Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108813 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #550 Online: 16 de Setembro de 2008, 22:04:06 »
Q,

Você sabe dizer como a DE encara as doenças mentais, particularmente a esquizofrênia?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #551 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:30:48 »
Q,

Você sabe dizer como a DE encara as doenças mentais, particularmente a esquizofrênia?
Esquece Gigaview. ele não vai responder nenhuma pergunta cuja resposta ponha a mostra a fragilidade e non-sense da religião dele...
Aliás, ele não respondeu nenhuma até agora e a unica que ele tentou foi usando uma citação de um dos livros sagrados deles...até lembrei do Famado!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #552 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:47:18 »
Vou fazer uma ultima tentativa:

Q, Por favor deixe a emocao de lado e responda com sinceridade:
Voce afirma ou nega a possibilidade de um espirita apresentar uma "doenca mental"?

Por favor, compare o que esta em italico com "possibilidade de todos os mediuns"
Nao é a mesma coisa, certo? E obviamente não é o que perguntei mais acima, veja bem!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #553 Online: 17 de Setembro de 2008, 10:11:23 »
Então ATEUS não tem fé?

Ateus tem fé no sentido que esperam a prova de determinadas teorias.
Ateus evitam fixações maníacas por serem doentias.
( Sem ofensa )
Toda vez que seu "apego" a determinado conceito ultrapassar seu bom senso tenha cuidado com ele!
É uma idéia supervalorizada, catexiada.
É sintoma!

Abraços

Note que QUALQUER evidência irrefutável me fará passar a crer em vida após a morte, por ex.
Mas se voce der MIL e UMA evidências irrefutáveis a outro teísta cuja denominação for DIFERENTE da sua, de nada valerá!
Paradoxal não é?
« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 11:45:17 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #554 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:29:09 »
Note que QUALQUER evidência irrefutável me fará passar a crer em vida após a morte, por ex.
Mas se voce der MIL e UMA evidências irrefutáveis a outro teísta cuja denominação for DIFERENTE da sua, de nada valerá!
Paradoxal não é?
realmente muito interessante lordakner, realamente é verdade isto....

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #555 Online: 17 de Setembro de 2008, 16:10:14 »
Paradoxal não é?
realmente muito interessante lordakner, realamente é verdade isto....

E eles acham que é brincadeira o fato de qualquer ateu deixar imediatamente de ser ateu mediante a apresentação de uma, só uma evidência irrefutável de que deus exista! :sly:

Mas se um adorador de Iemanjá mostrar Iemanjá em pessoa para um católico ou muçulmano eles queimam o coitado na hora! ( Que Iemanjá os proteja! ) :histeria:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #556 Online: 17 de Setembro de 2008, 18:43:09 »
acho que é bom Iemanjá se proteger pois com certeza eles iriam queimar o "demonio" também, o que é ainda mais interessante pois o deus de um é o demonio do outro...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #557 Online: 17 de Setembro de 2008, 18:48:17 »
Só por curiosidade, vocês acreditam que essa rivalidade tão drástica é normal entre religiões?  Há muitos contra-exemplos, dos quais o mais notável talvez seja a Fé Bahai.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #558 Online: 17 de Setembro de 2008, 19:13:10 »
EDITADO PELA MODERAÇÃO.

dos bombeiros na Terra Santa inclui a triste missão de recolher das ruas pedaços de gente...
A freqüência com que esses casos ocorrem, exige que os bombeiros tenham sangue frio para lidar com essas situações...

EDITADO PELA MODERAÇÃO.

Observação: Editado pela equipe do CC. Não é permitida a postagem de imagens fortes no fórum, por favor, leia as regras com cuidado.

OBS: Não o faz o menor sentido a postagem deste tipo de imagem aqui, portanto estou removendo os links. (amenemés)
« Última modificação: 18 de Setembro de 2008, 09:36:55 por Amenemés »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #559 Online: 17 de Setembro de 2008, 20:33:00 »
 :offtopic:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #560 Online: 17 de Setembro de 2008, 23:08:14 »

Porra Lord, tremendo mau gosto, hein? Se superou nessa campeão!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #561 Online: 17 de Setembro de 2008, 23:50:06 »
Editei seu post, Lordakner.

