Autor Tópico: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.  (Lida 45413 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.
« Resposta #125 Online: 03 de Dezembro de 2012, 22:40:30 »
Por exemplo, segundo pesquisas de opnião na França e EUA, hoje em dia, cerca de 25% da população desses países acredita em reencarnaçao, espiritos dos mortos e em comunicação com eles.

Que pesquisa é essa? Cite o link por favor.

LaraAS, peço que você cite as fontes quando você faz afirmativas.

www.publico.es/1861215/?c=http://www.publico.es/espana/186215/la-fe-espanola-hace-aguas

Verdade que esse é da Espanha, mas mostra esse tipo de coisa, e eu vou procurar agora, aqueles específicos que eu citei dos EUA e França.
     (Se for ver o gráfico, repare que é o coloridinho que significa sim, que a pessoa tem essa crença).

Isso não é fonte. É um site de busca. Gostaria de ver essa pesquisa mencionada. Parece que você chutou e agora está correndo atrás dos dados. Estou certo?

Não, não está, esse jornal o jornal "público", é um jornal sério, inclusive de esquerda, e essa reportagem está lá, e com os seus dados e a metodologia da pesquisa.
           E eu realmente não chutei, a minha consciência está tranquila. Mas a gente realmente não decora, onde está tudo o que leu, e tem que buscar de novo.

Até que você mostre o link da sua fonte, vou considerar um chute e ninguém aqui vai levar a sério.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.
« Resposta #126 Online: 03 de Dezembro de 2012, 22:41:46 »

Continuação para Gigaview:

Aliais, eu reparo que você está sempre na defensiva, sermpre julgando de um modo que me parece calunioso e paranoico que quem acredita no espiritismo e na Nova Era, está de má fé. Sempre pensando que nas coisas que as pessoas não concordam com você nesse ponto, as pessoas estão CONSCIENTEMENTE de má fé.
            E você leva tão longe essa postura, que até acaba fazendo atividades ridículas como essa, pois todo mundo pode conferir o link que eu citei.
            Com essa falta de empatia você não vai conseguir lutar eficazmente contra essas crenças que você julga nocivas. As pessoas com essas crenças, tem seus motivos existenciais para tê-las, não é uma questão tão simples assim como você parece pensar.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #127 Online: 03 de Dezembro de 2012, 22:44:40 »
Até que você mostre o link da sua fonte, vou considerar um chute e ninguém aqui vai levar a sério.

Não da não giga...tem que fazer o procedimento que ela falou mesmo.

http://www.publico.es/espana/186215/la-fe-espanola-hace-aguas

Mas como gosto de tudo acertadinho, aqui vai a matéria:

La fe española hace aguas
Buena parte de las personas que se autodefinen como "católicas practicantes" no creen en sus propios dogmas

El Publiscopio sobre las creencias de los españoles nos permite saber en qué creen los que se declaran "católicos practicantes" el 29,2% de la población mayor de 18 años actualmente,"católicos no practicantes"51,3%, "no creyentes" 8,9% y "ateos" 7,6%.

De las creencias de quienes se declaran creyentes de otras religiones el 2,1% de la población española actual, no podemos decir nada porque su muestra en esta encuesta es demasiado reducida.

Las herejías de los católicos practicantes
En el exiguo 29,2% que se declara "católico practicante", hay una buena porción de herejes, que no se creen lo que les propone como materia de fe su Iglesia. La falta de fe y las creencias heréticas proliferan.

Un 15% no cree que Jesús fuera hijo de Dios o duda de ello, un 16% no cree o duda de su resurrección, y un 17%, de la virginidad de su madre.

El laicismo científico ha socavado su fe y ya sólo un 68% de los católicos practicantes cree que un dios creó el mundo de la nada (en Adán y Eva, ya sólo cree un 58%, y también descreen bastante de otros prodigios de la tradición católica, como los milagros 67% y la existencia de los ángeles 65%). En cuanto a los novísimos, no hemos preguntado por el Juicio, pero en el Infierno sólo cree hoy un 49% de los católicos practicantes (aunque en el Cielo, cree el 71%).

