Autor Tópico: Desafio aos espiritas.  (Lida 87118 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Desafio aos espiritas.
« Resposta #1000 Online: 29 de Maio de 2009, 09:43:57 »
Spitfire:  

Errrrr... consistência filosófica do quê mesmo? Qual consistência filosófica?

Leia pelo menos a história da Filosofia ocidental, e depois diga-me o que é que você compreende como filosofia consistente...

"Seja bonzinho que ganharás um prêmio depois"...

Não diria tanto... :D Todavia a aposta de Pascal, com alguns aperfeiçoamentos, tem uma certa piada para mim.

Isto é consistência filosófica de papai noel que se aplica em crianças... oras... francamente

Não encontro motivos para negar a existência de um arquétipo social tão benfazejo, que costuma ser bem representado por "actores" convincentes! :harle:

Entretanto :arrow: :idea: que eu saiba, os adultos que criaram o Pai Natal, foram pessoas compassivas, e até mesmo filantrópicas, solidárias com a miséria humana  :!:

« Última modificação: 30 de Maio de 2009, 16:20:22 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1001 Online: 29 de Maio de 2009, 11:04:22 »
Agnóstico:

Lusitano

De certa maneira nós criamos o universo que vivemos.

Estou absolutamente de acordo  :!:  :ok:

Por exemplo, eu posso viver em um universo onde o sol é um deus. Se eu tenho isso como verdadeiro, é factível, temos histórico da ocorrência e do fato de que nossa mente pode criar um conjunto de argumentos e ad hocs para embasar a afirmação: O Sol é um deus.

Em termos de religião comparada, não há a mínima dúvida que o sol é um deus. Do que eu conheço de história das religiões, foi um faraó egípcio que o propôs, para deus propriamente dito, proposição essa que eu considero legítima.

Para essa pessoa, ele terá uma série de experiências, intuições e evidências que corroborarão esse fato.

Pela análise do conceito de deus, em termos de paralogismo comparado, isso é inteiramente certo.

E a pessoa criou para si um universo, com regras, etc.. Isso é possível porque podemos facilmente viver nossa vida tendo como pilares de sustentação a nossa razão apenas. É, se quiser, uma espécie de autismo, com interações controladas com o mundo exterior.

Em termos de realismo fantástico, também considero essa atitude consistente. Mas na discussão presente, “o sol é deus”, eu sou de opinião que o autismo, não se enquadraria bem nesta situação, por que seria uma forma de solipsimo. (se bem que eu, considero o solipsismo como uma filosofia mais ou menos religiosa bastante aceitável) Uma vez que o Sol quando nasce é para todos.

Então, temos vários universos que são sustentados da mesma maneira que o seu:

- O universo dos ETs, o universo dos cristais, o universo dos deuses abraamicos carniceiros, o universo dos espíritas e etc..

O que cada habitante desse universo tem em comum? A certeza de que está correto, a certeza de que há evidências que sustentam o seu univeso, e muitas vezes, a certeza de que o habitante do universo vizinho está equivocado.

Certo! Na mente humana cabe quase tudo.

Uma hora, algumas pessoas tomam a decisão de questionar a sua intuição, de questionar o que pode ser aceito como evidência. E veja, é uma apostura humilde desacreditar em si mesmo. A partir disso, e muitas vezes após muito sofrimento, a pessoa adota uma epistemologia, começa a aceitar como evidência apenas o que pode ser comprovado, visto, por outras pessoas. Começam a identificar falácias em seu próprio raciocinio, e entende algo que poucas pessoas realmente compreende: o que é um ad hoc.

Concordo inteiramente!!!

A partir disso o universo autista se destrói e a pessoa é obrigada a confrontar sua experiência e pontos de vista com outras pessoas, obrigando a se expor a um processo contínuo de mudanças em si mesmo.

A meu ver, você está utilizando o conceito de autismo, de uma forma pouco comum… Como eu já lhe disse antes: bate bem com solipsismo, em que só você existe, e todos nós somos projecções mais ou menos inconscientes da sua mente. Mas em relação a uma religião universal como o cristianismo, por exemplo, já não encaixa tão bem…

Enfim, podemos escolher o universo em que vivemos. Sempre vai fazer sentido.

Evidentemente, que podemos escolher o referencial, filosófico, científico ou religioso, na sociedade em que nos situamos... (pessoalmente agradeço à divina democracia essa possibilidade) Podemos viver em universos paralelos, e adaptarmo-nos perfeitamente à sua existência, desde que isso não prejudique a eficácia da nossa sobrevivência e bem-estar pessoais.

___________________________________________________________ _______
Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado – Artur.  

