 - O NT é que vale como fonte doutrinária para o cristianismo (mas tb deve haver um cuidado com questões transculturais);
2 - Jesus causou um profundo impacto na sociedade judaica, na medida em que propôs o amor em substituição ao cumprimento extrito da lei mosaica. A lei por si é algo extremamente duro e foi necessária ao homem do VT, por questões antropológicas, sociológicas, culturais, geográficas, etc. Como o cristianismo crê que Jesus seja o próprio Deus, pode surgir a pergunta: como assim, Deus primeiro manda destruir sem piedade no NT e depois manda oferecer a outra face no VT? Não é uma contradição? Não! A humanidade não estava preparada para o discurso de Jesus  caso ele viesse antes do momento que veio. Volto a dizer, é uma questão cultural.

E a cultura mudou tanto assim?  Por que?

Acho um tanto improvável essa interpretação.  Mais ainda, a considero auto-contraditória, já que se vale de diferenças entre culturas para justificar uma cobrança uniforme (crer e amar o Deus cristão) para todos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #449 Online: 10 de Julho de 2008, 11:42:11 »

Relativo ao VT:

Nas escolas Bíblicas Dominicais não se estuda o VT apenas como fonte histórica. O VT é estudado como fonte de diversos ensinamentos morais. É ensinado como fonte de diversas verdades morais e éticas. Os protagonistas de várias histórias do VT são vistos como exemplos de fé e de vida a serem seguidos.

Ou seja há  outros  princípios morais, éticos   no VT que devem ser convenientemente e discretamente deixados de lado!   :P

Ou seja as coisas absurdas e más que encontramos no VT não eram a vontade e a palavra de de Deus. Onde tá escrito essas coisas, eram idéias e comportamentos dos homens da época e não a Santa e perfeita vontade e palavra de Deus.

Ou seja nem toda a Bíblia é a palavra de Deus.  :ok:

Relativo ao NT:
2 - Jesus causou um profundo impacto na sociedade judaica, na medida em que propôs o amor em substituição ao cumprimento extrito da lei mosaica. A lei por si é algo extremamente duro e foi necessária ao homem do VT, por questões antropológicas, sociológicas, culturais, geográficas, etc.

Aqui você usa as ciências para justificar os desígnios  divinos?  :)

Qual a questão antropológica, sociológica, cultural, geográfica, que justifica guardar o sábado?  :stunned:

Qual a questão antropológica, sociológica, cultural, geográfica, que justifica  matar uma pessoa porque catou lenha no sábado?  :twisted:  :stunned:

Como o cristianismo crê que Jesus seja o próprio Deus, pode surgir a pergunta: como assim, Deus primeiro manda destruir sem piedade no NT e depois manda oferecer a outra face no VT? Não é uma contradição? Não! A humanidade não estava preparada para o discurso de Jesus  caso ele viesse antes do momento que veio. Volto a dizer, é uma questão cultural.

Explique melhor isso: "A humanidade não estava preparada para o discurso de Jesus  caso ele viesse antes do momento que veio".

Porque ela não estava preparada?   :?:  O que significava ela estar preparada? Defina isso .   :!:

« Última modificação: 10 de Julho de 2008, 11:51:53 por Helder »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!