Poxa.. tem gente que não se sente bem vendo esse tipo de imagem, tenha bom senso e não exiba a imagem diretamente. É falta de respeito.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #562 Online: 18 de Setembro de 2008, 01:04:13 »
hauhauha, o cumulo do delirio idiota...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #563 Online: 18 de Setembro de 2008, 07:29:09 »
Estilo faces da morte.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #564 Online: 18 de Setembro de 2008, 10:34:36 »
dos bombeiros na Terra Santa inclui a triste missão de recolher das ruas pedaços de gente...
A freqüência com que esses casos ocorrem, exige que os bombeiros tenham sangue frio para lidar com essas situações...
Isso não é aquele treco de que é preciso reunir sangue na hora do enterro de Judeus, e treco parecido?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #565 Online: 18 de Setembro de 2008, 11:06:57 »
Editei seu post, Lordakner.

Poxa.. tem gente que não se sente bem vendo esse tipo de imagem, tenha bom senso e não exiba a imagem diretamente. É falta de respeito.

Desculpem,

Todos os foristas.

Como Trabalho na área de saúde em BH, fiquei um pouco insensível para este tipo de imagem.

A intenção era mostrar como atos insanos vêm prejudicando as pessoas.

Procurarei ser mais observador.

Abraços

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #566 Online: 18 de Setembro de 2008, 11:15:46 »
Cara, eu nunca tinha visto aquilo, sério.

Mas de vez em quando nao e tao ruim ver estas coisas, porque temos uma amostra da realidade nua e crua ai fora... saimos da redoma.

Talvez fosse melhor por os links e aí ve quem quer.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #567 Online: 18 de Setembro de 2008, 19:56:39 »
Também entendo que alguns se sintam chocados com as imagens, mas concordo com o Fenrir, às vezes é bom ver essas coisas para ter a real dimensão da barbárie.
"Deus prefere os ateus"

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #568 Online: 18 de Setembro de 2008, 20:09:52 »
Cara, eu nunca tinha visto aquilo, sério.

Mas de vez em quando nao e tao ruim ver estas coisas, porque temos uma amostra da realidade nua e crua ai fora... saimos da redoma.

Talvez fosse melhor por os links e aí ve quem quer.

Como eu disse ao Snow ( concordando com a retirada das imagens )

O FATO DE SE EXCLUIR A FOTO NÃO NOS POSSIBILITA EXCLUIR O FATO DA FOTO! INFELIZMENTE
Perdão pelo trocadilho infame :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #569 Online: 19 de Setembro de 2008, 00:41:30 »
Centros espíritas encorajam desequilibrados e doentes mentais a se tornarem médiuns. Leiam abaixo:

"Todas as grandes preocupações do espírito podem ocasionar a loucura: as ciências, as artes e até a religião lhe fornecem contingentes. A loucura provem de um certo estado patológico do cérebro, instrumento do pensamento; estando o instrumento desorganizado, o pensamento fica alterado.

A loucura é, pois, um efeito consecutivo, cuja causa primeira é uma predisposição orgânica, que torna o cérebro mais ou menos acessível a certas impressões; e isto é tão real que encontrareis pessoas que pensam excessivamente e não ficam loucas, ao passo que outras enlouquecem sob o influxo da menor excitação."  (Kardec, A. – O Que e o Espiritismo? Rio de Janeiro. FEB, 1995 (1859))

A própria mediunidade poderia ser um fator desencadeante em predispostos, pois seria um fator de sobre excitaçãomental. Devido a isso, dever-se-ia afastar as pessoas "que apresentem sintomas, ainda que mínimos, de excentricidade nas idéias, ou de enfraquecimento das faculdades mentais, porquanto, nessas pessoas, há predisposição evidente para a loucura, que pode se manifestar por efeito de qualquer sobreexcitação"  (Kardec, A. – 0 Livro dos Mediuns. Rio de Janeiro. FEB, 1993 (1861), it.221-2). Essa recomendação de Kardec difere da prática que se disseminou posteriormente em grande parte dos centros espíritas brasileiros: a recomendação de "desenvolver a mediunidade" para o alívio de diversos transtornos físicos e mentais, pois estes seriam sintomas de uma mediunidade latente.

Fonte: http://www.amesaopaulo.org.br/novo/images/pdf/teses/alex.pdf
(Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de médiuns espíritas. – tese de doutorado – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #570 Online: 20 de Setembro de 2008, 14:05:48 »
Q,

Esquece Gigaview. ele não vai responder nenhuma pergunta cuja resposta ponha a mostra a fragilidade e non-sense da religião dele...
Aliás, ele não respondeu nenhuma até agora e a unica que ele tentou foi usando uma citação de um dos livros sagrados deles...até lembrei do Famado!!   

Espera aí !  A comparação foi péssima .    :no:   

O Famada respondeu à centenas de perguntas  e praticamente não usava citações bíblicas. 