Un 68% de los católicos practicantes cree que un dios creó el mundo de la nada
Si definimos la ortodoxia católica con criterios laxos y no incluimos en ella más que los dogmas fundamentales dejando a un lado si creen o no en los milagros o en la existencia de los ángeles, aun así, sólo podríamos considerar ortodoxos a un 36% de los católicos practicantes (que en porcentaje de la población española adulta apenas llegan a un 10%). Los demás son escépticos que no creen en (o dudan de) el Dios creador, la divinidad de Jesús, su resurrección de entre los muertos, la virginidad de María o la vida del alma después de la muerte

Y si, fieles al Catecismo, incluimos en el corpus de fe toda la parafernalia de milagros y espíritus buenos y malos que ha acompañado tradicionalmente a la creencia religiosa, sólo un 22% de los católicos practicantes españoles pasarían la prueba. Lo que reduce la proporción de creyentes fieles a la tradición a tan sólo un 6% de la población española.

Y hay que observar, por otra parte, que la credulidad de los católicos no se agota en su particular selección de creencias religiosas, sino que se extiende a otras creencias supersticiosas ajenas a su religión. Entre los practicantes, un 25% cree en la astrología; un 24%, en el mal de ojo, y un 22%, en la existencia de brujas y otras personas con poderes maléficos. En conjunto, el 52% de los católicos practicantes tiene, además de sus creencias religiosas, alguna otra creencia supersticiosa.

Creen poco los católicos no practicantes
Aproximadamente, la mitad de los españoles mayores de 18 años se declaran "católicos no practicantes", según los datos de los Publiscopios. Cuando la Iglesia y sus propagandistas dicen que España es mayoritariamente católica, están contabilizando en su haber a estas personas.

Pero, ¿puede calificarse como "católicos" a estos "no practicantes"?. Por lo que nos informa esta encuesta sobre sus creencias, no, en absoluto, por más que administrativamente continúen inscritos como católicos; muchos de ellos son personas agnósticas o ateas, como vemos en la encuesta.

Algunos de quienes prefieren declararse "católicos no practicantes" son tan poco católicos que no creen que Jesús fuera hijo de Dios (27%) o dudan de ello (26%), y sólo un 38% cree que resucitó después de morir, y un 35%, que nació de una virgen Incluso hay entre estos "católicos" un 25% que afirma no creer en Dios (y otro 20% duda de su existencia), y aún entre los que creen en la existencia de un espíritu superior, sólo un 26% cree que fue él quien creó el mundo de la nada. Pecados de aúpa contra la fe; pero esa consideración moral no debe preocuparles mucho, porque sólo un 34% cree que hay vida después de la muerte, y menos aún, el 24%, piensa que exista el infierno (unos pocos más, el 26%, creen en el demonio).

En suma, de los católicos no practicantes, no son ortodoxos en sus creencias más que un exiguo 5% (un 7%, si consideramos la ortodoxia con mayor laxitud y excluimos del núcleo dogmático cuestiones discutidas por algunos teólogos modernos, como la existencia del infierno). A los demás, por un mínimo de coherencia, tendrían que borrarlos.

Los españoles que se declaran "ateos" o "no creyentes" son, en conjunto, un 16,5%. Pero algunos de ellos, aunque no sean creyentes, son crédulos. Proliferan las creencias en espíritus y en magias que comparten también, en mayores proporciones, los católicos.

Crédulos no creyentes
Un 14% del subconjunto irreligioso cree, pese a su impiedad, en la vida del alma después de la muerte (y otros tantos tienen dudas sobre ello). Otro 14% cree en los milagros. Y un 18%, en la astrología.

