Autor Tópico: As bombas de Hiroshima e Nagasaki foram necessárias?  (Lida 45927 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: As bombas de Hiroshima e Nagasaki foram necessárias?
« Resposta #50 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:51:04 »
Citação de: Agnostico
Isto é: o seu captão óbvio está mais para óbvio dentro de uma visão ideológica anti-americana.
Meu "Capitão Óbvio" diz respeito apenas aos EUA quererem terminar com a guerra de uma vez.

Então não praguejemos infantilmente contra os EUA. Praguejemos contra a condição humana.
Se todos fôssemos bons, e os EUA agissem de uma maneira inadequada frente a esse cenário, eu estaria contigo chingando os gringos. Mas isso é sonho.
Não tem santo. E eles agem como qualquer um agiria.
Ok. Então, entendi seu ponto, e concordo. Só quero corrigir o "xingar aos gringos"; de fato, mantenho relações respeitosas com estado-unidenses na internet, e meu enfoque nunca foi a população - que é um bando de fodidos, como os de qualquer lugar do mundo. No caso dos presidentes estado-unidense, por exemplo, tenho até alguma simpatia pelo Thomas Jefferson.

Citação de: Eremita
O que quero dizer com isso: se queremos saber se as bombas foram ou não necessárias, devemos não olhar para o Japão diretamente, mas somente na extensão que ele afetava os EUA.

Temos a mania de tacar moral, punição e recompensa em tudo. Era apenas a questão de que alguém mais queria poder, e para isso, os EUA precisavam agir ou ficarem isolados. Dificilmente foi pessoal.
Eu quis dizer, com a primeira parte, que o enfoque não deve ser tanto em quem recebeu as bombas de fissão, mas em quem lançou.

Com a segunda, quis dizer que EUA não foram "punidos" por se isolarem ou não e que, quando alguém é forçado a entrar numa guerra por outras potências, raramente é por esse alguém "dever moralmente entrar na guerra" - são só relações de poder, na maioria dos casos.
Latebra optima insania est.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 28 de Agosto de 2008, 20:16:44 »
A informação que tenho é de que tecnicamente falando o Japão nunca se rendeu - o que, aliás, dificilmente aconteceria; a mentalidade do povo japonês não funciona em "modo de rendição".
Não, a rendição foi incondicional. O conselho supremo do Japão, por incrível que pareça, depois das duas bombas ainda tinha dúvidas mas a URSS declarou guerra contra o Japão.
Aí... pela primeira vez.... apareceu Hiroito, falando para os seus generais já desmoralizados que eles levaram o Japão a ruina.

A versão que conheço - e que, francamente, faz mais sentido diante do que sei da mentalidade japonesa - é muito diferente pelo menos na ênfase.

A única coisa que os EUA aceitou de condição, por inócua, é a manutenção de Hiroito como imperador mas subordinada ao comando dos EUA, já que ele não mandava nada antes e passou a mandar nada depois.

Tecnicamente é verdade, mas passa completamente por cima do que o Tenno realmente é.  De fato, essa é uma perspectiva completamente ocidental (e bastante incompleta)  dos fatos.  Não foi por falta de tentativa que os EUA não depuseram Hirohito, por exemplo.

Mesmo com o imperador, depois do japão arrasado, querer a paz, houve uma rebelião, onde foram assassinados pessoas que queriam a rendição.
É incrivel como as pessoas não sabem disse e julgam a decisão americana apenas por um estereótipo (não é seu caso aqui Luis).

Há muitos estereótipos atuando, sim.  Tem mais informação sobre essa rebelião?

Um japonês passa praticamente a vida toda aprendendo que ele pode ser um humilde triunfante ou um penitente de consciência limpa, mas de forma alguma um derrotado.

What? A ser humilde??? É igual alguém de fora conhecer o cristianismo e falar que os ocidentais aprendem a vida toda a dar a outra face.

A humildade do Xinto não é muito  parecida com a do Cristianismo.

Houve um armistício (cessar-fogo) e uma recepção dos aliados na Corte japonesa acompanhada da história declaração do Tenno.  Mas vá você ver se isso é considerado rendição lá no Japão... o próprio discurso dá a entender que a cessação das hostilidades era um ato de generosidade para evitar o "fim da humanidade".
O que o discurso falou não importa muito.

