Autor Tópico: Ateus Dogmáticos - Ceticismo aplicado aos ateus.  (Lida 24197 vezes)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Ateus Dogmáticos - Ceticismo aplicado aos ateus.
« Resposta #100 Online: 17 de Agosto de 2008, 17:46:22 »

A questão que é colocada é a seguinte:

É seguro utilizar exclusivamente a ciência para dizer que, sem sombra de dúvidas, não existe algo que seja superior a nós?

Há a realidade sobre as coisas; as coisas como elas são. A ciência busca descobrir essa realidade, e a cada dia descobre mais.

Ciência, nessa ordem de idéias, não é a realidade; é a realidade conhecida pela ciência. A realidade é o objeto de estudo da ciência. Realidade é diferente de ciência; esta é apenas uma parte dela.

A realidade científica a respeito da Terra pode ser representado da seguinte forma:

-------------            -------------
|                 |          |  ------------|
|                 |          | |                 |
|  Realidade   |          | |  Realidade  |
|    sobre      |    ->   | | científica   |
|   a Terra     |          | |  sobre       |
|                 |          | |  a Terra     |
|                 |          | |                |
|                 |          | |                |

A realidade sobre o universo, de outro lado, pode ser representado da seguinte forma:

|                 |          |                 |
|  Realidade   |          |  Realidade  |
|    sobre      |    ->   |    sobre     |
| o Universo  |          | o Universo  |
|                 |          |                 |
|                 |          |              --|
|                 |          |             |C|

C= Realidade científica sobre o Universo.

Assim, resta verificar se é seguro afirmar, com base na ciência, se algo que seja superior a nós é existente.

Ordem lógica de idéias:

1. Definir se algo que seja superior a nós é existente ou não.
2. Utilizar unicamente a realidade científica atual para dirimir a questão.
3. Status inicial acerca da questão (ceticismo): dúvida.
4. A ciência não prova que algo que seja superior a nós existe.
5. Verificar a confiabilidade do resultado.
   5.1. Algo que seja superior a nós pode estar em qualquer lugar do universo.
   5.2. A ciência conhece 1% do universo.
   5.3. Há 99% de desconhecimento acerca do universo.
6. O resultado não é confiável.
7. Conclusão cética: não é provado cientificamente que algo que seja superior a nós existe; resultado não é confiável ante a verdade.

Posição do Ateu Não Dogmático:
Há indicativos suficientes de que algo que seja superior a nós não existe. Baseado nisso, acho que algo que seja superior a nós não existe.

Posição do Ateu Dogmático:
Há indicativos suficientes de que algo que seja superior a nós não existe. Baseado nisso, tenho certeza de que algo que seja superior a nós não existe.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #101 Online: 17 de Agosto de 2008, 18:11:33 »

A questão que é colocada é a seguinte:

É seguro utilizar exclusivamente a ciência para dizer que, sem sombra de dúvidas, não existe algo que seja superior a nós?

Há a realidade sobre as coisas; as coisas como elas são. A ciência busca descobrir essa realidade, e a cada dia descobre mais.

Ciência, nessa ordem de idéias, não é a realidade; é a realidade conhecida pela ciência. A realidade é o objeto de estudo da ciência. Realidade é diferente de ciência; esta é apenas uma parte dela.

A realidade científica a respeito da Terra pode ser representado da seguinte forma:

|                 |          |  ------------|
|                 |          | |                 |
|  Realidade   |          | |  Realidade  |
|    sobre      |    ->   | | científica   |
|   a Terra     |          | |  sobre       |
|                 |          | |  a Terra     |
|                 |          | |                |
|                 |          | |                |

A realidade sobre o universo, de outro lado, pode ser representado da seguinte forma:

|                 |          |                 |
|  Realidade   |          |  Realidade  |
|    sobre      |    ->   |    sobre     |
| o Universo  |          | o Universo  |
|                 |          |                 |
|                 |          |              --|
|                 |          |             |C|

C= Realidade científica sobre o Universo.

Assim, resta verificar se é seguro afirmar, com base na RELIGIÃO, se algo que seja superior a nós é existente.

