Autor Tópico: Famado, atendendo ao seu pedido, o novo tópico sobre teorias criacionistas  (Lida 53013 vezes)

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
  • Eu Sou Gilghamesh! Versão: 4.9
    • Religião é Veneno!
Re: Famado, atendendo ao seu pedido, o novo tópico sobre teorias criacionistas
« Resposta #125 Online: 22 de Julho de 2008, 15:43:28 »

Primeiro, a evolução não é fato coisissima nenhuma. Não é uma unanimidade. Somente em meios como estes deste fórum ela é uma verdade absoluta;

Abra os olhos famado, você está encabrestado pela sua visão religiosa.
Você ainda não aprendeu que não existem verdades absolutas?

Verdades absolutas só existem no jargão teológico: deus fez assim e pronto.

Um tipo de verdade que depende de fé para se confirmar, e isso, você deve concordar que não é nem nunca foi um jargão da ciência...

Já o fato da evolução não ser uma unanimidade, quem são os detratores dela? Aqueles que não acreditam que exista evolução, apesar das milhares de evidências que surgem a cada nova pesquisa?

Os criacionistas, somente eles...

Criacionistas que não apresentam uma única evidência sobre as "teorias" contidas na biblia e acham que tentando desmentir a evolução, automaticamente podem assim, validar suas teorias baseadas em um libreto sagrado...

Segundo, conforme já disse, o texto bíblico de Gen 1 se adapta a qualquer teoria científica. É só uma questão de entender metaforicamente;

Não, não se adapta, você não conseguiu adaptar isto aqui:

O grande problema desta teoria é que ela, de forma taxativa, impõe que deus teria criado um universo imutável, ou seja, que deus teria criado o universo como um todo, pronto e sem perspectiva de modificação, uma máquina, como um relógio.

Esse é o tipo clássico de visão, que hoje denominamos: visão cartesiana, imaginada por Descartes.

Ele achava que o universo funcionaria como uma máquina, e, dessa forma, poderíamos desmontar essa máquina e analisar peça por peça para conhecermos seu funcionamento.

Todavia, percebemos que o universo, apesar de seguir leis rígidas de funcionamento, não é imutável como uma máquina.

O universo se recria a todo instante, estrelas morrem e novas estrelas surgem, o universo se expande, surgem novas galáxias e percebemos um infindável numero de eventos que comprovam que o universo não é algo pronto e acabado, formatado e imutável, como sugere a teoria criacionista, que afirma que o universo surgiu pronto e acabado em apenas 06 dias.

Também, não conseguiu adaptar isto aqui:

A outra grande falha dessa teoria criacionista, versa sobre a idade do universo.

Os criacionistas alegam que o universo tem no máximo, 6.500 anos de idade.

Mas, novamente, ao observarmos o universo, percebemos o erro dessa teoria.

Se o universo tivesse realmente sido criado em 6 dias e este tivesse somente entre 6500 e 10.000 anos de existência, ao olharmos para o céu noturno, não veríamos mais do que talvez, umas 1500 estrelas brilhando na noite.

Por que esse número tão limitado?

Se o universo existe há no máximo 10.000 anos, este seria o número médio de estrelas que estariam visíveis, pois elas estão no limite máximo de 10.000 anos luz de distância de nosso planeta, e por isso, somente esse pequeno número de estrelas seria observável.

Se o universo existisse há apenas 10.000 anos, todos os bilhões de estrelas, galáxias, quasares e nebulosas que podemos observar a olho nu ou através de telescópios, não poderiam ser visíveis, pois a luz por elas emitida, ainda não teria chegado até nós, e para que pudessem ser observáveis aqui da Terra, se passariam bilhões de anos para que a luz por elas emitida, fosse perceptível por nós.

A idade média de nosso universo atualmente está estimada em 15 bilhões de anos, pois essa é a distância máxima da luz de estrelas e galáxias que podemos observar hoje.

O universo pode ser muito mais antigo e só não podemos perceber isso, porque podem existir galáxias e estrelas que estão tão distantes, mas tão distantes, que podem se passar milhares de anos até que a luz por elas emitida possa ser observável por nós, aqui deste grão de poeira estelar.

Estima-se que nosso sistema estelar (o sol e seus planetas), possui perto de 05 bilhões de anos, ou seja, o nosso sistema é muito mais jovem do que o universo em si, ele surgiu muito tempo depois do universo ter começado sua existência.