En conjunto, el 40% de los no creyentes y el 33% de los ateos españoles tienen alguna creencia supersticiosa (y no hablo de supersticiones anecdóticas como las de objetos, gestos o situaciones que dan mala suerte, sino de otras más trascendentes, como las que hemos incluido en el cuestionario: el mal de ojo, los fantasmas, la comunicación con los muertos, etc.). Y, pese a no creer en dioses ni religiones, el 19% de los no creyentes y ateos creen en espíritus o poderes sobrenaturales (ángeles, demonios, fantasmas o brujas). La ficción fantástica y el esoterismo están sustituyendo a la catequesis.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #128 Online: 03 de Dezembro de 2012, 22:46:37 »

Aliais, eu reparo que você está sempre na defensiva, sermpre julgando de um modo que me parece calunioso e paranoico que quem acredita no espiritismo e na Nova Era, está de má fé. Sempre pensando que nas coisas que as pessoas não concordam com você nesse ponto, as pessoas estão CONSCIENTEMENTE de má fé.
            E você leva tão longe essa postura, que até acaba fazendo atividades ridículas como essa, pois todo mundo pode conferir o link que eu citei.
            Com essa falta de empatia você não vai conseguir lutar eficazmente contra essas crenças que você julga nocivas. As pessoas com essas crenças, tem seus motivos existenciais para tê-las, não é uma questão tão simples assim como você parece pensar.

Calma LaraAS...não precisamos chegar a este ponto.

Já resolvi o problema.
De fato, foi falta de paciência do Giga. Mas não justifica a falta de respeito com o mesmo.

Já publiquei a matéria. Poderemos superar esta parte.  :)

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 03 de Dezembro de 2012, 22:51:51 »
A LaraAS chutou e correu atrás para não ficar feio, mas ficou feio porque a pesquisa (maior parte do texto) é sobre católicos. Quero saber de onde ela tirou os 25% da população que ela citou anteriormente.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:05:17 »

Não estou nem aí para o que você acha de mim, alías não estou em discussão. Estamos discutindo idéias e as suas, até agora não me convenceram de nada pois não são claras, são fracamente fundamentadas e invariavelmente baseadas em opiniões pessoais e chutes.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #131 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:07:29 »
              Para Gigawiew:

Você insiste em não considerar que todo mundo, ou quase todo mundo, lê as coisas, e não decora de onde leu, e depois vai procurar de novo, onde está para poder mostrar.
          Tem certeza de que você nunca faz isso?
          Eu já disse, a minha consciência está tranquila, você na prática e sem perceber está fazendo uma calúnia.

Se fosse como você diz, eu não iria encontrar nada nem sequer parecido com o que eu falei. Seriam talvez, uns 3% a ter essas crenças....

Agora quanto aos EUA, há a matéria - Os Vivos e as outras vidas- Reportagem da VEJA de maio de 2005. É só colocar esse título sem aspas e sem hífen mais a palavra revista VEJA no buscador normal do google que ela aparece (eu tenho alguma dificuldade para colocar as exatas letras de cima, mas isso não significa má fé, nem que não exista a matéria).
         Sobre os EUA, ver o quadro final, da reportagem.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #132 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:08:26 »
              Para Gigawiew:

Você insiste em não considerar que todo mundo, ou quase todo mundo, lê as coisas, e não decora de onde leu, e depois vai procurar de novo, onde está para poder mostrar.
          Tem certeza de que você nunca faz isso?
          Eu já disse, a minha consciência está tranquila, você na prática e sem perceber está fazendo uma calúnia.

Se fosse como você diz, eu não iria encontrar nada nem sequer parecido com o que eu falei. Seriam talvez, uns 3% a ter essas crenças....

Agora quanto aos EUA, há a matéria - Os Vivos e as outras vidas- Reportagem da VEJA de maio de 2005. É só colocar esse título sem aspas e sem hífen mais a palavra revista VEJA no buscador normal do google que ela aparece (eu tenho alguma dificuldade para colocar as exatas letras de cima, mas isso não significa má fé, nem que não exista a matéria).
         Sobre os EUA, ver o quadro final, da reportagem.

Verdade, que alguns tem algum preconceito contra a revista VEJA, mas eu acho que esse preconceito não tem muito a ver.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #133 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:14:57 »
          Ah.....e nessa reportagem citada do jornal "público", há um quadradinho no meio, que dá mais detalhes e fala também especificamente na crença na reencarnação e nas outras crenças da Nova Era, mais do que a matéria da revista copiada pelo Johhny, é só ver, e nele se mostra que na Espanha, 14% acreditam em reencarnação, e 16% em espíritos dos mortos visitando a terra.