Ordem lógica de idéias:

1. Definir se algo que seja superior a nós é existente ou não.
2. Utilizar unicamente a realidade RELIGIOSA atual para dirimir a questão.
3. Status inicial acerca da questão (Religiosidade): CERTEZA ABSOLUTA.
4. A RELIGIÃO não prova que algo que seja superior a nós existe.
5. Verificar a confiabilidade do resultado.
   5.1. Algo que seja superior a nós pode NÃO estar em qualquer lugar do universo.
   5.2. A RELIGIÃO conhece 0,00% do universo.
   5.3. Há 100% de desconhecimento acerca do universo.( Para a religião )
6. O resultado é confiabilíssimo se voce tiver fé nele!.
7. Conclusão RELIGIOSA: é provado Religiosamente que algo que seja superior a nós existe; resultado  é confiável ante a verdade.[/color]

Posição do Ateu Não Dogmático:
Há indicativos suficientes de que algo que seja superior a nós não existe. Baseado nisso, acho que algo que seja superior a nós não existe.

Posição do Ateu Dogmático:
Há indicativos suficientes de que algo que seja superior a nós não existe. Baseado nisso, tenho certeza de que algo que seja superior a nós não existe.

Posição de teísta:

De joelhos ou mesmo prostrado ao chão gritando "eu te amo senhor"
BALUNGA DEVVRSSTIKAYA SMOLRNTHO RÁ! : :crazy:

Viu como é facil anular sua lógica?
 :histeria:
Abraços

P.S. IMPRESSIONANTE A NECESSIDADE DE  "UM SER SUPERIOR" ALIADA AO COMPLEXO DE INFERIORIDADE "EU SOU UM GRÃOZINHO DE POEIRA À TEUS PÉS SENHOR"
« Última modificação: 17 de Agosto de 2008, 18:17:53 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #102 Online: 17 de Agosto de 2008, 18:19:11 »

Lordakner, sua forma de raciocinar e debater é de longe o pior de todos para defender qualquer coisa.

Quer dizer que ter um cérebro grande, um polegar opositor, e dar risada de suas próprias idéias sem sentido é o suficiente para comprovar qualquer coisa?

Um crente em qualquer religião poderia fazer o mesmo que você e se considerar certo. Seus argumentos são bizarros, sem lógica e imaturos.

Deixa o tio conversar com os amigos dele aqui e vai comprar um algodão doce enquanto isso.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #103 Online: 17 de Agosto de 2008, 18:27:53 »

Lordakner, sua forma de raciocinar e debater é de longe o pior de todos para defender qualquer coisa.

Quer dizer que ter um cérebro grande, um polegar opositor, e dar risada de suas próprias idéias sem sentido é o suficiente para comprovar qualquer coisa?

Um crente em qualquer religião poderia fazer o mesmo que você e se considerar certo. Seus argumentos são bizarros, sem lógica e imaturos.

Deixa o tio conversar com os amigos dele aqui e vai comprar um algodão doce enquanto isso.

Lordakner AMA algodão doce!
Lordakner só consegue pensar em uma coisa melhor do que ALGODÃO DOCE:
É ficar olhando este espetáculo deprimente de auto-humilhação tentando agradar um ser imaginário.
"oh! eu não sou nada diante de ti senhor, tu és maravilhoso, tu és poderoso e sou tua ovelha, me prosto diante de ti... Senhor? estás me ouvindo? Senhor... ainda estás aí?"
Geralmente aprecio com algodão doce e groselha!
Recomendo Tio!

Abraços

P.s.: "Tio" você fala, fala, fala, e a única coisa que você diz é da sua busca pessoal por um "ser superior" e de como a ciência não está te ajudando nisto! Releia seus tópicos e veja como está ficando repetitivo!
Abraços do seu "sobrinho Ateu"!
« Última modificação: 17 de Agosto de 2008, 18:35:21 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 17 de Agosto de 2008, 20:16:57 »
Há a verificação científica do mundo, de como as coisas são. Mas a partir do momento que a ciência não explica determinadas situações (ex. algumas curas), tem-se que não há entendimento completo sobre a terra, e oque dirá do universo.

Um ateu dogmático tem certeza de que algo superior a nós não existe, crendo na suficiência atual da ciência para dirimir essa questão. E incorpora um mecanismo de auto-defesa e auto-sustentação, que é o ônus da prova. Diz ele que Deus não existe; e a prova de refutá-lo é de quem desafia tal assertiva.

Ok, vamos concordar com o nome dado por você.
Vamos imaginar que o ateu dogmático não aceita a existência de algo superior.
E vamos imaginar que o ateu não dogmático não aceita a existência de algo superior porque não tem provas.

No final, ambos tem que ser confrontado com provas. O dogmático, se vir provas convincentes e continuar não acreditando, é um religioso. O outo vai acreditar. Mas ambos pelo menos vão precisar de provas, porque se não Jus, você sequer vai identificar o dogmático...

