Não tem essa "se a foto fosse tirada ou não". Porque ele propos uma teoria e como toda a teoria que é correta, ela deve ser demonstrável e deve tratar de coisas demonstráveis. Se ele estivesse fazendo algo sem sentido, como vocês fazem, ele não poderia demonstrar porque simplesmente não há o que demonstrar.
Se ele estivesse propondo algo fantasioso, simplesmente não haveria nada a mostrar, que é o caso de vocês.
A lógica espírita não é sem sentido, visto que conquista adeptos entre as pessoas mais instruídas. Só o que não tem é aquela experimentação direta, reproduzível nas mesmas condições e por qualquer um, em qualquer tempo, em qualquer lugar, etc., etc..., como querem os céticos. Mas isso não faz falta, pois pode-se adquirir convicção firme de outra forma.
Ele se arriscou: Falou: Vai tal dia em tal lugar que vocês vão ver o que eu propus. Ponto.
Vocês falam: Eu afirmo, não consigo demonstrar, mas eu estou certo.
Você não pode querer que uma experimentação física se dê nas mesmas condições de uma experimentação psicológica. O fenômeno físico não tem vontade própria. O objeto de estudo psicológico, em existindo, tem. Então, as condições não podem ser as mesmas e você não pode dizer que espíritos não existem só porque eles não se apresentam às suas ordens. Precisa muito mais para refutar.
Quanto ao racismo. Eu não gostaria de voltar, como disse, à discussão sobre racismo. Eu continuo lhe achando racista, mas essa discussão já deu o que tinha que dar. Só o fato de você aceitar que espíritos inferiores encarnem em negros quer dizer que você concorda com a afirmação que são inferiores, senão, você estaria como eu achando a afirmação ilógica. Portanto você é racista.
Cara, você não leu nada do que eu escrevi, e se leu, não entendeu bulhufas. Aonde é que eu escrevi que em negros só encarnam-se espíritos inferiores? E aonde eu escrevi que em brancos só encarnam-se espíritos superiores? Eu nunca fiz esse tipo de generalização; nem de espíritos inferiores em negros, nem de espíritos superiores em brancos. E aonde foi que eu falei de cor? Eu sempre me referi às raças. Eu não vou me estender para não acabar levando outra suspensão. Se quiser volte lá e confira
no texto, e não nas citações fora de contexto.
Quanto ao problema da lógica, acho que você ainda não entendeu a diferença entre querer saber se as raças são ou não diferentes umas das outras e torcer para que elas sejam todas iguais. Você continua torcendo pela igualdade biológica, igual torce para um time de futebol, e fanaticamente ainda por cima. Já eu, só quero saber se há diferenças ou não. E a resposta, seja ela qual for, me é indiferente, eu já disse, pois nunca defendi o privilégio de uns sobre outros por causa de eventuais diferenças. O mesmo não defendia Kardec. Mas para você (aliás, vocês), parece uma questão de vida e morte que todas as raças sejam iguais. Por quê isso? Eu só queria ver como é que seria se alguma raça de macacos resolvesse evoluir subitamente para a raça humana (como fizemos nós no passado); como é que fariam para continuar torcendo para que todos os humanos fossem biologicamente iguais? Ia precisar ter muita fé. E graças a Deus que os Neanderthais estão extintos, hein... Senão, ia precisar de mais fé ainda.
A questão é você não saber o que é um ad hoc, e eu te falei que a explicação de espiritios inferiores em negros é simplesmente um ad hoc, bullhshit como já foi demonstrado aqui:
Nem sempre os
ad hocs são ruins. Netuno, por exemplo, foi descoberto através de uma hipótese
ad hoc, criada para explicar aparentes inconsistências na órbita de Urano e salvar a Gravitação Universal.
Se não, responda
1- Obama tem um espírito inferior?
Como é que eu vou saber? Repito que eu nunca fiz esse tipo de generalização. Para criticar alguém você primeiro tem que entender o que esse alguém escreveu. Você está me criticando, mas parece que não entendeu nada do que eu escrevi.
O Espiritismo é uma doutrina dualista, ou seja, ele faz uma clara distinção entre corpo e alma; entre o "papel que contém uma idéia" e a "idéia contida no papel". No Espiritismo, uma é a análise do corpo; outra é a análise do Espírito. Um influi no outro, claro, mas são coisas diferentes e análises diferentes. A destinação do corpo é uma; a destinação do Espírito é outra; um vai morrer e apodrecer, o outro vai viver e evoluir. Quem decide o gênero de espírito que encarna em tal ou qual corpo é Deus e não eu. Eu particularmente gosto do Obama e teria votado nele. Mas se ele é o que parece (ou seja, um bom homem, inteligente e um bom presidente), só o futuro dirá. Eu votaria nele pelas idéias que ele defende. Mas eu jamais votaria baseado em critérios raciais, pois cada um deve ser tratado como um indivíduo, e não como pertencente a um grupo étnico ou racial. Eu sempre defendi isso e por isso não entendo (aliás, entendo) porque me chamam de racista.
2- Se há negros tão espertos quanto brancos em situações de mesma educação e acesso a recursos, não é a questão dos recursos e não da cor?
Quando foi que eu me referi à cor?
3- Se há brancos sem acesso à recursos tão burros quanto negros sem recursos, a questão não é o recurso e não a cor?
Quando foi que eu me referi à cor? [2]
Desculpe eu não me estender mais, mas esse assunto é meio que interditado por aqui.
Desculpe Leafar, você ainda não sabe e eu vou fazer mais uma vez o papel do chato. Sua religião é igual as outras, o fanatismo gerado é igual aos outros, e as pessoas que caem nessas armadilhas são exatamente iguais a todas as outras.
E você também tem caído nas mesmas armadilhas que tem denunciado, como o daquele problema da lógica. Mas não liga não. Mesmo os melhores caem algumas vezes nas mesmas armadilhas que criticam nos outros.
../forum/topic=20172.0.html#msg446498Um abraço.