Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108809 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #450 Online: 12 de Setembro de 2008, 12:35:07 »
Correio,

Há racismo sim nesses textos,
 kardec alega que espiritos não tem raça, mas tambem alega que espiritos evoluidos vão encarnar em caucasianos europeus pois asiaticos e negros seriam inferiores aos caucasianos não se presando para "receber" espiritos evoluidos. Isso é racismo.

E quanto as fontes citadas sobre chico x. voce pode verificar, claro. mas já foram todas verificadas e correspondem aos fatos citados. E tem as fotos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #451 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:08:52 »
Quanta besteira ...
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #452 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:30:03 »
Quanta besteira ...

Poderia ser mais específico?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #453 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:31:40 »
Quanta besteira ...

Poderia ser mais específico?

Me referi principalmente à página anterior do tópico, mas também serve para o espiritismo em geral. Tudo besteira.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #454 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:44:14 »
Minha mãe por exemplo é espirita, depois de ter passado por inumeras religiões a vida inteira e nunca ter encontrado nada, agora parece que sossegou o faxo, mas é tudo idiotisse, as vezes eu dou umas foleadas nos livros que ela lê. Eu acho que esse tipo de coisa serve pra quem se sente desamparado perante a vida e não sabe como agir corretamente.

Minha mãe já passou por poucas e boas e teve que sustentar 3 filhos sozinha, ela tem um grande potencial e infelizmente as vezes parece que ela não encherga isso. Dai eles vem com a crenças idiotas deles e colocam isso na cabeça das pessoas e elas se sentem confortadas e aliviadas com aquilo, vão ao centro e tomam o tal "passe", que eu confesso que não faço a minima ideia do que seja e dizem se sentir "melhor".

Isso porque minha mãe é uma mulher super inteligente e tem certo grau de discernimento, não consigo nem imaginar o que deve existir por ai ...

Agora é claro que isso tudo está somente na superficie, os espiritas parecem ser boas pessoas, e tudo mais. Mas eles não conhecem profundamente a si mesmo, e por conta disso ficam dominados.

Eu acho que a unica fonte confiavel de sabedoria é mesmo o silencio. O resto é besteira.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #455 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:50:08 »
Fora que quando eu era mais novo e era "ateu metido a besta" eu sempre questionava as crenças dela e obviamente ela sempre fugia, nunca queria discutir, preferia ficar no mundinho de ilusões dela.

Ainda bem que eu sempre tive o discernimento presente na minha vida. Nunca cai nesse tipo de armadilha. Posso ter errado muito assim como todas as pessoas erram, mas nunca considerei as coisas ruins que aconteciam comigo como culpa dos outros, ou do além. E nunca esperei conforto ou conformismo. Durante a minha vida inteira eu fui criticado e atacado de diversas maneiras e isso em certos momentos me deixou realmente triste, deprimido, mas eu nunca fugi, e hoje em dia eu vejo o quanto isso foi bom.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #456 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:50:45 »
Minhas condolências, Mauricio.  Eu sei como é ter espíritas na família.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #457 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:58:31 »
Minhas condolências, Mauricio.  Eu sei como é ter espíritas na família.

É Luis, não que seja ruim pra mim, minha mãe é super legal, batalhadora e tudo mais, tem muitos e muitos meritos, mas infelizmente esse brilho fica ofuscado pela ilusão, minha mãe já passou por muitos mal bocados, meu pai é um idiota e ela conseguiu dar sustento digno a 3 filhos sozinha, lutou a vida inteira e muitas vezes não reconhecia o próprio valor.

Ela sempre via o valor nos outros mas nunca em si mesma, as vezes era uma das minhas tias que estava ganhando mais e mais dinheiro e comprava mais e mais coisas, outra vez era a outra que tinha um marido rico que sustentava a familia e por ai vai. Se via como uma fracassada por não ter conseguido conquistar alguma besteira que tinha em mente e etc.