Não temos provas, não temos ateu dogmático.

Assim, sob os instrumentos da ciência, ao menos atualmente, não se tem como refutar tal afirmativa; da mesma forma, não se tem como refutar que vida fora do planeta não existe; que o big bang não ocorreu; que a abiogênese não ocorreu, para citar alguns.

O ateu dogmático tem certeza que algo superior a nós não existe. Ao agir assim, ele faz uma proposição negativa. E diz que o ônus da prova não é dele, mas sim de quem desafia sua proposta. O ônus da prova nesse caso é dele, eis que é ele quem faz a proposição negativa.

Jus, eu tenho que provar um fenômeno, não um "não fenômeno". O ônus da prova é de quem afirma que deus (fenômeno) existe. É isso que estou te repetindo há algum tempo.

A TE tem um conjunto de evidências satisfatório para o processo científico, o que não quer dizer que os cientistas achem que a explicação está fechada. Toda a parte da taxonomia já foi alterada algumas vezes, e pode ser de novo, entre outros.
Mas há evidências para sustentar satisfatoriamente o alegado (até em nível genético), não há para sustentar deus. Você conhece provas que podem sustentar a existência de deus?

e mais uma vez: não conhecemos 99% das coisas, mas isso não tem nada a ver com deus Jus. Isso seria deus nas lacunas, não sei algo, é deus. deus já foi de tudo, até trovão, quando não tinhamos uma teoria para o que é trovão. quanto mais sabemos, menos lacunas, menos deus para quem pensa desta maneira.

É uma coisa dizer que não é provado cientificamente que algo superior a nós existe. Nisso há total concordância e unanimidade. Mas não se pode utilizar isso para realizar a próxima conclusão: portanto, se não provado cientificamente, algo superior a nós não existe. Nessa ordem de idéias, vida fora do planeta com certeza não existe, o big bang com certeza não existe, a abiogênese com certeza não existe. Há erro no raciocínio lógico, que o invalida.

Proteger esse raciocínio lógico viciado, com a cláusula do ônus da prova a quem o contrapõe, vicia a ainda mais. A proposição do ateu dogmático é negativa: algo superior a nós não existe.

O ateu dogmático assim, apresenta formulação negativa, não sustentada de acordo com o método científico; dessa forma, não lhe assiste a inversão do ônus da prova.

Como te disse, não dá para provar um "não fenômeno"

Jus, dá para responder a partir desse post? Acho que já tratei do assunto...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #105 Online: 17 de Agosto de 2008, 21:52:24 »

Saudações Agnóstico,

Citação de: Agnóstico
Não temos provas, não temos ateu dogmático.
Isso será verdade se você partir do princípio de que algo que seja superior a nós não existe, a portanto, como não há prova em sentido contrário, a proposição será verdadeira.

Se você partir do princípio de que você simplesmente não sabe, e não tem prova, continua na mesma, sem saber.

Veja o pensamento de um ateu dogmático acerca de várias questões:
- Vida fora da Terra -> não há provas. Aberto a discussões.
- Big Bang -> há teorias e não provas. Aberto a discussões.
- Algo que seja superior a nós -> não há provas. Certeza de que não existe.

Esse é o ateu dogmático.

Isso seria deus nas lacunas, não sei algo, é deus.
Pode ser. Isso é uma proposição que pode ser provada verdadeira. Conforme dito acima, a lacuna atual mais aceita sobre a origem do universo é o Big Bang. Mas igualmente não é provada.

Têm estudos a respeito do Big Bang, mas várias situações são praticamente impossíveis de serem respondidas. O que veio antes do Big Bang? Porque essa singularidade (ausência de tempo, espaço e tudo mais) nunca mais aconteceu? O que o desencadeou? Como que algo sem tempo, espaço e tudo mais foi capaz de existir e gerar algo?

O Big Bang atualmente preenche essa lacuna, mas é teoria não comprovada e aberta ainda.

Não gostaria de preencher esse tópico falando de Big Bang, já escrevi algumas coisas a respeito no outro. O que escrevi dele aqui é para dizer que, exemplificativamente, o Big Bang também é uma forma de lacuna.

Como te disse, não dá para provar um "não fenômeno"
Posso provar que água não cura AIDS, que cachorro não é leão. É possível sim, só é bem mais complicado.