Onde, na bíblia, se explica esse problema da luz que vemos, distante de nós, bilhões de anos luz, se a terra, segundo o que voce mesmo informou, só existe há no máximo, 12.500 anos?

Terceiro, eu fiquei calado porque não falo o dialeto de evolução e não dá para debater, mas se ela supõe que não houve um criador, sou contra e sempre serei, pois tenho experiências pessoais que me são suficientes para entender que houve um criador.

Ah, sim "experiências pessoais".

Então famado, você entende que esse tipo de alegação serve para qualquer religião.

Se um maometano teve uma "experiência pessoal", pimpa, Aláh existe.

Se um indú tem uma "experiência pessoal", pimba, Vishnu existe.

Se um espírita tem uma "experiência pessoal", pimba, espiritos existem.

Se um taoísta tem uma "experiência pessoal", pimba, espíritos ancestrais existem.

Isso pode se aplicar a qualquer religião, e não podem comprovar absolutamente nada.

Ou então, devemos tomar essas experiências pessoais como algo válido e concordar sem provas, sem nenhuma evidência, que todas as religiões são verdadeiras e existem milhares de deuses interferindo em nossa vida...

Quarto, quanto à entropia, apenas concordo que ela não se aplica a um sistema aberto como a terra (que recebe calor do sol), mas não é só isso. Tenho no meu livro de termodinâmica (aquele do Van Wyllen) sérios questionamentos quanto ao que seria responsável pela baixa entropia do universo. O capítulo 7 fala que as coisas tem uma direção certa para acontecer e estas teorias de surgimento do universo e da vida são anti-entrópicas sim senhor!

Apresente os argumentos que validem sua afirmação, só dizer que validam, não significa absolutamente nada.

Mas, você não pode "né"? É apenas uma afirmação jogada ao vento para enganar os menos avisados que acreditam em qualquer coisa.
.
.
.
.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 4.9 - Agora, é oficial!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #126 Online: 22 de Julho de 2008, 15:46:39 »

Você não entendeu, famado. Evolução NÃO é a mesma coisa que Seleção Natural. Evolução é só a mudança nas espécies. Isso é
fato sim, e existe unanimidade sim (se desconsiderarmos um punhado de fanáticos religiosos ignorantes - e não estou me referindo a você).
Não existe unanimidade em relação ao mecanismo de seleção natural entre a população em geral. Mas entre os biólogos (e qualquer pessoa
que tenha estudado um pouco esse assunto) existe unanimidade SIM.

Pô então me ajude: O que é a teoria da evolução afinal? (Não no sentido popular, mas no acadêmico, por favor).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #127 Online: 22 de Julho de 2008, 15:53:50 »
Gilgamesh, seus posts são enormes. Mas vamos lá. Quanto ao texto de gênesis, o que impede que Deus tenha criado as coisas maduras? Nada. Como tenho dito e volto a repetir, aquele texto se adapta a qualquer realidade. Já com relação aos 12.500, eu respondi lá atrás. Dá uma revisada.

Com relação à entropia, veja o que escrevi ao Dr. Manhatan.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #128 Online: 22 de Julho de 2008, 16:07:35 »
Ok, vamos lá. Vamos discutir entropia. Vc há de concordar comigo que a entropia sempre cresce (a segunda lei da termodinâmica é quem diz), a não ser que alguém ofereça trabalho.

Isso não é estritamente verdade.

Esta segunda lei tb diz que as coisas tem uma direção certa para acontecer. Por exemplo, uma chícara de café tenderá a se esfriar se for colocada em cima da mesa. vc há de concordar que ela jamais ficará mais quente  sozinha. Então, se a entropia sempre cresce, ou em outras palavras, as coisas têm uma direção certa pra acontecer, porque o Universo chegou a um estado de entropia tão baixa?

Chegou? Você talvez quer dizer começou. A única coisa que podemos dizer é que o Universo começou num estado de baixa entropia.
Só isso. E você também está enganado em um aspecto mais sutil: num dado sistema macroscópico, podem existir regiões de maior ou menor entropia. A entropia dá uma medida do número de microestados acessíveis para um sistema:

S+%3D+k+ln%7B%5COmega%7D%2C

onde Omega é o número de estados acessíveis e k é a constante de Boltzmann. A entropia inicial do Universo
era baixa apenas porque o número de microestados era menor. Mas isso não impede que, durante a evolução do Universo existam
pequenas regiões onde a entropia diminua temporariamente, contanto que a entropia total do sistema continue crescendo.
Ou seja, existe uma probabilidade (extremamente pequena) de que a xícara realmente fique mais quente!

