Autor Tópico: Desafio aos espiritas.  (Lida 87079 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Desafio aos espiritas.
« Resposta #25 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:52:26 »
Você tem sérios problemas com analogias, Q.

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #26 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:56:40 »

Vcs andam vendo muito Matrix

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:12:57 »

Vcs andam vendo muito Matrix

Outra analogia estranha?

O que uma coisa tem a ver com outra??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:15:50 »

:histeria:

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #29 Online: 05 de Setembro de 2008, 22:10:59 »
Vou fazer umas perguntas que ja fiz no RV. Os espíritas de lá não reponderam a elas.

Começarei por esta:

Como trabalho com informática, ocorreu-me questionar em que tipo de "mídia" são armazenadas as experiências de vida de um indivíduo, ao longo de suas n encarnações...

Sabemos que as informações são armazenadas no cérebro e uma quantidade fantástica delas.
Tanto é que não haveria HD algum que fosse capaz de armazenar cada bit de informação que alguem acumulou desde o nascimento.

Pois bem, e quando nos desfazemos do cérebro?

Para onde estas informações vão?

Como são acessadas?

Quem ou o que acessa tais informações e as analisa?

Como estão representadas? Em binário? Em outra base numérica qualquer?

Como a alma do desencarnado e as outras almas de la "vêem" estas informações?

Para a lei do carma funcionar, seria necessário ter acesso não apenas aos dados da última encarnação, como tambem aos dados de todas as outras encarnações, sabe-se-la quantos PetaBytes, caso contrário as provas a que o indivíduo se submeteria seriam baseadas em que???

Fico impressionado de que ninguem pergunte coisas assim! Quando fui espírita nunca vi ou ouvi ninguem se questionando os COMO as coisas funcionavam por la e somente os PORQUES, os PARA QUE ou os QUES!

E de onde saiu esta ainda tem muitas outras...

Resposta padrão dos espíritas: é um ´´fluido´´, uma ´´matéria sutil´´, ´´quintessenciada´´, ´´depurada´´, que algum cientista da NASA teria estudado, etc. etc.
Interpretação: fluidos até poderiam ser um conceito aceitável em 1857, como o flogístico, o calórico, os miasmas pestilentos e o éter luminífero. Em 2008, é um conceito ridículo e ultrapassado, como a maioria das interpretações espíritas, aliás.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Setembro de 2008, 23:36:41 »
Que estão entre as bobagems cientificas que os kardexistas "aprenderam" com os espiritos....eta espiritosinhos de porco que eles "canalizaram"....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2008, 23:54:23 »
Espiritas, eu tenho outra pergunta para voces.

Se o espírito nao é fisico, não se compõe de matéria.
Então como é que pode interagir com ela?
Como se dá este interfaceamento não-matéria com matéria?

É possível que respondam: através do perispírito.

Pois bem, então complicaram ainda mais a situação, pois que agora pergunto
como se da o interfaceamento entre não-materia com perispírito
e perispírito com matéria?
E o perispírito que tá no meio "é feito" de que?
É matéria? Não-Matéria? 1/2 matéria, se é que isto é possível. (talvez nem o "não-materia" seja, para inicio de conversa)

Então reponder períspírito a pergunta que fiz, na verdade a faz transformar-se em tres,
ou seja, torna a duvida original ainda mais difícil de responder!

Os neoplatônicos, gnósticos e algumas heresias do critianismo primitivo fizeram coisa semelhante
quando tentaram preencher o abismo entre a transcendência suprema (o Uno, Deus) com o homem
e o mundo físico, botando dentro do abismo um sem-número de emanações, anjos, potestades,
semi-deuses e semi-divindades...

Percebam que uso a palavra interfaceamento de uma forma mais geral, analogicamente.
Não estou pensando em termos de dispositivos eletrônicos mas sim em como uma coisa
interage com outra. Posso chamar os aspectos delas que estão na interação como as
interfaces delas, não posso?

Por exemplo, posso dizer que a eletrosfera do átomo é a interface dele nas reações quimicas
e que o núcleo nas reações nucleares, que nas químicas está envolvida a força eletromagnética
e nas reações nucleares a força nuclear forte e a fraca.
Pois então e com espírito-matéria? ou entre espírito-perispírito e peripírio-matéria.