Como disse no começo, deve-se partir do princípio de que simplesmente se desconhece, e não do princípio de que é falso. Não havendo maior conhecimento a respeito, a questão permanece em aberto, tal como acontece com a questão de existir vida fora do planeta.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 18 de Agosto de 2008, 00:18:13 »
Saudações Jus

Saudações Agnóstico,

Isso será verdade se você partir do princípio de que algo que seja superior a nós não existe, a portanto, como não há prova em sentido contrário, a proposição será verdadeira.

Se você partir do princípio de que você simplesmente não sabe, e não tem prova, continua na mesma, sem saber.

Veja o pensamento de um ateu dogmático acerca de várias questões:
- Vida fora da Terra -> não há provas. Aberto a discussões.
- Big Bang -> há teorias e não provas. Aberto a discussões.
- Algo que seja superior a nós -> não há provas. Certeza de que não existe.

Esse é o ateu dogmático.

Vamos imaginar que em "partir do princípio" seja propor uma hipóteses.
Céticos estão abertos a hipótese de vida fora da terra, mas não a Roswell e correlatos. Cientistas ainda estão procurando vida fora da terra mas até agora não há evidências disto.

O BigBang para mim é uma hipótese apenas. Existe uma dificuldade imensa de entender todas as informações e evidências, as equações ainda sofrem com fantasmas como energia escura e etc mas  Cientistas continuam procurando aprimorar a teoria.

E algo superior a nós.... O problema não é haver algo superior a nós, já que superior em TE por exemplo é mais adaptável, então podemos ser inferiores a uma barata. A questão é o que "algo superior" quer dizer, deus e religião.
E cientistas não continuam a procurar deus, por alguns motivos
- Não há hipótese de encontrarmos. Se deus é todo poderoso e não quis deixar pista de sua ação, realmente não vamos conseguir ir contra a esse cara.
- As coisas funcionam muito bem sem deus, isto é, nada até agora deixou de ser explicado pela ciência por causa ou não de deus. Lembre-se, a ciência quer explicar e prever um fenômeno. Um cientistas utilizar a hipótese deus vai melhorar suas equações para entender a expansão do universo ou encontrar a cura do cancer?
Eu hoje fui ao museu de antropologia (estou a trabalho no MX) e vi as hipóteses, as ondas migratórias da África, a passagem pelo estreito de bering coincidindo com uma forte glaciação, vi a evolução dos esqueletos... tudo bate muito bem, não precisamos de algo sobrenatural.

Então deus passa então a ser uma questão da filosofia, e não da ciência.

Eu respeito muito as questões das evidências, até quando vão contra a minha percepção. E como deus não deixou evidências, eu o discarto.

Realmente existe o ateu dogmático, aquele que não quer ver as evidências e sequer discutir. Mas, em termos práticos, passa a ser igual ao não dogmático, já que esse quer discutir e não encontra evidências e continua ateu.

E o interessante é que quem acha que existe algo superior pode passar a ser dogmático, porque acredita em algo sem evidências.

Pode ser. Isso é uma proposição que pode ser provada verdadeira. Conforme dito acima, a lacuna atual mais aceita sobre a origem do universo é o Big Bang. Mas igualmente não é provada.

Têm estudos a respeito do Big Bang, mas várias situações são praticamente impossíveis de serem respondidas. O que veio antes do Big Bang? Porque essa singularidade (ausência de tempo, espaço e tudo mais) nunca mais aconteceu? O que o desencadeou? Como que algo sem tempo, espaço e tudo mais foi capaz de existir e gerar algo?

O Big Bang atualmente preenche essa lacuna, mas é teoria não comprovada e aberta ainda.

Não gostaria de preencher esse tópico falando de Big Bang, já escrevi algumas coisas a respeito no outro. O que escrevi dele aqui é para dizer que, exemplificativamente, o Big Bang também é uma forma de lacuna.

Sim, o big bang é uma é uma hipótese, é um trabalho on-going. Mas existe material para ser trabalhado. Existem sinais que podem ser buscados.
deus não nos dá essa opção.

Posso provar que água não cura AIDS, que cachorro não é leão. É possível sim, só é bem mais complicado.

Como disse no começo, deve-se partir do princípio de que simplesmente se desconhece, e não do princípio de que é falso. Não havendo maior conhecimento a respeito, a questão permanece em aberto, tal como acontece com a questão de existir vida fora do planeta.

Pode, veja mas aí há:
Posso ver o Leão, posso ver o cão, e propor que um não é igual o outro a partir de um teste observável.
Posso ver a Aids e a agua. Posso fazer um teste epidemiológico e ver que a agua não cura a Aids.