Para a população japonesa que pela primeira vez na história recebia uma comunicação do Tenno, importou e muito, pode ter certeza.

As pessoas entenderam que a coisa tinha acabado, muita gente se matou por isso, e a derrota foi incondicional.

Eu queria entender do que você está falando, mas não entendo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 28 de Agosto de 2008, 20:57:42 »
Luis

Acho que a visão que você tem do Japonês pode ser aquela que você gostaria que eles fossem.
Durante a guerra, eles eram absolutamente arrogantes e foram agentes de tantas sandices quanto os alemães.

O Imperador do Japão (天皇, tennō?) é o símbolo constitucionalmente reconhecido da nação japonesa e da unidade do seu povo. É a cabeça da família imperial japonesa.

A função do Imperador do Japão oscilava, até meados do século XX, entre um clérigo de alto nível com grandes poderes simbólicos e um autêntico governante imperial. Houve um culto imperial (Arahitogami) que considera o Imperador como sumo sacerdote mediador entre os homens e a divindade, devido aos laços próximos com os deuses japoneses (laços de herança). A violência e as operações militares foram consideradas incompatíveis com o papel pelo menos durante 14 séculos: por isso os monarcas japoneses não actuaram como comandantes militares, ao contrário do habitual no Ocidente. A principal função do imperador durante a maior parte dos últimos mil anos era habitualmente a de simplesmente autorizar ou outorgar legitimidade aos que exerciam o poder.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperador_do_Jap%C3%A3o
Como postei antes, isso é o discurso de todos os historiadores que já vi.
Ele não participava como Hitler das decisões de batalha, não tinha informações de campo, não foi o mentor da guerra, acreditou em seus generais, até porque não tinha muita opção.

A rendição foi incondicional Luis, não há a menor dúvida disso. Mantiveram o imperador com uma resposta "Ok, é incondicional, mantemos o imperador, desde que ele seja subordinado ao poder do comandante em chefe"
Algo como:  Não vamos processar por crime de guerra teu imperador, fique tranquilo.
Pode me mandar a versão que você conhece da rendição Japonesa?

http://www.geocities.com/Pentagon/Quarters/3415/rend2.html

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:03:24 »
Com a segunda, quis dizer que EUA não foram "punidos" por se isolarem ou não e que, quando alguém é forçado a entrar numa guerra por outras potências, raramente é por esse alguém "dever moralmente entrar na guerra" - são só relações de poder, na maioria dos casos.

Quando disse punido por entrar e por não entrar, é frente a opinião pública dos outros países.
Não importa o que façam, vão ser criticados.

Quanto aos presidentes dos EUA, tem alguns que considero bons, boa parte mediocre e alguns bem ruins. Basicamente o que encontramos em outros países.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:06:00 »
Durante a guerra, eles eram absolutamente arrogantes e foram agentes de tantas sandices quanto os alemães.

Sim, sem dúvida é um povo muito arrogante.  Com exceções, claro.  Não foi apenas durante a guerra.  Aliás, não duvido que tenha sido um momento particularmente humilde para o Japão como um todo.

Quanto ao texto que você indicou, não vi nada ainda que contradiga particularmente o que eu disse.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 21:08:33 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:06:58 »
A rendição foi incondicional Luis, não há a menor dúvida disso.

Segundo quem? :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:14:06 »
Puts, na verdade nunca me lembro de ter lido algo diferente disso Luis. E o século XX é o período da história que mais gosto.

Mas analisando como foi a reconstrução japonesa, a rendição, quem de fato governou o Japão no pós guerra podemos razoavelmete supor que o que foi apresentado é real.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:44:06 »
Eu só posso imaginar que você não tem muito contato com a cultura japonesa, Agnostico.  Eu não tenho muito tampouco, mas o que tenho já é o bastante para pôr em xeque esse discurso tão ocidentalizado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:13:05 »
Que parte é ocidentalizada Luis?

A parte que foi uma rendição incondicional? Houve várias tentativas por parte dos Japoneses de se renderem condicionalmente. Não foram aceitas as condições nem os interlocutores.

