Autor Tópico: Fotografia: comprando uma câmera nova.  (Lida 48429 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Fotografia: comprando uma câmera nova.
« Resposta #350 Online: 18 de Setembro de 2011, 21:41:43 »
É, agora estou entre a Fuji S2800 e essa Canon aí. Eu estou pensando que vou tirar MUITAS fotos de paisagens, e minha dúvida era se haveria muita diferença entre as câmeras. O que seria "permitir algum um controle manual"?

Eu sou completo noob em relação à câmeras, quais seriam os recursos que eu poderia aproveitar, que a S2800 oferece e a Canon A2200 não?
Aumentar/diminuir tempos de exposição, controle de ISO e flash, etc.

Podem fazer diferença se você quiser fazer uma foto mais elaborada, como à noite, por exemplo, mas se for SEMPRE pra só apontar e disparar, vai fazer pouca falta.

Ahh... e as Canon você pode tunar com CHDK. Não sei se essa dá...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 18 de Setembro de 2011, 21:51:59 »
Controle manual da velocidade do obturador e da abertura do diafragma, que permite um controle da profundidade de campo e congelar ou dar a sensação de movimento a uma fotografia. Permite também a correção da cor com um balanço de branco.

Veja aqui:
http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/curso_fotografia/fotografia_tradicional/como_usar_sua_camera/velocidade_abertura.shtml?primeiro=1
http://www.sampaonline.com.br/reportagens/cursodefotografia_profundidadedecampo.htm

São dois tipos diferentes de máquina para se comparar: uma é compacta simples e a outra é uma bridge (intermediária entre uma compacta e uma reflex), mas você pode ter uma comparação aqui:
http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/c2200/ck_c2200.htm
http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/fs2800/ck_fs2800.htm

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #352 Online: 18 de Setembro de 2011, 22:00:49 »
Valeu pelas respostas! Já estou aqui pesquisando sobre esses recursos. Já descobri que se eu quiser tirar uma foto boa à noite, esse negócio de ajustar o tempo de exposição ajuda.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #353 Online: 18 de Setembro de 2011, 22:01:57 »
:ok:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #354 Online: 19 de Setembro de 2011, 06:24:14 »
Existem 5 ajustes básicos que se faz pra tirar uma foto:

1) Comprimento focal, em milímetros, é conhecido popularmente como "zoom" da câmera, está relacionado ao ângulo de visão que você tem da cena e à oção de perspectiva. Comprimentos focais menores (wide-angle, "zoom aberto") dão ângulos de visão mais aberto e uma noção maior de perspectiva(diferença entre primeiro plano e fundo, por exemplo). São mais adequados para fotografar paisagens e objetos mais próximos.
Exemplo:

Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 18mm (27mm equiv 35mm) Autor: Leonardo Matheus

Comprimentos focais maiores (telefoto, "zoom fechado") dão ângulos de visão mais fechados, "aproximando" imagens mais distantes. Eles dão uma "achatada" na perspectiva. Adequados para "aproximar"  objetos distantes e capturar detalhes.
Exemplo:

Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 170mm (255mm equiv 35mm) Autor: Leonardo Matheus

Note que apesar dos bonecos estarem nas mesmas posições, o comprimento focal maior faz parecer que o Capitão Carverna está muito mais próximo do Gundam.

2) Abertura do diafragma, medido em f-stops. O diafragma é um anteparo formado por diversas "lâminas" que se fecham ajustando o diâmetro de um orifício aproximadamente circular no centro.

Fonte: Wikipedia

Fica dentro da lente e serve para ajustar a quantidade de luz que passa por ela. Também tem um efeito na porção da imagem que está em foco, a profundidade de campo. Quanto mais fechado o diafragma, maior será a porção da imagem que está em foco.