Acho que são bem distintos...

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 18 de Agosto de 2008, 12:01:58 »
Deus está nos enganando, pois apenas 'quer os dele'.... Se partirmos do pressuposto que há possibilidade de um deus todo oni-tudo exista, o descrito na bíblia, isso e qualquer baboseira que se possa imaginar também deve ser levada a sério. Então como fica?
Mas essa é a sua interpretação. Deus, tal como está na bíblia (e não de como pessoa x ou y interpreta ela), simplesmente não existe. :)

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #108 Online: 18 de Agosto de 2008, 12:22:50 »

JUS EST ARS,

Superioridade é um conceito puramente humano, por óbvio. Todo ser que é superior a outro, o é em determinada qualidade, pois superioridade já define intrinsecamente uma "área de superioridade". Desta forma, praticamente TUDO pode ser considerado superior ao ser humano em algo. Qual seria a superioridade necessária para você considerar algo como Deus?

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #109 Online: 18 de Agosto de 2008, 14:40:50 »

Realmente existe o ateu dogmático, aquele que não quer ver as evidências e sequer discutir. Mas, em termos práticos, passa a ser igual ao não dogmático, já que esse quer discutir e não encontra evidências e continua ateu.

Eu realmente gostaria muito de discutir qualquer EVIDÊNCIA.
Dê-me umazinha só,pequenininha, da existencia de Deus!

Agora note que EVIDÊNCIA é bastante diferente de "DESEJO PESSOAL".
AH,  COMO SERIA BOM SE HOUVESSE UM SER SUPERIOR BRINCANDO DE ESCONDE ESCONDE NOS CONFINS DO UNIVERSO. COMO ISTO DARIA PROPÓSITO ÀS NOSSAS EXISTÊNCIAS INSIGNIFICANTES! SÒ PRECISAMOS ENCONTRÁ-LO E CULTUÁ-LO E AMÁ-LO! :cadeira:

Prefiro ALGODÃO DOCE! :janta:

Abraços :madlol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 18 de Agosto de 2008, 16:26:45 »
Não gosto muito dessa papo circular, mas tentando resumir a parada: "Algo superior existe porque a ciência ainda não provou que esse algo superior, que aliás saiu de minhas conclusões subjetivistas, não existe".

Certo. Tudo bem... Mas se para assassinar a questão "de onde veio o universo?" for preciso preencher o espaço com "o ser superior", lamento informar que não resolve porra nenhuma..... Se o universo precisa ter um criador por sua bela complexidade, então, por essa lógico meio infantil, temos que ter outro ser superior para preencher a seguinte questão: "De onde veio " o ser superior" que criou o universo..."?

Ah, e de onde veio o ser superior que criou o ser superior que criou o universo...? Ah, só mais outra:

E de onde veio o ser superior que criou o ser superior que criou o ser superior que criou o universo....? :?: :lol:
Por aí vai...

Deus está nos enganando, pois apenas 'quer os dele'.... Se partirmos do pressuposto que há possibilidade de um deus todo oni-tudo exista, o descrito na bíblia, isso e qualquer baboseira que se possa imaginar também deve ser levada a sério. Então como fica?
Mas essa é a sua interpretação. Deus, tal como está na bíblia (e não de como pessoa x ou y interpreta ela), simplesmente não existe. :)
Isso é sua interpretação. Deus, tal como está escrito na bíblia, pode qualquer coisa e existe.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2008, 16:35:52 por Mussolim Bucetê »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 18 de Agosto de 2008, 16:35:49 »
Nem. Leia Gênesis. Aquilo é cientificamente impossível. Aquilo é cientificamente falso. O que torna a base de toda a religião falsa. Não faz diferença se o deus é onipotente, onisciente, onibelevolente, se Maria deu a luz virgem ou se Madalena era prostituta, a bíblia diz: "o mundo começou à 6 mil anos; assim e assado" hoje sabemos que nem com extensa e livre interpretação isso é verdade, e nem no futuro isso vai ser. Ponto final. "E SE deus quer nos enganar", "E SE a criação do gênesis é só uma parábola", "E SE..." são interpretações arbitrárias. Qualquer interpretação nesse sentido é mera especulação e tem tanto sentido quanto "e se ARTEPAN não é uma marca que fabrica móveis e sim uma seita religiosa que tem o deus de nome homônomo?". Sacou? :)
« Última modificação: 18 de Agosto de 2008, 16:40:11 por Oceanos »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #112 Online: 18 de Agosto de 2008, 16:37:20 »
Não gosto muito dessa papo circular, mas tentando resumir a parada: "Algo superior existe porque a ciência ainda não provou que esse algo superior, que aliás saiu de minhas conclusões subjetivistas, não existe".

