A Aparição de novas religiões está mais restrita devido ao esclarecimento das pessoas meu amigo, pois apesar de ainda haver um número enoooooorme de crédulos a ciência já pode dar uma base segura para que a humanidade possa evitar determinado tipo de "indivíduos".
Não conheço estatísticas aqui, mas minha percepção é que as religiões cada vez aumentam mais... Cientologia, Pro-vida,IURD, etc....
Discordo, aqui não se trata de "Quem apareceu primeiro, a galinha ou o ovo".
Simplesmente, como num caso de gripe: "Eliminando-se o virús, Elimina-se a doença. Se aparecer uma mutação, devemos eliminá-la igualmente."
Não entendi o alcance da sua analogia, se você pensa que é possível eliminar a religião os religiosos, e que assim eles não iriam mais aparecer.
Pense uma coisa: Seres humanos tem comportamento dogmático. A vasão deste comportamento pode ser uma religião, a esquerda, a direita, um time de futebol, etc.. A estrutura de uma religião é a consequência não a causa Lord.
Gente dogmática se mata por todas essas questões acima, e acho que você não iria querer acabar com times de futebol.
A religião é uma merda. Essa é minha opinião, mas tem gente feliz com ela.
Se voce concorda que a religião PODE fazer mal "EXTERNAMENTE" ( Homens Bomba, Incitação à Xenofobia, Incitação à Ignorância etc. etc. etc)...
E voce também concorda que a religião PODE fazer mal "INTERNAMENTE" como no caso abaixo, dentre centenas já citados aqui...
...
Não concordo novamente meu amigo, A "propaganda da Sopa em abrigos e Dinheiro para campanhas" já é suficientemente feita para que eu me sinta éticamente obrigado a citá-las.
Expondo o outro lado da moeda procuro apenas ressaltar que ela não é só " Sopa em abrigo e Dinheiro para campanhas", o que acredito, seria feito tranquilamente sem o fator religioso.
Ou voce acha que ateus não são solidários?
Ou que a Suécia não presta ajuda Humanitária?
A religião na minha mão não faz mal, porque não acredito nela.
A religião na mão de um pacifista pode não fazer mal.
Ateus esquerdistas/direitistas radicais podem (e ja fizeram) MUITA merda
Uma idéia (ideologia) não faz mal sem as pessoas.
Pessoas de comportamento não dogmático não fazem tanta merda quanto pessoas que tem uma ideologia e são dogmáticas.
Se a ideologia é a religião ou uma tendência política, isso é mais um racional para suas ações do que a causa em si.
As pessoas fazem propaganda do que consideram bom? Ué, nada mais humano, normal.
Lord, veja, pode se fazer tudo sem a ideologia, distribuir sopa, doações, etc.. Alias, eu tenho certeza que se faria melhor sem a ideologia SE as pessoas realmente pudessem viver sem isto.
Ninguém aqui está afirmando que a moral é uma coisa religiosa, então sua pergunta sobre a suécia tem uma resposta mais que evidente.
Mas as pessoas não vivem sem religião, pessoas boas e ruins, homens bombas e pessoas de excelente caráter. Não vamos ver, nem nossos netos, um mundo sem ideologia.