Compare um diafragma bem aberto:

Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 18mm (27mm equiv 35mm) Abertura: f/4.5
Autor: Leonardo Matheus

Com um diafragma fechado:

Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 170mm (255mm equiv 35mm) Abertura: f/22

Veja que o boneco maluco de World of Warcraft está fora de foco na primeira foto e aparece focado na segunda, apesar de em ambas a caixa de remédio no fundo estar desfocada.

Claro que, apesar de permitir que uma região maior da foto fique em foco, uma abertura menor permite que passe menos luz através da lente, de forma que a imagem tende a ficar mais escura se outros parâmetros não forem ajustados para compensar.

A abertura é representada por um f, uma barra (às vezes é um ponto) e um número, chamado de f-stop. Um f-stop é um fator que divide o comprimento focal da lente, assim, quando temos uma lente de comprimento focal f=50mm, e colocamos uma abertura f/2.0, isso significa que o diafragma está aberto com um diâmetro igual ao comprimento focal dividido por por 2.0, ou seja, com 25mm de diâmetro.

3) Tempo de exposição, medido em segundos ou fraçẽos de segundos. Essa é simples. É quanto tempo o obturador fica aberto deixando passar luz para o sensor (ou o filme) . No fim das contas, determina quão clara ou quão escura a imagem vai ficar. Câmeras com modos automáticos costumam calcular o tempo de exposição necessário para que a imagem fique adequada. Tempos de exposição curtos "congelam" a ação, enquanto exposições mais longas podem capturar borrões de movimento, que podem resultar em efeitos artísticos ou fotos tremidas, dependendo do fotógrafo =)

Exemplos:

Camera: Canon T2i Comprimento Focal: 84mm (134mm equiv 35mm) Tempo de exposição: 1/200s
Autor: Elton Carvalho

Camera: Canon T2i Comprimento Focal: 24mm (38mm equiv 35mm) Tempo de exposição: 1/20s
Autor: Elton Carvalho

Note que na primera foto, a bolinha parece parada no ar. Já na segunda, você só vê o vulto da bicicleta passando à frente.

4) Sensibilidade, medida em índice ISO: Está relacionado à quantidade de luz que deve atingir o sensor para que ele marque uma certa intensidade. Valores de ISO baixos, como 80 ou 100, se referem a uma sensibilidade menor, de forma que cenas mais claras podem ser capturadas no sensor ou no filme. Valores mais altos, como 800, 1600 ou até 6400, permitem que cenas mais escuras sejam capturadas com um tempo de exposição menor, o que pode impedir fotos tremidas. Como não existe almoço grátis, valores de ISO altos estão sujeitos a ruído, que se dá na imagem digital na forma de pontinhos coloridos aleatórios que podem prejudicar a qualidade da imagem. Depois explico esse efeito.

5) Foco (não confundir com distância focal, acima): O ponto da imagem que fica mais nítido depende da distância entre o objeto e a lente e do ajuste de foco definido pelo usuário.
Compare:

Todas as fotos acima:Câmera: Pentax K-x. Comprimento focal: 18mm (27mm equiv 35mm) Abertura: f/4.5

Exposição: Exposição está relacionada à quantidade de luz que entra no sensor e à sua sensibilidade. Assim, a abertura, o tempo de exposição e o ISO estão relacionados, de forma que para obter imagens com a mesma "claridade" você pode aumentar um valor (o ISO, por exemplo) e diminuir outro (a  abertura, por exemplo) na mesma proporção. Para facilitar a vida de quem não tinha câmeras automáticas ou fotômetros existia a regra do Sunny sixteen: Uma foto estará adequadamente exposta, ao ar livre num dia de sol, com abertura f/16, ISO 100 e exposição de 1/100s.

Assim se você estiver com um filme ISO400 e quiser manter a abertura igual, deve diminuir a exposição para 1/400 s.

Se estiver com ISO 100 e quiser abrir mais o obturador, para f/2, por exemplo, deve diminuir a exposição para 1/800 s

Controles manuais permitem o ajuste desses parâmetros todos.