Certo. Tudo bem... Mas se para assassinar a questão "de onde veio o universo?" for preciso preencher o espaço com "o ser superior", lamento informar que não resolve porra nenhuma..... Se o universo precisa ter um criador por sua bela complexidade, então, por essa lógico meio infantil, temos que ter outro ser superior para preencher a seguinte questão: "De onde veio " o ser superior" que criou o universo..."?

Ah, e de onde veio o ser superior que criou o ser superior que criou o universo...? Ah, só mais outra:

E de onde veio o ser superior que criou o ser superior que criou o ser superior que criou o universo....? :?: :lol:
Por aí vai...

Isso é sua interpretação. Deus, tal como está escrito na bíblia, pode qualquer coisa e existe.

Tens uma evidenciazinha? Pequenininha? Fuleirinha? Me mostra vai!

Dai-me paciência! :chicote:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #113 Online: 18 de Agosto de 2008, 16:40:57 »
Nem. Leia Gênesis. Aquilo é cientificamente impossível. Aquilo é cientificamente falso. O que torna a base de toda religião falsa. Não faz diferença se o deus é onipotente, onisciente, onibelevolente, se Maria deu a luz virgem ou se Madalena era prostituta, a bíblia diz: "o mundo começou à 6 mil anos; assim e assado" hoje sabemos que nem com extensa e livre interpretação isso é verdade, e nem no futuro isso vai ser. Ponto final. "E SE deus quer nos enganar", "E SE a criação do gênesis é só uma parábola", "E SE..." são interpretações arbitrárias. Qualquer interpretação nesse sentido é mera especulação.

É dificil "rebater" algo que os Teístas dizem, pois tudo que arremessam são bolas de fumaça e acusações de que NÃO PODEMOS PROVAR QUE DEUS NÃO EXISTE!

Dai-me paciência :lasergun:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 18 de Agosto de 2008, 16:42:59 »
Especulações que deveriam ser levadas a sério, já que trabalharam na possibilidade de tal ser, com suas exóticas qualidades, existir.... É disso que estou falando. Ninguém nunca provou e nem vai provar que um ser oni-qualquercoisa não exista ou exista. Se encontraram erros, por exemplo, no suposto livro "sagrado", eu poderia afirmar: "Nas ultimas páginas da bíblia está escrito que acrescentar ou diminuir uma palavra da bíblia, sofrerá um castigo divino qualquer". Ou se ja, se vc encontrou um erro, posso afirmar que foi um "acrescento" ou uma "omissão". Seja o que for, parto exatamente do mesmo que vc: "O deus bíblico talvez exista'.

E não se esqueça, já que afirma ser provado sua inexistência, que houve um "e se ele existir"....

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #115 Online: 18 de Agosto de 2008, 16:50:09 »
Tudo bem,

Vocês me pegaram!
Deus existe!
Não posso mais sonegar-lhes esta informação!
Segundo o Capitão Kirk, da nave estelar Enterprise, "Ele" está escondido em um asteóide de CYRUS 5,
na constelação Klingon! (Ele é meio tímido, tipo ermitão )
Ele marcou uma entrevista coletiva com vocês no McDonald intergalático de Andrômeda, Quinta feira próxima, no núcleo da 5a. Estrela.
Voces devem usar somente um manto de sarja branco e carregar uma cruz de 80 Kg.
Lordakner daria uma carona pra voces na " ESTRELA DA MORTE ", mas "Ele" exige que voces vão caminhando de Joelhos!
Boa Sorte! :adeus:
« Última modificação: 18 de Agosto de 2008, 16:52:19 por Lordakner »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 18 de Agosto de 2008, 17:02:09 »

Dai-me paciência!
Tenho... Olhe para o mar.... Vc acha quem fez aquela bela obra!!!! Nã.... Aparece-me cada um....

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #117 Online: 18 de Agosto de 2008, 17:04:49 »

Dai-me paciência!
Tenho... Olhe para o mar.... Vc acha quem fez aquela bela obra!!!! Nã.... Aparece-me cada um....

Quando Lordakner era pequenino fez pipi na praia!
Lordakner corrompeu a obra divina?
Ateísmo desde  pequeno?

Abraços

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 18 de Agosto de 2008, 17:06:55 »
Não. Seu pipi tem um resultado mais que pífio para a imensidão do mar.... Foi por isso que deus fez assim....