Hoje em dia ela mudou bastante, reconhece seu valor e tudo mais, depois de 50 anos parece que aprendeu alguma coisa. Mas eu tenho certeza que ela teria aprendido muito mais se não continuasse fugindo, na superficie ela é uma pessoa maravilhosa, mas é certo que nas profundezas do próprio ser ainda guarda muitas mágoas.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #458 Online: 12 de Setembro de 2008, 17:06:05 »
Agora a minha irmã é outra que foge. Espera que DEUS de as coisas pra ela, também é uma menina LINDA, INTELIGENTE E CAPAZ. Mas deixa que o próprio brilho se ofusque completamente, leu a biblia e tatuou DEUS no braço, diz que deus é isso ou aquilo, que jesus não sei o que lá. As vezes frequentar aquela igreja bola de neve e etc etc. E quando eu falo que isso é tudo besteira elas acham que eu me sinto "o superior". Já errei muito no meu jeito de falar também, mas esse condicionamento é foda.

De que adianta falar sobre deus, jesus, espiritos se nada disso serve para compreender verdadeiramente as coisas? Deus é somente uma palavra, é um simbolo, um pensamento, mas as pessoas não se dão conta disso. Elas vivem como se fosse "deus no céu e nois na terra". Mesmo entre as pessoas aqui do forum, essas discussões sobre se deus existe ou não é toda besteira. As pessoas estão sempre acreditando e deixando a mente se apegar a uma idéia mas nunca conseguem VER as coisas de fato, eu estou incluido nessa, os seres humanos são maluquinhos :P.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #459 Online: 12 de Setembro de 2008, 17:28:23 »
Isto de deus dar isto, deus tirar aquilo é mesmo dureza.

As vezes pessoas adultas se comportam como criancas vendo a deus como uma especie de pai que as vezes da presentes, as vezes puxa as orelhas e poe de castigo.

Ou como marionetes estando sempre ora a merce de deus, ora a merce do diabo ou <coloque_aqui_o_nome_de_alguma_entidade_ruim>.

Crescam!

Entendam de uma vez por todas que o que dá as coisas nao é deus, nem oracoes, nem suplicas ou lamurias e sim o trabalho, o esforço, a disciplina, as responsabilidades.

O que nos castiga nao é deus, muito menos o capeta, espiritos maus ou almas involuidas.
Sao as escolhas erradas que fazemos, os erros que cometemos!

E tambem, por mais que odeiem esta palavra, o acaso!

Ele existe, quer queiram, quer nao. E nao e preciso que tudo de bom ou ruim tenha que ter uma explicacao centrada no homem, ou, pior ainda, neste ou naquele individuo e nas suas atribulacoes.

A realidade nao e uma coisa antropomorfica que molda e explica todos os eventos sempre tendo o homem como referencial unico, como ponto de partida e chegada!
Ela nos é insensível, nem boa, nem ruim. E é mesmo difícil ter coragem para encarar isto!

Haja solipsismo! haja egocentrismo!
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 17:30:59 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #460 Online: 13 de Setembro de 2008, 22:07:18 »
Caro Correios,

Entenda uma coisa: ninguém aqui vai pegar leve com os espíritas. Muitos de nós (incluindo eu) são ex-espíritas, e que (antes tarde do que nunca) perceberam o imenso ESTELIONATO filosófico perpetrado pela tal doutrina dos espíritos. Você está chocado, caro Correios. Eu repito: ESTELIONATO, enganação, desonestidade intelectual, balela, basófia, bullshit, etc. etc. etc. Nada do que estamos falando é contra você, pessoalmente. Você deve ser como um dos inúmeros espíritas que conhecemos em nossas vidas, honesto, bem-intencionado, intelectualmente dotado, articulado, etc. O que ninguém aqui tolera é a ridícula tentativa dos espíritas em validar as teses absurdas da DE. Mas é até bom que os espíritas frequentem esse fórum, caso contrário a quem nós teríamos para refutar...

Como diz o Leafar, um abraço

Sklogw
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #461 Online: 14 de Setembro de 2008, 01:23:28 »

As vezes pessoas adultas se comportam como criancas vendo a deus como uma especie de pai que as vezes da presentes, as vezes puxa as orelhas e poe de castigo.

Ou como marionetes estando sempre ora a merce de deus, ora a merce do diabo ou <coloque_aqui_o_nome_de_alguma_entidade_ruim>.

Por experiencia propria, completo dizendo que certos espiritas apresentam uma arrogancia "divina" mesmo.
Se acham evoluidos por nao acreditarem em santos, por nao terem as mil tradiçoes e as manchas que a ICAR tem por seu passado. No espiritismo, tudo é lindo, tudo é justo e verdadeiro.