Há a tabela mostrando todos os dados da pesquisa, para aumentar e conseguir ver mesmo, é só clicar na parte com o desenhinho da lentesinha de aumento.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 00:10:08 por LaraAS »

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #134 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:18:43 »
Para o bem do tópico, eis o link:

http://veja.abril.com.br/110505/p_112.html

LarAS, para indicar o link, você copia o endereço da pagina no post, seleciona ele, e depois clica no "globinho azul", em cima dos emoticons.  :)

- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:21:29 »
Até agora não ví a pesquisa. Nem a Veja cita a fonte, logo não é confiável.

Em relação à Espanha, os dados citados são sobre católicos e não bate com o que você informou.

Achei os os seus números interessantes mas infelizmente não posso citá-los nem basear argumentos.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #136 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:54:09 »
Sim, mas isso demonstra que mais livros sobre esses temas são escritos e publicados atualmente. Não que eles sejam necessariamente os mais vendidos.

Bom, não me parece que as livrarias queiram perder dinheiro. Se estão lá é que seus exemplares são vendidos.

Não tenho dúvidas que assuntos relacionados a Nova Era vendam livros. Ainda assim o volume de publicações e títulos nada significa sobre o volume de vendas.

E depois isso mostra que essas crenças incentivam mais criação[...].

Igualmente, não tenho dúvidas.

-----

LaraAS, honestamente, não estou interessada nos dados precisos de quantidades de pessoas que acreditam em espíritos, segundo pesquisas. Tenho uma opinião formada sobre a quantidade de pessoas que acreditam em algo em relação a veracidade ou validade desse algo. Então, para mim, não vem ao caso.

O que eu gostaria de saber é que assuntos são classificados como Nova Era e, se possível, em quais deles você acredita.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:02:01 »
Reincarnation in the West

[...] Recent studies have indicated that some Westerners accept the idea of reincarnation[6] including certain contemporary Christians,[72] modern Neopagans, followers of Spiritism, Theosophists and students of esoteric philosophies such as Kabbalah, and Gnostic and Esoteric Christianity as well as of Indian religions. Demographic survey data from 1999-2002 shows a significant minority of people from Europe and America, where there is reasonable freedom of thought and access to ideas but no outstanding recent reincarnationist tradition, believe we had a life before we were born, will survive death and be born again physically. The mean for the Nordic countries is 22%.[73] The belief in reincarnation is particularly high in the Baltic countries, with Lithuania having the highest figure for the whole of Europe, 44%. The lowest figure is in East Germany, 12%. In Russia, about one-third believes in reincarnation. The effect of communist anti-religious ideas on the beliefs of the populations of Eastern Europe seems to have been rather slight, if any, except apparently in East Germany.[73] Overall, 22% of respondents in Western Europe believe in reincarnation.[73] According to a 2005 Gallup poll 20 percent of U.S. adults believe in reincarnation. Recent surveys by the Barna Group, a Christian research nonprofit organization, have found that a quarter of U.S. Christians, including 10 percent of all born-again Christians, embrace the idea.[74]

[...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Reincarnation#Reincarnation_in_the_West

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:16:09 »
Reincarnation in the West

[...] Recent studies have indicated that some Westerners accept the idea of reincarnation[6] including certain contemporary Christians,[72] modern Neopagans, followers of Spiritism, Theosophists and students of esoteric philosophies such as Kabbalah, and Gnostic and Esoteric Christianity as well as of Indian religions. Demographic survey data from 1999-2002 shows a significant minority of people from Europe and America, where there is reasonable freedom of thought and access to ideas but no outstanding recent reincarnationist tradition, believe we had a life before we were born, will survive death and be born again physically. The mean for the Nordic countries is 22%.[73] The belief in reincarnation is particularly high in the Baltic countries, with Lithuania having the highest figure for the whole of Europe, 44%. The lowest figure is in East Germany, 12%. In Russia, about one-third believes in reincarnation. The effect of communist anti-religious ideas on the beliefs of the populations of Eastern Europe seems to have been rather slight, if any, except apparently in East Germany.[73] Overall, 22% of respondents in Western Europe believe in reincarnation.[73] According to a 2005 Gallup poll 20 percent of U.S. adults believe in reincarnation. Recent surveys by the Barna Group, a Christian research nonprofit organization, have found that a quarter of U.S. Christians, including 10 percent of all born-again Christians, embrace the idea.[74]

[...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Reincarnation#Reincarnation_in_the_West

Thanks, Buck.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #139 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:25:32 »
Sim, mas isso demonstra que mais livros sobre esses temas são escritos e publicados atualmente. Não que eles sejam necessariamente os mais vendidos.