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #119 Online: 18 de Agosto de 2008, 17:10:01 »
Não. Seu pipi tem um resultado mais que pífio para a imensidão do mar.... Foi por isso que deus fez assim....

Voce não conhece o pipi de Lordakner!
Já foi chamado de " O Magnífico"! :hihi:
« Última modificação: 19 de Agosto de 2008, 08:18:43 por Lordakner »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #120 Online: 18 de Agosto de 2008, 17:12:32 »
Peraí eu tenho de ficar sério senão o Dbhor fala que estou avacalhando!
O mar foi feito pra receber Pipi?
A obra de Deus é uma latrina?
É por isto que os Teístas não estão nem aí pra detonar com ela?
É por que Jesus está chegando, de qualquer forma?

Abraços! :x

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 18 de Agosto de 2008, 17:17:42 »

:lol:

Peraí eu tenho de ficar sério senão o Dbhor fala que estou avacalhando!
Peraê... O que é que tem se o Dbhor achar que se está avacalhando ou não...?  :?

O mar foi feito pra receber Pipi?
Vai entender deus.....  :|

A obra de Deus é uma latrina?
O que é uma latrina?

É por isto que os Teístas não estão nem aí pra detonar com ela?
Não sei responder.
É por que Jesus está chegando, de qualquer forma?
Aparentemente ele está dando uma cagada eternar, por não voltar esses tempos todos... Nisso concluo que devemos esperar outro messias mais competente.... :|

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 18 de Agosto de 2008, 17:47:44 »

Saudações Atheo,

Duendes, fadas e papai noel são mitos humanos provados cientificamente falsos.

Duende é aquele ser pequeno que fica no fim do arco-íris protegendo pote de ouro. Descobriu-se que o arco-íris é uma forma de luz (corrija se errei), e inclusive já foi reproduzido.

Refutação equivalente de "deus": Deus é um velho barbudo que fica num trono sobre as nuvens, cercado por anjos, homens alados, vestidos de toga e tocando harpa. Descobriu-se que as nuvens nada mais são do que vapor de água e que sua densidade não permite suportar um trono, e pelos conhecimentos sobre a fisiologia do vôo das aves, e a fisiologia humana, sabemnos que não seria possível que os anjos sustentassem o vôo indefinidamente, sem parar para se alimentar, e nas nuvens não há fonte de alimento.

Ainda mais, as nuvens são efêmeras, se desfazem com as chuvas, e assim esses seres eventualmente teriam sido avistados após alguma chuva mais forte; como se isso não bastasse, há vários anos já se tem imagens de satélite que nunca averiguaram esse conjunto de seres vivendo sobre qualquer nuvem.

O inferno também não pode existir pois a Terra não pode ser oca, segundo os conhecimentos que se tem de geologia e física.

Se você pegar uma mangueira d'água, apertar o dedo na ponta e mirar para cima em um dia de sol terá um arco-íris, e nada de duende ou pote de ouro.

Ah sim, experimentos similares também foram feitos em laboratório onde se geraram nuvens de vapor artificiais, mas sua origem não resultou na geração espontânea de deuses e anjos em miniatura, o que pode ser somado ao corpo de evidências contrárias ao teísmo, mas talvez diga respeito apenas quanto à origem espontânea de mini-deuses e anjos em laboratórios; talvez eles não fossem produtos das nuvens, mas seres pré-existentes que eventualmente se localizassem sobre algumas delas, especialmente as naturais.

Raciocínio similar põe em questão mais seriamente essa refutação dos duendes pela produção de arcos-íris artificiais; talvez arco-íris não sejam condição suficiente ou necessária para a existência de duendes, talvez os arco-íris em miniatura produzidos não tenham todas as características dos reais, etc. Já se comprovou que situações análogas são verdadeiras: criando-se árvores miniaturizadas, bonsai em laboratório, ou maquetes de papel crepom, não emergem mini-passarinhos nessas árvores, elas no máximo são habitadas por insetos, apenas as árvores naturais em ambiente aberto sendo populadas por aves. Talvez algo similar ocorra com o arco-íris.

Fada é uma mulher pequena com asas de borboleta e que vem de um "reino muito, muito distante". A terra está geograficamente catalogada, não existe reino desconhecido.

Novamente, um entendimento muito literlal de "reinos" prejudica uma exploração mais adequada das hipóteses. Talvez "reino" não seja apenas um sítio geográfico em alguma localidade terrestre ordinária, mas algum tipo de mundo paralelo, possibilitado talvez por dimensões extras, ainda não conhecidas totalmente pela ciência.