Veja a situação do Japão

1- EUA ganhando todas as batalhas há mais de 1 ano, com ampla superioridade de recursos
2- Duas bombas atômicas
3- A hipótese de que a terceira iria ser explodida em Toquio
4- A URSS declarando guerra ao Japão, e destruindo as forças Japonesas na Manchuria, em um massacre

Cara, tu vai fazer o que? Pode ser a cultura que for... é a realidade batendo na cara.
Os Alemães por exemplo queriam se entregar aos americanos não aos russos (por motivo óbvios). Pelo que me lembro o Japão tinha essa mesma intenção (não estou certo)
Claro que tinha uns malucos como Hideki Tojo que queriam continuar a guerra... mas aí não dava mais.

Você tem um link de outra interpretação histórica?
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 22:15:36 por Agnostico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:47:21 »
Agnostico, no duro, a perspectiva INTEIRA que você apresenta mal CONHECE a cultura japonesa.

Só de apresentar o conceito de "rendição incondicional" já se perde o fio da meada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:52:11 »
Talvez você não conheça tanto assim o ser humano, Luis, para usar o mesmo tipo de argumentação contraproducente.
Japoneses tem uma cultura distinta mas são seres humanos.

Facilitaria a hipótese alternativa do que aconteceu.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:55:09 »
Não sei nem o que você quer dizer, Agnostico. 

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #62 Online: 29 de Agosto de 2008, 06:24:25 »
Bom, pelo pouco que eu estudei  aqui, a rendição não foi incondicional, porque os japoneses ameaçavam se render aos russos e viceversa.Como nennhum lado queria perder a ilha, os EUA aceitaram os termos japoneses, que eram a permanencia do imperador no trono,mas com a mudança da constituição para o parlamentarismo.O japão cederia pontos para instalações de bases e não poderia montar umexército, mas o EUA garantiriam a segurança nacional.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Agosto de 2008, 09:21:47 »
Faz sentido. Não havia ouvido sobre essa questão dos Japoneses negociar para quem eles se entregariam, o que me parece todavia uma viagem já que os EUA não abririam mão do Japão.

Mas na prática foi isso mesmo: A condição era a manutenção do imperador, mas sem poder algum.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #64 Online: 29 de Agosto de 2008, 09:26:45 »
Para um pais que diz ter somente forças de auto defesa o Japão é bem fortinho.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #65 Online: 29 de Agosto de 2008, 09:36:50 »

Terceiro maior orçamento militar do mundo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #66 Online: 01 de Setembro de 2008, 16:05:12 »

Terceiro?
Mas é investimento deles ou dos EUA?
PQ o Japão é colonia americana !

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #67 Online: 01 de Setembro de 2008, 16:37:12 »
O investimento é deles. as forças que os americanos tem por la nao sao o suficientes para defender o Japao

Tem a 7º frota do pacifico e de vez em quando eles deslocam alguns F-22 para a base em Okinawa, mas nada que segure a onda por muito tempo em caso de uma agressão cabeluda da China ou Coreia do Norte

Os japoneses estao muito avançados em pesquisas na area de defesa e suas indústrias fabricam sob licença muito do que precisam.

Mock-up do futuro aviao stealth Japa, ja que os americanos se negaram a vender o F-22

Mitsubishi stealth ATD-X ou F-3

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #68 Online: 01 de Setembro de 2008, 16:41:31 »
Será que vai haver algum dia reataliação da China contra eles?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 01 de Setembro de 2008, 18:32:12 »
Quer dizer que o Japão é colonia Americana Q

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 01 de Setembro de 2008, 18:36:54 »
Eu queria que o Brasil fosse uma colônia americana igual ao Japão...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #71 Online: 01 de Setembro de 2008, 18:38:23 »

O Q é uma fonte inesgotável de teorias conspiratórias :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 01 de Setembro de 2008, 19:02:21 »

Terceiro?
Mas é investimento deles ou dos EUA?
PQ o Japão é colonia americana !

Q, existe alguma coisa que NÃO seja mera extensão dos EUA na sua opinião? :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 01 de Setembro de 2008, 19:03:41 »
Será que vai haver algum dia reataliação da China contra eles?

Tudo é possível.  Pretexto não falta, não depois do que o Japão fez na China durante a Segunda Guerra Mundial.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 01 de Setembro de 2008, 19:50:03 »
Alguém entende porque não ficou tão feio "imperialistas japoneses" quanto "alemães nazistas"?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!