Ah, entendi aonde você quer chegar: você quer dizer que o homem mágico das lacunas fez o Universo partir de um estado de baixa
entropia! :lol:

Você também parece desconhecer que existem vários sistemas nos quais a ordem surge espontaneamente (ao custo de um aumento
maior de desordem em outras partes do sistema). Isso acontece no caso do empacotamento de esferas sólidas em uma suspensão e
na formação de membranas (que por sua vez são importantes nas teorias de abiogênese!) e pode ser facilmente simulado num computador.
Faça uma busca no google por "entropic force", e "entropic solids", é interessante.

Ah tá, o professor que me ensinou, que foi orientado do Sontag (o outro autor do livro) é fraco! Um cara do forum clubecético que tá perdendo tempo postando aqui sabe mais que ele!

Você quer dizer Sonntag, Borgnakke e Van Wylen. Não quero dizer que o livro é ruim (é um livro-texto padrão para engenheiros),
apenas que, muito provavelmente você não o entendeu. :)

Então, reitero o que disse antes: você não tem idéia do que está falando.

EDIT: Corrigi minha primeira frase.
« Última modificação: 22 de Julho de 2008, 16:18:00 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 22 de Julho de 2008, 16:09:41 »

Você não entendeu, famado. Evolução NÃO é a mesma coisa que Seleção Natural. Evolução é só a mudança nas espécies. Isso é
fato sim, e existe unanimidade sim (se desconsiderarmos um punhado de fanáticos religiosos ignorantes - e não estou me referindo a você).
Não existe unanimidade em relação ao mecanismo de seleção natural entre a população em geral. Mas entre os biólogos (e qualquer pessoa
que tenha estudado um pouco esse assunto) existe unanimidade SIM.

Pô então me ajude: O que é a teoria da evolução afinal? (Não no sentido popular, mas no acadêmico, por favor).

Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_evolu%C3%A7%C3%A3o
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #130 Online: 22 de Julho de 2008, 17:03:57 »
Gilgamesh, seus posts são enormes. Mas vamos lá

Sim, de fato, são grandes, em compensação, seus posts de defesa, estão cada vez mais pífios, hilários e cada vez mais texticulares.

Onde estão os argumentos que você dizia possuir e serem muito bons?

Saíram para tomar um café e te deixaram na mão?

. Quanto ao texto de gênesis, o que impede que Deus tenha criado as coisas maduras? Nada. Como tenho dito e volto a repetir, aquele texto se adapta a qualquer realidade.

Acontece que as provas contrariando isso são vastas, só você não quer enxergar...

Um universo pronto e imutável como você alega, não teria "espaço" para tudo o que acontece: estrelas morrendo, novos universos surgindo, buracos negros, etc, etc, etc...

Além do mais, você ainda não conseguiu explicar por que vemos a luz de galáxias a bilhões de anos luz de distância, se o nosso sistema solar é tão jovem, lembre-se que a "teoria da terra jovem" é de autoria de vocês criacionistas, então prove o que afirma.

Ah e já que você falou em entropia, tenta aplicar essa teoria em um universo acabado, pronto e imutável, para você ver o que acontece...

Já com relação aos 12.500, eu respondi lá atrás. Dá uma revisada.

Sim, explicou que para o deus, um dia equivale a 1.000 anos, nem um dia há mais nem há menos.

Dizer que um dia do deus, pode ser milhares ou bilhões de anos, não tem respaldo nenhum na bíblia.

É apenas um subterfúgio desonesto e leviano.

Por falar em algo leviano, vc não respondeu isso aqui:

Citação de:  Gilghamesh
Ah, sim "experiências pessoais".

Então famado, você entende que esse tipo de alegação serve para qualquer religião.

Se um maometano teve uma "experiência pessoal", pimpa, Aláh existe.

Se um indú tem uma "experiência pessoal", pimba, Vishnu existe.

Se um espírita tem uma "experiência pessoal", pimba, espiritos existem.

Se um taoísta tem uma "experiência pessoal", pimba, espíritos ancestrais existem.

