Autor Tópico: "Deus Existe" não é tese a ser refutada! É delírio.  (Lida 27881 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: "Deus Existe" não é tese a ser refutada! É delírio.
« Resposta #25 Online: 31 de Agosto de 2008, 19:28:01 »
Inquietação em relação a ela, sim.

Mas à crença em Deus propriamente dita?  Aí é pegar pesado. Entre outros motivos porque não há sinais claros de que crer em Deus tenha alguma relação significativa com esse quase-atentado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #26 Online: 31 de Agosto de 2008, 19:28:30 »
eita, um pouco de tempo que eu fico longe o tópico ja cresce deste tanto???, bom, realmente luiz dantas religião e deliro são coisas totalmente oposta, porem na religiao tem sempre uma pitada de delirio hehehe(que pensamento circular mais horrivel) mas enfim, não podemos provar que zeus existe porem é bom senso que ele não exista, porem sua religião hoje já é morta, seus valores não existem mais.
Estou com o lorde, não é por que não conseguimos provar a existencia de algo que ele existe, e mais, se existisse, este algo ja daria sua cara...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Agosto de 2008, 19:29:31 »
Você pediu evidências de que a pessoa não estava delirando, e não de que sua afirmação é verdadeira. O fato de alguém estar delirando não invalida automaticamente tudo o que ela diz - se alguém fuma dois quilos de maconha e depois diz, entre outras coisas, que o céu é azul, o céu não deixa de ser azul só porque ele está delirando. Isso é ilógico.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #28 Online: 31 de Agosto de 2008, 19:30:54 »
eita, porem o que eles dizem vão mais do que o céu é azul, eles exageram na suas afirmações falando em criaturas inexistentes e fatos impossiveis

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #29 Online: 31 de Agosto de 2008, 19:31:42 »
Amanhã respondo.

Boa noite a todos!

Tenho de ir
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #30 Online: 31 de Agosto de 2008, 20:13:51 »
Ah, sei lá, mas a impressão que eu tenho é que a maioria das pessoas gosta de "mostrar cultura" e fica debatendo coisas totalmente ridículas. Se alguém chegar pra mim e tentar debater a existência de lobisomens eu nem vou perder meu tempo considerando seus argumentos (a não ser que ele vire lobisomen na minha frente). Da mesma forma ocorre com os crentes em "deus". A idéia é tão bisonha, infantil e patética (um cara que fica olhando pra bilhões de pessoas, esperando que elas se comportem como ele acha que deveriam.... argh) que nem vou perder meu tempo discutindo. Considero todo crente em entidades sobrenaturais um débil mental, apenas isso.

E não me venham com sofismas, quem acredita em idiotices é um IDIOTA!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #31 Online: 31 de Agosto de 2008, 20:44:36 »

Ad hominem, lá, lá, lá... :P

Eu sei, somos todos idiotas.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #32 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:23:18 »

Ad hominem, lá, lá, lá... :P

Eu sei, somos todos idiotas.

Não, eu não sou idiota e não perco tempo com idiotices.

Citar expressões latinas ou versículos, tanto faz, nada disso fará a idéia de um ser onipotente e inteligente, criador e juíz de tudo o que existe ser menos estúpida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #33 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:27:49 »
Não sei não, Rainor... se vasculhar direito, todos temos crenças. Basta saber onde procurar. É difícil admitir que todos somos idiotas :O)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:37:34 »
A crença em Deus, pelo menos para algumas pessoas, não é nada mais do que uma inclinação estética, uma preferência artística/filosófica.

Não cabe classificá-la de "delírio" em si.  Se ela prejudicar a capacidade de discernimento em situações mais concretas e menos incontroversas, aí sim.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:49:38 »
Não sei não, Rainor... se vasculhar direito, todos temos crenças. Basta saber onde procurar. É difícil admitir que todos somos idiotas :O)