Bom, não me parece que as livrarias queiram perder dinheiro. Se estão lá é que seus exemplares são vendidos.

Não tenho dúvidas que assuntos relacionados a Nova Era vendam livros. Ainda assim o volume de publicações e títulos nada significa sobre o volume de vendas.

E depois isso mostra que essas crenças incentivam mais criação[...].

Igualmente, não tenho dúvidas.

-----

LaraAS, honestamente, não estou interessada nos dados precisos de quantidades de pessoas que acreditam em espíritos, segundo pesquisas. Tenho uma opinião formada sobre a quantidade de pessoas que acreditam em algo em relação a veracidade ou validade desse algo. Então, para mim, não vem ao caso.

O que eu gostaria de saber é que assuntos são classificados como Nova Era e, se possível, em quais deles você acredita.

Bom, vendo o quadradinho da pesquisa do jornal "público" (o Johnny conseguiu conseguiu colocar o link, e agora eu já corrigi o que eu tinha colocado, e também já está dado para abrir o que eu coloquei agora que eu o corrigi), as crenças da Nova Era, são as que estão colocadas com o nomo "esoterismo" naquela quadradinho.
       O que eu acredito entre as crenças (mas na verdade no  meu, caso o que eu tenho muita esperança de que existam tenho 50% de esperanças de que existam) , é na reencarnação, vida após a morte, espíritos dos mortos. comunicação com os espíritos dos mortos,fantasmas, vida em outros planetas (mas nesse caso só fora do sistema solar, e bem longe do sistema solar, também não é nos sistemas próximos), mas não na versão espírita de carma, até talvez se pudesse ter alguma outra versão, estilo o que a gente não faz para melhorar o mundo ou para evitar piores em algumas coisas, em casos em isso só dê em consequências ruins a longo prazo, só daqui a 200 anos por exemplo, nós mesmos vamos sofrer as consequências, esse tipo de coisa mas não sem dúvida, a versão de olho por olho, dente por dente espírita, cuja justa crítica foi o que começou esse tópico.
       No caso dos OVNS, eu acho que há 25% de chance que eles existam (a questão proporção de possibilidade é subjetiva e alegórica já vou avisando)
       Agora, eu não acredito, não julgo que exista nem 1% de chance de nenhuma das outras coisas, citadas naquele quadradinho de "esoterismo" nessa reportagem citada do jornal "público".
       A questão da proporção de pessoas que acreditam, para começar, eu comecei a falar nisso nesse tópico, em resposta ao post de "espíritos nunca mais" falando que os evangélicos cada vez se expandem mais enquanto as crenças estilo espíritas cada vez encolhem mais (e grande parte da Nova Era  tem também ligações com a grande eclosão de interesse por fenômenos do paranormal da segunda metade do século XIX que também foi uma das principais origens do espiritismo kardecista). Então eu estava respondendo a ele, ao falar da questão das proporções.
       Mas a questão das proporções também é importante, como um dado sociológico, um dado para ser estudado, para mostrar a importância do fenômeno social dessas crenças.

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 01:50:13 por LaraAS »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:32:07 »
Eu chuto (chute total) que mais gente, inclusive cristãos, acreditam em reencarnação do que "monismo" de corpo e alma (que seria o mais correto segundo algumas vertentes que dizem não haver nenhum embasamento para o dualismo), mas sei lá, posso estar subestimando muito isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:12:05 »
[...]
Eu seria mais imparcial se evitasse traçar o perfil dos outros, mas para mim isso é impossível.