Isso pode se aplicar a qualquer religião, e não podem comprovar absolutamente nada.

Ou então, devemos tomar essas experiências pessoais como algo válido e concordar sem provas, sem nenhuma evidência, que todas as religiões são verdadeiras e existem milhares de deuses interferindo em nossa vida...

Então, o que te leva a eleger o teu deus, em detrimento de outros, sendo que você considera uma experiência pessoal como prova de alguma coisa?

Com relação à entropia, veja o que escrevi ao Dr. Manhatan.

Ah, o Dr. já lhe respondeu, não é mesmo?
.
.
.
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #131 Online: 22 de Julho de 2008, 17:17:35 »
Sugiro a todos que ponderem vossos linguajares. Não são necessárias as constantes alfinetadas que estou vendo aqui.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #132 Online: 22 de Julho de 2008, 17:24:57 »
Sugiro a todos que ponderem vossos linguajares. Não são necessárias as constantes alfinetadas que estou vendo aqui.

Ok, acho que isso foi endereçado a mim.

Prometo não "alfinetar" tanto o famado...

É que, no Fórum RV, as coisas são mais leves e soltas, se é que me entende...

Mas, isso não é desculpa, uma vez que aceitei as regras deste fórum para participar.

Peço desculpas pelo inconveniente.

.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #133 Online: 22 de Julho de 2008, 17:58:31 »

Chegou? Você talvez quer dizer começou. A única coisa que podemos dizer é que o Universo começou num estado de baixa entropia...

Sim chegou!!!!!!! Então mande uma carta à editora, porque o livro está ensinando aos engenheiros tudo errado. E não se esqueça de avisar às escolas de engenharia tb.
E dizer que há lugares no universo onde a entropia diminui para em outros aumentar é apenas uma hipótese.
E não me fale em termos probabilisticos, não me venha com probabilidades menores que 1/infinito!

Você quer dizer Sonntag, Borgnakke e Van Wylen. Não quero dizer que o livro é ruim (é um livro-texto padrão para engenheiros),
apenas que, muito provavelmente você não o entendeu. :)

Então, reitero o que disse antes: você não tem idéia do que está falando.

EDIT: Corrigi minha primeira frase.

Do jeito que eu te desafiei, penSei que vc fosse me engolir, mas não, veio aí com uns bla bla blas probabilísticos.

E eu entendi muito bem o que me ensinaram. Vc é que fala um dialeto técnico que não prova nada a ninguém. Já te disse antes, não me venha com dialetos pois minha mente é newtoniana. Quero aspectos filosóficos.

E por último, transcreverei o que o livro ensina a praticamente todos os engenheiros brasileiros e quiçá, mundiais:

"Aplica-se a segunda lei ao universo como um todo?... Será que há processos desconhecidos por nós que ocorrem em algum lugar do universo, tais como "criação contínua", aos quais está associado uma diminuição da entropia?...Como é que o universo chegou a um estado de entropia baixa?  E se tudo está associado a um aumento de entropia, qual é então o futudo do mundo como o conhecemos?
Obviamente é impossível dar respostas conclusivas a estas perguntas. No entanto muitos autores enxergam a segunda lei da termodinâmica  como a descrição pelo homem do trabalho anterior e contínuo de um CRIADOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

POIS É, APRENDA UM POUCO MAIS, LEIA UM POUCO MAIS E NÃO ME VENHA "COM VC NÃO ENTENDEU E BLA BLA BLA BLA..."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #134 Online: 22 de Julho de 2008, 18:13:16 »
Sim, de fato, são grandes, em compensação, seus posts de defesa, estão cada vez mais pífios, hilários e cada vez mais texticulares e bla bla bla bla...

Gilgamesh meu véio, vamo lá!
Eu não aleguei que o universo é imutável, mas que Deus o criou maduro,com todas as suas idiossincrasias

Quanto a respaldo bíblico, não tente interpretar a bíblia e discutí-la comigo, pois vc não sabe o que diz, a linha literalista não te levará a lugar nenhum. Se quiser, eu leio ela contigo do primeiro ao último versículo. Vamos ler sem nenhuma idéia preconcebida e compararmos à história. Tenho certeza que vc se tornará um preterista. Essa é a linha interpretativa preferida dos eruditos. Agora..., o que vc entendeu quando leu, com seus métodos, ESTÁ ERRADO!!!!!!!!!!!