Minha mae também é espirita, e vive falando de espiritualidade. Como se fosse a coisa mais importante do mundo, mas é tao importante que nao sabe defini-la a nao ser como etica e moral, coisas que sao independentes de religioes.
Incrivel para mim como alguém que se diz tao "evoluida", tao "mente aberta" e sabia possa engolir as "teorias" que eles pregam.
Eu, antes de virar ateia, me considerava espirita. Ia nos centros, tomava passe, lia os "livros" espiritas, romances agua com açucar e tudo mais. Mas uma coisa que contribuiu para a minha descrença quanto ao espiritismo era o fato de nunca sentir nada. Nao sentia energia alguma, nao sentia os espiritos, nao conseguia ver na morte e no ceu toda a historia que eles contavam.
Ainda bem. Um motivo a mais para ir buscar respostas em coisas concretas.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #462 Online: 14 de Setembro de 2008, 02:00:11 »

Mas uma coisa que contribuiu para a minha descrença quanto ao espiritismo era o fato de nunca sentir nada. Nao sentia energia alguma, nao sentia os espiritos, nao conseguia ver na morte e no ceu toda a historia que eles contavam.

Basear uma posição apenas numa experiência pessoal é perigoso. Acho que a experiência pessoal não vale nada, do ponto de vista que ela é inacessível a outras pessoas e por isso não pode ser diferenciada do auto-engano. Muitas pessoas são espíritas por conta de experiências pessoais duvidosas mas extremamente sedutoras por que combinam o "sentir" com a xaropada de groselha do espiritismo. O perigo é "sentir" e ser considerada um médium em potencial que precisa ser "desenvolvido".

O fato de você não sentir nada e ter descartado o espiritismo é um ótimo sinal.

Aqui em casa já está combinado. Se começar a "sentir", "ver" e "ouvir" qualquer coisa supostamente do mundo espiritual, é para me internar imediatamente para uma avaliação de sanidade mental, sem levar em consideração minhas eventuais argumentações contrárias.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #463 Online: 14 de Setembro de 2008, 02:51:45 »
Gigaview, dá pra ser um pouco mais direto e preciso: A experiência pessoal não prova nada, pois pode vir de dentro do seu cérebro, não de fora.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #464 Online: 14 de Setembro de 2008, 03:03:42 »
Basear uma posição apenas numa experiência pessoal é perigoso. Acho que a experiência pessoal não vale nada, do ponto de vista que ela é inacessível a outras pessoas e por isso não pode ser diferenciada do auto-engano. Muitas pessoas são espíritas por conta de experiências pessoais duvidosas mas extremamente sedutoras por que combinam o "sentir" com a xaropada de groselha do espiritismo. O perigo é "sentir" e ser considerada um médium em potencial que precisa ser "desenvolvido".

Concordo plenamente. Mas naquela epoca, eu nao pensava de um jeito muito racional. Quando nao se conhece suficientemente a ciencia/filosofia e os prazeres de se pensar ceticamente, a pessoa tende a se agarrar a realidade mais confortavel e bonitinha que encontra por ai.
Ja discuti com uma amiga sobre isso, ela dizia que via espiritos. Entao ela me perguntou o que eu faria se visse algum, e eu respondi prontamente que acharia que estava louca, doente. Minha amiga nao se convenceu, achou que se fosse comigo eu ia "ver" a realidade.
Deve ser muito dificil nao poder confiar em seus proprios sentidos e descartar esse mundinho onde a pessoa vive confortavelmente entorpecida. Mas mais dificil ainda eh engolir toda essa historia e descartar a razao.

vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #465 Online: 14 de Setembro de 2008, 20:35:57 »
Eu, antes de virar ateia, me considerava espirita. Ia nos centros, tomava passe, lia os "livros" espiritas, romances agua com açucar e tudo mais. Mas uma coisa que contribuiu para a minha descrença quanto ao espiritismo era o fato de nunca sentir nada. Nao sentia energia alguma, nao sentia os espiritos, nao conseguia ver na morte e no ceu toda a historia que eles contavam.

Aconteceu com você o mesmo que aconteceu comigo, Flavia. Não me joguei no ateísmo em busca de respostas filosóficas e arrumadas. Sabe aquela coisa natural, aquela descrença que é tão palpável e concreta que você se assusta? Quando isso aconteceu, eu estava numa igreja evangélica (embora nunca tenha me batizado ou me tornado fanática) e não consequia sentir o espírito de deus e coisa e tal. Depois de passear por várias religiões, descobri que meu problema é com a fé: não consigo ter fé no que não posso ver; não consigo ter fé na existência de um ser responsável pelos meus atos; não consigo acreditar em céu ou inferno.