Por favor, percebam que esta pergunta não é simples e nem é feita em tom de zombaria.

Algo que não é matéria não pode sofrer ação das 4 forças conhecidas pelos físicos e nem pode influenciar
átomos, elétrons, quarks ou qualquer particula que os físicos enumerarem....

Sendo assim, como isto funciona então?
Como é possível um espírito (não-matéria) qualquer baixar num médium (matéria) e fazer com que o médium fale por ele?
Como é possível que o espírito de Fenrir comande a matéria que é o corpo, os ossos, o cérebro e os dedos de
Fenrir que digita isto aqui?

Nunca pensaram nisso?
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 23:58:49 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 06 de Setembro de 2008, 09:50:11 »
[resposta de um espirita]
Não estou aqui para responder as suas duvidas. Estou só lendo os comentarios e rindo de vocês que nada sabem... nunca leram o grande professor Rivail... ha ha ha ha ha.
[/resposta de um espirita]
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:38:56 »
Não estou aqui para responder as suas duvidas. Estou só lendo os comentarios e rindo de vocês que nada sabem... nunca leram o grande professor Rivail... ha ha ha ha ha.

Grande professor Rivail? Só se fosse grande na estatura (não era), pois - caso não tivesse criado a DE - seria um obscuro professor parisiense, autor de uns tantos manuais copiados de aritmética, cosmografia, etc. Rivail era completamente ignorante das principais  tendências científicas de sua época. Por exemplo, em 1857, no mesmo ano em que publicou o Livro dos espíritos, Darwin publicava A Evolução das Espécies. O pobre Rivail desconhecia completamente a evolução darwininiana, sua idéia de evoluçao era pré-Lamarckista, como mostra o grande besteirol científico chamado ´´A Gênese´´. Tirando os puxa-sacos espíritas, não conheço nenhuma menção a Rivail na literatura científica ou filosófica. Hoje em dia, nem os franceses gostam muito de lembrar que a DE nasceu por lá... está mais por baixo que o Positivismo.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #34 Online: 13 de Setembro de 2008, 13:32:31 »
Citação de: Fenrir
Espiritas, eu tenho outra pergunta para voces....

Leia o pequeno artigo abaixo. Talvez ele responda às suas perguntas.

Pensamento, do que é feito?

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Setembro de 2008, 15:33:07 »
Agora resta provar a existencia do perispirito e principalmente da alma.
 - Carl Sagan

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #36 Online: 13 de Setembro de 2008, 15:48:56 »
Espiritas, eu tenho outra pergunta para voces....

Leia o pequeno artigo abaixo. Talvez ele responda às suas perguntas.

Pensamento, do que é feito?

Um abraço.

Vamos la:

Se a resposta for "podemos reduzir infinitamente...", chegaremos ao paradoxo (ou aparente paradoxo) de dizer que não precisamos de matéria para construir um microprocessador. Que ele poderia ser "imaterial". E que esse algo imaterial poderia controlar os movimentos de qualquer quantidade de matéria, pois não há limites para o tamanho de uma máquina automática. É nesse mesmo sentido que poderíamos afirmar que a nossa alma é imaterial, sem atentar contra a lógica ou o bom senso.

Tem um "Se" no inicio nao tem?

Alem disso, se procedermos a esta reducao infinita acabaremos chegando no conceito matematico de ponto:
uma coisa adimensional, sem comprimento, largura, circunferencia ou qualquer medida linear ou nao linear que seja (lembra do Euclides da geometria?).
Dito de outra forma, sem possuir partes.
Entao nao faz sentido dividir uma coisa adimensional, caso contrario ela teria partes e entrariamos em contradicao, certo?

Nao tendo partes, nem extensão, nem dimensao, nem subestrutura alguma, como o brinquedinho vai funcionar????

Raciocínio análogo pode-se fazer para concluir que esse algo imaterial precisa de uma quantidade de energia idealmente "zero" para operar.

Um ponto adimensional com energia zero produzindo pensamentos...
Cara, isto é mais bizarro que negar o princípio da identidade.