Não concordo, não tenho "crenças", apenas algumas convicções sujeitas a questionamentos. Agora, não aguento essa condescendência com os lunáticos, esse "respeito" pela imbecilidade. Não ficarei perdendo meu tempo argumentando com alguém que diz ser um vampiro ou outro que afirma poder levitar. Seria um celerado se tentasse dialogar com alguém assim. Da mesma forma, quando me falam em virgens parindo (sem cesariana) e se mantendo virgem, gente morta ressucitando e outros "milagres", procuro me afastar de tais interlocutores (temo pela minha vida, alucinados são perigosos). Não aceito que me cobrem "educação" e "tolerância" em relação a quem jamais as tem comigo (ou com qualquer outro que os questione). Quanto a ser idiota, talvez o seja em vários aspectos, em vários ramos do saber (quem não o é), mas eu não defendo alucinações como verdade, não crio sofismas ou inverto o ônus da prova, não cito pseudo-sábios, não copio versículos, não desmereço o interlocutor, apenas não tenho mais idade (e saco) pra discutir com dementes. E quem acredita em deus (ser onipotente, onisciente, princípio e fim de tudo) é, a meu ver, um débil mental.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:18:50 »
Negar que haja pessoas inteligentes que acreditam em Deus, é claramente ir contra evidências, pois não é difícil encontrar pessoas inteligentes , inclusive com QI acima da média, que acreditam em Deus.     :|

Acreditar em deus pode até ser visto como um engano, como algo relativamente tolo, mas não como evidência de debilidade mental.    :no:

.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 22:22:50 por Helder »

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #37 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:35:55 »
Negar que haja pessoas inteligentes que acreditam em Deus, é claramente ir contra evidências, pois não é difícil encontrar pessoas inteligentes , inclusive com QI acima da média, que acreditam em Deus.     :|

Acreditar em deus pode até ser visto como um engano, como algo relativamente tolo, mas não como evidência de debilidade mental.    :no:

.

Há vários tipos de inteligência. Existem os "savants" que são gênios em algumas áreas (cálculos, memorização, capacidade musical, etc) e completamente idiotas para outras (relacionamento social, linguagem ou até mesmo amarrar os sapatos). No meu modo de ver quem acredita em seres sobrenaturais possuiu algum "déficit" na capacidade de raciocínio. Vc empregaria alguém que conversasse com seres imaginários? Mesmo que ele fosse um P.H.D. não seria alguém confiável pois se comportaria de uma maneira alucinada. Quanto ao argumento de que há pessoas com QI (um teste) acima da média que acreditam em deus, eu concordo, embora testes recentes demonstrem que o índice de ateus entre os de maior QI é muitíssimo maior que o de crentes. Acredito até que muitos cientistas dizem acreditar em deus como forma de angariar uma imagem melhor na mídia e entre o populacho. Mas é como vc mesmo disse, Helder, acreditar em deus é "algo relativamente tolo" (eu diria totalmente idiota); ora, pessoas inteligentes não costumam acreditar em coisas "tolas".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:39:44 »
RainorX, sabe quando um crente diz que não existem ateus e nós percebemos que ele está enganado, que nós constatamos que Deus para nós não faz falta alguma?

Bom, a coisa funciona nos dois sentidos.  Assim como não faz diferença para nós um Deus que não existe, PARA ELES TAMBÉM NÃO.  Eles não se tornam débeis mentais ou desequilibrados simplesmente por crer em Deus.  Assim como Deus não nos faz falta, para eles não é um fardo enorme tampouco.

Podem estar iludidos nesse particular - e a rigor nós só temos nossa própria convicção para chegar a essa conclusão - mas isso não diz nada sobre a saúde mental ou capacidade mental deles.

E se dissesse, isso seria evidência de que Deus existe, não acha?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:40:57 »
Hum :|... e o que invalidaria suas crenças? por mais sã que seja minha mente, eu acreditar e o mais importante eu tentar influenciar outros a acreditar no cthulu não valida minhas crenças, ao mostrar que seus credos são delirantes o lorde não faz nenhum ad hominen...

O eminente Biólogo Richard Dawkins escreveu " Deus Um  Delírio".

Não pretendo com isso de forma alguma defender a plausibilidade do conceito de deuses, mas a tradução do título desse livro já foi criticada; não li o livro em si, mas o título original seria talvez melhor traduzido como "Deus, uma ilusão".

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #40 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:41:23 »

Não concordo, não tenho "crenças", apenas algumas convicções sujeitas a questionamentos.

Ceeeerto. Tá bom então. Achei que, como punha o dedo na ferida dos outros, agüentava pimenta nos olhos... mas enfim, ...

Citação de: RainorX
Agora, não aguento essa condescendência com os lunáticos, esse "respeito" pela imbecilidade.

É humildade + respeito pela humanidade. Aliás, repeito pelos sentimentos alheios, já que numa generalização dessas fica impossível ser justo. Então taxar todo o mundo de idiota mais parece superioridade infantil do que realmente um julgamento mais exato.