EDIT: Isso que dá escrever um post gigante sem ver que a pergunta já tinha sido respondida. :hmph:
« Última modificação: 19 de Setembro de 2011, 06:26:33 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 19 de Setembro de 2011, 07:23:56 »
Mas valeu pelas informações. :) Aliás, como parece que temos aqui no fórum muitos adeptos da fotografia, poderia ter uma área ou um tópico fixo sobre o assunto com dicas e informações.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #356 Online: 19 de Setembro de 2011, 13:32:59 »
Muito bom esse post, Snow. Com as fotos como exemplos fica mais fácil de entender.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #357 Online: 19 de Setembro de 2011, 13:42:13 »
Qualquer dúvida, é só perguntar! :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #358 Online: 19 de Setembro de 2011, 14:06:32 »
P.S.: Não cobri o white balance (ajuste de branco)  porque sou daltônico e tô nem aí pra cores! Lero-lero! ;P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #359 Online: 20 de Setembro de 2011, 11:42:26 »
:nao3: não conhece a realidade...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #360 Online: 20 de Setembro de 2011, 13:20:57 »
Comprei a Fuji S2800. Assim que chegar e eu começar a mexer, eu coloco aqui minhas impressões. :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #361 Online: 29 de Setembro de 2011, 00:47:52 »
Ela chegou esses dias, ainda estou aprendendo a usar. Já descobri que ela tem limitações na escolha da abertura: 3.1 ou 6.4, e só. A velocidade máxima é 1/2000. Tentei tirar umas fotos agora, com a velocidade em 2000, aqui no quarto, e saiu tudo preto :lol: Vou ver amanhã se tento fotografar algo em movimento e com luz decente, nessa velocidade.

No mais, parece ser uma câmera boa, para o que eu preciso.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #362 Online: 29 de Setembro de 2011, 07:02:56 »
É que com o sensor pitititico que ela tem, você não vai conseguir uma profundidade de campo muito baixa mesmo, e é melhor que entre o máximo possível de luz nele.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Fotografia: comprando uma câmera nova.
« Resposta #363 Online: 15 de Outubro de 2011, 13:08:09 »
Alguém sabe me dizer se as lentes da Canon EOS 620 são compatíveis com a Canon EOS 5D Mark II?
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 13:59:17 por Geotecton »
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #364 Online: 15 de Outubro de 2011, 13:43:51 »
Se forem de baioneta EF, sim.

Geo, se vc quer uma 5D mark II, sugiro esperar um pouco, pois parece que a Canon vai anunciar alguma novidade em breve, o que pode lhe causar interesse num modelo novo ou mesmo o barateamento da 5D MKII

http://photofocus.com/2011/10/13/you-may-want-to-hold-off-on-that-next-high-end-dslr-camera-purchase/
http://www.canonrumors.com/2011/10/new-dslr-on-tuesday-october-18-2011-cr3/
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #365 Online: 15 de Outubro de 2011, 14:02:40 »
Se forem de baioneta EF, sim.

Sim, o encaixe é do tipo baioneta.

Geo, se vc quer uma 5D mark II, sugiro esperar um pouco, pois parece que a Canon vai anunciar alguma novidade em breve, o que pode lhe causar interesse num modelo novo ou mesmo o barateamento da 5D MKII

http://photofocus.com/2011/10/13/you-may-want-to-hold-off-on-that-next-high-end-dslr-camera-purchase/
http://www.canonrumors.com/2011/10/new-dslr-on-tuesday-october-18-2011-cr3/

Valeu Snow.

Eu vou aguardar mais algumas semanas para então comprar uma nova máquina.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #366 Online: 18 de Outubro de 2011, 11:39:04 »
Não é pro meu bico =(

My Initial Thoughts On The Canon EOS-1D X Announcement
Scott bourne

Canon let everyone know this week that it really does have a new camera coming. Unfortunately, it’s not actually going to be available until spring of next year.

It’s probably a good thing because most photographers will have to pinch some pennies to be able to afford this new monster. With a predicted retail price of $6,800 it’s not for everyone.

