Se você quiser usar a palavra "acreditar", não há problema, questão resolvida.
O tópico quer saber se usando a lógica e o ceticismo você pode fazer a mesma conclusão do ateu dogmático.
Voce criou a expressão " ATEU DOGMÁTICO"!
A Expressão Ateu que "abre a possibiliadde da existência de Deus num cantinho do universo" não existe!
Estes são os A-GNÓS-TI-COS!!!!( é assim que se soletra? )
Ateísmo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O
ateísmo ou ateía (não confundir com atéia, feminino de ateu)[1], num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidades divinas. Os ateus podem, contudo, incluir-se em várias modalidades de pensamento, sendo o pensamento ateísta dividido em duas categorias específicas: o ateísmo fraco e o ateísmo forte.
Alguns autores defendem um uso mais restrito do termo, reservando-o apenas para determinados grupos. Assim, não poderiam ser englobados na categoria dos ateus todas as pessoas indecisas quanto a qualquer crença religiosa, o que excluiria do conceito e sua definição aqueles que são designados como ateus fracos. Contudo, é frequente, em discursos orientados por uma religião e cultura específicas, que se considere como ateu todo aquele que não partilhe as mesmas crenças religiosas. Por exemplo, era freqüente que os antigos romanos acusassem os antigos cristãos de ateísmo, justificando assim a sua perseguição. Os textos cristãos, por seu lado, usavam o mesmo termo para classificar os seus perseguidores. Este tipo de discurso ainda é frequente atualmente
Ateísmo forte
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O ateísmo forte é também conhecido como ateísmo ativo, ateísmo positivo, ou ateísmo explícito. Ele é uma variedade de ateísmo que nega abertamente a existência de qualquer deus, em contraste com o ateísmo cético, o agnosticismo e as várias crenças teístas. É uma corrente do Materialismo.
Adeptos dessa vertente podem achar que a idéia de deus, da maneira como é apresentada pela maioria das religiões, é essencialmente autocontraditória, e que é logicamente impossível que tal deus exista. O ateísmo forte é, portanto, a ausência de crença em deus ou deuses.
Muitas pessoas usam termo ateísmo somente para com essa vertente "forte", preferindo designar o ateísmo fraco por outros meios como "ceticismo" ou "agnosticismo".Sacou?