Da uma olhada aqui:
../forum/topic=15850.175.html

Como primeira objeção a este raciocínio, poderiam dizer que, baseados nos conceitos da física quântica, a redução é limitada, e, logo, não poderíamos reduzir infinitamente o tamanho do microprocessador, sendo necessário pelo menos uma unidade básica de matéria, que seria o fóton. Mas quem disse que a física já deu a última palavra e que não haja nada mais sutil que o fóton? É bom lembrar que ainda não existe consenso entre os físicos sobre a constituição e o comportamento da matéria, e que há hoje duas físicas em vigor, que se contrapõem mutuamente: a física quântica e a física relativística. O Universo é um só e não podemos ter duas explicações divergentes para ele, o que implica que, necessariamente, pelo menos uma dessas físicas terá que ser revisada futuramente. O mais provável, contudo, é que ambas sejam revisadas e fundidas e, quem sabe, nesse processo, seja descoberta a parcela sub-quântica do Universo. Isso é só especulação, é verdade, mas, uma refutação à imaterialidade baseada somente na física quântica, é no máximo hipotética hoje em dia.

Sim a física não deu a ultima palavra. Mas a física (e a ciencia) tem algumas cartas na manga: as experiencias, que podem ser negadas, confirmadas, refinadas, reproduzidas por outros grupos, quer seja de forma independente ou nao.

Agora como testar esta hipotese da alma imaterial, ou deste ponto adimensional de energia zero produzindo pensamentos à revelia?
Isto, suspeito, nem Deus se existisse saberia! (ate rimou).

Mas, pelo menos o autor do texto pensou no problema. Melhor isto que nada.

um abraco
« Última modificação: 13 de Setembro de 2008, 16:02:23 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Setembro de 2008, 22:11:40 »
Vou fazer umas perguntas que ja fiz no RV. Os espíritas de lá não reponderam a elas.

Começarei por esta:

Como trabalho com informática, ocorreu-me questionar em que tipo de "mídia" são armazenadas as experiências de vida de um indivíduo, ao longo de suas n encarnações...

Sabemos que as informações são armazenadas no cérebro e uma quantidade fantástica delas.
Tanto é que não haveria HD algum que fosse capaz de armazenar cada bit de informação que alguem acumulou desde o nascimento.

Pois bem, e quando nos desfazemos do cérebro?

Para onde estas informações vão?

Como são acessadas?

Quem ou o que acessa tais informações e as analisa?

Como estão representadas? Em binário? Em outra base numérica qualquer?

Como a alma do desencarnado e as outras almas de la "vêem" estas informações?

Para a lei do carma funcionar, seria necessário ter acesso não apenas aos dados da última encarnação, como tambem aos dados de todas as outras encarnações, sabe-se-la quantos PetaBytes, caso contrário as provas a que o indivíduo se submeteria seriam baseadas em que???

Fico impressionado de que ninguem pergunte coisas assim! Quando fui espírita nunca vi ou ouvi ninguem se questionando os COMO as coisas funcionavam por la e somente os PORQUES, os PARA QUE ou os QUES!

E de onde saiu esta ainda tem muitas outras...

Resposta padrão dos espíritas: é um ´´fluido´´, uma ´´matéria sutil´´, ´´quintessenciada´´, ´´depurada´´, que algum cientista da NASA teria estudado, etc. etc.
Interpretação: fluidos até poderiam ser um conceito aceitável em 1857, como o flogístico, o calórico, os miasmas pestilentos e o éter luminífero. Em 2008, é um conceito ridículo e ultrapassado, como a maioria das interpretações espíritas, aliás.