The new flagship Canon is an 18.1 megapixel, full-frame DSLR that features a 61-point autofocus system, very high ISO range, 12 frames per second RAW capture and a new set of DIGIC 5+ processors. It appears to be more revolutionary than evolutionary since the camera offers many new features and functions. It’s got a heavy movie component and offers a little something for everyone at the pro level.

[...]

* The new 61-point AF system – 41 of those being cross-type sensors
* 100% viewfinder coverage
* Newly improved RGB metering with its own DIGIC 4 processor
* New 3.2″ LCD screen
* Full HD mob quality with new auto creation of movie files once the 4GB limit has been reached – 29-minute 59 seconds movie clip length
* Timecode for HD movie recording
* Manual audio level control with live meters and adjustability during recording
* Touch sensitive controls for use during movie recording
* Dual CF card slots
* Improved internal cleaning system
* Built-in Gigabit Ethernet port
* New intelligent tracking and face recognition systems
* 400,000 cycle shutter
* New buttons and better ergonomics

http://photofocus.com/2011/10/18/my-initial-thoughts-on-the-canon-eos-1d-x-announcement/
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 11:41:49 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #367 Online: 19 de Outubro de 2011, 11:18:53 »
Geo, as lentes são compatíveis, mas as câmeras tem formatos diferentes. Você provavelmente só aproveitaria metade dos megapixels da 5D se você usasse as lentes que usa na 620D por causa do fator de corte.

Essa Canon 1D-X deve ser foda. Queria ver a resposta da Nikon pra essa câmera. Ontem estava fuçando e vendo algumas coisas sobre as novidades da Nikon e vi que talvez no ano que vem apareça uma D4 e uma D800 (que seriam equivalentes à essa 1D-X e a 5D Mark II). Dá até água na boca. :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #368 Online: 19 de Outubro de 2011, 11:29:56 »
Geo, as lentes são compatíveis, mas as câmeras tem formatos diferentes. Você provavelmente só aproveitaria metade dos megapixels da 5D se você usasse as lentes que usa na 620D por causa do fator de corte.

A 5D Mk II é full-frame.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #369 Online: 19 de Outubro de 2011, 19:38:26 »
Disfarça... só agora vi que a 620D é de filme
Nesse caso não há problema ^^

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #370 Online: 19 de Outubro de 2011, 19:54:43 »
Além disso, não dá pra usar lente de baioneta EF-S em câmera full grame porque a EF-S tem um elemento projetado pra dentro da camera, que fica no caminho do espelho se for full frame.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #371 Online: 19 de Outubro de 2011, 22:41:33 »
Me falaram que eu não preciso usar os 14 megapixels da minha câmera, que 7 megapixels já são bons o suficiente, e não tem muita diferença. Procede?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #372 Online: 19 de Outubro de 2011, 22:49:31 »
Depende do que vc quer fazer com as fotos. Com 14 MP dá pra imprimir a 300 DPI numa folha A4.

Uma tela de laptop widescreen moderna tem 1366 x 768 pixels, que dá pouco mais de 1MP. Quando eu publico minhas fotos, geralmente eu redimensiono pra 1600 x 900, que dá 1.4 MP e aqui no CC por exemplo, coloco a 800x500 ou 0.4MP.

A vantagem de ter megapixels de sobra é que você pode recortar a foto para re-enquadrar e ainda pode editar sem perder informação.

Espaço em disco é barato, acho que os megapixels a mais não vão doer e vãos er úteis quando você quiser dar um "tapinha" na foto.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #373 Online: 19 de Outubro de 2011, 22:55:37 »
Entendi, não tem motivo então para não deixar com 14 MP, mesmo. Valeu! :ok:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #374 Online: 19 de Outubro de 2011, 22:58:48 »
Na verdade, até tem.

Em condições de pouca luz, você pode diminuir o número de pixels para reduzir um pouco o ruído com ISO alto.

Mas nada que um GRIMP/Fofoxope não resolva.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!