Quanto a provar que Deus existe, eu não sei fazê-lo e nunca disse faria isso aqui. Vc deve ter me entendido mal.

Quanto à entropia, qual sua profissão?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 22 de Julho de 2008, 20:49:45 »
Você realmente estudou termodinâmica?  :hein:

E dizer que há lugares no universo onde a entropia diminui para em outros aumentar é apenas uma hipótese.
E não me fale em termos probabilisticos, não me venha com probabilidades menores que 1/infinito!

Ok, você não gosta de probabilidades. Mas saiba que realmente não é preciso invocar essa
diminuição local de entropia para explicar o surgimento da vida. Leia o que escrevi depois. Ou melhor,
vou repetir: é possível (e é observado todos os dias - é por isso que existimos) o surgimento de ordem
local, ao custo de um aumento maior da desordem em outros lugares. Isso é um fato.

Do jeito que eu te desafiei, penSei que vc fosse me engolir, mas não, veio aí com uns bla bla blas probabilísticos.

E eu entendi muito bem o que me ensinaram. Vc é que fala um dialeto técnico que não prova nada a ninguém. Já te disse antes, não me venha com dialetos pois minha mente é newtoniana. Quero aspectos filosóficos.

Tradução: você não entendeu a minha explicação e por isso se nega a aceitá-la. Tá parecendo o Bluepill...

E por último, transcreverei o que o livro ensina a praticamente todos os engenheiros brasileiros e quiçá, mundiais:

(...especulação irrelevante...)"No entanto muitos autores enxergam a segunda lei da termodinâmica  como a descrição pelo homem do trabalho anterior e contínuo de um CRIADOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

POIS É, APRENDA UM POUCO MAIS, LEIA UM POUCO MAIS E NÃO ME VENHA "COM VC NÃO ENTENDEU E BLA BLA BLA BLA..."

Muitos autores?!! :susto:
Famado, na boa; sei que você não vai acreditar em mim, mas saiba que realmente
não conheço absolutamente nenhum autor (pelo menos em cosmologia e física de um modo geral)
que defenda essa hipótese. Pergunte também a outros físicos do fórum, como o Dbohr, Angelo Melo ou Snowraptor. Inclusive porque essa hipótese é um enorme non-sequitur que não explica nada.
Não acredite em tudo que você lê por aí.

E por favor, não grite. É falta de educação e além disso, ninguém aqui é surdo a maioria aqui ouve bem...  :wink:

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #136 Online: 22 de Julho de 2008, 21:16:08 »
Já que fui citado, vou aparecer aqui pela primeira, única e última vez :-)

Eu não posso aceitar os argumentos criacionistas porque:

1 - Todas as outras ciências e campos do conhecimento além da Biologia, da Geologia à Astronomia, da Física Nuclear à Química, da Arqueologia à Paleontologia em nada corroboram as histórias do Gênesis.

2 - Nenhum dos argumentos ditos científicos dos criacionistas se sustenta. TODOS se baseiam em alguma subversão de princípios científicos que de outra forma se verificam todos os dias nos laboratórios de pesquisa.

3 - Argumentos teológicos e filosóficos que não convém citar aqui.

Caveat emptor, entretanto, porque não tenho a MENOR intenção de convencer qualquer crente que seja. Eu tenho razões pessoais, científicas, filosóficas e teológicas para ser Agnóstico e elas me bastam. Há quem prefira continuar acreditando -- nem que seja, por exemplo, no Deus das Lacunas. Nada contra, em absoluto. Apenas não vejo lucro em supor a existência d'Ele quando podemos explicar o mundo à nossa volta de maneira satisfatória sem O invocar. E não adianta espernear contra essas explicações -- elas funcionam bem, quer se goste delas ou não.

Quem prefere continuar acreditando certamente tem suas razões, as quais não condeno. Acreditar num Deus amoroso e misericordioso é reconfortante. Dá um certo sentido à uma existência que de outra forma seria aleatória. Como poderia condenar tal coisa? Desde que o crente não se torne um proselitista, ou um intolerante, ou queira moldar a sociedade conforme suas crenças, por mim está tudo bem. E é por este motivo que eu não perco mais tempo discutindo a (in)existência de Deus.