« Última modificação: 29 de Maio de 2009, 11:11:11 por lusitano »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1002 Online: 29 de Maio de 2009, 11:45:59 »
Você se perde ao tentar dar mil conceitos as palavras, ficar sem conceito nenhum e se perder completamente. Sol não é deus. As palavras tem uma acepção que devem ser respeitas, sob pena de não haver comunicação. Você realmente está falando groselha.

bom, como já disseram outras pessoas, e como eu já havia dito antes, você está imerso em uma confusão sem fim. Não há como argumentar.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1003 Online: 29 de Maio de 2009, 12:00:45 »
Você se perde ao tentar dar mil conceitos as palavras, ficar sem conceito nenhum e se perder completamente. Sol não é deus. As palavras tem uma acepção que devem ser respeitas, sob pena de não haver comunicação. Você realmente está falando groselha.

bom, como já disseram outras pessoas, e como eu já havia dito antes, você está imerso em uma confusão sem fim. Não há como argumentar.
Alem do que ele pode escolher o "referencial" que ele quizer, mas isso não vai fazer ele estar mais certo ou errado a respeito de alguma coisa.

Reforço o que o Agnóstico disse, Não se perca em inúmeras definições e relativismos pois isso torna o correto entendimento de seus posts muito difícil. Por exemplo, demorei vários posts debatendo para entender que voce tem uma posição panteísta!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1004 Online: 29 de Maio de 2009, 12:05:28 »
ele tem uma posição panteista, ou não, sei lá, depende...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1005 Online: 29 de Maio de 2009, 12:09:46 »
Ihh!! Agora voce já me deixou em dúvida de novo!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1006 Online: 29 de Maio de 2009, 20:26:16 »

Nada...só deve ter todos os livros de Jacques Bergier e a coleção completa da revista Planeta em baixo da cama. Qualquer dia desses o gajo acorda. Aposto com vocês.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1007 Online: 30 de Maio de 2009, 08:20:45 »
Gigaview:

Citação de: Contini  em  Ontem às 12:09:46

Citação de: Agnóstico  em  Ontem às 12:05:28ele tem uma posição panteista, ou não, sei lá, depende...

Nada...só deve ter todos os livros de Jacques Bergier e a coleção completa da revista Planeta em baixo da cama. Qualquer dia desses o gajo acorda. Aposto com vocês.

:ok: :arrow: Completa não - ainda estou à procura do Homem Infinito. Mas debaixo da cama, seria muitíssimo incómodo. E de facto o meu objectivo é mesmo acordar!!! E com a sua aposta as minhas hipóteses aumentam...  :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1008 Online: 30 de Maio de 2009, 08:30:11 »
Agnóstico:

Eu sei - que me lembro de ter descutido com você - fragmentos da filosofia de Espinosa e de lhe ter afirmado a minha concordância e admiração por esse filósofo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1009 Online: 30 de Maio de 2009, 08:38:32 »
Agnóstico:

Você se perde ao tentar dar mil conceitos as palavras, ficar sem conceito nenhum e se perder completamente. Sol não é deus. As palavras tem uma acepção que devem ser respeitas, sob pena de não haver comunicação.  Você realmente está falando groselha.

:arrow:  :stunned:  :arrow:  :medo:  :arrow:  :oba:

Apesar, de você me parecer um extraordinário refutador, da religiosidade e do espiritualismo, tenho-me esquecido de lhe fazer uma importantíssima pergunta:

Você como agnóstico, pró-ateu - em que referencial - mais ou menos religioso, do conceito de deus, em termos de compreensão íntima e pessoal, você se situa, para refutar o realismo divino :?: :idea:

« Última modificação: 30 de Maio de 2009, 16:26:03 por lusitano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1010 Online: 30 de Maio de 2009, 08:56:06 »
Gigaview:

Citação de: Contini  em  Ontem às 12:09:46

Citação de: Agnóstico  em  Ontem às 12:05:28ele tem uma posição panteista, ou não, sei lá, depende...

:ok: :arrow: Completa não - ainda estou à procura do Homem Infinito. Mas debaixo da cama, seria muitíssimo incómodo. E de facto o meu objectivo é mesmo acordar!!! E com a sua aposta as minhas hipóteses aumentam...  :idea:

Tente "O Homem Eterno" (The Eternal Man ou L'Homme éternel) que você acha.
 :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1011 Online: 30 de Maio de 2009, 16:15:10 »
Gigaview:

Tente "O Homem Eterno" (The Eternal Man ou L'Homme éternel) que você acha.

Encontrei um texto de Afonso Cautela, tecendo os melhores elogios à obra de Jacques Bergier e Louis Pauwels.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1012 Online: 30 de Maio de 2009, 19:55:10 »
Agnóstico:

Você se perde ao tentar dar mil conceitos as palavras, ficar sem conceito nenhum e se perder completamente. Sol não é deus. As palavras tem uma acepção que devem ser respeitas, sob pena de não haver comunicação.  Você realmente está falando groselha.