A propósito, lembrei deste texto do livro "Os Dragões do Éden"  de Carl Sagan (Cap II - Genes e Cérebros):

"Os neurobiologistas, em sua maioria, acreditam que os neurônios sejam os elementos ativos na função cerebral, embora haja indícios de que algumas lembranças específicas e outras funções cognitivas estejam contidas em determi¬nadas moléculas do cérebro, tais como o ARN (ácido ribonucléico) ou proteínas pequenas. Para cada neurônio do cérebro existem aproximadamente 10 células gliais (originadas da palavra grega que quer dizer cola) que proporcionam a sustentação da arquitetura neuronal. Um neurônio em um cérebro humano faz entre mil e 10 mil sinapses ou ligações com neurônios adjacentes. (Muitos neurônios da medula espinhal parecem fazer cerca de 10 mil sinapses, e as chamadas células de Purkinje , do cerebelo, podem fazer  até mais. O número de ligações dos neurônios no córtex é provavelmente inferior a 10 mil.) Se cada sinapse responde através de uma resposta sim-ou-não única a uma pergunta elementar, à semenlhança dos elementos contidos nos computadores eletrônicos, o número máximo de resposta sim/não ou bits de informação que o cérebro pode conter é aproximadamente 10^10 x 10^3 = 10^13, ou 10 trilhões de bits (ou 100 trilhões = 10^14 bits se tivéssemos considerado 10^4 sinapses para cada neurônio). Algumas dessas sinapses devem conter a mesma informação contida em outras sinapses; algumas devem estar relacionadas a funções motoras e outras funções não-cognitivas; e outras podem estar simplesmente vagas, esperando a informação de um novo dia para entrar em ação.

Se cada cérebro humano só fizesse uma sinapse - correspondente a uma estupidez monumental - seríamos capazes de apenas dois estados mentais. Se tivéssemos duas sinapses, 22 = 4 estados, três sinapses, 23 = 8 estados, e em geral, para N sinapses, 2^N estados. Mas o cérebro humano é caracterizado por umas 10^13 sinapses. Por conseguinte, o número de diferentes estados de um cérebro humano equivale a 2 elevado a essa potência - ou seja, multiplicado por ele mesmo 10 trilhões de vezes. Esse é um número inconcebivelmente grande, muito maior, por exemplo, do que o número total de partículas elementares (elétrons e prótons) em todo o universo, que é muito menor do que 2 elevado à potência 10^13.  É em virtude desse imenso número de configurações funcionalmente diferentes do cérebro humano que dois seres humanos, mesmo que sejam idênticos, jamais poderão ser muito parecidos. Esses números enormes também podem explicar algo da imprevisibilidade do comportamento humano e daqueles momentos que surpreendem até a nós mesmos pelo que fizemos, De fato, em face desses números, o espantoso seria a existência de regularidade no comportamento humano. A resposta deve ser que de forma alguma estão ocupados todos os estados cerebrais possíveis; deve existir um número enorme de configurações mentais que jamais foram introduzidas ou sequer vislumbradas por qualquer ser humano na história da humanidade. Sob essa perspectiva, cada ser humano é realmente raro e diferente, sendo a santidade de cada vida humana uma conseqüência ética plausível.

Nos últimos anos, tem-se tornado clara a existência de microcircuitos no cérebro. Nesses microcircuítos, os neurônios constituintes são capazes de uma variedade muito maior de respostas do que o simples "sim" ou "não" dos elementos comutadores contidos nos computadores eletrônicos. Os microcircuitos têm dimensões muito reduzidas (as dimensões típicas são da ordem de 1/10 mil centímetro) e são portanto capazes de processar os dados muito rapidamente. Eles respondem a cerca de um centésimo da voltagem necessária para estimular os neurônios, comuns, sendo, por conseguinte, capazes de respostas muito mais elaboradas e sutis. Tais microcircuitos parecem aumentar em número de maneira compatível com nossas noções habituais a respeito da complexidade de um animal, atingindo sua máxima proliferação, tanto em termos absolutos quanto relativos, nos seres humanos.

Também se desenvolvem tardiamente na embriologia humana. A existência desses microcircuitos sugere que a inteligência pode ser o resultado não apenas da importância da relação entre as massas do cérebro e do corpo, mas também da abundância de elementos comutadores no cérebro. Os microcircuitos tomam o número de estados cerebrais possíveis ainda maior que o que calculamos no parágrafo anterior, e assim corroboram ainda mais a espantosa singularidade de cada cérebro humano.

