Existem 5 ajustes básicos que se faz pra tirar uma foto:
1)
Comprimento focal, em milímetros, é conhecido popularmente como "zoom" da câmera, está relacionado ao ângulo de visão que você tem da cena e à oção de perspectiva. Comprimentos focais menores (wide-angle, "zoom aberto") dão ângulos de visão mais aberto e uma noção maior de perspectiva(diferença entre primeiro plano e fundo, por exemplo). São mais adequados para fotografar paisagens e objetos mais próximos.
Exemplo:
Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 18mm (27mm equiv 35mm) Autor:
Leonardo Matheus Comprimentos focais maiores (telefoto, "zoom fechado") dão ângulos de visão mais fechados, "aproximando" imagens mais distantes. Eles dão uma "achatada" na perspectiva. Adequados para "aproximar" objetos distantes e capturar detalhes.
Exemplo:
Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 170mm (255mm equiv 35mm) Autor:
Leonardo MatheusNote que apesar dos bonecos estarem nas mesmas posições, o comprimento focal maior faz parecer que o Capitão Carverna está muito mais próximo do Gundam.
2)
Abertura do diafragma, medido em
f-stops. O diafragma é um anteparo formado por diversas "lâminas" que se fecham ajustando o diâmetro de um orifício aproximadamente circular no centro.
Fonte:
WikipediaFica dentro da lente e serve para ajustar a quantidade de luz que passa por ela. Também tem um efeito na porção da imagem que está em foco, a
profundidade de campo. Quanto mais fechado o diafragma, maior será a porção da imagem que está em foco.
Compare um diafragma bem aberto:
Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 18mm (27mm equiv 35mm) Abertura: f/4.5
Autor:
Leonardo MatheusCom um diafragma fechado:
Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 170mm (255mm equiv 35mm) Abertura: f/22
Autor:
Leonardo MatheusVeja que o boneco maluco de World of Warcraft está fora de foco na primeira foto e aparece focado na segunda, apesar de em ambas a caixa de remédio no fundo estar desfocada.
Claro que, apesar de permitir que uma região maior da foto fique em foco, uma abertura menor permite que passe menos luz através da lente, de forma que a imagem tende a ficar mais escura se outros parâmetros não forem ajustados para compensar.
A abertura é representada por um
f, uma barra (às vezes é um ponto) e um número, chamado de
f-stop. Um
f-stop é um fator que divide o comprimento focal da lente, assim, quando temos uma lente de comprimento focal
f=50mm, e colocamos uma abertura f/2.0, isso significa que o diafragma está aberto com um diâmetro igual ao comprimento focal dividido por por 2.0, ou seja, com 25mm de diâmetro.
3)
Tempo de exposição, medido em segundos ou fraçẽos de segundos. Essa é simples. É quanto tempo o
obturador fica aberto deixando passar luz para o sensor (ou o filme) . No fim das contas, determina quão clara ou quão escura a imagem vai ficar. Câmeras com modos automáticos costumam calcular o tempo de exposição necessário para que a imagem fique adequada. Tempos de exposição curtos "congelam" a ação, enquanto exposições mais longas podem capturar borrões de movimento, que podem resultar em efeitos artísticos ou fotos tremidas, dependendo do fotógrafo =)
Exemplos:
Camera: Canon T2i Comprimento Focal: 84mm (134mm equiv 35mm) Tempo de exposição: 1/200s
Autor:
Elton CarvalhoCamera: Canon T2i Comprimento Focal: 24mm (38mm equiv 35mm) Tempo de exposição: 1/20s
Autor:
Elton CarvalhoNote que na primera foto, a bolinha parece parada no ar. Já na segunda, você só vê o vulto da bicicleta passando à frente.
4)
Sensibilidade, medida em índice
ISO: Está relacionado à quantidade de luz que deve atingir o sensor para que ele marque uma certa intensidade. Valores de ISO baixos, como 80 ou 100, se referem a uma sensibilidade menor, de forma que cenas mais claras podem ser capturadas no sensor ou no filme. Valores mais altos, como 800, 1600 ou até 6400, permitem que cenas mais escuras sejam capturadas com um tempo de exposição menor, o que pode impedir fotos tremidas. Como não existe almoço grátis, valores de ISO altos estão sujeitos a
ruído, que se dá na imagem digital na forma de pontinhos coloridos aleatórios que podem prejudicar a qualidade da imagem. Depois explico esse efeito.
5)
Foco (não confundir com distância focal, acima): O ponto da imagem que fica mais nítido depende da distância entre o objeto e a lente e do ajuste de foco definido pelo usuário.
Compare:
Todas as fotos acima:Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 18mm (27mm equiv 35mm) Abertura: f/4.5
Autor:
Leonardo MatheusExposição: Exposição está relacionada à quantidade de luz que entra no sensor e à sua sensibilidade. Assim, a abertura, o tempo de exposição e o ISO estão relacionados, de forma que para obter imagens com a mesma "claridade" você pode aumentar um valor (o ISO, por exemplo) e diminuir outro (a abertura, por exemplo) na mesma proporção. Para facilitar a vida de quem não tinha câmeras automáticas ou
fotômetros existia a regra do
Sunny sixteen: Uma foto estará adequadamente exposta, ao ar livre num dia de sol, com abertura f/16, ISO 100 e exposição de 1/100s.
Assim se você estiver com um filme ISO400 e quiser manter a abertura igual, deve diminuir a exposição para 1/400 s.
Se estiver com ISO 100 e quiser abrir mais o obturador, para f/2, por exemplo, deve diminuir a exposição para 1/800 s
Controles manuais permitem o ajuste desses parâmetros todos.
EDIT: Isso que dá escrever um post gigante sem ver que a pergunta já tinha sido respondida.