Ou alguma outra explicação. Isso explicaria coisas como as fotos de fadas para começar, bem como de seres como fantasmas e outros seres sobrenaturais, e as ações de alguns desses, talvez explicassem por sua vez fenômenos atribuidos ao deus monoteísta. Talvez entidades sobrenaturais benéficas tenham uma espécie de ONG beneficente que ajudasse a todos seres humanos independentemente de suas crenças particulares sobre algum deus benevolente.

Isso explicaria porque há pessoas, de todas as crenças, que alegam/supoem terem sido ajudadas por Deus, o que é contraditório com muitas das definições de deuses mais aceitas, que descrevem seres não muito simpáticos com aqueles que cultuam versões erradas ou deuses supostamente inexistentes, ou cuja existência devesse ser ignorada para o benefício de outro deus.

Papai noel é um velhinho que mora no pólo norte e entrega presentes no natal. O pólo norte é bem catalogado, e o mito ao que me recordo desde o começo foi uma campanha de marketing rudimentar de algum produto antigo.

Talvez o papai Noel seja mais do que isso; essa possivelmente foi apenas uma explicação metafórica para que as crianças pudessem ter uma compreensão melhor do que deveriam fazer, de como deveriam seguir suas vidas. Talvez papai Noel seja uma entidade de natureza ainda não compreendida como as que eu sugeri no trecho anterior, ou ainda, algo que talvez uns acreditem ser uma explicação mais parcimoniosa: um espírito benfeitor que é capaz de influenciar o pensamento e as emoções de pais e mães ao redor do globo, de forma não-local. Os pais seriam tocados por esse espírito natalino, e sentiriam-se compelidos a recompensar as crianças e amigos queridos com presentes, ao mesmo tempo em que reforçam o "mito" nas crianças menores, talvez algo necessário para a perpetuação desse espírito; talvez ele se alimente de energias emanadas por essa crença, mas não de forma metafórica que poderia sustentar uma versão totalmente materialista do que eu descrevi, mas numa versão onde há algo superior, algo ainda não explicado pela ciência terrestre.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 18 de Agosto de 2008, 18:02:50 »
Como complemento, há na psicologia humana explicações bastante razoáveis sobre o porque esses malabarismos argumentativos terem apelo consideravelmente menor do que para um deus e/ou fantasmas.

O que ocorre é que os seres humanos tem dois tipos de mecanismos psicológicos distintos para tratar de dois tipos de coisas que na prática cotidiana são bem distintintas: a realidade material, as interações entre objetos, e a social, as intereções entre pessoas, entre mentes. Crianças pequenas tem que aprender gradualmente que pessoas são sujeitas às mesmas leis que elas intuem serem necessárias aos "objetos não-pessoas"; não acham nada demais se vêem imagens de uma pessoa se comportando como um fantasma, por efeitos especiais/ilusionismo, mas estranham comportamentos fisicamente impossíveis em objetos não-pessoas.

Ao mesmo tempo, também antes de desenvolver a "teoria da mente", de entender como mentes funcionam, acham que todo conhecimento do mundo é compartilhado, como se todas as pessoas soubessem tudo que ela sabe; pouco mais tarde, acham que figuras de autoridades são onicientes.

Como se isso não bastasse, somos "criacionistas natos", as crianças tem a tendência a acharem que as coisas de modo geral tem "funções", em vez de simplesmente serem coisas, mesmo que essas explicações sejam bem estapafúrdias, como que as montanhas servem para escalar ou de lar para os cabritos montanheses - esses por sua vez servem para popular as montanhas, e etc.

Outros tipos de crenças também tem seus apelos psicológicos, mas tem mais a ver com vivência e diferenças pessoais, não é nada tão universal.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 18 de Agosto de 2008, 19:22:29 »
O interessante é que são eles que dizem que existe um deus superior a nós, acreditam piedosamente nisso, matam por isso... e no final da conta, somos nós ateus que temos que provar que ele não existe. Provar uma coisa que eles acreditam que existe, mesmos eles que acreditam que existe não poder provar que isso existe e ficam jogando para cima dos ateus que isso existe e pedem para provarmos que não existe... e blá blá blá... ai ai... confuso, igual ao ser superior que eles acreditam que existe, mas não aparece nem para os que acreditem nele... eita deus que gosta de fazer charme.

Esses teistas são mesmo engraçados viu.. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!