E, a meu ver, o cristianismo é sim, uma das maiores pragas do século XXI. Paralelamente a isso, é uma das estratégias de dominação mais inteligentes que já pude conhecer. Minha descrença em jesus e bíblia é antiga: pra mim, tudo aquilo é tão histórico quanto outros livros e outras religiões. O diferencial é que o marketing cristão foi infinitamente superior ao de diversas outras religiões. 
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #466 Online: 15 de Setembro de 2008, 01:12:17 »
 :biglol: :biglol: :biglol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #467 Online: 15 de Setembro de 2008, 01:56:26 »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #468 Online: 15 de Setembro de 2008, 12:11:11 »
Calculei mal meu tempo e não estou conseguindo pesquisar para elaborar algo novo para apresentar aqui. Também estou sentindo meus argumentos baterem em algo maior, melhor e sem cortes. Vejo que não há ecos em minhas defesas também.Vou morrer na praia!
Bom, tentei. Ñão concordo que a DE leve a tantos maleficios como alegam aqui e principalmente, não acho que espírita sério se torne racista pelo fato de ler as publicações de Allan Kardec. Vejo um resultado diferente, todos caminhando para o mesmo estado. Enfim, algo bem pessoal e pra variar, sem novidades.
Bom, na verdade confesso que aprendi muito, e sei que este aprendizado vai somar com mais um pouco que catamos aqui, ali e, por que não, uma nova filosofia de vida?
Quem sabe toda a verdade? Eu não sei! Somente ganho participando em debates como este!

Ps.: Eu tentei modificar uma postagem anterior e não consegui, não sei bem como utilizar todos os recursos do forum. Então fica assim: Onde se lê "SINÔNIMO", o correto fica "ADJETIVOS" aqui:

pois passa o limite do bom senso e recorre a sinônimos depreciativos.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #469 Online: 15 de Setembro de 2008, 12:21:04 »
Ei, isto é interessante.

Não concordo que a DE leve a tantos maleficios como alegam aqui e principalmente, não acho que espírita sério se torne racista pelo fato de ler as publicações de Allan Kardec.

Não me lembro de ninguém ter dito isto.  E acontece que eu concordo quanto à parte de se tornar racista.  Espíritas tendem a ter suficiente juízo para não chegar a tanto, embora muitas vezes mostrem uma vontade preocupante de descaracterizar racismo quando ele efetivamente existe.

P.S.: Se sua mensagem tem mais do que dois ou três dias, é provável que você não tenha mais acesso à opção de modificá-la.  Isso é normal.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #470 Online: 15 de Setembro de 2008, 20:34:32 »
E Correio,
Senti a sua intenção de discutir honestamente, obrigado por essa postura que sem duvida é muito mais madura e produtiva em relação a postura de defesa fanática sem argumentação...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #471 Online: 16 de Setembro de 2008, 13:23:19 »
Correios meu colega ...
Não espere muita coisa de pessoas que tem escrupulos de fazer uma tenue ligação de doenças mentais com Espiritismo.
Vc nao pode esperar muitas coisas deste tipo de pessoa e o que a faz pensar desta maneira.
Discutir baseado nisto é realmente perder tempo.
Ignore-os

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #472 Online: 16 de Setembro de 2008, 13:26:00 »
Calma Q,

Perguntar:
"O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?"

Nao é o mesmo que afirmar:
"O Espiritismo e a Mediunidade são Doenças Mentais"
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #473 Online: 16 de Setembro de 2008, 13:26:58 »
Q, acho que você cruzou uma linha séria agora.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #474 Online: 16 de Setembro de 2008, 13:31:41 »
Responda sinceramente,

Voce certamente nao nega que a esquizofrenia exista.
Lembre-se do filme uma mente brilhante

Um esquizofrenico ve pessoas que nao estao lá,
Um médium pode ver pessoas que não estão lá (fisicamente, é o que diz a DE)

Assim sendo, porque nao existiria a possibilidade de que um médium possa
ser um esquizofrênico e vice-versa? (assumimos que a DE esta correta
quanto a possibilidade da mediunidade)

Nestes termos, que mal há em se fazer a pergunta que dá nome ao post?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!