Acho que eles devem ter se preocupado com o cenário com menos morte de americanos, não necessariamente menos morte de gente... Mas em se tratando de uma guerra, não sei se dá para condená-los por isso...
Não sei se somente era essa a preocupação. Se você necessitasse de 100.00 soldados para ocupar o Japão, era só mandar 200.000 mil, mesmo que a metade morresse, ainda sobraria o contingente necessário para a ocupação.
Tem uma série de coisas que ainda geram controvérsia, talvez os EUA não quisessem enfrentar uma longa batalha no pacífico enquanto Stalin avaçava sobre a Europa, e como não havia esperança do Japão capitular apelaram para as armas atômicas. Lembremos que, mesmo após a rendição, o imperador foi poupado da humilhação, pelo menos por parte dos vencedores. Até onde eu sei, ele não foi exibido como um troféu.
Mesmo que eles tivessem usado a bomba também como uma resposta a União Soviética, cabe lembrar que esse foi o início da guerra fria, pois logo depois a URSS também desenvolveu armas atômicas (tudo indica que cientistas preocupados com a existência de uma arma tão poderosa nas mãos de uma só nação concluíram que isso também poderia ser uma ameaça, então resolveram equilibrar as coisas e repassaram informações aos soviéticos).