Podemos abordar o tema do conteúdo de informação do cérebro humano de uma forma bastante diferente - introspectivamente. Tente imaginar alguma lembrança visual, por exemplo, de sua infância. Observe-a bem de perto com o "olho" de sua mente. Imagine-a composta de um conjunto de finos pontos como uma fotografia de jornal. Cada ponto possui certa cor e brilho. Agora você deve indagar quantos bits de informação são necessários para caracterizar a cor e o brilho de cada ponto; quantos pontos compõem a imagem rememorada; e quanto tempo leva para lembrar todos os pormenores da imagem. Nesta retrospectiva, você focaliza uma parte muito pequena da imagem em um determinado momento; seu campo visual é bastante restrito. Quando encontrar todos esses números, você chega ao índice de informação processado pelo cérebro em bits por segun-do. Quando faço um cálculo desse tipo, verifico um índice máximo de processa¬mento em torno de 5 mil bits por segundo.

Mais comumente, essas rememorações visuais concentram-se nos contor¬nos das formas e nas alterações bruscas de brilhante para escuro, e não na configu¬ração de áreas de brilho em grande parte neutras. A rã, por exemplo, vê com gran¬de predomínio na direção dos gradientes de brilho. Entretanto, existem considerá¬veis indícios de que a lembrança pormenorizada dos interiores, e não apenas os contornos das formas, é razoavelmente comum. Talvez o caso mais contundente seja uma experiência com seres humanos em uma construção estereoscópica de uma imagem tridimensional, usando um padrão evocado por um olho e um padrão sendo visto pelo outro. A fusão de imagens nesse anaglifo requer a me¬mória de 10 mil elementos pictóricos.

Mas eu não estou relembrando imagens visuais durante todo o meu tempo de vigília, nem estou submetendo continuamente as pessoas e os objetos a uma intensa e cuidadosa investigação. Faço isso talvez durante uma pequena porcentagem de tempo. Meus outros canais de informação - auditivos, táteis, olfativos e gustativos - são envolvidos com índices de transferência muito menores. Concluo que o índice médio de dados processados pelo meu cérebro gira em torno de (5 mil/50) = 100 bits por segundo. No decorrer de 60 anos, isso corresponde a 2 x 10^11 ou 200 bilhões de bits no total, inseridos na memória visual, ou de outra natureza, caso eu tenha memória perfeita. Esse número é menor, porém não muito menor, que o número de sinapses ou de conexões neurais (uma vez que o cérebro tem mais o que fazer além de simplesmente lembrar) e sugere que os neurônios são realmente elementos importantes na função cerebral. "

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Setembro de 2008, 22:17:31 »
Excertos do brilhante artigo pinçado pelo forista Leafar:
----------------------------------------------------------------------------------------------
Como primeira objeção a este raciocínio, poderiam dizer que, baseados nos conceitos da física quântica, a redução é limitada, e, logo, não poderíamos reduzir infinitamente o tamanho do microprocessador, sendo necessário pelo menos uma unidade básica de matéria, que seria o fóton. Mas quem disse que a física já deu a última palavra e que não haja nada mais sutil que o fóton? É bom lembrar que ainda não existe consenso entre os físicos sobre a constituição e o comportamento da matéria, e que há hoje duas físicas em vigor, que se contrapõem mutuamente: a física quântica e a física relativística. O Universo é um só e não podemos ter duas explicações divergentes para ele, o que implica que, necessariamente, pelo menos uma dessas físicas terá que ser revisada futuramente. O mais provável, contudo, é que ambas sejam revisadas e fundidas e, quem sabe, nesse processo, seja descoberta a parcela sub-quântica do Universo. Isso é só especulação, é verdade, mas, uma refutação à imaterialidade baseada somente na física quântica, é no máximo hipotética hoje em dia.
----------------------------------------------------------------------------------------------

Os espíritas, especialmente aqueles com nível universitário, com fumaças de cultura em física moderna ou coisas do gênero, adoram adotar uma espécie de relativismo cultural em relação à física, para tentar validar qualquer hipótese espírita, por mais absurda que ela seja. Vamos começar pela premissa da afirmação anterior: não há conflito algum entre a física quântica e a física relativista. O casamento entre as duas existe, e chama-se teoria quântica relativista de campos, que descreve o comportamento da matéria a nível microscópico (quântico) e a altas energias (quando as velocidades são próximas a da luz, relativística). É lógico que o Universo é um só, e a teoria quântica de campos é usada para descrever o comportamento dos fótons e suas interações com os elétrons, sendo considerada na atualidade a MELHOR (repito, a melhor) teoria física em vigor na atualidade. Logo, não há parcela sub-quântica do Universo, ao contrário do artigo espírita citado acima, e sim parcela sub-intelectual de pessoas que (pensando entender de física) querem dar palpites em assunto que não entendem.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #39 Online: 13 de Setembro de 2008, 23:01:00 »
Falou a autoridade!