:arrow:  :stunned:  :arrow:  :medo:  :arrow:  :oba:

Apesar, de você me parecer um extraordinário refutador, da religiosidade e do espiritualismo, tenho-me esquecido de lhe fazer uma importantíssima pergunta:

Você como agnóstico, pró-ateu - em que referencial - mais ou menos religioso, do conceito de deus, em termos de compreensão íntima e pessoal, você se situa, para refutar o realismo divino :?: :idea:

Não me situo em nenhum referêncial religioso. Para mim sua pergunta é mais ou menos essa:

Que tipo de escolha sem sentido, sem evidências e sem lógica você escolheu para ser seu referêncial?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1013 Online: 31 de Maio de 2009, 15:20:43 »
Agnóstico:

Não me situo em nenhum referêncial religioso. Para mim sua pergunta é mais ou menos essa:

Que tipo de escolha sem sentido, sem evidências e sem lógica você escolheu para ser seu referêncial?

Então eu parto do princípio, que você conhece perfeitamente, todas as ideias sobre deus, existentes na mente humana...  :)  

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1014 Online: 31 de Maio de 2009, 20:47:23 »
é esse o ponto Lusitano. Não importa as idéias que alguém tem sobre algo que não existe. Não vai existir e pronto, e você se confunde nisso.

Por exemplo, você pode falar que sol é um deus. E você está fazendo o que com isso? apenas utilizando as palavras equivocadamente, nada mais que isso, e a partir disso se confundindo em toda a sua cadeia de raciocínio.

Se as pessoas acreditam em um ser invisível, não importa quão belo ou idiota é o racional por trás disso, esse ser continuará não existindo e essas pessoas vão perder capacidade crítica.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1015 Online: 01 de Junho de 2009, 09:08:17 »
Agnóstico:

é esse o ponto Lusitano. Não importa as idéias que alguém tem sobre algo que não existe. Não vai existir e pronto, e você se confunde nisso.

:?: Que eu saiba, nunca lhe disse que acredito em algo inexistente... Muitíssimo pelo contrário. Eu tenho a pia certeza, que a natureza existe  :!:  :!:  :!: Não sou autista e solipsista a esse ponto.

Por exemplo, você pode falar que sol é um deus. E você está fazendo o que com isso? apenas utilizando as palavras equivocadamente, nada mais que isso, e a partir disso se confundindo em toda a sua cadeia de raciocínio.

:?: :idea: :arrow: Eu agradeço-lhe a persistência em continuar a existir. Além de dispensar-me, a ração diária de boa disposição com a toda a luz e calor baratos que me oferece gratuitamente. Ademais contribui para a manutenção da cadeia alimentar entre outras coisas. E a continuidade do fornecimento energético, em termos de energias alternativas de futuro.

Que mais posso eu fazer, ele é o sacrossanto doador de vida neste ponto do universo; o que eu não sei o que faria, é se ele se apagasse estantaneamente...

Se as pessoas acreditam em um ser invisível, não importa quão belo ou idiota é o racional por trás disso, esse ser continuará não existindo e essas pessoas vão perder capacidade crítica.

Quais são as pessoas, a que você se refere?

« Última modificação: 01 de Junho de 2009, 09:13:15 por lusitano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1016 Online: 01 de Junho de 2009, 09:18:19 »
Lusitano,

Você ainda não explicou por que você apoia os argumentos de Leafar em relação ao espiritismo.

Você é espírita? Como é o espiritismo aí em Portugal? As pessoas conhecem? Aceitam? Qual é a sua opinião?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1017 Online: 01 de Junho de 2009, 11:33:53 »
Gigaview:

Lusitano,

Você ainda não explicou por que você apoia os argumentos de Leafar em relação ao espiritismo.

Eu apoio os argumentos do Leafar, na medida em que o espiritismo, é um modo de ser espiritualista; ademais, eu aprecio as opiniões filosóficas hilozoístas, pitagóricas, platónicas e espinosianas. Além de todas as outras, como o budismo por exemplo, que apresentam no meu entender, uma razoável argumentação em defesa da espiritualidade metafísica.

Você é espírita? Como é o espiritismo aí em Portugal? As pessoas conhecem? Aceitam? Qual é a sua opinião?

Não: eu não sou espírita.

Que eu saiba, aqui em Portugal, existe a "associação espírita portuguesa", que me parece ser aceite com tolerância; uma vez, que tendo sido instaurada a democracia, a liderança cristã, já não tem o apoio do estado para se opor à sua divulgação.