Medo!!!  :medo:   Medo!!!
Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #142 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:21:09 »
LaraAS, obrigada pela resposta.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #143 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:22:43 »
[...]
Eu seria mais imparcial se evitasse traçar o perfil dos outros, mas para mim isso é impossível.

:biglol:

É... eu sei. Fazer o quê?  ::)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:23:47 »
[...]

:biglol:

É... eu sei. Fazer o quê?  ::)

Apenas continue fazendo, minha jovem.  :)  :lol:
Foto USGS

Offline Espíritos Nunca Mais

• Nível 12
  • *
« Resposta #145 Online: 04 de Dezembro de 2012, 02:52:56 »
Quanto interesse querer saber no que os outros acreditam. É dogma obrigar os outros a dizerem no que acreditam? Eu me reservo a não dizer no que acredito! Ainda que a ciência esta tão invasiva que máquina de ler pensamento é algo inaceitável! Privacidade zero!

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 04 de Dezembro de 2012, 03:25:09 »
Quanto interesse querer saber no que os outros acreditam. É dogma obrigar os outros a dizerem no que acreditam? Eu me reservo a não dizer no que acredito! Ainda que a ciência esta tão invasiva que máquina de ler pensamento é algo inaceitável! Privacidade zero!

Ué, quem está obrigando? Ter curiosidade num fórum que trata do assunto? Qual o problema?
Vixe... Espíritos Nunca Mais, se você quer tanto esconder o que acredita, por que escolheu esse nick? Acho que você está ansioso pra dizer no quê acredita. Vamos, não se acanhe... em quê você acredita?? Estou curioso. Quebra essa... :hihi:

• Nível 12
  • *
« Resposta #147 Online: 04 de Dezembro de 2012, 03:38:07 »
Observem:

A formação das antigas culturas orientais é visivelmente cingida por uma série intensa de contatos e influências que integram os vários povos encontrados neste recorte espaço-temporal. Infelizmente, essa ideia de diálogo entre as antigas civilizações não é tão óbvia para os alunos que, em tão pouco tempo, são obrigados a assimilar um considerável volume de conteúdos envolvendo os vários povos que apareceram na região do Crescente Fértil.

Um recurso bastante útil para que o contato entre as culturas antigas possa ser melhor assinalado pela classe, consiste em comparar pontos comuns dessas civilizações. Para que isso seja possível, o professor de História é obrigado a se lançar a, nem sempre simples, tarefa de buscar, recolher e selecionar documentos históricos antigos que possam viabilizar a discussão destas questões. Dessa forma, buscamos sugerir o trabalho com a tradição jurídica dos povos Orientais.

A adoção deste tipo de exercício não só destaca uma importante capacidade interpretativa inerente ao estudo da História, bem como mostra aos alunos (principalmente no Ensino Médio) uma espécie de reflexão bastante recorrente aos estudantes de Direito. Dando continuidade à nossa proposta, indicamos ao professor a rápida exposição de alguns artigos do Código de Hamurábi, escritos no Primeiro Império Babilônico, e da Lei Mosaica, elaborada pelos hebreus nos tempos de Moisés.

Texto I: Artigos do Código de Hamurábi

— Se um homem furar o olho de um homem livre, furar-se-lhe-á um olho.

— Se ele fura o olho de um escravo alheio ou quebra um membro ao escravo alheio, deverá pagar a metade do seu preço.

— Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.

— Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto.
(AQUINO; FRANCO; LOPES, 1980, p. 114).

Texto II: Extratos da Lei Mosaica

— Se um homem der um soco no olho do seu escravo ou da sua serva, e, em consequência, eles perderem esse órgão, serão alforriados como compensação.

— Não se punirá o homicida antes de ouvidas as testemunhas. Ninguém será condenado pelo testemunho de um só.

— Aquele que ferir seu pai ou sua mãe será punido de morte.

— Aquele que ferir um dos seus concidadãos será tratado como o tratou: receberá fratura por fratura e perderá olho por olho, dente por dente. (ARRUDA, 1981, p. 98).

