É. Você está desqualificando alguém por apenas uma de suas características, sem se preocupar com outras informações sobre a pessoa. Você está formando um conceito prévio sobre alguém. Essa é a definição de preconceito.
Não é muito diferente de dizer que ateu não tem moral.
Putz, vc é fogo. Ateísmo e moralidade não se correlacionam. Dizer idiotices se relaciona com ser idiota. É desta "característica" que estou me referindo, será que estou falando grego? Se alguém não toma banho e fica fedendo eu posso chamá-lo de sujo, não me importa as outras "características", se alguém mata eu o chamarei de assassino, não me importa se é flamenguista ou corintiano, se costuma encher a cara é um bebum, tenha a "característica" de ser branco, índio ou negro. Se acredita em milagres, em unicórnios, deuses ou mulas-sem-cabeça, É UM IDIOTA, não importando quaisquer outras "características". E se eu formo um conceito sobre a capacidade mental de alguém baseado no que ela fala, não estou "formando um conceito prévio" , estou apenas conceituando NAQUELE momento, em virtude das besteiras que ouvi.
Acreditar em unicórnios é idiotice? E em lobisomens? Se acharem que não é, eu caio fora deste fórum. Se sim, qual a diferença de acreditar em monstros, fadas ou em deuses, não é tudo farinha do mesmo saco? Ou devemos respeitar os deuses (ou o que for mais popular) pelo fato deles terem, digamos, mais ibope? Não entendo o pessoal que fica "dourando a pílula" quando se fala de retardados religiosos (redundância), não estou batendo neles, pensava mesmo estar falando com céticos. Sinceramente não entendo quando me acusam de radical, preconceituoso e outras coisas, apenas não sou hipócrita, não fico "maquiando" minhas palavras para parecer educado.
Ai ai.............. adolescência...........
Filhote........... pessoas erram, pessoas se enganam....... Um erro não torna ninguém necesariamente um imbecil, idiota.
Existem religiosos perigosos?Sim, óbvio, mas também existem torcedores de futebol perigosos, ecologistas perigosos, comunistas perigosos...... Até jogadores de RPG perigosos existem, mas não julgue o todo por uma parcela.
RainorX,
Educacao, polidez ou politicamente correto é secundario aqui, ou nem isso.
A questão é não cometer os mesmos erros que aqueles que criticamos, usando e abusando de falácias todo o tempo, por mais equivocados que aqueles estejam!
Neste quesito, estaria se igualando a eles e entrando em contradição contra muitos princípios que você mesmo defende.
Por exemplo, não se envergonharia de usar um adHominem, uma generalização imprópria? ou de as vezes se comportar como um troll? Volta e meia eu faço isto e tenho vergonha do que faço (mesmo). E se me rechaçarem com base nisto, terá sido bem merecido!
Este princípio deveria valer sempre.
Mesmo quando se debate com um sujeito que acredita que os dinossauros afogaram no diluvio ou que lobisomens existem e que vai continuar negando o que voce diz, por mais logica e bom-senso que voce consiga transmitir a ele.
Se o sujeito nao consegue enxergar o erro de modo algum, é uma pena.
Mas existem outras pessoas acompanhando o debate, mesmo que não participem dele, e se você discutir de forma razoável e racional, a chance de que estas pessoas percebam que voce tem razão, sera maior, independentemente do grau de ceticismo que elas tenham.
Se você não faz isto, elas terão a impressão que você é mais um crente, embora seja de uma espécie diferente.
Sem contar que usando de falácias, insultos ou ofensas, toda a racionalidade do(s) debatente(s) ou do tema, cai para segundo ou terceiro plano, virtualmente some, e o que se percebe é só sarcasmo, ironia, ofensas e etc nublando tudo.
Se for para isto, melhor nem perder tempo postando mensagens.
E devo ser consistente com isto que escrevi e pedir aos moderadores (sério, sério mesmo!) que me advertam ou me dêem cartão amarelo (ou vermelho, se for o caso) se eu me portar como um troll ou abusar de falácias.