Mas você desmerece o interlocutor SIM. Agora, como não é idiota, já deve ter entendido. Ou não, ou a sua idiotice se vestiu de teimosia :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #41 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:42:27 »

RainorX,

Apenas para repetir argumentos de outro tópico, Newton era extremamente místico; Descartes em seu "método" dedicou todo um capítulo a provar que deus existe.

Nessa linha de raciocínio, sua empresa perderia dois bons empregados.

E apenas para constar, não sou teísta.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #42 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:43:32 »
Eu não sou teísta, quando à sua pessoa, não estou tão certo, assim :P
--
Si hemos de salvar o no,

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:44:34 »

Eu?

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #44 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:49:30 »
RainorX, sabe quando um crente diz que não existem ateus e nós percebemos que ele está enganado, que nós constatamos que Deus para nós não faz falta alguma?

Bom, a coisa funciona nos dois sentidos.  Assim como não faz diferença para nós um Deus que não existe, PARA ELES TAMBÉM NÃO.  Eles não se tornam débeis mentais ou desequilibrados simplesmente por crer em Deus.  Assim como Deus não nos faz falta, para eles não é um fardo enorme tampouco.

Podem estar iludidos nesse particular - e a rigor nós só temos nossa própria convicção para chegar a essa conclusão - mas isso não diz nada sobre a saúde mental ou capacidade mental deles.

E se dissesse, isso seria evidência de que Deus existe, não acha?

Concordo. A grande maioria das pessoas que dizem acreditar em deus apenas seguem a corrente, se tivessem nascido na Arábia louvariam à Alá. E digo mais, podemos dividir os "crentes" (religiosos) em 4 tipos (divisão feita por mim, sem caráter doutrinário, apenas ilustrativo):

1 - Os que dizem acreditar, não se questionam sobre isso, seguem a maré, os "maria-vai-com-as-outras".

2 - Os que dizem acreditar, não se questionam sobre isso e seguem a maré em virtude de ser um comportamento socialmente recompensado que reforça a imagem de "gente de bem".

3 - Os que dizem acreditar, mas mentem ou preferem não se questionar e tiram vantagens com isso. Ex: Pastores, padres, beatas que exercem liderança (poder) em suas comunidades.

4 - Os que acreditam, que vêem, que falam com as entidades e se julgam arautos da divindade. Esses são loucos e capazes dos atos mais insanos (claro, como eu disse, são birutas).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:54:33 »
Se você realmente acha que não há sacerdotes que acreditam sinceramente na existência de Deus, está iludido.  E muito.

Existem sem dúvida insanos teístas, mas essa associação que você faz é grandemente exagerada, insultuosa mesmo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #46 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:03:42 »
Se você realmente acha que não há sacerdotes que acreditam sinceramente na existência de Deus, está iludido.  E muito.

Existem sem dúvida insanos teístas, mas essa associação que você faz é grandemente exagerada, insultuosa mesmo.

Talvez não esteja 100% aí, mas a classificaão do RainorX é real. Aliás, acho que 90% está no 1. É o motivo pelo qual é tantos muçulmanos na Arábia, hinduístas na Índia, etc, etc...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:07:57 »

Eu não disse isso, sei que há sacerdotes que acreditam sinceramente em deus, esses eu catalogo no item 4, o dos insanos.

E o que há de insultuoso em chamar de idiota quem defende idiotices (repito: céu e inferno, julgamento divino, virgens parindo, mortos revivendo......como alguém pode me pedir para que eu respeite ISSO, como alguém pode respeitar ISSO?? Minha crítica não é falta de educação, é apenas o grito de alguém que não aguenta mais "fingir" que semelhantes asneiras são passíveis de respeito. Ora, hipocrisia também tem limite!

Interessante esse fórum, chama-se Clube Cético mas só vejo defensores da credulidade..... Crer é o contrário de saber, é o avesso da atitude cética, talvez devessem mudar o nome para clube metafísico ou algo assim.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #48 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:09:46 »
Tudo depende do que você entende por respeitar. Eu respeito pessoas, não as idéias. A idéia é idiota, a pessoa não necessariamente. Você não entendeu isso até agora, o que é ... mmm... realmente no mínimo teimosia de sua parte.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:10:00 »
Eu defendo o ceticismo, mas não sou ingênuo a ponto de achar que só tolos e insanos crêem em Deus.

Eu concordo que os itens 1, 2 e 4 existem, e que o 1 e o 2 incluem talvez a grande maioria da população mundial.

Mas o 3, sinceramente, é muito preconceituoso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!