Ao oferecer a leitura desses códigos jurídicos aos alunos, pode-se levantar uma série de conceitos de justiça partilhados pelas civilizações hebraica e babilônica. Vivendo em regiões próximas do Crescente Fértil, essas duas populações vão ter uma semelhança em seus princípios jurídicos que faz clara referência ao ancestral Princípio de Talião. Além disso, é possível destacar um expressivo grau de organização política no simples fato de hebreus e babilônios terem a preocupação em registrar graficamente suas leis.

Outros pontos, como a utilização de castigos físicos e a interferência de cunho social na programação das penas, ainda podem ser discutidos em sala. Levantando aqui uma breve leitura dessa documentação, podemos deixar claro aos alunos quando diversos especialistas definem o Crescente Fértil como sendo um verdadeiro “caldeirão de povos”.

Por Rainer Sousa / Graduado em História / Equipe Brasil Escola

Eu: Quem já lei o evangelho segundo o espiritismo sabe que existe uma menção do termo no livro:

"Olho por olho, dente por dente"

Uma parte do parágrafo diz: "Os processos do mundo sobre o que se convencionou chamar "ponto de honra" produzem essas suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei mosaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: Retribui o mal com o bem."

O restante do parágrafo esta cheio de proselitismo, porém, me parece fácil um estudioso pegar leis do passado e reescreve-las diante de um contexto social onde trate o ser humano de uma forma mais civilizada. Em Paris não se era como na Mesopotâmia onde se matava cachorro a grito. Por isso acho a adequação linguística e social mais fácil para o evento e promoção da doutrina. Entre 1800 e 1900 era fácil criar doutrinas onde já se tinha uma base linguística e fatos vividos no passado onde determinadas leis de conduta com estatísticas resultantes, já se tinha (boas ou ruins / benéficas ou malignas).

Faço um adendo que as irmãs Fox, fizeram o prestígio de escrever sobre o início do espiritismo: "Death Blow to Spiritualism - Being the True Story of the Fox Sisters", traduzido, "O Golpe de Misericórdia ao Espiritismo - Sendo a verdadeira história das irmãs Fox", 15 de outubro de 1888. Onde com legível assinatura de Margaret e Catherine, observa-se:

"Nós aprovamos projeto de Mr. Reuben B. Davenport para escrever um relato verdadeiro sobre a origem do Espiritismo e de nossa conexão com ela, e autorizá-lo a fazer bom uso de todos os dados e materiais que fornecer-lhe."

Nova York, 15 de outubro de 1888.

Se alguém leu esse livro vai entender que tudo foi um truque, as batidas na casa e promoção de uma terceira irmã, onde esta fez o papel da agenciadora. Lei de Hamurabi, Mosaica, Cristianismo, Espiritismo, Constituição Federal, Código Civil, Código Penal, Código Florestal, etc. Mas o homem não esta se educando porque? Onde esta a falha na educação?

• Nível 12
  • *
« Resposta #148 Online: 04 de Dezembro de 2012, 03:44:23 »
Ué, quem está obrigando? Ter curiosidade num fórum que trata do assunto? Qual o problema?
Vixe... Espíritos Nunca Mais, se você quer tanto esconder o que acredita, por que escolheu esse nick? Acho que você está ansioso pra dizer no quê acredita. Vamos, não se acanhe... em quê você acredita?? Estou curioso. Quebra essa... :hihi:
O sentido da leitura do nick, já diz a respeito do significado do mesmo.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #149 Online: 04 de Dezembro de 2012, 03:47:06 »

Espíritos Nunca Mais, fiz um pedido e a forista LaraAS podia atender ou não a minha solicitação. Quando ela respondeu, não emiti nenhuma opinião sobre o que ela disse, apenas agradeci a resposta.

Tenho mesmo muito interesse em saber o que pensam, o que sabem e no que acreditam os outros foristas. Essa é uma das principais motivações para frequentar um fórum como esse. Caso contrário, me contentaria em buscar notícias e artigos totalmente imparciais (e impessoais). Gosto de sentir que existe uma pessoa do outro lado.

Se um dia eu lhe fizer uma pergunta, pessoal ou não, você poderá não responder. Simples, não?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!