Talvez esse papo todo sobre a unificação das físicas seja tudo balela mesmo... Mas explica isso para aqueles ignorantes que gastaram bilhões de dólares para construir aquele túnel inútil (o LHC) que entrou (já entrou?) em funcionamento para tentar entender melhor o funcionamento do universo. Se você tivesse falado antes, esse pessoal tinha economizado um bom dinheiro e direcionado para projetos mais úteis. Afffff.....

http://www.scribd.com/doc/2180710/A-unificacao-da-Fisica-Marcelo-Gleiser

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Setembro de 2008, 23:26:22 »
Sempre me fiz essas perguntas sobre como o espírito processa informação. Os espíritas adoram papagaiar que não existe efeito sem causa, mas se esquecem que pensamentos, memórias e toda a parafernália que chamamos de intelecto é baseada em processos que exigem um mecanismo para operarem - ou isso ou até um raciocínio elementar como "2+2=4" seria um efeito sem causa.

Como os espíritas não admitem que o pensamento pode ser originado de puras interações matéria-matéria, invocam um espírito como titeriteiro do cérebro, mas isso não resolve o problema, pois o próprio espírito deveria pensar através de um mecanismo, seu intelecto deveria ser redutível a partes menores que interagissem (a alternativa é apelar para a mágica), mas nesse caso em quê, diabos, o espírito seria diferente da matéria? Por que precisaríamos dessa hipótese complicadora?

Já que estamos falando em informática aqui, fico ansioso pelo dia em que chegaremos a níveis avançados de inteligência artificial (se chegarmos), computadores que "pensam, logo existem". Será que o espiritismo vai dizer que almas começaram a encarnar em máquinas ou vão apelar para a negação?

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Setembro de 2008, 23:35:47 »

Nesse papo de computador e espiritismo, há uma aproximação entre o filme Matrix e a Doutrina Espírita. Os dois se fundam na idéia de que o mundo real não é esse que vivemos, que há interações entre os dois mundos e um responsável e propósito nessa divisão.

Também não sei a utilidade desse comentário, apenas achei interessante.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 13 de Setembro de 2008, 23:57:35 »
Talvez esse papo todo sobre a unificação das físicas seja tudo balela mesmo... Mas explica isso para aqueles ignorantes que gastaram bilhões de dólares para construir aquele túnel inútil (o LHC) que entrou (já entrou?) em funcionamento para tentar entender melhor o funcionamento do universo. Se você tivesse falado antes, esse pessoal tinha economizado um bom dinheiro e direcionado para projetos mais úteis. Afffff.....

Acho que você não entendeu, Leafar.  O LHC é um instrumento de pesquisa, não de "comprovação".  É assim que funciona a ciência.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 14 de Setembro de 2008, 10:56:23 »
Mas Dantas, para quê pesquisar? Muito mais fácil inventar explicações que nunca precisam ser comprovadas, "perispíritos", "almas", "criadores", "espíritos-superiores-que-só-falam-bobagens", etc.
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 14 de Setembro de 2008, 11:35:42 »
Quando conheci o Daniel Sottomaior nós conversamos sobre a postura que alguns crentes (no sentido amplo da palavra) tem de agir como se o conhecimento científico caísse pronto no colo de alguém.  Chegamos a falar sobre "transe científico". :)

É humano se desapontar por que a ciência não tem respostas prontas e definitivas (e realmente não tem, nem deveria).  Mas é desconhecimento censurá-la por isso como se fosse uma falha.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #45 Online: 15 de Setembro de 2008, 12:42:43 »

Sei lá, talvez da mesma forma como a energia interage com a gravidade, ou seja, não sabemos como, teorizamos alguns bons modelos, nada mais.