.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #571 Online: 20 de Setembro de 2008, 14:41:59 »
Q,

Espera aí !  A comparação foi péssima .    :no:   

O Famada respondeu à centenas de perguntas  e praticamente não usava citações bíblicas. 

.
Falha minha.... realmente o Famado pelo menos tentava argumentar e parecia que "estudava" pra responder....
Mas ele se baseava na pressuposição da biblia ser um documento que dizia a verdade, assim como o Q supõe que seus livros sagrados espiritas dizem a verdade...
« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 14:44:36 por mscontini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #572 Online: 20 de Setembro de 2008, 23:34:08 »
Centros espíritas encorajam desequilibrados e doentes mentais a se tornarem médiuns. Leiam abaixo:

"Todas as grandes preocupações do espírito podem ocasionar a loucura: as ciências, as artes e até a religião lhe fornecem contingentes. A loucura provem de um certo estado patológico do cérebro, instrumento do pensamento; estando o instrumento desorganizado, o pensamento fica alterado.

A loucura é, pois, um efeito consecutivo, cuja causa primeira é uma predisposição orgânica, que torna o cérebro mais ou menos acessível a certas impressões; e isto é tão real que encontrareis pessoas que pensam excessivamente e não ficam loucas, ao passo que outras enlouquecem sob o influxo da menor excitação."  (Kardec, A. – O Que e o Espiritismo? Rio de Janeiro. FEB, 1995 (1859))

A própria mediunidade poderia ser um fator desencadeante em predispostos, pois seria um fator de sobre excitaçãomental. Devido a isso, dever-se-ia afastar as pessoas "que apresentem sintomas, ainda que mínimos, de excentricidade nas idéias, ou de enfraquecimento das faculdades mentais, porquanto, nessas pessoas, há predisposição evidente para a loucura, que pode se manifestar por efeito de qualquer sobreexcitação"  (Kardec, A. – 0 Livro dos Mediuns. Rio de Janeiro. FEB, 1993 (1861), it.221-2). Essa recomendação de Kardec difere da prática que se disseminou posteriormente em grande parte dos centros espíritas brasileiros: a recomendação de "desenvolver a mediunidade" para o alívio de diversos transtornos físicos e mentais, pois estes seriam sintomas de uma mediunidade latente.

Fonte: http://www.amesaopaulo.org.br/novo/images/pdf/teses/alex.pdf
(Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de médiuns espíritas. – tese de doutorado – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Interessante as considerações finais deste estudo:

No México, durante o II Congresso Latino-Americano de Psiquiatria, os psiquiatras da Universidade de São Paulo, Clóvis Martins e Fernando de Oliveira Bastos, realçaram o caráter benéfico das práticas mediúnicas no Brasil.
...
O Professor José Lemes Lopes, em conferência na XI Reunião Brasileira de Antropologia, defendeu uma postura mais tolerante por parte dos psiquiatras com pacientes que buscam tratamento espiritual em centros espíritas e terreiros de umbanda. Afirmou que estas esperiências religiosas poderiam até ser benéficas na evolução de quadros neuróticos e psicóticos,
...
Negro et al. advertem contra o equívoco que é reduzir a riquesa de qualquer prática religiosa aos seus aspectos dissociativos, que o fenômeno mediúnico é uma parte integral de uma epistemologia religiosa, imersa em conexões sociais e significados existenciais.
...
A ausência de comorbidade psiquiátrica significativa, de sofrimento atual ou de desajuste social nos leva a considerar a hipótese de emergência espiritual como a mais plausível para explicar a maioria dos casos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #573 Online: 21 de Setembro de 2008, 04:19:04 »
Adriano, desse jeito você passa a impressão errada do estudo, mesmo assim, você pinçou as poucas frases que serviriam ao propósito de refutar uma resposta positiva para a pergunta que abre o tópico.

No México, durante o II Congresso Latino-Americano de Psiquiatria, os psiquiatras da Universidade de São Paulo, Clóvis Martins e Fernando de Oliveira Bastos, realçaram o caráter benéfico das práticas mediúnicas no Brasil.

Vou continuar o que você achou conveniente não citar (está na pg 145)

"..., realçaram o caráter benéfico das práticas mediúnicas no Brasil. Afirmaram que tais procedimentos seriam uma forma de psicoterapia não cientifica que poderia ser muito útil para a imensa massa de desfavorecidos socialmente no Brasil, que não tinham acesso a psicoterapia cientifica. Apesar de considerá-las "religiões primitivas" alimentadas "pelo estado de ignorância e crendice", as religiões mediúnicas permitiriam a reintegração da personalidade "em níveis regressivos, aceitáveis para o grupo social aonde se insere", pois permitiriam fenômenos catárticos e a ressignificação positiva dos sofrimentos e sintomas dos pacientes (Martins e Bastos, 1963).

