Autor Tópico: As bombas de Hiroshima e Nagasaki foram necessárias?  (Lida 45929 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: As bombas de Hiroshima e Nagasaki foram necessárias?
« Resposta #100 Online: 25 de Novembro de 2008, 13:47:41 »
É, mas bombas causam um número grandioso de mortes instantaneamente

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #101 Online: 03 de Dezembro de 2008, 21:17:23 »
Se a guerra tivesse continuado, o número de mortes teria sido maior do que as causadas pelas duas bombas. Foram ataques aéreos absolutamente bem sucedidos com baixas zero do lado aliado.
Mas não consigo deixar de pensar nos milhares de  meninos e meninas que estavam sentados  em  suas carteiras escolares, quando foram pulverizadas.
Vi a foto de Tippet (não sei se escrevi direito), horas depois de ter cumprido a missão e já "medalhado", sorrindo feliz da vida ao lado do Enola Gay. Aquilo me virou o estômago. Ele matara 70 mil pessoas (por baixo) antes do almoço, e aquilo não pareceu ter afetado o seu apetite.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #102 Online: 04 de Dezembro de 2008, 00:02:32 »
Se a guerra tivesse continuado, o número de mortes teria sido maior do que as causadas pelas duas bombas. Foram ataques aéreos absolutamente bem sucedidos com baixas zero do lado aliado.

Não vejo como.  O povo japonês não é tão suicida assim.  Se o governo norte-americano da época fosse mais lúcido, poderia ter conseguido um armistício até antes, bastando deixar de lado as exigências de renúncia oficial do status de Kami do Tenno.  Ou como se diz por estas terras, deixando de exigir que o Imperador Hiroíto declarasse publicamente que não é descendente de Amaterasu.

Mas não consigo deixar de pensar nos milhares de  meninos e meninas que estavam sentados  em  suas carteiras escolares, quando foram pulverizadas.
Vi a foto de Tippet (não sei se escrevi direito), horas depois de ter cumprido a missão e já "medalhado", sorrindo feliz da vida ao lado do Enola Gay. Aquilo me virou o estômago. Ele matara 70 mil pessoas (por baixo) antes do almoço, e aquilo não pareceu ter afetado o seu apetite.

A Segunda Guerra Mundial foi em certo sentido o fim da inocência da humanidade.  Até então os adultos brincavam de "polícia e bandido" da mesma forma que as crianças, só que de forma mais realista.  Só depois foi que começamos a despertar para o real significado da guerra (qualquer guerra).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 04 de Dezembro de 2008, 00:21:41 »
Foi cruel.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #104 Online: 04 de Dezembro de 2008, 00:26:12 »
O que foi cruel exatamente?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 04 de Dezembro de 2008, 01:16:53 »
A morte de vários inocentes.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #106 Online: 04 de Dezembro de 2008, 13:23:41 »
Qual guerra não é...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 04 de Dezembro de 2008, 15:01:05 »
Você tem razão, Di.  Mas a escala de baixas da Segunda Guerra Mundial foi realmente impressionante.  Não foi apenas uma Guerra entre várias outras.

http://en.wikipedia.org/wiki/World_War_II_casualties
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2008, 15:09:11 por Luis Dantas »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #108 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 18:02:51 »
E quem somos para responder esta pergunta? Os Estados Unidos tiveram suas razões para lançá-la e não foram qualquer grupo que tomou esta decisão, mas o Estado Maior junto ao Presidente. Naquela altura, decidiram e pronto. Contorcer o certo ou o errado não chegará a lugar nenhum. Não tenho qualquer vontade de entender as razões que levaram os EUA a tomarem tal atitute. Mas tenho certeza que ela não foi um impulso raivoso americado. Foi pensada e planejada nos mínimos detalhes. Para mim, isto basta. E o sofrimento Japonês? Bem, eles estavam em guerra não é? Ou eles estavam totalmente desinformados sobre a bomba? Creio que não. Uma nação vive ou morre de acordo com as atitudes de seus líderes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #109 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:17:05 »
Eu já acho legítimo e necessário discutir esse tipo de atitude.

Aliás, qualquer atitude, vinda de quem quer que seja, que mate tanta gente em um único ato é com certeza assunto legítimo para o questionamento de quem quer que seja.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #110 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 17:35:52 »
Acho que a discussao sobre o lançamento das bombas deve fazer parte de outro questionamento: existem circuntâncias
que justifiquem o ataque premeditado a civis?

Eu penso que a resposta é nao, mas reconheço que se estivesse no lugar do presidente americano na época talvez pensasse
diferente.