É matéria? Não-Matéria? 1/2 matéria, se é que isto é possível. (talvez nem o "não-materia" seja, para inicio de conversa)

Podemos brincar um dia todo sobre do que são feitas as coisas que não sabemos, respostas como: Da mesma energia escura, que não sabemos o que é(mas existe!), de super-molas-mágicas-quântica.
Neste ponto um espírita não está muito longe de um físico teorico, a diferença é que muitas teorias físicas tornaram-se reais e nossa lógica agrega isto num fato negando então a opinião espírita, aceitando qualquer absurdo maquiado por um físico.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 15 de Setembro de 2008, 12:45:45 »
O que falta na DE, Correio, é testar e comprovar os modelos antes de fazer afirmações e especulações.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #47 Online: 15 de Setembro de 2008, 13:21:13 »
O que falta na DE, Correio, é testar e comprovar os modelos antes de fazer afirmações e especulações.

O que falta é eu poder materializar um espírito apertando um botão do meu celular... ::)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #48 Online: 15 de Setembro de 2008, 13:24:24 »

Sei lá, talvez da mesma forma como a energia interage com a gravidade, ou seja, não sabemos como, teorizamos alguns bons modelos, nada mais.

Acho que voce esta confundindo conceitos basicos em fisica como "energia" e "forca" (gravidade).
Me parece que esta sua afirmacao nao faz muito sentido: "talvez da mesma forma como a energia interage com a gravidade"
Mas os colegas fisicos do CC sao mais gabaritados do que eu para responder. Vejamos o que eles irao comentar.

Podemos brincar um dia todo sobre do que são feitas as coisas que não sabemos, respostas como: Da mesma energia escura, que não sabemos o que é(mas existe!), de super-molas-mágicas-quântica.
Neste ponto um espírita não está muito longe de um físico teorico, a diferença é que muitas teorias físicas tornaram-se reais e nossa lógica agrega isto num fato negando então a opinião espírita, aceitando qualquer absurdo maquiado por um físico.

Nao, aqui voce esta errado.
Nao se pode igualar a ignorancia da ciencia quanto a materia escura com a ignorancia do espiritismo quanto ao perispirito.

Explico.
Os fisicos tem sim conhecimento do que poderia ser a materia escura: poderia ser composta por particulas exoticas (WIMPs) ou por materia barionica (a materia "comum") que emite pouca radiacao (anas marrons, anas negras, buracos negros) ou ser explicada por outros meios (relacionados a rotacao das galaxias) e a alteracoes nas leis da mecanica classica (MOND). Se quiser saber o que significam estas siglas, basta procurar com o Google.

O que eles nao sabem (ate onde sei) é em qual destas possibilidades a materia escura se encaixaria, com 100% de certeza.
E isto é perfeitamente testável. Resta saber se, no momento, temos meios (tecnologicos, financeiros ) de testar cada uma e desvendar o misterio.
E se tal ainda nao foi feito, aposto que em no maximo uma decada ou duas o misterio estara revelado, pois passos importantes tem sido dados nesta direcao.

Agora do lado do espiritismo, que hipoteses os espiritas apresentariam como resposta a minha pergunta (sobre de que se compoe o perispirito)?
Estas hipoteses podem ser testadas? De que maneira? E quais seriam os resultados que comprovariam uma ou outra das hipoteses?

A ciencia pode responder a todas estas perguntas quanto a Materia escura. E o espiritismo quanto ao Perispirito, pode fazer o mesmo?

E digo que se a existencia e composicao do perispirito nao puder ser testada empiricamente, entao é artigo de fé. E o que é artigo de fé, passa anos-luz de distancia do que é ciencia!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2008, 14:37:52 por Fenrir »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #49 Online: 15 de Setembro de 2008, 14:28:14 »

O que falta é eu poder materializar um espírito apertando um botão do meu celular... ::)

Meu Motorolla disca para mim. :histeria: lá-lá-lá.
Maravilhas da tecnologia ectoplásmica!

abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!