Concluímos que trata-se apenas uma opinião desses psiquiátricas (não muito diferente da recomendação de uso de sanguessugas na ausência de recursos melhores de tratamento) e convém destacar que não fazem parte das considerações finais do estudo (conclusão).

O Professor José Lemes Lopes, em conferência na XI Reunião Brasileira de Antropologia, defendeu uma postura mais tolerante por parte dos psiquiatras com pacientes que buscam tratamento espiritual em centros espíritas e terreiros de umbanda. Afirmou que estas esperiências religiosas poderiam até ser benéficas na evolução de quadros neuróticos e psicóticos

Também não faz parte da conclusão (considerações finais) do estudo e não desmente a opinião médica, apenas sugere mais tolerância.

Negro et al. advertem contra o equívoco que é reduzir a riquesa de qualquer prática religiosa aos seus aspectos dissociativos, que o fenômeno mediúnico é uma parte integral de uma epistemologia religiosa, imersa em conexões sociais e significados existenciais.

Esta parte também não faz parte da conclusão (considerações finais) , é mais uma das muitas citações no estudo. Aspectos dissociativos podem ser evidências de transtornos mentais.

A ausência de comorbidade psiquiátrica significativa, de sofrimento atual ou de desajuste social nos leva a considerar a hipótese de emergência espiritual como a mais plausível para explicar a maioria dos casos.

Também não faz parte da conclusão (considerações finais) . Hipótese da emergência espiritual? Hummmmm....

Em relação ao estudo, obviamente, ele não é conclusivo. Vou poupá-lo de pinçar outras frases ou estatísticas. Trata-se de um assunto polêmico, ainda em discussão, mas repleto de evidências sobre a malignidade das práticas espíritas que podem alimentar o desenvolvimento de transtornos mentais. Seria injusto, porém, deixar de fora as práticas do ocultismo da bruxaria, e outras mais para nos concentrarmos apenas no espiritismo, mas no Brasil, dada a sua popularidade, não poderia ser diferente. Vide texto abaixo, onde o espiritismo é colocado no topo da lista de fatores de gênese de doença mental ao lado da sífilis e do alcoolismo.

"Roxo (*) (1925) considera como principais fatores na gênese da doença mental a sífilis, o alcoolismo, o espiritismo e a constituição psicopática. A sífilis, responsável, segundo Roxo (1925), por 50% das doenças mentais, ligada à crescente urbanização e à promiscuidade, podia ter sua gravidade atenuada através dos tratamentos ambulatoriais disponíveis na época, os quais, entretanto,
exigiam do paciente uma forte adesão. Para isso o serviço de profilaxia das doenças venéreas contava com visitadoras, que trabalhavam no sentido de convencer os pacientes a não abandonarem o tratamento. O alcoolismo, por sua vez, seria responsável por 30% das doenças mentais, e contra este fator patogênico a LBHM empreendeu ampla campanha.

O espiritismo era considerado por Roxo (1925) como responsável por 10% das doenças mentais, na medida em que as "sessões espetaculosas" induziam observadores "impressionáveis" que acabavam por desenvolver episódios de delírio. Sobre este tema Arthur Ramos desenvolveu extenso estudo na década de 1930, de onde advieram várias publicações."

(*) Professor Catedrático de Clínica Psiquiátrica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e
diretor do Instituto de Neuropatologia da Assistência a Alienados (Roxo, 1925); Presidente de
Honra da LBHM (ESTATUTOS DA LIGA BRASILEIRA DE HIGIENE MENTAL, 1925).
fonte: www.ppe.uem.br/dissertacoes/2006-Daisy_Mendonca.pdf

« Última modificação: 21 de Setembro de 2008, 04:26:30 por Gigaview »

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #574 Online: 28 de Setembro de 2008, 13:36:58 »

Falha minha.... realmente o Famado pelo menos tentava argumentar e parecia que "estudava" pra responder....
Mas ele se baseava na pressuposição da biblia ser um documento que dizia a verdade, assim como o Q supõe que seus livros sagrados espiritas dizem a verdade...

Eu não suponho nada e não existe nada de sagrado.
Eu nem sequer uso a palavra "verdade".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!