É isso :-)

EDIT:

Acabei voltando mais uma vez, só para deixar claro um ponto :-)
« Última modificação: 22 de Julho de 2008, 21:50:15 por Dbohr »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #137 Online: 22 de Julho de 2008, 21:21:47 »
Descobri grande coisas aqui.
1 - Os engenheiros brasileiros estão aprendendo termodinâmica em um livro que ensina conceiros errados de entropia;
2 - O livro do Sonntag e do Van Wylen é uma porcaria, pois mente quando diz muitos autores no capitulo 7, muito embora seja adotado há décadas pelas melhores universidades do país;
3 - coisas escritas gritam.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #138 Online: 22 de Julho de 2008, 21:33:55 »
Você realmente estudou termodinâmica?  :hein:

Depois de nosso debate sobre MQ e relatividade, mente de Eistem e mente de Newton, quando vc disse que seu senso comum não é newtoniano, realmente concluo que a termodinâmica que vc estudou deve ser diferente da minha. A minha me auxilia na construção de máquinas e a entender o efeito prático da interação entre trabalho e calor, aumento de irreversibilidades e coisas desse tipo. A sua eu não sei.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #139 Online: 22 de Julho de 2008, 21:47:52 »
(Argh. Eu voltei! Bom, vai ser curto)

(...) realmente concluo que a termodinâmica que vc estudou deve ser diferente da minha. A minha me auxilia na construção de máquinas e a entender o efeito prático da interação entre trabalho e calor, aumento de irreversibilidades e coisas desse tipo. A sua eu não sei.

Famado, a Termodinâmica é uma só. Eu, por exemplo, estudei pelo Zemansky, depois muito mais a fundo pelo Salinas e em notas de aula de Física Estatística. O nosso enfoque pode ter sido diferente, mas o S%3Dk.log%7B%5COmega%7D certamente foi o mesmo. E a termodinâmica que conhecemos e aplicamos - TANTO na prática QUANTO na teoria dá as mesmas respostas. E nenhuma delas favorece a hipótese criacionista.

(Agora eu vou, juro!)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #140 Online: 22 de Julho de 2008, 21:59:20 »
É o que vc diz e sua trupe quis concluir.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #141 Online: 22 de Julho de 2008, 22:04:39 »
Olha só, eu fui respeitoso com a sua crença. Não há motivo para um ataque gratuito.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #142 Online: 22 de Julho de 2008, 22:13:08 »
Citação de: famado

Tudo bem que a última vez que escrevi neste looooongo bate-boca (lá pela página 3) eu fui ignorado. Mas enfim, quase não guardo mágoa  :chorao:

Eu respondi num outro tópico (../forum/topic=2737.25.html#msg341547) o seguinte:

Citação de: jCatino
Complementando o Helder, uma inforrmação importante: a evolução é um fato, e aliás anterior à atual teoria de evolução das espécies pela seleção natural. Desde finais do século XVIII e começo do XIX já se falava em evolução, você deve ter ouvido falar em lamarkismo por exemplo. Lamarck desenvolveu sua teoria nesta época, para você ver ele morreu antes do Charles Darwin fazer sua famosa viagem no Beagle, e depois da viagem haveria um tempo de quase 40 anos até a teoria atualmente aceita ser apresentada.

Isto é, evolução é o fato das espécies mudarem ao longo dos milhões de anos. Seleção natural é a teoria pela qual isto ocorre a partir da seleção, em cada geração, dos indivíduos que conseguiram gerar prole, e assim vão gerando prole os melhor adaptados ao seu ambiente.

Além dos exemplos do milhos, do cavalo, aqui citado, lhe faço uma pergunta: você tem filhos ? Já tomou ou deu Amoxil para eles, numa infecção que tiveram por exemplo ? Bom, o médico recomendou um certo tempo para tomar. Já reparou que os sintomas desaparecem bem antes do tempo longo que o médico deu ? Por exemplo, pediu para tomar por 10 dias, mas no 3o. você, ou seu filho, já estavam melhor. Você interrompeu a medicação ? Seria perigoso, sabe por quê ?

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 22 de Julho de 2008, 22:16:21 »
(Voltando a usar o laptop)

Descobri grande coisas aqui.
1 - Os engenheiros brasileiros estão aprendendo termodinâmica em um livro que ensina conceiros errados de entropia;

Nao afirmei isso. Na verdade nem li esse livro. Só afirmo que o trecho que você citou consiste de especulacoes e um grande non sequitur e que
você parece nao ter compreendido corretamente o conceito de entropia.