De vez em quando, aparecem programas televisivos, a defender o tema. A dra. Teresa Guilherme, produziu  "o programa do além" com notável sucesso.

« Última modificação: 01 de Junho de 2009, 11:46:17 por lusitano »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #1018 Online: 02 de Junho de 2009, 10:10:10 »
Gigaview:

Lusitano,

Eu apoio os argumentos do Leafar, na medida em que o espiritismo, é um modo de ser espiritualista; ademais, eu aprecio as opiniões filosóficas hilozoístas, pitagóricas, platónicas e espinosianas. Além de todas as outras, como o budismo por exemplo, que apresentam no meu entender, uma razoável argumentação em defesa da espiritualidade metafísica.

Não: eu não sou espírita.

Que eu saiba, aqui em Portugal, existe a "associação espírita portuguesa", que me parece ser aceite com tolerância; uma vez, que tendo sido instaurada a democracia, a liderança cristã, já não tem o apoio do estado para se opor à sua divulgação.

De vez em quando, aparecem programas televisivos, a defender o tema. A dra. Teresa Guilherme, produziu  "o programa do além" com notável sucesso.

"Eu apoio os argumentos do Leafar, na medida em que o espiritismo, é um modo de ser espiritualista"
N]ao te parece uma tautologia?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1019 Online: 02 de Junho de 2009, 16:46:11 »
Fenrir:

"Eu apoio os argumentos do Leafar, na medida em que o espiritismo, é um modo de ser espiritualista".

Não te parece uma tautologia?

Talvez... Mas apesar disso eu encontro uma diferença importante.

Na minha opinião, no espiritismo, pelo menos o Kardecista, tem um corpo doutrinário mais ou menos sistematizado que utiliza a suposta comunicação com os espíritos, para se fazer valer como ideologia de valor. Precisa de intermediários, ou médiuns. De certo modo é ritualista.

No espiritualismo, existem apenas propostas românticas, poéticas, intuitivas e mais ou menos filosóficas; por essa razão, eu valorizo os sonhos e a meditação, como a única forma experimental de pesquisa pessoal. É uma atitude solitária e individualista. :idea: :)

« Última modificação: 03 de Junho de 2009, 12:04:41 por lusitano »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1020 Online: 02 de Junho de 2009, 22:40:39 »
Fenrir:

"Eu apoio os argumentos do Leafar, na medida em que o espiritismo, é um modo de ser espiritualista".

Não te parece uma tautologia?

Talvez... Mas apesar disso eu encontro uma diferença importante.

Na minha opinião, no espiritismo, pelo menos o Kardecista, tem um corpo doutrinário mais ou menos sistematizado que utiliza a suposta comunicação com os espíritos, para se fazer valer como ideologia de valor. Precisa de intermediários, ou médiuns. De certo modo é ritualista.

No espiritualismo, existem apenas propostas românticas, poéticas, intuitivas e mais ou menos filosóficas; por essa razão, eu valorizo os sonhos e a meditação, como a única forma experimental de pesquisa pessoal. É uma atitude solitária e individualista. :idea: :)

me lembrou o Adriano...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1021 Online: 31 de Maio de 2010, 23:45:13 »
Buscando um médium para o desafio do Agnóstico! Tá dificil!!!!

encontrou??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Mahul

• Nível 17
  • *
« Resposta #1022 Online: 11 de Junho de 2010, 17:18:01 »
Giga, onde fica esse Lar Frei Luiz? Dei uma olhada lá na página do dito cujo, mas não encontrei nenhuma referência. |( Se não fica tão difícil para você, por que não tenta ir numa sessão de materialização :ghost:  :hein: só para ter uma  :idea:? Nos meus anos de frequentador assíduo de centros espíritas nunca vi nada parecido. Será que são tão poucos os ilusionistas? Mesmo que não permitam a entrada de equipamentos eletrônicos que poderiam desvendar coisas inconvenientes :umm:, sei lá, acho que valeria a pena só para descrever suas impressões por aqui. :ok:
Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1023 Online: 11 de Junho de 2010, 17:51:30 »
Giga, onde fica esse Lar Frei Luiz? Dei uma olhada lá na página do dito cujo, mas não encontrei nenhuma referência. |( Se não fica tão difícil para você, por que não tenta ir numa sessão de materialização :ghost:  :hein: só para ter uma  :idea:? Nos meus anos de frequentador assíduo de centros espíritas nunca vi nada parecido. Será que são tão poucos os ilusionistas? Mesmo que não permitam a entrada de equipamentos eletrônicos que poderiam desvendar coisas inconvenientes :umm:, sei lá, acho que valeria a pena só para descrever suas impressões por aqui. :ok:

http://www.lardefreiluiz.org.br/index_br.html

Perda de tempo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!