Isso vale tanto para as bombas atômicas quanto para outros bombardeios que foram realizados durante a guerra.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 18:02:24 »
Só agora dei uma olhada no tópico e achei interessante o argumento do Luiz Souto de que as bombas não seriam necessárias para fazer o Japão capitular (embora muitos duvidem que ele efetivamente capitularia), mas que elas foram lançadas com o objetivo de mostrar poder à URSS. Por essa lógica, não poderíamos conjecturar que talvez passasse pela cabeça de Harry Truman, ao tomar sua decisão de usar as bombas, evitar uma III Guerra contra a URSS?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #112 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 18:11:19 »
Só agora dei uma olhada no tópico e achei interessante o argumento do Luiz Souto de que as bombas não seriam necessárias para fazer o Japão capitular (embora muitos duvidem que ele efetivamente capitularia), mas que elas foram lançadas com o objetivo de mostrar poder à URSS. Por essa lógica, não poderíamos conjecturar que talvez passasse pela cabeça de Harry Truman, ao tomar sua decisão de usar as bombas, evitar uma III Guerra contra a URSS?

Talvez. Li em algum lugar (rigor total, né :) ) que Hitler esperava que os americanos e soviéticos acabassem brigando entre si
antes mesmo da guerra acabar. Mas o fato é que Ninguem sabe o que teria acontecido exatamente se as bombas nao tivessem
sido jogadas. Só dá pra dizer mesmo que o Japao eventualmente perderia a Guerra, mas isso já se sabia em 1942.

Li também que alguns cientistas propuseram que se jogasse a bomba em um alvo desabitado, mas com valor simbólico, como o
monte Fuji, como uma demonstraçao, mas depois se julgou que isso nao seria o suficiente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 18:31:54 »
Continuando com o absoluto rigor acadêmico da discussão, ouvi dizer que os americanos avisaram com alguns dias de antecedência que as duas cidades seriam destruídas, lançando bilhetes em japonês a partir de aviões, e que aconselhavam a população a sair. Mas é claro que, como ninguém esperava naquela época que aquilo fosse mais do que uma bravata, o aviso não foi levado a sério.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:16:35 »
Se não queriam causar casualidades, o monte Fuji seria suficiente, não?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:25:42 »
quem disse que não queriam causalidades? Claro que as queriam.

O propósito era a rendição incondicional japonesa;
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #116 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:28:49 »

Que aliás não aconteceu na primeira bomba....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:30:24 »
Ué, e avisaram os habitantes porque então?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:50:01 »

Que aliás não aconteceu na primeira bomba....

você sabe que não é bem assim... Hideki Tojo queria continuar a guerra, mas é fato que os EUA não esperaram para ver.

Possivelmente uma bomba seria suficiente

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:53:12 »
Ué, e avisaram os habitantes porque então?

Acredito que bastaria para eles destruir as cidades para dar uma demonstração de força. Se eles jogassem no monte Fuji, os japoneses podiam não acreditar que foram os americanos que fizeram isso, sei lá... O Fuji é um vulcão :P

Outra coisa que ouvi dizer é que a ideia original era jogar a bomba em cima da cabeça do imperador, mas eles repensaram essa possibilidade considerando que se o imperador fosse morto, aí é que os japoneses não se renderiam mesmo!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:55:09 »
HUAHUaHUAHUAhUAHUHAA!! O cúmulo do ceticismo!!! "Não foram vocês nada, foi uma erupção radioativa em forma de cogumelo |(" :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:57:27 »
HUAHUaHUAHUAhUAHUHAA!! O cúmulo do ceticismo!!! "Não foram vocês nada, foi uma erupção radioativa em forma de cogumelo |(" :P

Para quem está acostumado a ser invadido periodicamente por lagartos gigantes, não duvido nada :lol:

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #122 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:04:29 »

Outra coisa que ouvi dizer é que a ideia original era jogar a bomba em cima da cabeça do imperador, mas eles repensaram essa possibilidade considerando que se o imperador fosse morto, aí é que os japoneses não se renderiam mesmo!

Corte a cabeça e o corpo morre.
O problema é que aquele imperador era uma entidade meramente decorativa.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #123 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:06:12 »

Corte a cabeça e o corpo morre.
O problema é que aquele imperador era uma entidade meramente decorativa.

O imperador era Deus pra população, podia não ser o comandante militar, mas a morte dele ia causar muito mais mortes do que as bombas causaram.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:35:25 »
O imperador era Deus pra população, podia não ser o comandante militar, mas a morte dele ia causar muito mais mortes do que as bombas causaram.

Se eles tivessem jogado a bomba na cabeça do imperador; ao invés de arrasarem Tóquio, e logo depois Hiroshima e Nagasaki, mesmo assim as mortes causadas pela perda do imperador seriam maiores do que aquelas que os bombardeios causaram?

Os ataques que mencionei causaram cerca de 300.000 mortes, a morte do imperador teria um efeito mais devastador do que esse?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!