2 - O livro do Sonntag e do Van Wylen é uma porcaria, pois mente quando diz muitos autores no capitulo 7, muito embora seja adotado há décadas pelas melhores universidades do país;

Nao coloque palavras na minha boca. Como disse acima, nem estudei por esse livro, mas por outros (que nao continham as especulacoes que você citou).
E repito: o trecho que você citou contém uma inverdade - a idéia de um criador nem é uma consequência inevitável da Segunda Lei da Termodinâmica e
essa idéia tampouco é defendida por "muitos autores". Nesse trecho, os autores desse livro mentiram. Por gentileza, pegue mais leve com as falácias
de agora em diante.

3 - coisas escritas gritam.

Você por acaso é novato nesse negócio de internets? Já ouviu falar de netiqueta? :)

P.S. Dbohr: desculpe tê-lo arrastado para esta discussao.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 22 de Julho de 2008, 22:17:45 »
Ah, e já que o JCatino lembrou da evolucao:

Famado, você "acredita" em evolucao por selecao artificial?

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #145 Online: 22 de Julho de 2008, 22:24:11 »
P.S. Dbohr: desculpe tê-lo arrastado para esta discussao.

Relaxa, Doutor! Está tudo bem.

É só que eu gostaria de deixar bem claro uma coisa: o famado parece ser um cara legal, um bom flamenguista (hehe), além de certamente amar a sua pequena filha. Para que é que eu vou querer convencê-lo que o Criacionismo não corresponde à realidade observada, se ele obviamente está feliz com isso? É por isso que eu evito esses debates.

Eu esperava fazê-lo ver, ao menos, que a Termodinâmica dos físicos e dos engenheiros é a mesma. Agora, não gostei nem um pouco de ter sido ofendido por ele lá em cima. Respeitei e gostaria de ser respeitado.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 22 de Julho de 2008, 22:29:55 »
Pois é. Nem me importo se ele é criacionista ou nao (só espero que ele nao se recuse a usar os antibióticos mais modernos - vide o posto do Catino).
Só nao gosto que se use este palanque (a internet) para chamarem espantalhos de ciência.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #147 Online: 22 de Julho de 2008, 23:50:36 »
É, nem eu. O duro é que no fim do dia é totalmente inútil discutir religião com crentes, na internet ou fora dela. Por mais que o diálogo ande bem chega um momento em que alguma sensibilidade de um dos lados é ferida e aí vai tudo pro brejo.

Melhor voltar a discutir futebol; pelo menos nisso eu e famado temos algo em comum :)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 23 de Julho de 2008, 07:02:20 »
E qual a Bíblia correta?
Há de se supor que seja aquela que coincide ao máximo com os manuscritos mais antigos. No meio evangélico há uma certa concordãncia que seja a king James. para a ICAR acredito que seja a vulgata de Jerônimo. Mas ambas são bem parecidas apesar de ter 7 livros a mais nas versões ICARianas. Agora, a TJ é uma aberração, muda-se palavras e pontuações sem qualquer pudor.
Justamente. Gosto da KJV porque não é politicamente correta. Fala todos os absurdos e barbaridades sem a mínima preocupação em disfarçar com palavras bonitinhas. Mostra um deus monstruoso e não está nem aí para o que os leitores vão pensar. Foi feita  numa época em que religião não se discutia, se aceitava.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 23 de Julho de 2008, 07:04:59 »

Nem vem.

Mano veio, fala aí outras coisas relativas aos seus conhecimentos de física e coisa e tal, mas não fala de biblia não que te falta base. Não me leve a mal. Nem o melhor catecismo do mundo te daria um nível mínimo. Ágora compreendi pq vc insiste tantos em algums colocações.

Você falou do forista e não da ICAR. Basta ler acima. Se não era a intenção, você escreveu muitíssimo mal ao ponto que fica difícil acreditar.

Quanto a essa segunda afirmação, concordo que falei dele, mas a primeira não. Além do mais, este segunda afirmação advem do fato de que o problema está em quem ensinou pra ele e não, nele.
E eu não fui capaz de aprender sozinho depois, certo?
Mas você é diferente, é o GCB (Grande Conhecedor da Bíblia) que orienta os pobres coitados numa igreja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!